Buscar

21 agosto 2017

Veículo 'pau de arara' que levava time de futebol amador capota e mata jovem de 14 anos

Veículo capotou quando perdeu força na subida de serra, diz polícia (Foto: Paulo Rocha/Arquivo pessoal)Um atleta de futebol amador de 14 anos morreu em um acidente na manhã deste domingo (20) em Itapajé, no interior do Ceará. Outras seis pessoas se feriram, entre elas uma está em estado grave de saúde. O acidente ocorreu na CE-168, entre em uma região serrana entre a cidades de Itapipoca e Itapajé, por volta das 8h deste domingo, de acordo com a Polícia Militar.
Segundo o sargento Antônio Loiola, cerca de 10 passageiros eram levados da cidade de Itapajé para a comunidade de Assunção, na zona rural de Itapipoca, em uma caminhonete D-20. O veículo é adaptado para comportar mais passageiros na caçamba, modelo conhecido como pau de arara, o que é irregular.

Veículo 'perdeu força'

De acordo com o relato de testemunhas à Polícia Militar, o veículo perdeu força na subida da estrada serrana e capotou. "O veículo não suportou a subida da serra em uma curva e começou a descer, sem controle do motorista. Para não cair no abismo, ele [o condutor] jogou [o veículo] para o lado da serra; quando ele fez essa manobra, o veículo capotou", conta o coronel.
"Poderia ter sido uma tragédia, pela gravidade do acidente, poderiam ter morrido várias pessoas, mas quase todos sobreviveram, graças a Deus", avalia o PM.
Uma pessoa sofreu ferimentos graves e foi transferida para o Hospital Instituto Doutor José Frota, em Fortaleza, onde recebe atendimento. Os outros feridos, seis pessoas, conforma a PM, sofreram apenas escoriações leves.
O motorista foi levado à Delegacia de Itapipoca, onde deve prestar depoimento ainda na manhã deste domingo.

Decisão judicial

Nesta semana, a Justiça negou um pedido da associação de motorista de veículos pau de arara que pedia autorização para fazer o transporte de passageiros na região Sul do Ceará.
Para o desembargador Paulo Airton Albuquerque Filho, relator do processo, esses veículos "não oferecem a mesma segurança, conforto, higiene e acessibilidade dos transportes coletivos, sejam os ônibus, topiques ou micro-ônibus".

Fonte: G1 CE

Eclipse encobre hoje 40% do sol; fenômeno poderá ser visto da Capital

(Foto: Divulgação)Quem estiver em Fortaleza, hoje, ao entardecer poderá ver 40% do Sol coberto pela Lua — especificamente, pela sombra projetada por ela na Terra. Mais raro que o eclipse lunar, o eclipse solar será visto em sua totalidade de uma ponta a outra dos Estados Unidos. No Brasil, o fenômeno só terá mais visibilidade em capitais como, além de Fortaleza: Macapá, no Amapá, Belém, no Pará, e São Luís, no Maranhão.
“A gente não tem como ver isso acontecer a olho nu. Se tentar, o olho vai doer praticamente tanto quanto se o sol estivesse normal”, previne o primeiro-tenente João Romário Fernandes, professor de astronomia do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros (CMCB) da Capital. “Olhar direto para o sol é perigoso. Tem de ter filtro bem escuro”, recomenda o físico José Evangelista Moreira, da Seara da Ciência da Universidade Federal do Ceará (UFC). Como exemplo do que pode servir, o físico, colunista do O POVO, cita óculos de soldador e chapa de raios-X.
João Romário concorda que os itens citados por Evangelista sejam eficientes, mas lembra que, apesar de eles conseguirem bloquear a luz visível, não são capazes de, na mesma intensidade, reprimir radiações infravermelho e ultravioleta. “A retina fica totalmente exposta”, explica o professor.

Observação pública

Por causa disso, na observação pública do eclipse solar oferecida gratuitamente hoje no estacionamento do CMCB, serão fornecidas 40 placas mais escuras até do que os óculos de soldador. “A classificação dada (às placas) é ‘tonalidade 14’. Mesmo assim, se vê muito bem o sol como a bola que ele é, com aquele marco faltando, que é o pedaço da lua”, detalha o primeiro-tenente. “Vamos ver o ápice (previsto para as 17h13min)”, garantiu.
O fenômeno poderá ser visto principalmente em áreas abertas da Cidade, sem presença de obstáculos como prédios, por exemplo. “Vai ser parcial, não vai cobrir o Sol completamente. Meio sem graça pra gente. O pessoal dos EUA é que tá animado”, comenta Evangelista.

Eclipse solar

Eclipse solar total ocorre quando a Lua se posiciona entre a Terra e o Sol e projeta na estrela sombra que a oculta. Esse processo dura, no máximo, dois minutos, e só consegue vê-lo completamente quem está posicionado exatamente no ângulo do alinhamento — que, neste caso, corta os EUA ao meio. No próximo eclipse solar, previsto para 2023, a visibilidade no Brasil será de cerca de 80%, segundo João Romário. (Luana Severo)


SERVIÇO

Observação pública e monitorada do eclipse

Quando: hoje, a partir de 16h30min
Onde: Colégio Militar do Corpo de Bombeiros (rua Adriano Martins, 436, Jacarecanga)

Entrada gratuita.
Multimídia

Confira em plataforma da Nasa os percentuais de visibilidade do eclipse solar em cada localidade do Brasil


Fonte: O POVO

Lula faz "sarrada no ar" durante encontro com juventude do PT

O ex-presidente Lula fez uma "sarrada no ar" quando participava do encontro com a juventude do Partido dos Trabalhadores (PT), neste domingo, 20. O gesto foi na saída do IV Festival da Juventude de Cruz das Almas, na Bahia.
A publicação do petista petista no encontro viralizou nas redes sociais, gerando mais de 100 mil reações e 32 mil compartilhamentos no Facebook.
Lula está rodando os noves estados do Nordeste e, na próxima semana, estará em Recife.


Fonte: O POVO