Buscar

15 maio 2017

Guarda Municipal entra em confronto com feirantes

Comerciantes protestaram contra decisão de acabar com feira MAURI MELOGuardas municipais e feirantes entraram em confronto por volta das 17h30min de ontem, na rua José Avelino, no Centro de Fortaleza, em meio ao clima de incerteza sobre a continuidade da feira na região. O conflito ocorreu um dia após o desembargador Durval Aires Filho conceder liminar para impedir a remoção dos feirantes e o fim das atividades de comércio no local, que estava marcada para hoje. Entre as razões apontadas na decisão do Poder Judiciário, estava o medo de possíveis embates.
O conflito teria iniciado após os feirantes bloquearem o cruzamento da avenida Alberto Nepomuceno com a rua José Avelino, ateando fogo em galhos, segundo o comandante do Grupo de Operações Especiais da Guarda Municipal (GOE). Os ambulantes afirmam que os agentes utilizaram balas de borracha e bombas de efeito moral.
Conforme o comandante do GOE, a Guarda recuou apenas após a “ordem” ter sido restabelecida. Equipes do Batalhão de Choque, da Polícia Militar, chegaram no local a noite, após o confronto. Quem precisava se locomover na área permanecia aflito, sem informações sobre os bloqueios das vias. Um homem que voltava da igreja com a mulher e a filha reclamava que não conseguiu entrar em casa, que fica na rua Rufino de Alencar. “Deixamos o carro lá e viemos caminhando”, lamentou.
Conforme o morador, a preocupação era deixar o veículo em meio a manifestação e que o carro fosse depredado. A família diz que buscou a Guarda Municipal, mas não obteve autorização para entrar com o carro.

Obras

Por volta das 20h30min, um caminhão chegou ao local carregado de blocos de concreto, que logo foram colocados na avenida Alberto Nepomuceno, em frente ao Mercado Central. A Prefeitura disse que o início das obras de revitalização da José Avelino e do entorno está mantido e deve começar hoje, como anteriormente anunciado. Toda a ação de implantação dos blocos de concreto foi acompanhada pela Guarda Municipal e pela Polícia Militar.
Na noite deste domingo, bloqueios na região foram implantados para dar condição às intervenções. O órgão municipal afirma que não foi notificado ainda da liminar concedida pelo desembargador Durval Aires Filho. A Prefeitura adiantou que vai recorrer da decisão. Na noite de ontem o deputado estadual Capitão Wagner (PR) esteve no local com os feirantes e criticou a ação de colocar os gelos baianos.
“A liminar é clara e garante a não suspensão da feira e hoje (ontem) nos surpreendemos com a decisão da Prefeitura de não acatar a ordem judicial e bloqueando os acessos à feira. O objetivo do prefeito é sufocar a feira e evitar o acesso dos ônibus. Sob o argumento da reforma ele está fechando os acessos”, disse.

Saiba mais

Liminar

O desembargador plantonista Durval Aires Filho concedeu liminar que impede a remoção dos feirantes da José Avelino, marcada para este domingo, 14. O último dia do comércio popular no local foi anunciado pelo prefeito Roberto Cláudio (PDT), que deseja iniciar as obras de restauração da via nesta segunda-feira, 15.

Revitalização

Tombada como patrimônio histórico de Fortaleza desde dezembro de 2012, a rua José Avelino passará por restauração do calçamento, que permanecerá em pedra tosca da época, mantendo a demarcação do trilho do antigo bondinho que circulava pela região. A rua José Avelino receberá mobiliários urbanos, paisagismo, nova iluminação em LED e faixas elevadas para pedestres.

Fonte: O POVO

Colisão entre carreta e ônibus deixa mortos e feridos na BR-265 em Barbacena

Acidente entre ônibus e carreta deixou três mortos e 30 feridos na BR-265 em Barbacena (Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)Três pessoas morreram e 30 ficaram feridas após uma colisão entre um ônibus e uma carreta na BR-265, em Barbacena, no Campo das Vertentes, por volta das 16h deste domingo (14). A ocorrência ainda está em aberto porque os dois homens e a mulher que morreram ainda não foram identificados. A expectativa é que a identificação ocorra nesta segunda-feira (15) no Instituto Médico Legal (IML) de Barbacena, para onde os corpos foram encaminhados.
De acordo com a Polícia Militar Rodoviária (PMR), o motorista da carreta, com placa de Arcos (MG) que estava carregada com cimento a granel, contou que perdeu o freio quando estava descendo o trecho de serra, não conseguiu fazer a curva e invadiu a contramão.
Ainda segundo o condutor da carreta, o motorista do ônibus, que saiu às 15h de São João del Rei com destino a Barbacena, tentou desviar, mas houve a batida na lateral. O ônibus e a carreta tombaram à margem da rodovia, na altura do Km 214.
O Corpo de Bombeiros informou que alguns passageiros foram resgatados porque ficaram presos às ferragens. Segundo a PMR, dos 38 ocupantes do ônibus, três tiveram ferimentos graves e 27 ferimentos leves. Eles foram socorridos por ambulâncias do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Prefeitura de Barbacena para o Hospital Regional em Barbacena. O motorista da carreta não teve ferimentos.
Quando o Registro de Evento de Defesa Social (Reds) do caso for concluído será enviado para a Delegacia de Trânsito de Barbacena, segundo a PMR.

Fonte: G1

Cartórios de Registro Civil da Grande Fortaleza já podem emitir certidões de outros estados

As certidões de nascimento, casamento, divórcio e óbito, registradas em outros estados já podem ser emitidas em cartórios civis em Fortaleza e RM (Foto: Natália Clementin / G1)Os Cartórios de Registro Civil de Fortaleza e Região Metropolitana já estão emitindo a segunda via de documentos como certidão de nascimento, casamento, divórcio ou óbito que estejam registrados em outro município ou estados.
O serviço só é possível devido à integração dos Cartórios à Central Nacional de Registros, que permite, por meio de um sistema online, a solicitação do documento no cartório de origem. Com isso, o cidadão não precisa mais se deslocar à cidade onde foi realizado o registro do documento, evitando custos extras com despachantes, por exemplo. O valor das certidões solicitadas pela Central Nacional de Registro obedece as tabelas oficiais de cada estado.
Para utilizar o serviço basta procurar um cartório de registro civil mais próximo, dentro de Fortaleza ou RMF, e fazer a solicitação. O prazo máximo para a entrega do documento é de até cinco dias úteis.
O processo de integração se deu por meio de um convênio firmado entre as Associações dos Registradores de Pessoas Naturais de São Paulo e Ceará, vinculados à Central Nacional de Informações do Registro Civil (CRC), e autorizado pelo provimento n° 4/2017, da Corregedoria Geral de Justiça do Estado do Ceará (CGJ-CE).
O presidente a Arpen-CE, Jaime Araripe, os próximos passos são os encontros com os cartórios do interior do estado, para também já iniciarem esse processo.
“Ainda no mês de maio teremos três reuniões, a acontecerem nos municípios do Crato, Tianguá e Sobral, para podermos cadastrar na certificação digital que permite o uso do sistema, como também o treinamento”, afirma Jaime Araripe.
As reuniões estão agendadas para o dia 13 no Crato, dia 20 em Tianguá e 21 em Sobral. A expectativa é de que até o final de junho, todos os 475 cartórios de registro civil no Ceará estejam integrados à Central de Informação de Registro Civil.
O Ceará é o 14º estado a integrar o processo que hoje conta com Acre, Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Os estados de Amazonas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Rondônia estão em processo de integração.

Fonte: G1

Márcia Fellipe entra para o casting da Social Music

A cantora Márcia Fellipe acaba de entrar para o casting de artistas da produtora Social Music. A parceria foi firmada na última quinta-feira (4) entre os empresários da cantora e os diretores da Social. Ainda não foram divulgados os primeiros shows com a nova casa.
A parceria pode representar uma boa divulgação para Márcia. Boa parte dos artistas da Social Music se apresentam na edição da festa Villa Mix, em Fortaleza.
No dia 30 de abril, a cantora gravou mais um DVD da carreira. O show teve cerca de uma hora e meia de duração com 24 faixas no repertório. A playlist incluiu canções inéditas: “Se tivesse cuidado”, “Eu bebo por mim”, “Faz por onde”, “Me bate, me ama”, “Quatro sorrisos”, “Foto mente”, “Te jogo na cama”, “Falta um cadinho” e “Quem bate esquece”.

Fonte: DN

Demi Lovato é confirmada como atração do Villa Mix

A cantora, atriz e compositora norte-americana Demi Lovato será uma das atrações da edição 2017 do Villa Mix Goiânia. A informação foi adiantada pelo jornalista Hugo Gloss. O Puxa o Fole entrou em contato com assessoria da empresa goiana AudioMix, responsável pelo evento, que confirmou a participação de Demi.
“Segura essa, Brasil! Goiânia atração confirmada no Maior Festival de Música do país. Villa Mix Festival! Dias 1 e 2 de Julho, as maiores atrações no maior palco do mundo”,  informou a assessoria.
Nesta quarta-feira (1o), às 11h, serão apresentadas todas as atrações da grade de programação da festa.   A última que vez que Demi Lovato esteve no  Brasil em 2016.

O evento

Em 2017, a festa leva o tema ‘O Mundo é Mix’. A edição goiana chega ao sétimo ano no dia 2 de julho. “Estamos preparando muitas surpresas para essa edição em Goiânia. Desde a estrutura, palco, shows e muito mais. Vocês não podem perder, em breve tem muita novidade!”, comenta Marlus Marcelus, produtor geral do Villa Mix Festival.
Vale ressaltar que o palco do Villa Mix Festival Goiânia foi certificado pelo Guinness World Records pela maior estrutura de palco do mundo em 2015. E, em 2016, o Villa Mix Festival recebeu cerca de 1 milhão de pessoas em todo o país.

Fonte: DN

Wesley Safadão é atração principal do São João de Aracoiaba; confira programação


A Prefeitura de Aracoiaba anunciou, na noite desta quarta-feira (9), a festa de São João do município. Participam do evento o cantor Wesley Safadão, a Banda Magníficos e o forrozeiro Nathan Loketa. Vale lembrar que a cidade é a terra da mãe com cantor Wesley.
A festa acontece na Praça de Eventos do Município no dia 1º de junho. Para poder participar, os fãs e o público em geral terão de doar 1kg de alimento não perecível.



Fonte: DN