Buscar

06 março 2017

Diretor do FBI desconsidera denúncia de Trump de que foi espionado por Obama

O diretor do FBI (a Polícia Federal americana), James Comey, considera falsa a acusação do presidente Donald Trump de que seu antecessor no cargo, Barack Obama, teria espionado suas conversas por telefone, informou o jornal "The New York Times" neste domingo (5).
Comey teria pedido que o Departamento de Justiça intervenha publicamente para rejeitar a denúncia de Trump, disse o "NY Times", citando funcionários de alto escalão da pasta.
O pedido teria sido feito no sábado pelo diretor do FBI, alegando que "não há provas que respaldem" a denúncia e que Trump "insinua que o FBI violou a lei", noticiou o jornal.
No sábado, em um de seus tuítes, Trump afirmou que foi espionado por Barack Obama antes das eleições de novembro passado. O republicano não apresentou provas que corroborem suas acusações.
O ex-presidente democrata negou a veracidade das afirmações.
"É simplesmente falso", disse um de seus porta-vozes.
Já o presidente republicano do Comitê de Inteligência da Câmara de Representantes, Devin Nunes, disse que a Casa vai examinar a denúncia, após receber um pedido de Trump nesse sentido.

Fonte: G1

Uece inaugura centro de atendimento a mulheres vítimas de violência

Uece, Universidade Estadual do Ceará (Foto: Agência Diário)A Universidade Estadual do Ceará (UECE) inaugura nesta quarta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher o Núcleo de Acolhimento Humanizado às Mulheres Vítimas de Violência na Uece (NAH). O foi criado pelo Comitê de Segurança da Universidade a partir de uma ação de enfrentamento à violência contra a mulher nos campi da Uece em 2016.
Segundo a universidade, o núcleo tem por objetivo acolher mulheres que possuem vínculo com a Universidade (estudantes, servidoras e professoras) que tenham sofrido algum tipo de violência no interior do campus e encaminhar essas vítimas aos setores competentes de atendimento psicológico e jurídico.
Também é objetivo do NAH promover ações educativas na Universidade, em parceria com o Movimento Estudantil e demais setores de estudos, pesquisas e extensão, sobre relações de gênero e direitos humanos, visando ao estabelecimento de relações de igualdade, respeito e justiça no cotidiano das interações face a face na Uece.
O NAH é constituído pela Célula de Atenção Psicopedagógica da Pró-Reitoria de Políticas Estudantis (PRAE); pela Procuradoria Jurídica (PROJUR); e pela Ouvidoria da Uece, com funcionamento nas dependências da PRAE e atendimento previsto de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, ou pelo telefone (85) 3101-9680.

Fonte: G1/CE

Santana do Acaraú, no Ceará, tem sequência de tremores de terra

Resultado de imagem para Santana do AcaraúA cidade de Santana do Acaraú, na região no Norte do Ceará, sofreu uma sequência de tremores de terra na manhã deste domingo (5). Segundo a Polícia Militar, o tremor assustou parte dos moradores da zona rural do município, onde o sismo foi mais intenso, mas não foram registradas ocorrências de pessoas feridas ou dano a patrimônio.
Ainda segundo a Polícia Militar, com base em relato dos moradores, os tremores foram mais fortes nas comunidades de Paus Brancos e Lagoa do Serrote, mas foram percebidos também na Zona Urbana de Santana do Acaraú.
A intensidade do tremor deve ser divulgada nesta segunda-feira (6) pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Histórico de tremor

Desde 2008, o Laboratório registrou mais 3.000 tremores na região Norte do Ceará. O mais forte deles foi também em Sobral, em 2009, e chegou a 4.3 graus. Esse tremor causou rachaduras em estruturas de concreto e derrubou móveis em residências e comércios. O tremor atingiu uma área de 200 quilômetros de raio e chegou a afetar cidades do litoral cearense, como Fortaleza.
Segundo Eduardo Menezes, os tremores são comuns na região devido a fossas subterrâneas que estão constantemente em atividade sismológica. As fossas são ligadas ao encontro das placas tectônicas no Oceano Atlântico, que ligam América do Sul ao continente africano. Os tremores também podem estar relacionados à atividade sismológica das placas tectônicas.
Causa dos tremores
Tremores de terra são comuns no Ceará. Segundo Eduardo Menezes, técnico do Laboratório de Sismologia da UFRN, os tremores ocorrem devido a fossas subterrâneas que estão constantemente em atividade sismológica. As fossas são ligadas ao encontro das placas tectônicas no Oceano Atlântico, que ligam a América do Sul ao continente africano. Os tremores também podem estar relacionados à atividade sismológica das placas tectônicas.

Fonte: G1/CE

Ceará deve ter chuva em todas as regiões no início da semana

Fortaleza deve receber boas chuvas neste fim de semama, segundo a Funceme (Foto: Beatriz Gurgel/Arquivo Pessoal)A segunda semana de março deve começar com chuva em todas as regiões do Ceará, conforme precisão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Segundo o órgão, nesta segunda-feira (6), deve ocorrer nebulosidade variável com possibilidade de chuvas isoladas em todo o Ceará. A previsão de chuvas isoladas se mantém na terça.
Neste domingo (5), O Ceará registrou chuva em pelo menos 57 cidades, sendo a maior precipitação no Posto Serra Brava, no município de Milagres, com 95,2 milímetros. As outras maiores precipitações do dia foram em Missão Velha (64 mm), Cedro (60 mm), Milagres (55,3 mm), Iguatu (45 mm), Ipaumirim (44 mm), Abaiara (43 mm), Cariús (38 mm), Baixio (37 mm) e Cariús (35 mm).
Fortaleza registrou baixas chuvas neste domingo, com apenas 11 mm no Posto Castelão e 5 mm no Posto Messejana. No período entre 7h de sexta-feira (3) e 7h deste sábado (4), a capital teve a segunda maior chuva do Ceará, com 48 milímetros observados no posto Água Fria.

Fonte: G1/CE

Sargento da Polícia Militar é morto a tiros no José Walter, em Fortaleza

Resultado de imagem para policia sireneUm sargento da Polícia Militar foi assassinado na manhã deste domingo (5) na Rua 89, no Bairro José Walter, em Fortaleza. O policial foi atingido por seis tiros. É o terceiro PM morto neste ano no Ceará.
Conforme o comandante de policiamento da área, coronel Evaldo, o sargento estava à paisana no momento em que foi abordado por dois criminosos. O sargento foi atingido por seis tiros e morreu, sem dar tempo de ser socorro por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, que chegou a ir ao local.
A polícia suspeita que o crime tenha sido uma execução, já que não foi levado nada da vítima. Porém, a motivação do crime ainda é desconhecida.
A Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) foram ao local para recolher o corpo do policial e iniciar as primeiras investigações acerca da morte.
Equipes da Polícia Militar, Ronda do Quarteirão e Batalhão e Batalhão de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) estão realizando buscas na área do crime na tentativa de prender os suspeitos. Porém, até o momento, ninguém foi capturado.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o sargento foi identificado como Francisco Eronilton de Queiroz, 44 anos. Ele estava de licença para tratamento de saúde e era lotado no município de Chorozinho, interior do Ceará.
Com a morte do sargento, subiu para três o número de policiais mortos neste ano no Ceará. Na sexta-feira (3), um outro sargento da PM foi assassinado em Limoeiro do Norte. No dia 27 de janeiro, um soldado foi morto a tiros durante uma tentativa de assalto no Bairro Henrique Jorge, em Fortaleza.

Fonte: G1/CE