Buscar

18 janeiro 2017

Recurso 'ao vivo' do modo Stories começa a ser liberado no Brasil

Ao vivoApesar de ter sido divulgado em novembro de 2016, foi somente nesta terça-feira (17) que os usuários do Instagram tiveram acesso ao recurso "ao vivo" no Stories. Por enquanto, a novidade está disponível para os sistemas iOS e Android. O "live" deixa a plataforma digital cada vez mais parecida com o Snapchat.
A opção ainda está aparecendo aos poucos para alguns internautas, mas alguns já estão se divertindo com a novidade. O humorista Paulo Gustavo, por exemplo, já fez um ao vivo e conversou com os fãs em seu perfil do Instagram. 
Vale lembrar que os vídeos ao vivo só ficam disponível para visualização durante o tempo real. Após isso, diferentenmente do recurso no Facebook, o "stories" desaparece. Os celulares com sistema operacional Android ainda não podem fazer os vídeos ao vivo, mas eles já podem conferir os que aparecem em seu feed. 

Fonte: DN

Enem 2016: resultado já pode ser consultado

Inep disponibilizou as notas no site  (Foto: Reprodução)O Ministério da Educação divulgou nesta quarta-feira (18) as notas do Exame Nacional do Ensino Médio 2016. As consultas são individuais e restritas aos candidatos. Para ter acesso, o estudante precisa digitar CPF e senha no site http://enem.inep.gov.br/participante.
Os candidatos terão acesso às notas de cada uma das quatro provas – ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática – e da redação, que teve como tema a intolerância religiosa no Brasil. Para consultá-las, o candidato deve fazer login no site do Enem com dados pessoais e senha. Quem perdeu a senha, pode resgatá-la no botão 'esqueci minha senha.'
As notas do Enem podem ser usadas para disputar vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificado (Sisu). As datas de inscrições para a edição do primeiro semestre de 2017 devem ser divulgadas nesta quarta. Estudantes que fizeram qualquer uma das três edições do Enem realizadas em 2016 poderão concorrer a vagas pelo sistema.
Em seguida ao Sisu, o MEC abre inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferece bolsas de estudo na rede privada, a partir do desempenho no Enem e da situação socioeconômica do candidato.
Com a nota do Enem, também é possível participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Ainda não há datas para abertura de inscrições em ambos os programas.
Candidatos com mais de 18 anos podem ainda usar o Enem para receber a certificação do ensino médio.

Fonte: G1

Sancionada lei que garante vagas para estudantes de escolas públicas no ensino superior do Ceará

web_170117_LEI_DE_CUOTAS_ENSINO_MG_5742.jpgFoi sancionada, nesta terça-feira (17), pela governadora em exercício do Estado do Ceará, desembargadora Iracema Vale, a lei que institui o sistema de cotas nas instituições de ensino superior do Ceará. A partir de agora, em cada concurso seletivo para ingresso nos cursos de graduação, por curso e turno, no mínimo 50% de suas vagas são para os estudantes que comprovem ter cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas municipais ou estaduais.
“Sancionar esta lei é motivo de alegria para mim e de responsabilidade para o Estado, pois, de agora em diante, os alunos da Rede Pública Estadual vão disputar de igual para igual vagas nas melhores universidades do Brasil, que estão aqui no Ceará. Os resultados da educação pública do Ceará, reconhecidas em nível nacional, com o reconhecimento de 24 escolas cearenses entre as melhores do Brasil e o resultado do Spaece Alfa”, destacou Iracema Vale.
De autoria do então deputado Zé Ailton Brasil (PP), prefeito eleito da cidade do Crato, a lei nº 244, aprovada em 22 de dezembro de 2016, estará em vigor pelos próximos 10 anos. No Ceará, três universidades são contempladas com a lei: Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e Universidade Regional do Cariri (Urca), além de duas Faculdades de Tecnologia Centec em Juazeiro do Norte e Quixeramobim.
Para o secretário da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Inácio Arruda, a nova lei permitirá que camadas importantes da população tenham acesso ao ensino superior no Ceará. “Temos uma lei de cotas com o alcance que nós desejávamos. São vagas para os estudantes de escolas públicas, aliado com a questão da renda. Os que mais precisam terão o acesso às universidades. São políticas inclusivas que não podemos deixar retroceder”, enfatiza.
A presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Carina Vitral, reforçou a força dos movimentos sociais para superar as desigualdades. “Hoje é um dia histórico para o Estado do Ceará. Esta lei, sancionada hoje, garante a democratização de um espaço que antes era mais elitizado. Esta lei é fruto da luta do movimento estudantil e do movimento negro e a Lei das Cotas rompe com privilégios que sempre sustentaram as desigualdades no Brasil, sejam elas raciais ou socioeconômicas. E a universidade é o principal espaço para superar essas desigualdades”, salienta.
De acordo com a estudante Laislane Sousa, de 17 anos, da Escola de Ensino Fundamental e Médio Visconde do Rio Branco, a medida vai qualificar ainda mais o ensino nas escolas públicas do Estado. “Vivencio um grande passo na educação cearense porque, de fato, há uma falta de acesso do jovem que mora em comunidades carentes e estudam na escola pública. O Governo do Ceará tomando esta iniciativa estimula os estudantes alcançarem seus sonhos, iniciando com o acesso à universidade. Isso vai melhorar consideravelmente a qualidade da educação no Ceará”, afirma.

Lei Federal

No ensino superior das instituições federais, a lei que garante a reserva de 50% das matrículas por curso e turno nas 59 universidades federais e 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia a alunos oriundos integralmente do ensino médio público, em cursos regulares ou da educação de jovens e adultos foi sancionada em 2012.

Wiarlen Ribeiro
Repórter / Célula de Reportagem


Prefeitura de Aracoiaba inicia recadastramento de servidores efetivos

recadastramento-servidores-municipaisA Prefeitura de Aracoiaba (CE) iniciou na manhã desta segunda-feira (16), o processo de recadastramento de servidores municipais efetivos. O recadastramento tem como finalidade a necessidade de atualização periódica dos dados cadastrais dos servidores públicos municipais de caráter efetivo, sendo necessária a identificação do servidor, do perfil funcional, lotação, enquadramento funcional, bem como outras informações fundamentais para a Prefeitura, bem como dar maior controle e celeridade à Secretaria Municipal de Administração com a finalidade de buscar a melhoria da qualidade das informações como instrumento de gestão de recursos humanos.
O recadastramento acontecerá no período de 16 de janeiro a 16 de fevereiro de 2017, no horário de 7:30 as 13:30 horas, na sede das secretarias municipais a que o servidor esteja vinculado, sendo que o recadastramento é obrigatório.
Para fazer o recadastramento o servidor deverá preencher o formulário do servidor público municipal efetivo, munido de sua documentação pessoal.
De acordo com o Secretário de Planejamento e Gestão, Raimundo Lopes, essa medida está sendo tomada visando a atualização e organização da Prefeitura Municipal de Aracoiaba. “É uma espécie de censo dos servidores, quantos são, quem são e onde estão lotados. Visando melhorar o atendimento à população. Com o recadastramento, o município passa a ter um controle efetivo do gasto público com vistas a coibir desperdícios e otimizar a utilização dos recursos públicos.”, finalizou.
O servidor público municipal que não realizar o recadastramento no período estabelecido terá suspenso o pagamento dos seus vencimentos, que só serão restabelecidos após a regularização do recadastramento feito pelo servidor municipal.

Fonte: ASCOM

Carlos Villagrán deixará de interpretar Quico, diz filho do ator

Carlos Villagrán não interpretará mais o Quico, seu personagem mais famoso. A notícia foi divulgada pelo filho do ator mexicano, Ángel Villagrán, em entrevista publicada pela agência de notícias mexicana Notimex, neste domingo, 15.
O comediante viajou pela América Latina nos último três anos em uma turnê de despedida do personagem, e a partir de 2017 se concentrará na carreira de ator, informou Ángel à publicação. Carlos Villagrán participará do filme brasileiro "Como se tornar o pior aluno da escola", de Danilo Gentili.
"Ele está feliz com essa nova oportunidade que chegou. Meu pai aproveita essa nova etapa, mesmo que eu deva reconhecer que não foi fácil para ele dizer adeus ao personagem que interpretou por tantos anos e ao qual agradece a oportunidade de desfrutar do carinho do público", contou Ángel, que explicou ainda que é o momento certo para o pai deixar de interpretar o personagem Quico, já que, aos 73 anos de idade, não conseguia mais passar credibilidade como um menino para as crianças. "Os pequenos estranhavam ao vê-lo, porque se lembram dele mais jovem como nos programas."

Confira vídeo

Projeto de lei do Senado quer impedir que juízes possam bloquear WhatsApp

Imagem relacionadaUm projeto de lei em tramitação no Senado Federal quer impedir que magistrados possam bloquear o WhatsApp por decisão judicial. O bloqueio aconteceu em duas ocasiões no ano passado, em todo o território nacional, e também em 2015, após o Facebook, empresa proprietária do aplicativo de troca de mensagens, recursar-se a fornecer dados de usuários suspeitos de terem cometido crimes.
O projeto ainda será votado na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) e, antes de seguir para votação em plenário, ainda precisa passar pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Depois, parte para a Câmara dos Deputados.
Autor do projeto, o senador José Medeiros (PSD-MT) defende que as investigações criminais não podem afetar a liberdade de comunicação do País. “No mundo atual, altamente conectado, não é minimamente razoável manter-se à disposição de magistrados o poder de ceifar o direito de livre acesso à internet pela interrupção nacional de serviços de comunicação. Serviços que, senão públicos em seu nascedouro, adquirem, pelo desempenho, inquestionável relevância pública e social”, disse.
Para ele, o bloqueio de aplicativos como o WhatsApp é uma medida desproporcional da Justiça e outras medidas poderiam ser tomadas durante investigações.  “Podem ser impostas multas, plenamente adaptáveis às circunstâncias do caso, ou há a possibilidade, ainda, de se bloquear o acesso exclusivamente daqueles que estão sendo investigados”, exemplifica.
O relator da proposta na CCT é o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP). Ele ainda acrescentou no projeto que autoridades judiciais devem respeitar os limites tecnológicos e operacionais dos aplicativos ao analisar a quebra de sigilo das conversas.
“Ora, se o uso de técnicas de criptografia, por exemplo, não é vedado pelo ordenamento jurídico nacional, não há sentido em impor, por via judicial (provisória ou definitiva), que a empresa a modifique ou a abandone. Onde a lei não impõe restrições, não pode o julgador fazê-lo”, defende.
Nas duas ocasiões em que o Facebook negou-se a fornecer dados de usuários, alegou que não conseguia quebrar o sigilo por razões técnicas, já que o WhatsApp utiliza a chamada “criptografia de ponta a ponta”.

Fonte: O POVO

Prefeito de Aracati manda bloquear seu salário até que atrasados dos servidores estejam em dia

unnamed

O prefeito de Aracati, Bismarck Maia (PTB), encaminhou ofício à Secretaria Municipal do Planejamento e Administração determinando o bloqueio do seu salário até que o pagamento dos servidores esteja em dia.
O ofício não especifica salário do prefeito nem outros benefícios, mas, de qualquer forma, tal atitude será acompanhada pelos contribuintes.
Isso, até porque não existe almoço de graça.

Fonte: O POVO

Ceará tem melhor evolução na educação do País entre alunos do Quinto Ano

O Ceará apresenta as maiores evoluções entre os números de 2013 e 2015 de alunos do 5º ano do ensino fundamental que têm conhecimento adequado à idade. Com aumento de 15,6 e 8,5 pontos percentuais em Português e Matemática, respectivamente, o Estado passou de 45,4% para 61% em Português — o 6º melhor percentual do Brasil e o melhor do Norte e Nordeste; e de 35,4% para 44% em Matemática — o 11º melhor percentual do País, também no topo regional.
Os dados fazem parte de relatório da Meta 3 do Todos Pela Educação (TPE) — Todo aluno com aprendizado adequado ao seu ano —, realizado com base na proficiência dos alunos nas avaliações da Prova Brasil e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2015. O movimento considera que tem aprendizado adequado o aluno que atinge ou supera as seguintes pontuações em Português e Matemática: 200 e 255 no 5º ano do Ensino Fundamental; 275 e 300 no 9º ano do Ensino Fundamental; e 300 e 350 no 3º ano do Ensino Médio.
Analisados os percentuais de cidades onde os alunos atingiram o nível satisfatório de aprendizagem, o Estado tem 94,9% de municípios que alcançaram a meta no 5º ano em Português — o índice mais alto entre os estados da federação. O feito se repete na mesma disciplina no 9º ano, com 73% dos municípios com a meta batida. Na avaliação de Matemática, com índice de abrangência dos municípios de 89,2%, o Ceará é o segundo colocado, atrás apenas do Acre. No 9º ano, apesar do índice baixo de 22,6% dos municípios no patamar desejado, o Estado é o que apresenta a melhor taxa no País.
Para o gerente de Conteúdo do TPE Ricardo Falzetta, “o desempenho do ensino fundamental 1 mostra que algumas políticas públicas, como o Programa de Aprendizagem na Idade Certa (Paic), deram resultado”. “Existem críticas que se pode fazer, mas tem uma continuidade e ele foi aperfeiçoado ao longo dos anos”, aponta.
Rogers Mendes, coordenador de Gestão Pedagógica da Secretaria da Educação do Estado (Seduc), afirma que o Mais Paic deverá, nos próximos anos, ampliar os bons resultados para os anos finais do ensino fundamental e também para o ensino médio.
O Estado tem nove cidades entre as 100 melhores em Português e 14 entre as com maiores índices em Matemática no 5º ano, em um universo dominado por municípios do Sudeste e do Sul.
No 9º ano, são duas e quatro as cidades entre as 100 com mais altos índices do País. “O Ceará é talvez o único Estado que tem um nível sócio-econômico abaixo da média brasileira e que está conseguindo resultados na educação acima da média”, destaca Falzetta.

Fonte: O POVO

Vereador preso toma posse em Itapiúna e recebe apoio da população

Cercado por eleitores e escoltado por policiais militares, o vereador Francisco Alberto Leite Barros Filho (PDT) deixou a Câmara Municipal de Itapiúna, a 110 quilômetros de Fortaleza, após tomar posse, e retornou à cadeia da Cidade. Albertin, como é conhecido, está preso desde 4 de novembro do ano passado sob acusação de matar adversário político no dia do primeiro turno das últimas eleições, em 2 de outubro. Ele assume terceiro mandato sendo o vereador mais votado. Contudo, deve pedir licença das funções amanhã. É que o parlamentar não recebeu autorização para ser conduzido às reuniões da Casa enquanto cumprir prisão preventiva.
A assinatura do termo de posse ocorreu por volta de 9 horas de ontem. A sala principal da Casa foi ocupada por cerca de cem apoiadores do pedetista. Eles carregavam cartazes com frases de apoio, gritavam pedidos de liberdade e rezavam. Com a sala cheia e a falta de espaço, maior parte da multidão sequer conseguiu chegar à cerimônia. Muitos ficaram em ruas próximas, observando a chegada e a espera da saída do parlamentar.
Para os eleitores, o vereador é inocente e foi “injustamente” incriminado no caso. “Ele sempre foi bem votado e os adversários ficaram com inveja. É uma pessoa que faz muito pelo povo. Se ele se candidatar dez vezes, dez vezes eu voto nele”, garantiu a dona de casa Reginalda Coelho enquanto aguardava na porta da Câmara. A sessão durou cerca de 20 minutos. Na saída, Albertin abraçou, emocionado, algumas pessoas. Eles fizeram um corredor até a viatura que conduziu o vereador de volta à cadeia. Alguns choravam e se ajoelhavam diante dele.
Morador de Itapiúna, que pediu para não ser identificado, criticou a comoção. “Dá vontade de arrumar as coisas e ir embora. Acho ridículo, um retrocesso democrático e um uso indevido do aparelho eleitoral”, lamentou. Para Paulo Roberto (PMDB), presidente da Câmara e adversário político do parlamentar mais bem votado, a situação exige cautela. “Até o dia do julgamento ele é inocente. Eu fiz o que tinha de fazer: apossei o vereador. Agora, fica a vontade do juiz de liberar ele para as sessões”, esclareceu.

Albertin

A investigação de homicídio que pesa contra Albertim ocorreu em Barra Nova, localidade de Itapiúna e reduto político do pedetista. A vítima, Antônio Gésio Prudêncio Alves, foi atingida por disparo de arma de fogo na cabeça. No momento da morte, ele trabalhava para Dário Coelho (PMDB), adversário político do acusado. 
“Não é nem estar na hora e no lugar errado. Ele, na verdade, não estava nem no lugar. O Albertim estava em casa, a Justiça sabe disso”, defendeu Chernoviz Filho, primo do parlamentar. Ele esclareceu que não havia desavenças entre o familiar e a vítima. “Deram uma conotação política ao crime, dizendo que meu primo tinha dado anuência, coisa que nunca ocorreu”, garantiu. (Colaborou Jéssika Sisnando)

Saiba mais


Casos semelhantes ocorreram em outros municípios brasileiros.

Na última sexta-feira, 13, o vereador Messias Aguiar (PMDB) assumiu posto na Câmara Municipal de Ubaitaba, na Bahia.

Ele foi preso com quase 300 kg de drogas no dia seguinte às eleições.

O peemedebista foi empossado com uma das mãos algemadas e paletó sobre o uniforme do presídio.

Em Ibitirama, no Espírito Santo, Juberto Antônio de Azevedo foi o vereador mais votado do município e tomou posse na última segunda-feira, 16.

Ele foi preso em flagrante acusado de tráfico de drogas, associação criminosa e posse de arma de fogo.

A prisão ocorreu em novembro. A posse do vereador foi sob escolta policial. 

Em Vilhena, Rondônia, dois vereadores foram retirados de presídios para votar. Reeleitos, Júnior Donadon (PSD) e Vanderlei Amauri Graebin (PSC) tomaram posse no sábado, 14. 

Contra eles pesam acusações de corrupção e lavagem de dinheiro.

De acordo com as investigações, os parlamentares participavam de esquema para aprovação de loteamentos. 

Em troca, recebiam terrenos e dinheiro.

Veja vídeo sobre posse de vereador:

IGOR CAVALCANTE