Buscar

10 janeiro 2017

UAB/Uece oferece 11 cursos gratuitos de especialização à distância no Ceará

Uece, Universidade Estadual do Ceará (Foto: Agência Diário)A Secretaria de Apoio às Tecnologias Educacionais (Sate), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), está com inscrições abertas até o próximo dia 19 de janeiro para seleção de alunos aos cursos de Especialização na modalidade Educação à Distância (EaD).
Serão ofertadas 1.745 vagas distribuídas por cursos e polos nos municípios do Ceará. Os cursos ofertados são: gestão pública; gestão pública municipal; gestão em saúde; gestão pedagógica da escola básica; educação física na educação básica; tecnologias digitais para a educação básica; educação à distância: fundamentos e ferramentas; artes com ênfase em música; tradução audiovisual acessível/audiodescrição; tradução audiovisual acessível/legendagem; e língua inglesa.
Poderão se candidatar portadores de diploma em qualquer área do conhecimento nas modalidades de licenciatura plena, de bacharelado ou de graduação tecnológica. O preenchimento da ficha de inscrição será feito exclusivamente pela internet, no site.
Os cursos serão integralmente financiados pela Capes/MEC por meio da UAB com contrapartida da Uece.

Fonte: G1

Sindiara se reúne com Secretária de Educação para tratar sobre lotação dos professores com ampliação de carga horária em 2017

Nesta segunda-feira (09/01), na volta do recesso sindical o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Aratuba – SINDIARA Joerly Vítor, reuniu-se com a secretária de educação do município de Aratuba, Shirlene Leitão para tratar sobre a lotação dos professores com ampliação de carga horária conforme Lei Municipal Nº 479/2015. Na ocasião o mandatário sindical enfatizou que conforme conversa anterior com a prefeita Tirica (PR) a mesma tem intenção de resolver a efetivação permanente dos professores contemplados com a ampliação definitiva de carga horária. Como o referido ato não será realizado logo no primeiro mês da gestão, o Sindicato tratou logo de encaminhar a secretaria de educação a relação de todos os professores contemplados pela Lei 479/2015 para que seja assegurado sua lotação, não sendo mais necessário realizar por meio de requerimento pedido de ampliação das outras 20h em regime de contrato, ou se submeter ao processo seletivo.


Foi também pedido a secretária Shyrlene que os professores concursados que não foram contemplados com a lei da ampliação definitiva de carga horária, tenham direito ao contrato temporário sem necessidade e/ou obrigação de se submeter ao processo seletivo para contratação de professores em 2017. Desta forma o Sindiara cumpre mais uma vez o seu papel de defender os direitos dos trabalhadores de Aratuba. “Acredito que com o diálogo permanente, poderemos conseguir e assegurar aos funcionários direitos e conquistas”, disse o presidente. Também participaram da reunião as diretoras de departamento Francisca de Paula (Novinha), Maria Bernardino (Léa), Isaura Batista e Marta Colares.

Com informações do SINDIARA

Tensão aumenta em presídios cearenses após duas mortes

Por não aderirem às facções criminosas, após a quebra de acordo de paz, presos da Grande Fortaleza estariam sendo obrigados a ingerir um coquetel de drogas. É o que aponta o defensor público Emerson Castelo Branco, do Núcleo de Assistência aos Presos Provisórios de Defensoria Pública do Estado, que esteve ontem no Complexo de Itaitinga. 
Dois presos da Casa de Privação Provisória de Liberdade Agente Elias Alves da Silva (CPPL IV) foram mortos sábado, 7, e, de acordo com a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus), há “suspeita de overdose”. Com as ocorrências, são três os óbitos este ano dentro de presídios no Estado.
Esposas de detentos estão se revezando nas proximidades do complexo penitenciário, na BR-116, desde sábado, quando aconteceram as mortes, e dizem escutar pedidos de socorro e de transferência durante a madrugada. Elas afirmam que o coquetel feito para os detentos da chamada massa é composto de água, cocaína e desinfetante. Cláudio Justa, presidente do Conselho Penitenciário do Ceará, define como “uma overdose forçada”.
Após transferências de mais de 4 mil detentos para separação das facções, “o clima é de uma paz tensa”. “Cada facção quer ficar somente ela em uma unidade. É uma questão de controle e domínio”, analisa Justa.
“Existe o chamado preso de massa, que é aquele que não faz parte de facção. Em regra, eles eram respeitados, alguns são evangélicos. Com as facções em guerra, o preso de massa está sendo escravizado e obrigado a escolher um lado, uma facção para fazer parte. E eles não escolhem porque significa estar marcado para morrer pelo outro lado”, detalha o defensor Emerson Castelo Branco.
Segundo ele, outros dois detentos também tiveram de tomar o coquetel, mas foram socorridos a tempo. Conforme as esposas, os relatos que chegam em grupos do WhatsApp são que outros corpos estariam sendo ocultados dentro das celas. A Sejus confirma apenas as três mortes este ano e informa que dois presos foram “retirados e isolados” no sábado, após a identificação de ameaça de morte.

Ameaças

Familiares de detentos que estão na ala dos evangélicos, a ala D da CPPL IV, denunciaram que os 150 presos do pavilhão tiveram morte decretada pelo Comando Vermelho (CV). O POVO apurou que as visitas para o pavilhão E, onde aconteceram as mortes do fim de semana, não foram autorizadas, mas que as da ala dos evangélicos aconteceram normalmente. A situação teria deixado os detentos do CV revoltados e eles, como demonstração do controle, estipularam que as mulheres que visitavam o pavilhão D encerrassem as visitas uma hora antes da estipulada pela Sejus. Com medo, elas concordaram. 
Segundo o diretor da CPPL IV, Francisco Arrais, a segurança interna foi reforçada. Ele ressalta que são dez portões internos para atravessar de um pavilhão para outro. Arrais confirmou que a delegada Socorro Portela, da Divisão de Homicídios, esteve na penitenciária e conversou com o chefe da segurança. Para o diretor, os internos querem voltar para a unidade anterior (CPPL III) e, por isso, estão se dizendo ameaçados. No entanto, ele diz que os detentos não correm esse risco.

Fonte: O POVO

Fies: estudantes poderão renovar os contratos a partir do dia 16

Imagem relacionadaOs estudantes poderão renovar os contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) a partir do dia 16 de janeiro, segundo o Ministério da Educação (MEC). Os aditamentos são feitos pela internet, no Sistema Informatizado do Fies (SisFies). A renovação vale somente para contratos formalizados até 31 de dezembro de 2016. As novas inscrições estão previstas para fevereiro.
Os contratos do Fies devem ser renovados a cada semestre. O pedido de aditamento é feito inicialmente pelas faculdades e, em seguida, os estudantes devem validar as informações inseridas pelas instituições no SisFies. A partir desta segunda-feira, 9, as instituições de ensino superior devem cadastrar os dados dos estudantes beneficiados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Após essa etapa, os estudantes devem entrar no sistema e confirmar os dados. O prazo para as instituições inserirem os dados dos estudantes vai até o dia 30 de abril.
No caso de aditamento não simplificado, quando há alteração nas cláusulas do contrato, como mudança de fiador, por exemplo, o estudante precisa levar a documentação comprobatória ao agente financeiro para finalizar a renovação. Já nos aditamentos simplificados, a renovação é formalizada a partir da validação do estudante no sistema.

Evitar problemas
A abertura do SisFies para os aditamentos foi uma das primeiras medidas anunciadas este ano pelo Ministério da Educação (MEC). A intenção é evitar os problemas que ocorreram no ano passado. No segundo semestre de 2016, as renovações dos contratos, que geralmente ocorrem no início do semestre, só puderam ser feitas a partir de outubro, devido a atrasos de pagamentos. De acordo com o MEC, cerca de 98% dos estudantes conseguiram renovar o financiamento, o que totalizou um orçamento de R$ 8,6 bilhões.
O Fies oferece financiamento de cursos superiores em instituições privadas a uma taxa de juros de 6,5% ao ano. O aluno só começa a pagar a dívida após a formatura. O percentual do custeio é definido de acordo com o comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita do estudante. Atualmente, mais de 2 milhões de estudantes participam do programa.

Fonte: O POVO

Riquelme vai sair do Aviões do Forró para compor banda de Solange Almeida

SOLANGE_ALMEIDA_RIQUELME_É isso mesmo! O “batera” do Aviões do Forró, o famoso Riquelme, vai deixar o público aviãozeiro para fazer parte da banda de Solange Almeida. A afirmação foi declarada pela cantora em um programa da rádio Bahia FM, nesta quarta-feira (9).  “Vem uma galera comigo. Riquelme está comigo. Tem uma turma de cinco músicos comigo”, contou Sol no programa.tt
Riquelme ficou conhecido na banda por Xand chamar o nome dele durante as apresentações do grupo. A cantora está preparando um DVD para abrir a carreira solo. A produção intitulada por “Sentimento de Mulher” será gravada no dia 8 de fevereiro de 2017, no Citibank Hall, em São Paulo. Os ingressos já estão disponíveis no site da casa. Xand, Anitta e Ludmilla são algumas das atrações confirmadas para a nova produção de Solange Almeida.
Durante a transmissão do programa, Sol também revelou que irá fazer um show em Salvador com Marília Mendonça e a dupla Maiara e Maraisa em uma edição da “Festa das Patroas” agendada para maio deste ano. Os colunistas entraram em contato com a assessoria da banda Aviões do Forró para tomar esclarecimentos sobre assunto e aguardam nota.

Fonte: DN

Venda de ingressos para o Carnaval do Porto das Dunas inicia na quarta (11)

(Foto: reprodução/Instagram)Mais uma edição do Carnaval PDD está confirmada. E, pelo segundo ano consecutivo, as concorrentes 7 Tons e Social Music se reúnem para realizar uma só festa. A venda dos ingressos inicia nesta quarta-feira (11), tanto online quanto em sete lojas espalhadas pela Capital. As entradas variam de R$ 50 a R$ 1100, no primeiro lote.
A festa no Porto das Dunas, em Aquiraz, acontece nos dias 25, 26, 27 e 28 de fevereiro. Matheus e Kauan, Wesley Safadão, Aviões do Forró, Henrique e Juliano, Gabriel Diniz, Pedro e Benício, Jonas Esticado, Avine Vinny, Wallas Arrais, Solteirões e Luis Marcelo e Gabriel são as atrações que se apresentam no feriadão.
O folião pode escolher comprar o pacote de ingressos, válido para os quatro dias de agito, ou adquirir os passaportes individuais. A arena montada no PDD será dividida nos setores Pista, Frontstage e Camarote. A classificação indicativa do evento é de 16 anos.
Apesar de anunciar a venda separa por dias, as produtoras ainda não divulgaram qual atração tocará em cada data.

Confira valores do primeiro lote:

Pacote 4 dias:

· PISTA – R$ 200,00 meia / R$ 400,00 Inteira
· FRONTSTAGE – R$ 330,00 meia / R$ 660,00 Inteira
· CAMAROTE – R$ 550,00 meia / 1.100,00 Inteira

Dias individuais:

Pista
· Dia 25 – R$ 70,00 – meia / R$ 140,00 Inteira
· Dia 26 – R$ 70,00 – meia / R$ 140,00 Inteira
· Dia 27 – R$ 60,00 – meia / R$ 120,00 Inteira
· Dia 28 – R$ 50,00 – meia / R$ 100,00 Inteira

Frontstage
· Dia 25 – R$ 130,00- meia / R$ 260,00 Inteira
· Dia 26 – R$ 130,00- meia / R$ 260,00 Inteira
· Dia 27 – R$ 110,00- meia / R$ 220,00 Inteira
· Dia 28 – R$ 90,00- meia / R$ 180,00 Inteira

Camarote
· Dia 25 – 220,00 meia / 440,00 Inteira
· Dia 26 – 220,00 meia / 440,00 Inteira
· Dia 27 – 200,00 meia / 400,00 Inteira
· Dia 28 – 150,00 meia / 300,00 Inteira

Pontos de venda


Lojas: Nayane Rodriges (Maraponga) e Binclass (Iguatemi, Benfica, North Shopping Bezerra, Jóquei, Via Sul, Paranagaba)

Informações: 85 9 8773.7330 | 85 3264.8091

Fonte: DN

Bruno assina projeto de florestamento e reflorestamento do Rio Pacoti

altO secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, assinou esta manhã, na SEMA, o projeto de execução de florestamento e reflorestamento da Bacia Hidrográfica do Rio Pacoti, com a empresa Cerne Ambiental. O engenheiro florestal, Robson Fumagalli Lima, representante da Cerne, fez a apresentação do Plano de Trabalho a ser executado dentro do programa Ceará Mais Verde, do Governo do Estado do Ceará.
A área a ser trabalhada tem um total de 25 hectares. Será feito o cercamento de toda a área, com placas de identificação. O secretário Artur Bruno pretende fazer o lançamento do projeto a partir do dia 10 de fevereiro. “A nossa ideia é mobilizar toda a sociedade cearense neste programa Ceará Mais Verde. Todos nós somos responsáveis pela natureza viva”, comentou Bruno.
A SEMA também fará o florestamento e reflorestamento no Parque Estadual do Cocó e Rio Maranguapinho. Para tanto, conta com parcerias de grandes empresas como M. Dias Branco, C. Rolim e Unimed-Fortaleza. Participaram da reunião o secretário Adjunto, Fernando Bezerra, professor Gustavo Lima, da Unilab, Doris Day e Carlos Henrique, ambos da Coordenadoria de Biodiversidade.

Fonte: GOV/CE