Buscar

06 janeiro 2017

Garantia Safra – Mais de 167 mil agricultores que perderam a colheita recebem o benefício

agricultorrUm total de 167.639 agricultores de 112 municípios cearenses que aderiram ao programa estão recebendo o Garantia Safra 2015/2016. Os municípios de Milagres e Ocara entram na folha de janeiro de 2017. Dos 184 municípios, apenas quatro não aderem ao programa por não possuírem zona rural. São eles: Eusébio, Fortaleza, Guaramiranga e Jijoca de Jericoacoara.
Após a verificação dos índices pela Coordenação Nacional do Garantia Safra vinculada a Secretaria Especial da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (Sead), 29 municípios não cumpriram as exigências técnicas para receber o benefício.
De acordo com a Coordenação Nacional do Garantia Safra, os índices que atestam a perca de safra de 50% ou mais são os laudos aplicados por técnicos das prefeituras ou da Ematerce, dados do Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) e Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais e do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Fonte: O POVO

'Feliz e confiante', Raissa Santana vai às Filipinas disputar o Miss Universo

Raissa Santana foi eleita Miss Brasil em outubro passado (Foto: Danilo Borges/Casé Assessoria)

A Miss Brasil2016, Raissa Santana, de Umuarama, no noroeste do Paraná, viaja neste sábado (7) para as Filipinas onde vai disputar o concurso Miss Universo, no fim de janeiro. “Estou feliz e confiante, vou chegar lá e dar o meu melhor e a consequência virá, com fé em Deus”, declarou ao G1.
Raissa contou que se preparou muito bem para participar do concurso e pediu para que os fãs continuem na torcida, enviando as melhores energias.
“Um beijo para todos que torceram por mim e que eles continuem torcendo durante o Miss Universo também”, disse.
A candidata também pediu que as pessoas acompanhem o concurso, que será realizado em 29 de janeiro (fuso horário brasileiro) em Pasay, região metropolitana de Manila. “Gostaria de pedir para que todos os meus fãs usassem a hashtag #AgoraEuSouRaissa e que acompanhassem tudo bem de pertinho, mesmo que pelas redes sociais”.

Um dos modelos que a Miss Brasil 2016, Raissa Santana, vai usar no confinamento do Miss Universo (Foto: Reprodução/Facebook)

Torcida de mãe

A mãe de Raissa viaja para as Filipinas, com a sobrinha, para acompanhar o concurso. A empregada doméstica Rosineide Oliveira Santana, a Neide, está ansiosa pelo concurso.
Ela contou que diante da possibilidade de não viajar para as Filipinas, a filha ficou triste e pediu para que ela fosse. “Ela falou: você tem que estar lá, porque eu preciso de você lá comigo”, relatou.
Para Neide, a presença da mãe num momento como esse transmite segurança. “Ela sabe que tem alguém da família ali".
Diante de tantas conquistas da filha, Neide diz que espera a vitória no concurso internacional, mas ressalta que ela não é essencial. Independente do resultado, a mãe garante que a filha vai se esforçar ao máximo no concurso.
“Eu espero a vitória da minha filha mas, se por um acaso também não acontecer, minha filha já é uma vitoriosa. Só o fato de ela estar chegando no miss universo, pra mim é ótimo”, concluiu.

Raissa Santana embarca no sábado (7) para as Filipinas, onde disputa o Miss Universo 2016 (Foto: Danilo Borges/Casé Assessoria)

O Miss Universo

Concorrentes de cem países vão disputar o título de mulher mais linda do mundo, na 65ª edição do Miss Universo.
A preparação de Raissa começou em outubro, logo após ser eleita Miss Brasil 2016. Ela deu continuidade à alimentação regrada que já mantinha e intensificou muito a prática de exercícios.
A candidata viaja no sábado e entra em confinamento com as outras concorrentes a partir na próxima quinta-feira (12).
O traje típico que Raissa vai levar para o concurso é mantido em segredo e demorou 30 dias para ficar pronto. A Miss Brasil fez quatro provas do modelo, que vai buscar valorizar a beleza da candidata e evidenciar as riquezas naturais do país.

História de vida

Irmã mais velha de uma família com cinco filhos, jovem trabalhadora, negra e filha de uma empregada doméstica. Raissa nasceu na Bahia e quando ainda era criança mudou com a mãe e a família para o noroeste do Paraná. A menina cresceu, cuidava dos irmãos enquanto a mãe trabalhava, e depois começou a trabalhar para ajudar em casa. Aos 21 anos, foi escolhida a jovem mais bonita do país.
Antes de ser Miss Umuarama e Miss Paraná 2016, Raíssa participou do Miss Teen Umuarama em 2012, com 17 anos. Não ganhou o concurso, no entanto, foi a primeira princesa. Logo depois, foi a primeira princesa da ExpoUmuarama, em 2013. Uma carreira que no início deixou a mãe preocupada.
Raissa é a segunda negra a ser eleita Miss Brasil, a primeira foi a gaúcha Deise Nunes, em 1986. A Miss Brasil 2016 tem 1,75 metro, é estudante de marketing. Raissa acompanhou o anúncio final da disputa com Danielle Marion, Miss Rio Grande do Norte, a segunda colocada. Deise D’anne, Miss Maranhão, também negra, ficou em terceiro lugar.

Raíssa é a irmã mais velha de cinco irmãos (Foto: Roseneide Oliveira Santana/Arquivo Pessoal)

Fonte: G1

Vereador reeleito morre após ser atingido por descarga elétrica em MT

Livônio Paulo Brustolin (DEM) (Foto: Divulgação)O vereador Livônio Paulo Brustolin (DEM), de 52 anos, morreu nesta quinta-feira (5) ao sofrer um acidente na fazenda dele, em São José do Rio Claro, a 325 km de Cuiabá. Segundo informações da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Livônio estava em um maquinário que encostou em uma rede de alta-tensão. O vereador foi atingido por uma descarga e morreu.
Livônio era agropecuarista e diretor regional da Acrimat. De acordo com a associação, o vereador estava em um pulverizador, quando a barra do equipamento atingiu a rede de alta-tensão. Em nota, a Prefeitura de São José do Rio Claro lamentou a morte do vereador e decretou luto oficial de três dias.
Livônio nasceu na cidade de Dois Vizinhos, no Paraná, era casado e tinha três filhos. Vereador há 20 anos na cidade, Livônio foi reeleito nas últimas eleições e iria para o quinto mandato. Conforme a prefeitura, Brustolin tomou posse na Câmara Municipal de São José do Rio Claro no dia 1º de janeiro.
O velório do vereador ocorre em uma igreja da cidade e o enterro deve ser feito nesta sexta-feira (6), também no município.

Fonte: G1

URGENTE - Mais de 30 presos morrem na penitenciária de Roraima, diz Sejuc

Detentos foram levados para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, na zona Rural da cidade; unidade teve confronto entre facções no último domingo (16) (Foto: Marcelo Marques/G1 RR)Ao menos 33 presos morreram na madrugada desta sexta-feira (6) na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, a maior de Roraima, informou a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc).
De acordo com nota da secretaria, o Batalhão de Operações Especiais (Bope) e a Polícia Militar (PM) estão na unidade que fica na zona Rural de Boa Vista e é a maior do estado.
A pasta informou ainda que a situação está sob controle na unidade.

Veja a nota do governo na íntegra:

A Secretaria de Justiça e Cidadania informa que nesta madrugada (dia 6) foram registradas 33 mortes na Pamc (Penitenciária Agrícola de Monte Cristo).
Esclarece que a situação está sob controle e que o Bope (Batalhão de Operações Especiais) da PMRR (Polícia Militar) está nas alas do referido presídio.

Fonte: G1

Posse de Domingos Filho no TCM ocorre nesta sexta

dsc_1963Nesta sexta-feira, dia 6, acontece, às 9h, no Plenário do Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará, no Centro Administrativo Governador Virgílio Távora (Cambeba), Sessão Especial para a posse do presidente eleito para o biênio 2017/2018, conselheiro Domingos Filho.
Na ocasião, também serão empossados nos cargos de vice-presidente e de corregedor da referida corte, respectivamente, os conselheiros Manoel Veras e Pedro Ângelo.
O novo presidente do TCM foi empossado como conselheiro em 2014 e no ano seguinte assumiu a liderança do Instituto Escola Superior de Contas e Gestão Pública Waldemar Alcântara (Ieswa), unidade educacional do Tribunal. Acompanhou as viagens ao Interior promovidas pelo programa itinerante de capacitação, onde participou efetivamente da orientação e qualificação dos gestores públicos e da sociedade.

GESTÃO FRANCISCO AGUIAR

Francisco Aguiar, que deixa a Presidência do órgão, é conselheiro do TCM há 10 anos. Em 2009, assumiu o cargo de conselheiro corregedor e foi eleito presidente da casa para o biênio 2013/2014, sendo reeleito para 2015/2016.
As principais realizações de sua gestão foram a implantação do Observatório das Licitações, Portal de Licitações dos Municípios, Processo Eletrônico, Certidões Online, Prestação de Contas mensais via internet e o Núcleo de Educação a Distância. Os principais focos da sua gestão foram trazer inovações e modernidade ao órgão.

Fonte: TCM/CE

Homens são presos em Maracanaú despejando água potável de carro-pipa

Resultado de imagem para Carro PipaDois homens foram presos em flagrante por despejar água de carro-pipa em um córrego no complexo industrial de Maracanaú, Região Metropolitana de Fortaleza. A água teria sido coletada numa estação da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) para ser levada para o município de Canindé, a 120 quilômetros da Capital. A dupla foi presa na manhã da última terça-feira, 3, por dano ao patrimônio público e por obter vantagem ilícita em prejuízo alheio.
Segundo o delegado George Malaquias, titular d0 21º Distrito Policial, em Maracanaú, onde foi registrada a ocorrência, os homens permanecem presos e o caso deve ser encaminhado para a Polícia Federal. Foram autuados o motorista do caminhão, identificado como Paulo Tierdes Cavalcante de Oliveira, flagrado pelo patrulhamento da polícia militar enquanto executava o despejo, e o proprietário do veículo, Wanderson da Silva Costa, que compareceu à delegacia por chamamento policial.
“Inicialmente, o motorista (Paulo) disse que era água suja, de piscina, mas os policiais verificaram que era potável e ele teve que dizer a verdade: que estava despejando por ordem do proprietário do caminhão”, narrou o delegado ao O POVO Online. Wanderson, porém, negou aos policiais ter ordenado o despejo.
Depois disso, Paulo ainda quis negar a informação dita anteriormente aos policiais da patrulha, argumentando que estaria descarregando a água somente porque o caminhão havia dado uma pane e a solução que encontrou foi derramar. “Só que o caminhão veio trafegando normalmente”, revelou o delegado Malaquias. “Isso deixa nós, cearenses, indignados”, completou, contextualizando a ocorrência com os cinco anos de estiagem pelos quais passa o Ceará.
O caso será enviado para a Polícia Federal, segundo Malaquias, porque o proprietário informou ter cadastro no Exército Brasileiro para executar o serviço de transporte de água. Relatos que chegaram ao 21º DP também dão conta de que essa não foi a primeira vez em que um carro-pipa foi visto despejando água potável no complexo industrial de Maracanaú.

Mais informações em instantes.

Sindicância apura ilegalidade e decisão sobre suspensão do concurso de Quixadá sai em 30 dias

Resultado de imagem para Prefeitura de quixadá
Quixadá. Alvo de polêmicas, o concurso público deste Município do Sertão Central tem um novo capítulo: a homologação está suspensa para que seja feito um estudo pelo setor jurídico da prefeitura. A principal suspeita é que não tenha havido um levantamento para saber se as finanças da prefeitura da cidade, possam garantir a contratação e pagamento dos concursados.
A decisão foi tomada pelo prefeito Ilário Marques e confirmada na tarde desta quinta-feira ao Diário Sertão Central pela assessoria de imprensa do gestor. Ilário concedeu uma entrevista a uma emissora de rádio local na última quarta onde também teria falado no assunto.
A principal suspeita é que o valor que deverá ser gasto pela prefeitura para garantir o pagamento dos concursados efetivados, chegue a um total além do permitido, gerando um desequilíbrio financeiro.
Esta é uma das condições da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A Lei estipula que de todo o dinheiro gasto no município, o total gasto para garantir o pagamento de funcionários efetivos e contratados não deve passar de 54%. Em Quixadá, Ilário desconfia que para pagar os concursados, terá que usar um montante de dinheiro que ultrapassaria esse total permitido, o que poderia ocasionar problemas com a justiça.
Em nota a assessoria confirmou que Ilário Marques irá submeter o certame a uma análise técnica da Assessoria Jurídica. O parecer deve sair em dentro de 30 dias, confirmando se o concurso foi mesmo realizado dentro dos trâmites legais.
A homologação do concurso foi suspensa até que o parecer da sindicância saia. A partir dele é que Ilário deve decidir se anula ou dá aval para prosseguir com a contratação dos aprovados. Uma manifestação dos aprovados no certame deve acontecer no próximo dia 8 na Câmara de Vereadores de Quixadá. Os concursados estão preocupados com a situação.
Polêmica e novela
concurso público de Quixadá foi motivo de polêmica e as decisões em torno de sua realização ganhou ares de novela. O primeiro entrave foi no dia 27 de abril. A Juíza Titular Ana Cláudia Gomes atendeu a um pedido da Consulpam, empresa concorrente no processo de pregão licitatório, que alegou ter cobrado o valor de R$ R$ 102.400,00, considerado, segundo a empresa, “inexequível pela Administração Pública”. Em sua alegação, a Consulpam afirma que a empresa Serctam, vencedora da licitação, teria cobrado o valor R$ 600.000,00, e ainda assim, vencido a licitação.

Duas semanas depois, a empresa comunicou o cancelamento das provas que haviam sido marcadas para o dia 15 e 29 de maio último, uma das primeiras datas que havia sido divulgada. Dias depois, o Juiz substituto da 2ª Vara da Comarca de Quixadá, Adriano Ribeiro Furtado Barbosa, derrubou a liminar que suspendia o concurso. O juiz tirava férias da Juíza Titular quando tomou a decisão.
Na época, a tensão tomou de conta dos cerca de 15 mil inscritos. O concurso é um dos mais disputados e chegou a tem uma concorrência de 59 pessoas por vaga. Ao todo, serão 754 vagas oferecidas para 53 categorias profissionais. A vaga mais procurada entre os concorrentes foi a de enfermeiro plantonista. 297 profissionais aptos a assumir a função se inscreveram para disputar as cinco únicas vagas oferecidas, o que corresponde a uma concorrência de 59 pessoas disputando uma oportunidade.
A segunda maior concorrência foi para fisioterapeuta, tendo 165 inscritos para o preenchimento de três vagas, o que equivale a 55 pessoas disputando uma chance. Logo em seguida, vem o cargo de atendente. 15 vagas são ofertadas no concurso e 812 inscritos decidiram disputá-la, o que fez gerar uma concorrência de 54 pessoas por vaga. A concorrência geral pode ser consultada neste documento, emitido pela Serctram.
Fonte: DN

Delegado da PF de Alagoas é o novo secretário da Segurança do Ceará

O delegado da Polícia Federal em Alagoas André Costa assume o comando da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) após saída de Delci Teixeira. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 5, pelo governador Camilo Santana (PT).
O nome já havia sido antecipado pelo O POVO, nessa terça-feira, 3. Com perfil jovem e técnico, Costa acumula 15 anos de carreira na PF, tendo passagem pelos estados de Sergipe e Tocantins.
Também atuou por dois anos como escrivão da Polícia Civil cearense e foi agente de trânsito na Capital, aos 18 anos. O delegado falou sobre a nomeação em publicação em seu Instagram pessoal.
"Mais uma missão da qual tenho ciência da grande expectativa da sociedade cearense e também da responsabilidade da função. Conto com o apoio do Governo do Estado, dos integrantes da segurança pública, da sociedade, das Instituições parceiras nas esferas federal, estadual e municipal e da imprensa", escreveu.
Em comunicado no Facebook, Camilo destacou a carreira do delegado federal. "André tem 17 anos de experiência policial em vários setores e tem a missão de melhorar ainda mais o trabalho que vem sendo realizado nessa área nos últimos dois anos, quando conseguimos reverter a alta nos índices de mortes violentas no estado, após 17 anos", diz o texto.
O desafio agora, de acordo com o comunicado do governador, é "combater intensamente os crimes de assaltos e furtos, que criam uma sensação de insegurança na população, além do incessante combate ao tráfico de drogas e ao crime organizado''.

Prefeita de Boa Viagem decreta estado de emergência de 90 dias

Aline Vieira decreta estado de emergência em Boa Viagem (Foto: Divulgação)A prefeita de Boa Viagem, a 22 km de Fortaleza, Aline Vieira (PR) decretou estado de emergência de 90 dias no município do interior do Estado nesta quarta-feira, 4. Com apenas quatro dias de mandato, a nova gestora constatou que a cidade não tem disponibilidade de material e de recursos humanos para serviços básicos, como a coleta de lixo, gasolina para transporte de ambulâncias e de servidores de segurança e abastecimento de água.
O documento elenca os problemas enfrentados pela prefeita: “Serviços de saúde, abastecimento de água e coleta e tratamento do lixo; a necessidade premente de realização de manutenção dos reservatórios, antes do início da estação das chuvas, e dos chafarizes utilizados emergencialmente para garantir a oferta de água potável à população; também considera a necessidade inadiável de prover o Conselho Tutelar do combustível necessário aos deslocamentos dos conselheiros para atendimento as demandas recebidas; também considera todos os sistemas de informática utilizados pela administração que se encontram inoperantes”.
Com o estado de emergência, a gestora tem mais liberdade e rapidez para conseguir recursos e realizar obras necessárias, sem licitação.

O Blog Política tentou entrar em contato com Aline, através do telefone da Prefeitura de Boa Viagem, mas não foi atendido. Não há mais informações sobre a situação dos servidores da cidade, se estão com salários atrasados. Segundo informações de blogs locais de notícias, a prefeita atribui a situação ao período de transição sofrido pela Prefeitura, antes comandada por Fernando Assef (PSD).

Fonte: O POVO

Esposas de presos protestam e bloqueiam trânsito na BR-116

Um protesto realizado na tarde desta quinta-feira, 5, pelas esposas de detentos do Complexo de Itaitinga bloqueou o km 27 da BR-116. As manifestantes afirmam que os detentos estariam sem refeição. A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) informou que todas as refeições foram distribuídas nesta quinta, e os internos em deslocamento no horário da entrega das marmitas devem receber as refeições ao chegarem à unidade de destino.
Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi deslocada ao local para orientar o trânsito. Um engarrafamento de carros foi formado no local, por volta das 13h30min, mas o trânsito foi liberado após uma hora.
Para evitar conflitos dentro das unidades, na última terça-feira, 3, detentos foram transferidos entre penitenciárias da Região Metropolitana. A tensão ocorre após quebra do acordo de paz selado entre Comando Vermelho e Primeiro Comando da Capital.
No Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), no Amazonas, uma briga entre facções deixou 56 mortos.
O maior massacre da história do sistema prisional do Amazonas, no último domingo, 1º, estourou com uma briga entre integrantes da Família do Norte (FDN) e do Primeiro Comando da Capital (PCC). Ao todo, 56 presos foram mortos, decapitados, esquartejados e carbonizados por integrantes da Família do Norte (FDN), aliada do Comando Vermelho (CV).

Petrobras anuncia novo reajuste no preço do diesel

petrobraszeladaO Grupo Executivo de Mercado e Preços (GEMP) da Petrobras decidiu elevar o preço do diesel nas refinarias em 6,1%, em média. Os novos valores começam a ser aplicados a partir desta sexta-feira (6). O preço da gasolina nas refinarias ficou inalterado.
A decisão é explicada principalmente pelo efeito da continuada, embora mais discreta, elevação dos preços do petróleo nos mercados internacionais, pela valorização do real desde a última revisão de preços e por ajustes na competitividade da Petrobras no mercado interno de gasolina e diesel.
As revisões anunciadas nesta quinta-feira refletem também movimentos sazonais nas cotações globais dos derivados, com os preços do diesel respondendo a uma maior demanda em função de inverno no hemisfério norte.
A Petrobras reafirma sua política de revisão de preços pelos menos uma vez a cada 30 dias, o que lhe dá a flexibilidade necessária para lidar com variáveis com alta volatilidade.
Como a lei brasileira garante liberdade de preços no mercado de combustíveis e derivados, as revisões feitas pela Petrobras nas refinarias podem ou não se refletir no preço final ao consumidor. Isso dependerá de repasses feitos por outros integrantes da cadeia de combustíveis, especialmente distribuidoras e postos revendedores.
Se o ajuste feito nesta quinta for integralmente repassado e não houver alterações nas demais parcelas que compõem o preço ao consumidor final, o diesel pode subir 3,8% ou cerca de R$ 0,12 por litro em média.

Fonte: O POVO