Buscar

24 março 2017

Operário registra em vídeo descarga de raio em monólito durante dia chuvoso em Quixadá

Na tarde desta quinta-feira (23), enquanto registrava imagens de um canteiro de obras no campus da Universidade Federal do Ceará (UFC), nas proximidades do Açude Cedro,  em Quixadá, um operário flagrou o exato momento em que a descarga de um raio atmosférico atingiu um monólito. Quem presenciou o fenômeno natural ficou assustado.
Esse foi o segundo dia consecutivo com maior incidência de raios neste município do Centro do Estado este ano, e no mês de março. Foram 97 até as 21 horas, conforme dados do Sistema de Monitoramento de Descargas Atmosféricas da Enel, distribuidora energética no Ceará.

Nas 24 horas anteriores o Sistema de Monitoramento registrou 115. Em seguida vem o município de Quixeramobim, com 78 raios na quarta-feira e 46 nesta quinta. Em março já foram 3.424. A maior quantidade deles, 312, caiu em Sobral, seguida de Quixadá, com 291.
A pouco mais de uma semana uma dessas descargas elétricas naturais de alta intensidade atingiu o transformador da Faculdade Cisne e deixou o prédio às escuras. O raio causou apenas danos materiais. O momento também foi registrado, por outro internauta.
Fonte: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário