Buscar

16 novembro 2016

URGENTE - Anthony Garotinho é preso pela polícia federal na Zona Sul do Rio

Garotinho vota em Campos (Foto: Leonardo Berenger / Agência Berenger)O secretário de Governo de Campos e ex-governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho, foi preso na manhã desta quarta-feira (16), em seu apartamento no Flamengo, Zona Sul do Rio de Janeiro por agentes da Polícia Federal de Campos dos Goytacazes.
O mandado de prisão foi expedido pelo juiz Glaucenir Silva de Oliveira, da 100º Zona Eleitoral de Campos. Segundo informações da Polícia Federal o ex-governador do Rio de Janeiro foi preso em seu apartamento na Senador Vergueiro, no bairro do Flamengo.

FONTE: G1

Pai mata filho e comete suicídio após discussão sobre ocupações de escolas e universidades

Um engenheiro matou a tiros o filho estudante universitário, no setor Aeroporto, em Goiânia (GO), por volta das 17h30 desta terça-feira (16). Após o crime, ele cometeu suicídio. 
Segundo a Polícia Civil, Alexandre José da Silva Neto, 60, não aceitava a participação do lho Guilherme Silva Neto, 20, em protestos, como a ocupação da UFG (Universidade Federal de Goiás), onde o jovem cursava matemática. 
O estilo de se vestir do jovem, com roupas pretas e coturnos, também irritava o pai e era motivo de discussões em casa, de acordo com a polícia. A mãe do jovem, uma delegada aposentada, costumava tentar acalmar os ânimos em casa. 
Após uma discussão com o filho na tarde desta terça, o engenheiro saiu de casa para se acalmar. O universitário disse à mãe que havia desistido de participar da ocupação da universidade, mas que ia sair para o ver o movimento. O pai ligou para casa e a mulher disse que o filho havia saído. Minutos depois, ela ouviu o barulho de tiros na rua. A Polícia Civil suspeita que o engenheiro estava esperando o filho sair para cometer o crime.
Testemunhas disseram à polícia, que o estudante tentou correr para fugir do pai, que entrou no carro e dirigiu na contramão atrás do jovem. Na esquina da rua 25-A com a avenida República do Líbano, o homem parou o veículo e disparou mais tiros contra o filho. 
Após matar o filho, o homem se ajoelhou ao lado do corpo e deu um tiro na boca, de acordo com a polícia. O estudante morreu no local e o pai foi levado ao Hugo (Hospital de Urgências de Goiânia), onde morreu. 
Na mochila do estudante os policiais encontraram uma máscara, uma barra de ferro e uma machadinha. Com o pai, foi apreendida uma pistola 6.5 usada no crime e dois carregadores. O caso é investigado pela DIH (Delegacia de Investigações de Homicídios). 

Fonte: DN

Moradores e vereador denunciam desmonte em Aiuaba

O presidente da Câmara Municipal de Aiuaba, Bento Feitosa (PSD), afirma que ocorre desmonte administrativo na prefeitura na Cidade. Segundo ele, rival político do atual prefeito Airton Araújo (PMDB), há salários e obras atrasadas há pelo menos dois meses no município. O prefeito não respondeu às diversas tentativas de contato do O POVO.
“É uma verdadeira sucataria de obras paradas. Nós temos várias obras de sistemas de abastecimento de água que estão paradas, além de creches, ginásios, quadras esportivas e outras obras estruturantes que estão inacabadas”, declara Bento.
A moradora da zona rural Neusa Lima conta que o filho está sem ir a escola por falta de transporte escolar. O estudante mora a 18 quilômetros do colégio. “Nós estamos se organizando para irmos ao Ministério Público para denunciar essa situação de descaso. Nossos filhos estão sendo prejudicados porque estão deixando de cumprir o ano letivo”, diz.
Ela conta ainda que já havia queixas de falta de merenda escolar e má infraestrutura da escola em seu sítio Lagoa dos Vieiras.
O funcionário público municipal José Denildo afirma que há falta de pagamento de terceirizados, como motoristas escolares. Por isso, eles teriam paralisado os serviços. Denildo bateu fotos de obras paradas e veículos em más condições. Ele pede que haja investigação e visita do TCM para apurar as supostas irregularidades.
Também na oposição a Airton, o vereador Totonho Batista não confirmou a possibilidade de desmonte. “Fiquei sabendo apenas pela mídia. Procure o presidente da Câmara que ele está por dentro disso”, disse.
Neste ano, foi eleito Ramilson Moraes, do PSD, oposição ao prefeito. Ele derrotou o candidato Adalberto Feitosa, da situação. O prefeito Airton Araújo chegou a ser preso em 2014 por denúncia de corrupção em ações como fraude em licitações. Um revólver calibre 38 e R$ 7 mil em espécie foram encontrados na casa dele. O prefeito não soube explicar a origem do dinheiro.
Na época, a vice Germana Rafaela Araújo assumiu a gestão temporariamente.
De acordo com o Ministério Público, os desmontes se configuram quando os pagamentos deixam de ser feitos propositalmente pela administração, mesmo que haja dinheiro em caixa.
No Ceará, 23 prefeituras já foram denunciadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios por indícios de desmonte e agora estão sendo investigadas pelo Ministério Público. Entre elas Canindé, Itapiúna, Limoeiro do Norte, Paramoti, Quixadá e Redenção. Ainda não se sabe quantos desses casos serão considerados criminosos depois da conclusão das investigações. (Colaborou Amaury Alencar)
NÚMEROS
23
prefeituras
no Ceará apresentam indícios de desmonte, segundo o TCM.
Fonte: O POVO

Brasil vence o Peru e fica perto da Copa

A Seleção Brasileira de Tite precisou de apenas dois meses ou seis jogos para trocar a dúvida da vaga na Copa do Mundo da Rússia pela classificação praticamente assegurada. Em um duelo equilibrado contra o Peru, o Brasil não teve Neymar em noite inspirada, mas contou com atuações decisivas de Philippe Coutinho e principalmente Gabriel Jesus para vencer por 2 a 0. O atacante do Palmeiras abriu o placar e Renato Augusto deu números finais ao jogo desta quarta-feira, válido pela 12ª rodada das Eliminatórias.
Com o resultado, a Seleção se manteve na liderança, chegou aos 27 pontos e abriu quatro de distância para o Uruguai e nove para a Colômbia, a sexta colocada. Já o Peru, que vinha em ascenção, está em oitavo com 14 pontos. Na próxima rodada, que acontece em março do ano que vem, o Brasil visita o Uruguai, enquanto os peruanos jogam com a Venezuela também fora de casa.
O JOGO
Pela primeira vez desde que Tite assumiu, o Brasil sofreu uma pressão real e imediata. A Seleção foi sufocada pela euforia peruana nos primeiros dez minutos. Com velocidade e toques rápidos, os donos da casa chegaram duas vezes com perigo. Na primeira, Cuevas reclamou de puxão (o lance foi duvidoso). Na segunda, Carrillo acertou a trave direita de Alisson.
Mesmo com o cenário desfavorável, a Seleção soube superar o momento adverso. Com troca de passes objetivas, sobretudo de Gabriel Jesus e Neymar, a equipe brasileira também assustou em chute de Paulinho e na cabeçada de Fernandinho após escanteio. A troca de posicionamento de Philipe Coutinho e Renato Augusto também facilitou a produção ofensiva.
No geral, os primeiros 45 minutos foram elétricos. As duas equipes fizeram um jogo franco e de boas possibilidades para ambos os lados, onde o toque final acabou sendo determinante para a primeira metade do duelo em Lima ter terminado sem gols e um destaque individual que se sobressaísse.
No início da etapa final o Peru dava impressão que repetiria a tática inicial. Mas desta vez não surtiu efeito. A Seleção soube neutralizar de maneira mais rápida o ímpeto dos donos da casa. Foi aí que um jogador em especial resolveu ser o ponto fundamental parta a quebra de equilíbrio no duelo: Philippe Coutinho.
O meia do Liverpool começou a encaixar jogadas de efeito e desnortear a marcação peruana. Em uma jogada ofensiva, ele brigou pela bola e contou com a sorte. O passe bateu em um jogador peruano e sobrou limpa para Gabriel Jesus, que com frieza de atacante abriu o placar.
A vantagem fez a Seleção ficar perigosa nos contra-ataque. O desenho da partida e da própria tabela obrigou Ricardo Gareca a arriscar. Tirou Carrillo e colocou Ruidiaz. O Peru voltou a se lançar ao ataque e criar perigo. Quase empatou com Nilson Loyola. Mas a sorte da equipe brasileira estava em dia.
Não só ela, como a eficiência. Para acabar com qualquer chance de zebra, Gabriel Jesus fez grande jogada e rolou para Renato Augusto bater cruzado e ampliar. Com a vitória praticamente assegurada, Willian e Douglas Costa tiveram alguns minutos para mostrarem serviço. No fim, Paulinho quase deixou o seu. Segundo os cálculos de Tite, o Brasil precisaria de 28 pontos para garantir seu lugar na Copa da Rússia. Com 18 pontos seguidos e 27 na tabela, o objetivo fica por apenas um empate. O Mundial é logo alí!
FICHA TÉCNICA
PERU 0 X 2 BRASIL

Local: Estádio Nacional, Lima (PER)
Data-hora: 16/11/2016, à 0h15 (de Brasília)
Árbitro: Wilmar Roldán (COL)
Auxiliares: Cristian de la Cruz (COL) e John Alexander León (COL)
Cartões amarelos: Nilson Loyola e Cueva (PER); Renato Augusto (BRA)
Gols: Gabriel Jesus - 12'/2ºT (0-1) e Renato Augusto - 33'/2ºT (0-2)

PERU: Gallese, Corzo (Advíncula - 32'/2ºT), Christian Ramos, Alberto Rodríguez e Nilson Loyola; Yotún, Pedro Aquino, Carrillo (Ruidiaz - 16'/2ºT), Andy Polo (Sánchez - 29'/2ºT) e Cueva; Guerrero - Técnico: Ricardo Gareca
BRASIL: Alisson, Daniel Alves, Marquinhos, Miranda e Filipe Luís; Fernandinho, Paulinho e Renato Augusto; Philipe Coutinho (Douglas Costa - 40'/2ºT), Neymar e Gabriel Jesus (Willian - 36'/2ºT) - Técnico: Tite
Fonte: O POVO