Buscar

07 novembro 2016

Camilo Santana recebe em reunião Wesley Safadão no Palácio da Abolição; entenda o encontro

Wesley01
O forrozeiro Wesley Safadão esteve em reunião com o governador Camilo Santana, na tarde desta segunda-feira (7), no Palácio da Abolição. Na pauta do encontro, com o chefe do executivo estadual, o Jogo da Amizade, realizado anualmente pelo cantor.
No perfil oficial do governador, Camilo falou sobre a visita. “Fui convidado para participar  do Jogo da Amizade, evento beneficente organizado pelo artista e que será realizado em 14 de dezembro, na Arena Castelão. A partida arrecada leite em pó para crianças carentes de entidades do Ceará. Agradeço ao Wesley Safadão pelo convite.
WS03
No ano passo, o cantor Wesley Safadão e o jogador cearense Osvaldo (Fluminense FC) realizaram o evento na Arena Castelão. A disputa entre os amigos do Safadão e os amigos do Osvaldo contou com a participação dos humoristas Tirulipa e Tiririca, do jogador da seleção brasileira de futsal Falcão, do jogador de futebol Hulk, do cantor Léo Santana entre outros artistas.
Fonte: DN

TCM entrega mais seis relatórios sobre desmonte

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) entrega hoje ao Ministério Público do Estado o resultado de fiscalização em seis prefeituras suspeitas de irregularidades administrativas. Em descumprimento à Lei de Responsabilidade Fiscal, alguns gestores que perdem as eleições cancelam serviços, endividam prefeituras e até atrasam pagamentos de servidores. O objetivo é atrapalhar na transição de mandato. A prática é comum como forma de retaliação política. Neste ano, o número de denúncias chegou a 49 em 33 municípios. A expectativa é de que a fase de relatórios do TCM esteja concluída em algumas semanas. Caso o MP comprove irregularidades processos administrativos e penais poderão ser abertos conta os gestores.
Cinco relatórios já foram entregues, referentes a Caririaçu, Granjeiro, Juazeiro do Norte, Mauriti e Milagres. Hoje serão abordadas as fiscalizações em Canindé, Itapiúna, Limoeiro do Norte, Paramoti, Quixadá e Redenção. O presidente do TCM, Francisco Aguiar, diz que o número de municípios investigados pode aumentar se surgirem novos fatos suspeitos. Ele informou ainda que 21 técnicos fazem visitas e relatórios semanais no período.
Segundo Aguiar, “a partir da conclusão do relatório, o TCM encaminha-o ao relator, a quem caberá determinar se é o caso de nota de improbidade, devolução de recurso ou desaprovação de contas”.
O presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Expedito José, lembra que nem todas as denúncias de desmonte se concretizam como verdadeiras irregularidades e sequer viram ações administrativas. “Se for comprovada a irregularidade, os gestores terão de responder por isso, mas também terão direito à ampla defesa. A Aprece lamenta esse tipo de conduta, por mais que a gente oriente os prefeitos e tente evitar que isso ocorra”, afirma Expedito, que é prefeito de Piquet Carneiro.

O presidente da Aprece lembra ainda que os cortes na verba para os municípios contribuiu para que gestores tivessem dificuldades de manejo de contas. “Houve muitos cortes. Isso prejudica a aplicação dos recursos públicos. Muitos prefeitos que não conseguem cumprir com exatidão o que foi programado”, justifica.
Serviço
Entrega de relatórios antidesmonte
Quando: hoje (7/11), às 9h30min
Onde: Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ), localizada na Rua Assunção, 1.100 - bairro José Bonifácio 

Fonte: O POVO

Cagece oferece 105 vagas para cursos profissionalizantes

Resultado de imagem para CageceA Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) está com 105 vagas abertas para cursos profissionalizantes no mês de dezembro. As oportunidades são distribuídas em três áreas: Auxiliar administrativo (40 vagas), Pintura Industrial (35 vagas) e Bombeiro hidráulico (30 vagas). 

Para participar, os candidatos terão até o dia 25 de novembro para retirar a carta de encaminhamento em uma das unidades do Sistema Nacional de Emprego (Sine). A carta de encaminhamento para os cursos gratuitos ofertados pela instituição podem ser retiradas a partir desta quinta-feira, 3. 

Os interessados deverão comparecer no dia 28 de novembro, às 8h, na sede da Cagece para realizar a matrícula no curso desejado. O atendimento acontece por ordem de chegada. Para se matricular, é necessário ter idade mínima de 16 anos, apresentar as seguintes documentações: carta de encaminhamento, certificado de conclusão do ensino fundamental, identidade, CPF e comprovante de residência.

Em relação aos candidatos que já realizaram curso na Cagece e querem uma nova oportunidade de capacitação, é preciso apresentar o certificado de participação em curso realizado anteriormente pela companhia.

Os cursos integram as ações de responsabilidade e interação social da iinstituição. As aulas de auxiliar administrativo acontecerão na sede da Cagece e as de bombeiro hidráulico e pintura industrial irão ocorrer na unidade da companhia no bairro Pici.

Serviço:

Curso: Bombeiro Hidráulico (30 vagas)
Período: 03, 04 e 10 de dezembro
Horário: Sábado e domingo, de 08h às 17h

Curso: Auxiliar administrativo (40 vagas)
Período: 05 a 14 de dezembro
Horário: Segunda a sexta-feira, de 17h30min às 21h30min

Curso: Pintura industrial (35 vagas)
Período: 05 a 11 de dezembro
Horário: Segunda a sexta-feira, de 17h às 20h15min. Aos sábados e domingos, de 08h às 17h

Confira os endereços dos Sines abaixo:

Aldeota
Av Santos Dumont, 5015 - Aldeota
Tel: 3101.1660

Barra do Ceará
Av Francisco Sá, 6485 - Barra do Ceará
Tel: 3101.2743

Centro
Rua Assunção, 699 - Centro
Tel: 3101.2775

Messejana
Rua Doutor Pergentino Maia, 813, A - Messejana
Tel: 3101.2138

Parangaba
Av João Pessoa, 623 - Parangaba
Tel: 3101.3035

Após suposto vazamento, MPF no Ceará solicita anulamento da redação do Enem

O procurador Oscar Costa Filho, do Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE) protocolou nesta segunda-feira, 7, ação na Justiça Federal pedindo a nulidade da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicada no último domingo, 6. O órgão alega que o vazamento do tema da avaliação viola o tratamento isonômico aos candidatos.
Oscar foi autor de outra ação solicitando o cancelamento do Enem, mas o pedido foi rejeitado pela Justiça Federal na véspera do exame. Desta vez, o procurador diz que o anulamento da prova tem base em operação da Polícia Federal que resultou na prisão de quadrilha.
Segundo ele, um dos presos entrou no local da prova com rascunho da redação dentro do bolso e com ponto eletrônico. O tema ''Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil'' também apareceu em publicação do Ministério da Educação (MEC) divulgada em 2015 para desmentir uma prova falsa às vésperas do Enem daquele ano.
Na nova ação contra o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Costa Filho pede ainda a concessão de liminar para suspender os efeitos da validade jurídica da prova de redação até o julgamento do mérito.
De acordo com ele, a medida serve para ‘’evitar transtornos aos estudantes com divulgação de um resultado que posteriormente poderia ser alterado com o julgamento da ação’’.

Meu sonho é ser advogada', diz Maria de 66 anos que fará Enem pela 1ª vez

Idosa, Enem 2016 (Foto: Hosana Morais/G1)
Aposentada e com 66 anos, Maria Helena Gonçalves da Silva fará pela primeira vez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Porto Velho, embora ainda esteja cursando o primeiro ano do Ensino Médio, ela deseja ingressar na faculdade de Direito e realizar seu sonho de ser advogada. Após voltar a estudar em 2014 através do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), Maria traça seu caminho para entrar na faculdade. Para ir bem nos dois dias de prova do Enem, ela diz estudar até seis horas por dia, principalmente redação e matemática, disciplinas em que mais sente dificuldade.
Já em português, Maria afirma que se dá muito bem. Com apoio dos filhos e dos netos, ela sai de casa por volta das 18h para chegar mais cedo na aula. 
"Eu chego cedo à escola, eu estudo com um genro e um neto. Tudo que eu preciso eu tenho apoio, quando eu não sei alguma disciplina eu peço ajuda, minha filha me ajuda, meus netos ou ainda amigos mesmo, ajudam. Às vezes eu começo a estudar às 4h da manhã e vou até 10h ou 12h, depende muito da hora que eu acordo", disse Maria.
Idosa, Enem 2016 (Foto: Hosana Morais/G1)Maria pretende treinar no Enem de 2016 para ir bem nos próximos anos e ingressar na faculdade. "Eu quero fazer Direito, pois é meu sonho desde criança. Eu pedi para um dos meus filhos fazerem essa faculdade, mas nenhum deles seguiu esse caminho. Por isso, agora eu vou realizá-lo. Sei que quando eu entrar na faculdade posso estar com 68 anos, não sei se eu me formo, mas que eu vou cursar e realizar meu sonho, eu vou", afirma Maria.
Antes de voltar a estudar, Maria já gostava de ler livros de diferentes disciplinas. "Eu sempre gostei de estudar e de ler, mas só há dois anos atrás consigo vaoltar à sala de aula e agora já estou no ensino médio", completa.
Logo que voltou a estudar, por conta de um acidente, quase desistiu de novo, mas ela pensou duas vezes antes de parar de novo. "Eu estava travessando a faixa de pedestres quando fui atropelada. Caí e quebrei a mão, fui levada ao hospital e passei por uma cirurgia. Quando estava internada eu pedi para que meus filhos levassem meus livros, pois assim continuaria estudando. Uns dias depois eu recebi alta e começava a semana de prova, embora eu estivesse de atestado eu ia do mesmo jeito para aula sentindo dor. Nunca desisti de seguir estudando", disse.
Para não perder a hora, Maria pretende chegar ao local da prova às 9h30, horário de Rondônia. "Eu sei que aqui os portões abrem depois, mas eu quero chegar cedo, pois imprevistos acontecem e eu não quero perder essa oportunidade, no feriado do dia 2 deste mês fui até a escola onde farei a prova já para saber onde fica e não errar. Estou super ansiosa", finalizou Maria.

Fonte: G1

Enem: candidato é preso em flagrante com escutas em Fortaleza

Um candidato que fazia as provas do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Fortaleza (CE) foi preso em flagrante pelo uso de escutas. A prisão foi feita por policiais federais em uma universidade do centro da capital cearense.
Segundo a Polícia Federal, o candidato tinha equipamentos eletrônicos presos ao corpo com pontos de escuta nos ouvidos. Em depoimento dado na sede da superintendência do órgão em Fortaleza, o candidato se identificou como secretário da saúde de um município do Ceará. Ele poderá responder na Justiça Federal pelos crimes contra a fé pública, o patrimônio e a paz pública.
As investigações que culminaram na prisão do candidato fazem parte da operação Embuste, deflagrada hoje para desarticular organização criminosa que pretendia fraudar o Enem 2016.  A PF  deflagrou duas operações para reprimir fraudes no exame: a Operação Jogo Limpo, nos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Paraíba, Tocantins, Amapá e Pará e a Operação Embuste, em Minas Gerais. A investigação foi feita com o auxílio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e do Ministério Público Federal.
Fonte: Ceará Agora