Buscar

17 outubro 2016

Com horário de verão, portões do Enem 2016 fecharão mais cedo no Ceará

Neste domingo (16), dez estados brasileiros entraram em horário de verão e, por isso, o fechamento dos portões da prova do ENEM, que ocorre nos dias 5 e 6 de novembro, será mais cedo nos demais estados. 
Os horários indicados no edital do Exame se referem ao oficial de Brasília. A indicação é de que os portões vão fechar às 13h, com início das provas às 13h30. 
Como parte do Brasil aderiu ao horário de verão, o país tem estados em quatro fusos horários diferentes. 
Veja abaixo a lista de estados com modificação de acordo com o horário de verão: 
13h (horário local)

Distrito Federal
Espírito Santo
Goiás Minas Gerais
Paraná
Rio de Janeiro
Rio Grande do Sul
Santa Catarina
São Paulo

12h (horário local) 

 Alagoas
Amapá
Bahia
Ceará
Maranhão
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul

Fonte: DN

Prefeita eleita em Aratuba envia representante especial a Brasília em busca de recursos

Em nome da nova Prefeita Eleita (TIRICA), Júlio César Lima Batista garantiu articulações que vão incluir Aratuba entre os municípios que podem ser beneficiados com emendas parlamentares em 2017.
Na tarde desta segunda-feira (17/10), o Ex-Prefeito Júlio César Lima Batista informou através da rede social Facebook que estava em Brasília como enviado especial da Prefeita Eleita, MARIA AUXILIADORA LIMA BATISTA.  Sua missão em Brasília é encaminhar emendas ao Orçamento da União para 2017, para Saúde, Abastecimento D’água, Educação e outras áreas.
Júlio César estava na companhia da Deputada Fernanda Pessoa e despachou com o ex-Deputado Federal Leo Alcântara, que ocupa a Sub-Secretaria de Assuntos Administrativos do Ministério da Saúde e se dispôs a ajudar Aratuba no que for preciso. 

Segundo informou Júlio César, o Deputado Federal Vítor Valim, vai colocar recursos para as áreas sociais, para que a prefeita eleita Tirica, a partir de 01/01/2017, possa melhorar a vida do povo, que nela depositou tanta esperança, lhe dando uma expressiva votação, com maioria de 2.261 votos.

Com informações Aratuba Online

Incêndio de grandes proporções atinge Serra de Baturité há mais de 24h

Um incêndio de grandes proporções atinge a Serra de Baturité, localizada a 108 km de Fortaleza, há mais de 24h. O Corpo de Bombeiros de Guaramiranga, segundo o coronel Johnson, foi acionado devido à ocorrência por volta das 12h de sábado (15). Desde então, os bombeiros atuam para conter o fogo, que apesar de ter sido reduzido, ainda se propaga na vegetação.
O coronel Johnson não soube precisar qual a extensão do incêndio, mas garante ser de grandes proporções. 
“Apagamos alguns focos, mas outros permanecem. Ainda estamos trabalhando agora a noite no meio da Serra para resolver a situação”, ressaltou. 
O bombeiro disse ainda que o fogo ocorre atrás do Mosteiro dos Jesuítas, na localidade.

Fonte: DN

Agricultores de Canindé e Aratuba não receberão seguro safra deste mês de Outubro.

Resultado de imagem para garantia safranoticia repetida, mais infelizmente não é, mais uma vez agricultores das cidades de Canindé, Aratuba, Mulungu, Tejuçuoca, Paramoti, General Sampaio dentre outros ficarão de fora do pagamento da 1ª parcela do Garantia Safra.
Os motivos pelos os quais esses municípios ficaram fora mais uma vez ainda não foram divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Segue Portaria que autoriza o pagamento para 25 municípios neste mês de outubro.

CASA CIVIL
SECRETARIA ESPECIAL DE AGRICULTURA
FAMILIAR E DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO
PORTARIA No - 64, DE 14 DE OUTUBRO DE 2016
O SECRETÁRIO SUBSTITUTO DA SECRETARIA DA
AGRICULTURA FAMILIAR, no uso de suas atribuições, de acordo com o disposto na lei 10.420, de 10 de abril de 2002 e no Decreto 4.962, de 22 de janeiro de 2004, e considerando que os pagamentos de benefícios seguem às condições vigentes na data de adesão do agricultor, conforme o artigo 9º do Decreto 4.962/2004, de 22 de
janeiro de 2004, resolve:
Art. 1º Autorizar o pagamento dos benefícios relativos à
safra 2015/2016 aos agricultores (as) que aderiram ao Garantia-Safra no município constante no anexo.
Art. 2º Os pagamentos serão realizados a partir do mês de outubro de 2016, nas mesmas datas definidas pelo calendário de pagamentos de benefícios sociais da Caixa Econômica Federal.
Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
Abaiara
Acaraú
Arneiroz
Aurora
Bela Cruz
Caridade
Catunda
Cedro
Granjeiro
Independência
Ipaumirim
Ipu
Itatira
Jaguaretama
Lavras da Mangabeira
Madalena
Orós
Pacujá
Pires Ferreira
Potengi
Potiretama
Quixadá
Santa Quitéria
Umari
Várzea Alegre

Com Infomações: 
Wellington Lima

Soldado da PMCE mata universitária no Piauí

Um soldado da Polícia Militar do Ceará foi preso em ¡agrante, acusado de matar uma estudante de Direito, durante uma confusão na churrascaria da família da vítima, na Cidade de Valença, no Estado do Piauí, no último sábado (15). De acordo com informações da Delegacia Regional de Valença, o militar teria se envolvido em uma confusão na entrada do estabelecimento, sacou a arma e efetuou dois tiros. Um deles atingiu a cabeça da jovem. 
Conforme a Polícia Civil piauiense, Suellen Marinheiro Lula, 21, vendia os ingressos da festa, quando o soldado Rafael do Nascimento de Oliveira Rosa chegou ao local acompanhado de alguns amigos. Ele teria se negado a pagar R$ 5 para entrar no evento e apresentou uma carteira funcional. 
O irmão de Suellen Lula tentou intervir e houve uma discussão. O policial sacou a pistola, calibre 380 que portava e disparou. A jovem, que faria 22 anos neste mês, foi atingida na cabeça. Ela chegou a ser socorrida e encaminhada ao Hospital Regional Eustáquio Portela, mas segundo a Polícia, já chegou à unidade de saúde morta.
Rafael Rosa foi detido por pessoas que estavam na festa. Houve uma tentativa de linchamento, mas a Força Tática da PM de Valença chegou ao local e encaminhou o suspeito à Delegacia Regional para ser ouvido. 
Em depoimento, o militar disse que mora em Pimenteiras, no Piauí, mas trabalha em Tauá. Ele é destacado na 1ª Cia do 13º Batalhão da Polícia Militar do Ceará. A arma utilizada no crime não foi encontrada. 
O corpo da estudante foi levado ao Instituto de Medicina Legal (IML) de Teresina para ser necropsiado, mas já foi entregue à família para o sepultamento. Segundo informações da equipe da Delegacia de Valença, o policial foi transferido, na manhã deste domingo (16), para o Presídio Militar de Teresina, em cumprimento a ordem judicial.  
O coronel Lauro Carlos de Araújo Prado, secretário adjunto da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) disse que a Pasta lamenta o ocorrido e que o policial agiu de forma "totalmente descabida". "Ele foi dar o que chamamos de 'carteirada'. Se não tivesse atirado, já estaria errado por isso. Os disparos foram totalmente desproporcionais, descabidos. Ele vai responder na Justiça e também a um Procedimento Disciplinar dentro da Corporação. Deve ser recambiado para cá nos próximos dias, por que é PM do Ceará".
Suellen Rosa era estudante do sexto semestre de Direito. Ela estudava em uma universidade particular, na Cidade de Picos, também no Piauí. 

Fonte: DN 

Como se Prevenir do Câncer de Mama

Resultado de imagem para câncer de mamaA prevenção do câncer de mama pode ser dividida em três partes:

Prevenção primária - Tudo aquilo que pode ser feito para evitar a ocorrência do câncer.
Prevenção secundária - Diagnóstico precoce e prevenção da recidiva.
Prevenção terciária - Medidas para minimizar o impacto da doença já estabelecida, na qualidade de vida das pessoas.

Prevenção Primária

O câncer de mama é em parte decorrente de uma série de fatores de risco:

Idade avançada.
Predisposição genética hereditária.
Histórico familiar.
Menarca precoce.
Menopausa tardia.
Radioterapia prévia na região do tórax.
Mamas densas.
Obesidade.
Sedentarismo.
Alcoolismo.
Tabagismo.
Terapia de reposição hormonal (após a menopausa).

Dentre estes, constam fatores que podem ser considerados fatores modificáveis e outros não modificáveis (idade, histórico familiar, mamas densas).

Dentre os fatores modificáveis, você pode ajudar a prevenir o câncer mantendo um peso saudável, uma dieta balanceada, fazendo atividade física, não fumando, não ingerindo bebidas alcoólicas em excesso.

Além disso, para mulheres na menopausa, é aconselhável não fazer reposição hormonal, ou fazê-lo sob orientação estrita de um médico.

Havendo fatores não modificáveis, o que pode e deve ser feito é uma investigação (no caso de haver história familiar de câncer de mama ou ovário), para identificar a possível presença de uma predisposição genética hereditária, e com base nesta avaliação, poder tomar decisões sobre intervenções redutoras de risco, discutidas abaixo.

Esta avaliação e a decisão de fazer testes genéticos, somente devem ocorrer após uma orientação adequada, geralmente feita por um oncogeneticista.

Embora seja difícil quantificar a diminuição do risco de câncer de mama especificamente promovida por uma intervenção como, por exemplo, perda de peso, vale ressaltar que todas as intervenções em fatores modificáveis trazem também benefícios para a saúde em outras esferas, não apenas no câncer de mama.

Além destas medidas de intervenção em fatores de risco, existe a intervenção medicamentosa redutora do risco. Nesta estratégia, mulheres com um risco calculado maior que o da população geral, podem tomar tamoxifeno ou raloxifeno por 5 anos, sendo que estas medicações reduzem de maneira significativa o risco de se desenvolver câncer de mama, e esta redução perdura por vários anos, mesmo após o término dos 5 anos de tratamento com a medicação.

Lamentavelmente, esta prevenção medicamentosa ocorre às custas de efeitos colaterais,  como ondas de calor, sudorese exacerbada e retenção de líquido e que não são bem toleradas pelas mulheres em tratamento. 

Pacientes com predisposição genética (hereditária) ao câncer de mama

Há alguns aspectos na história pessoal e familiar de pacientes que nos fazem pensar na possibilidade de uma predisposição genética. São estes fatores:

Câncer de mama diagnosticado antes dos 50 anos em parentes de primeiro ou segundo grau.
História de parentes com câncer de mama ou de ovário.
Familiar com câncer de mama em ambas as mamas; ascendência judia Aschkenazi.
Parente homem com câncer de mama.

Embora haja diversas mutações genéticas hereditárias que podem predispor ao desenvolvimento de câncer de mama, aquelas mais frequentemente associadas ao câncer de mama (e de ovário) são as mutações nos genes denominados BRCA1 e BRCA2. Apenas 10% dos casos de câncer de mama diagnosticados são consequência destas mutações, mas para uma pessoa que tenha uma destas mutações, o risco de desenvolver câncer de mama (ou ovário) ao longo da vida é de mais de 50%.

Assim, quando se sabe que uma mulher é portadora de uma destas mutações, é necessária uma discussão aberta sobre medidas de prevenção, que podem ir desde um seguimento mais frequente e com exames mais sofisticados, como ressonância magnética das mamas, passando por medicações como tamoxifeno, até cirurgias redutoras de risco, como mastectomia profilática ou retirada profilática dos ovários.

Prevenção Secundária

Unilab oferta 805 vagas em especializações

destaque deaadA Unilab lançou, nesta segunda-feira (10), edital com 805 vagas para quatro especializações na modalidade a distância: Gestão Pública Municipal (21), Gestão Pública (64), Saúde da Família (360) e e Gestão de Recursos Hídricos, Ambientais e Energéticos (360), na modalidade a distância.
As inscrições ocorrem no polo para o qual o candidato está pleiteando a vaga, de 14 a 31 de outubro. A taxa é de R$150 e as aulas começam em dezembro deste ano. Há reserva de vagas para servidores da Unilab, servidores públicos em geral, candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas e professores da educação básica, a depender do curso.
A seleção ocorre em duas etapas: avaliação acadêmica e experiência profissional. O candidato deve ter formação superior ou graduação em curso reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).
Os cursos têm prazo máximo de doze meses para conclusão das disciplinas e de três meses para a elaboração e defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), totalizando quinze meses.
Fonte: UNILAB

Ceará sofre gol nos acréscimos, perde para o Náutico e se complica na luta pelo acesso


Em jogo dramático e emocionante, o Ceará deixou escapar um pontinho na tabela no detalhe. Quando tudo se encaminhava para um empate sem gols numa partida marcada pelo equilíbrio, o Alvinegro acabou sofrendo um gol nos acréscimos, aos 48 do 2º tempo, que determinou a derrota por 1x0 para o Náutico na noite deste sábado, na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata.

Com o resultado, o Alvinegro termina a 31ª da Série B do Campeonato Brasileiro com 44 pontos e ocupa a 10ª colocação. A distância do Vovô para o G4 saltou para 7 pontos. Já o Náutico, com o resultado, se mantém no Grupo do Acesso, na 3ª colocação.  

No 1º tempo, Ceará e Náutico fizeram um jogo de muita intensidade e forte marcação. Ainda assim, as duas equipes conseguiram sair bem para o jogo, criando boas oportunidades. O time da casa chegava em jogadas velozes pelos lados do campo. Já o Vovô assustava em chutes de fora da área.

Na etapa final, o equilíbrio e as estratégias das duas equipes permaneceram inalterados. Sérgio Soares mexeu na equipe, mas as entradas de Ciel, Rafael Costa e Felipe Menezes pouco mudaram a ofensividade e criatividade da equipe. No final do jogo, o Ceará foi castigado com um gol nos acréscimos da partida. 

Em cobrança de falta pela esquerda, Igor Rabello testou firme de cabeça no canto e abriu o placar para o Náutico. Era tarde para reagir e o time pernambucano confirmou a vitória.


Fonte: O POVO

Dom José Antonio: um bispo de ação e pouco barulho

Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques procura seguir o que aprendeu com o papa Francisco três anos atrás quando o Pontífice veio ao Brasil: a Igreja não precisa de bispos personalidades. Afinal, não é com barulho que as plantas crescem, metaforiza o arcebispo, que está completando 25 anos de sua ordenação episcopal, 17 deles como arcebispo em Fortaleza. Dom José prefere desenvolver o pastoreio pelas comunidades, promovendo a evangelização pelas paróquias.
Nesta entrevista, ele conta sobre a mediação na greve da polícia cearense no fim do ano de 2011 e a frase que acredita ter mudado o rumo das negociações. Descreve os quatro papas que atravessaram sua vida religiosa, desde a época de padre, e fala sobre a cassação do mandato da ex-presidente Dilma. Também comenta o processo de reabilitação de Padre Cícero. Aos 68 anos, o arcebispo revela: gosta de cozinhar e foi ele quem plantou quase todas as árvores do quintal da casa onde mora. E usa o WhatsApp para se comunicar com os outros bispos mundo afora.
O POVO - Dos 25 anos de sua ordenação episcopal, o senhor está há quase 17 aqui. Que avaliação faz do que é ser Igreja em Fortaleza?

MP Eleitoral ingressa com ação contra prefeito de Itapipoca por demissões irregulares

O promotor de Justiça eleitoral Claudio Feitosa Frota ingressou nesta sexta (14/10) com uma representação contra o atual prefeito de Itapipoca, Dagmauro Sousa Moreira, por demitir funcionários em período vedado pela legislação. O representante do Ministério Público Eleitoral já havia emitido uma recomendação no dia 7 de outubro orientando a Prefeitura a não demitir servidores ou a readmiti-los caso a irregularidade já houvesse ocorrido.
O MP Eleitoral requereu à Justiça, em caráter de urgência, a concessão de tutela antecipada para tornar sem efeito as demissões realizadas durante o período vedado, a fim de evitar dano irreparável ou de difícil reparação. E, em caso de descumprimento da ordem limitar, que seja aplicada multa equivalente a dez salários mínimos por dia de atraso para cada servidor exonerado e que não retornar imediatamente ao trabalho. Foi solicitado, ao final, que o pedido seja julgado procedente e reconheça a prática de 341 atos de conduta vedada com aplicação da sanção que varia entre 5 a 100 mil UFIR.
O art. 73, V, da Lei n. 9.504/97, proíbe demitir sem justa causa, transferir ou exonerar servidor público, na circunscrição do pleito, nos três meses que o antecedem e até a posse dos eleitos, sob pena de nulidade de pleno direito. “Logo após o encerramento do pleito municipal, foram promovidas exonerações de diversos servidores lotados principalmente nas Secretarias de Saúde, Educação, e Trabalho e Desenvolvimento Social de Itapipoca. As pessoas haviam sido contratadas pela prefeitura no início de 2016 e teriam os contratos encerrados somente em 31 de dezembro deste ano”, aponta o promotor titular da 17ª Zona Eleitoral.
Em resposta à recomendação, Dagmauro Sousa recusou-se a rever os atos de exoneração sob o argumento de impedimentos orçamentários referentes à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e confirmou ter demitido 341 pessoas. “No que concerne às alegações no sentido de existir atualmente uma suposta deficiência orçamentária que impossibilita a manutenção dos mencionados servidores, saliente-se de logo que a mesma é completamente inconsistente e desprovida de amparo fático e jurídico”, argumenta o membro do MP Eleitoral na ação.
Segundo o promotor de Justiça, as contratações foram realizadas já em 2016 quando o gestor tinha pleno conhecimento dos limites orçamentários e que a principal finalidade da lei em questão é vedar contratações no intuito de angariar votos. Ele ressalta, porém, que é permitida a exoneração de comissionados e que, somente no mês de agosto, foram pagos cerca de 90 mil reais para pessoas em cargos de confiança. “A exoneração de pessoal contratado temporariamente para exercer funções de suma importância social, tais como médicos, dentistas e enfermeiros, antes de promover uma radical diminuição dos servidores de cargos em comissão, ou função de confiança, desafia a lógica administrativa e contábil, afrontando de forma acintosa a legislação”, pondera Claudio Feitosa.
Com MPCE
Fonte: Ceará Agora

Troca no comando do PT ameaça rachar o partido

Sem acordo com a ala majoritária sobre a forma de escolha da nova direção e, principalmente, sobre o rumo que o PT deve seguir para tentar uma reconstrução, dirigentes da esquerda petista já admitem um racha no partido.
A crise na legenda ficou exposta na sexta-feira, 14, quando o Muda PT, grupo que reúne as cinco maiores correntes de esquerda do partido, divulgou um documento no qual anuncia a realização de uma série de plenárias em algumas das principais cidades do País.
O objetivo dos encontros é mobilizar militantes descontentes com o rumo do partido para pressionar a corrente majoritária, Construindo um Novo Brasil (CNB), a não adiar para 2017 a renovação da direção petista.
A primeira plenária será nesta segunda-feira, 17, em Brasília, e a segunda no dia 27, em Porto Alegre. Na pauta do Muda PT estão o início, ainda neste ano, dos debates para um congresso nacional que teria plenos poderes para decidir, por meio do voto de delegados, a nova direção, mudanças no programa partidário e a adoção de padrões de conduta ética para todos os filiados.
A CNB tenta protelar a data do congresso para abril do ano que vem e defende a escolha da nova direção por meio de um Processo de Eleições Diretas (PED), conforme determina o estatuto do PT. Em resposta ao Muda PT, a CNB divulgou um texto no sábado, 15, no qual reitera a defesa da manutenção do PED.
A divergência pode levar a um racha, admitem dirigentes. “É possível que o grupo que quer PED faça um PED e o grupo que quer um congresso faça um congresso? Não sei. Pode ser. Acho que estão se anunciando rumos diferentes. A outra via pode estar pensando ‘vamos nos livrar dessa grande minoria'”, disse o secretário nacional de Formação do PT, Carlos Árabe, integrante da corrente Mensagem ao Partido. Para ele, a crise é diferente de outras disputas internas que marcaram a história do PT. “Os melhores momentos do PT foram quando a luta interna dava alguma síntese. Agora não é isso”, afirmou Árabe.
Integrantes da CNB estão irredutíveis quanto ao calendário e à forma de escolha da nova direção. “Está tendo um açodamento. (As plenárias da esquerda) Têm como objetivo somente ganhar a direção do PT”, disse um dos vice-presidentes do partido, Jorge Coelho. Segundo ele, “uma parte (da esquerda) está se preparando para sair” do PT.
Diante da pior crise da história do partido – que perdeu a Presidência após 13 anos, sofreu uma das mais significativas derrotas nas eleições municipais e tem alguns de seus principais líderes presos ou na mira da Justiça por acusações de corrupção -, dirigentes admitem reservadamente que o PT deve sofrer uma nova debandada, agora de parlamentares que temem não se reeleger por causa do desgaste da imagem do partido. Alguns dirigentes calculam que até a metade da bancada petista na Câmara pode deixar o partido.
Em reunião da Executiva Nacional, neste segundo semestre, um dirigente questionou: “Não seria o caso de mudarmos o nome e o símbolo do PT?”
Líderes defendem a criação de uma frente de esquerda com PCdoB, PSOL, PDT e Rede. Em reunião de integrantes da Frente Brasil Popular – formada por partidos progressistas e movimentos sociais – um influente petista sugeriu que a frente passasse a aceitar filiações individuais, para disputar eleições.
Uma das poucas esperanças de manutenção da unidade do PT é que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aceite presidir o partido por um ano e comande uma reconstrução. Semana passada, no entanto, Lula iniciou uma rodada de conversas com as principais forças do partido. O primeiro grupo a ser recebido foi a CNB. Na ocasião, Lula rejeitou categoricamente a possibilidade de presidir o PT.
Fonte: Ceará Agora

Procap terá laboratório de análise de licitação e lavagem de dinheiro

O Ministério Público Estadual e o TCM realizam, nesta segunda-feira, em Fortaleza, reunião para esclarecer os atuais prefeitos sobre a transição administrativa nas cidades do Ceará. A procuradora de Justiça Vanja Fontenele, Coordenadora da Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública (Procap), disse, nesta segunda-feira, em entrevista ao Jornal Alerta Geral (FM 104.3 – Expresso Somzoom Grande Fortaleza + 21 emissoras do Interior), que, pelo menos, duas dezenas de denúncias de desmonte em Prefeituras estão sendo investigadas pelo Ministério Público Estadual. Vanja disse que, no dia 9 de dezembro, os novos prefeitos serão mobilizados para receberem, também, informações sobre as responsabilidades que devem ter ao assumirem o mandato. Vanja antecipou, ainda, na entrevista ao Jornal Alerta Geral, que o Ministério Público Estadual, por meio da Procap, está se preparando para ampliar a estrutura de investigação para garantir melhor aplicação do dinheiro público. Entre as medidas, está a criação de laboratórios de análise de licitação e de lavagem de dinheiro.

Fonte: Ceará Agora