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10 outubro 2016

Justiça determina por 24 horas bloqueio do Facebook em todo Brasil

size_810_16_9_2013-08-14t155453z_1420909347_gm1e98e1u7u01_rtrmadp_3_bosniaA Justiça Eleitoral de Santa Catarina determina que o Facebook seja bloqueado por 24 horas em todo o Brasil. Ainda não se sabe ao certo a data que vai acontecer, mas a decisão foi emitida na quarta-feira, 5, pelo juiz eleitoral Renato Roberge, após a rede social ter ignorado uma ordem judicial para remover um perfil que continha uma paródia do candidato Udo Döhler (PMDB-SC), que concorre à prefeitura de Joinville (SC).
A sentença determina que o Facebook retire o perfil “Hudo Caduco” e forneça o IP ou outro elemento capaz de identificar o responsável pela criação da página. A empresa também foi condenada a pagar R$ 30 mil de multa por dia de descumprimento da ordem judicial. Se a rede social continuar ignorando a ordem, a rede social deve ficar outras 24 horas fora do ar.
FONTE: O POVO

Ação do MPCE prende padre acusado de crimes sexuais em Juazeiro do Norte

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por intermédio da Promotoria de Justiça da Comarca de Juazeiro do Norte, efetivou nesta sexta-feira (07) a prisão preventiva de um padre acusado de crimes sexuais contra adolescentes. A denúncia contra o sacerdote foi feita pela mãe de uma das vítimas diretamente ao MPCE. Na manhã de hoje foram cumpridos mandados de busca e apreensão, expedidos pela 2ª Vara de Justiça Criminal de Juazeiro do Norte, e efetivados com o apoio da Polícia Civil do Crato e de Juazeiro do Norte.
O padre está sendo acusado de exploração sexual de acordo com o artigo 218-B do Código Penal: “Submeter, induzir ou atrair à prostituição ou outra forma de exploração sexual alguém menor de 18 (dezoito) anos ou que, por enfermidade ou deficiência mental, não tem o necessário discernimento para a prática do ato, facilitá-la, impedir ou dificultar que a abandone”.
Os mandados foram cumpridos em dois endereços, onde foram apreendidos celulares, computadores e HDs externos. Segundo a titular da 6ª Promotoria de Justiça da Juazeiro do Norte, Juliana Mota, o MPCE investigou o caso por cerca de dois meses, após receber denúncia de uma mãe de adolescente, que estaria tendo envolvimento com o sacerdote.
Com MPCE
Fonte: Ceará Agora

Prefeito de Madalena é afastado novamente; desta vez por 65 dias

O prefeito de Madalena, Zarlul Kalil Filho, foi novamente afastado pela Justiça a pedido do Ministério Público do Estado do Ceará.
Em novembro de 2014, a Prefeitura de Madalena foi alvo de uma operação desencadeada pelo Ministério Público para investigar fraudes em licitação. Em decorrência disto o gestor e seus secretários foram afastados pelo período de 180 dias.
No ano seguinte, em 21 de maio, a juíza Fabrícia Ferreira de Freitas decidiu pela prorrogação do prazo por mais 90 dias contados a partir do dia 25 de maio de 2015, quando se encerrou o período de 180 dias do primeiro afastamento.
A decisão àquela época atendeu ao pedido do MP, que se deu, conforme o órgão, devido as “graves denúncias dando conta de que os referidos gestores, embora afastados, continuam exercendo influência política e ameaças em desfavor de pessoas que se opõem ao retorno deles aos cargos, incluindo agentes políticos”.
Zarlul Filho recorreu da decisão e conseguiu retornar ao cargo em junho de 2015. Desta vez o Ministério Público solicitou o cumprimento do restante do pedido de 90 dias e agora a Justiça determinou o afastamento do prefeito por 65 dias.
O final do prazo é agora 11 de dezembro deste ano, ou seja, restando 20 dias para encerrar a gestão. Quem tomará posse em 1º de janeiro como prefeita é Sônia Costa, que vale lembrar, é opositora de Zarlul.
Posse do vice
A sessão extraordinária para posse do vice-prefeito Eurivando Vieira, também opositor a Zarlul, ocorreu hoje, na Câmara Municipal de Vereadores.  Esta será a segunda vez que Eurivando assumirá interinamente a função de prefeito.
Com Wellington Lima
Fonte: Ceará Agora

Enem faz escolas reforçarem Química, Matemática e Física

Resultado de imagem para enemEstudantes que realizarão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dias 5 e 6 de novembro devem dar atenção especial a três disciplinas: Química, Física e Matemática. As três áreas são as que têm menos acertos, segundo levantamento realizado pela plataforma AppProva.
O estudo, feito com base nos microdados do Enem 2014 (os de 2015 ainda não foram divulgados), mostra que a taxa de acertos é de 27% em Química, 25% em Física e 25% em Matemática. Sociologia (47%) e Língua Portuguesa (42%), por outro lado, são as que os estudantes costumam ter desempenho melhor.
O levantamento apontou também conteúdos em que os alunos tiveram mais dificuldade: na área de Ciências da Natureza, só 19,7% acertaram questões relacionadas à Dinâmica, em Física. Temas de Química como Equilíbrio Químico e Estequiometria tiveram só 21 1% e 21,6% de acertos, respectivamente. Já em Matemática, as maiores dificuldades foram em escalas (18,7%), função do segundo grau (19,4%) e sistema de equações (20,7%).
De olho nessas dificuldades, escolas particulares da capital paulista estão oferecendo estratégias diversas para atrair o interesse de seus alunos por essas disciplinas e reforçar o aprendizado nos três anos do ensino médio. As opções vão de aula de Matemática com pôquer, robótica, estudos aprofundados das disciplinas em oficinas e uso de softwares.
Na Escola Móbile, em Moema, zona sul de São Paulo, os estudantes podem escolher, em todos os anos do ensino médio, disciplinas eletivas para cursar para além do currículo tradicional. No 3.º ano, por exemplo, os alunos podem optar pela aula de Física eletiva, onde participam da construção de um brinquedo eletrônico. “Eles precisam construir um brinquedo que possa ser usado e depois apresentam a crianças de 5 e 6 anos da educação infantil. Para isso, são usados muitos conhecimentos de Física e Matemática”, explica a vice-diretora do ensino médio da Móbile, Vivian Mantovani.
Também há uma eletiva de “engenhocas”, em que os alunos são desafiados por problemas reais e precisam resolvê-los com projetos, como protótipos de uma ponte ou um filtro d’água. Outra opção é a robótica. “Os alunos estudam a programação de robôs e precisam cumprir desafios, como fazer com que esse robô coloque uma bolinha vermelha em um buraco”, explica Vivian. O colégio também oferece oficinas de assuntos específicos das matérias, plantões de dúvidas e estudos avançados, momento em que até conteúdos não cobrados em vestibulares tradicionais é oferecido.
A estratégia, além de atrair estudantes sem familiaridade com a teoria, mais árida, também impulsiona o estudo. A estudante Júlia Abud, de 17 anos, começou o ensino médio com dificuldades tanto em Física quanto em Matemática. “Frequentei os plantões e as oficinas e vi que não precisava ter vergonha das dúvidas. No ano passado, comecei tirando notas 4 e 5 em física. Fechei o ano com 9.” Hoje, no 3º ano, ela faz as eletivas de Química, Física e Biologia, pois quer Medicina.
O estudante Henrique Reale, de 17 anos conta que, nas eletivas, aprendeu conceitos de Matemática que não aparecem nas aulas regulares, o que pode ajudar no vestibular. “Eles ensinam conceitos que só se aprende no ensino superior, mas que podem facilitar a resolução de exercícios que outros teriam mais dificuldade.”
Apostas
No Colégio Internacional Vocacional Radial, no Jabaquara, zona sul de São Paulo, o professor de Matemática criou um projeto para ensinar probabilidade, conteúdo considerado problemático entre os alunos, por meio do pôquer. “Adaptamos o jogo, trabalhando em duplas, para ficar um pouco mais dinâmico. A ideia é que o aluno calcule a possibilidade de ganhar com as cartas que tem na mão”, explica o professor Gerson Nardi. “Queríamos fugir do convencional e deu certo: eles assimilaram melhor o conteúdo.”
O projeto dura cerca de dois meses e é aplicado a alunos do 2.º ano do ensino médio, já que no 3.º há mais enfoque na revisão dos conteúdos e no vestibular. “Dura de cinco a seis semanas, porque muitos alunos não sabem jogar. Ensinamos as regras e passamos os conceitos do jogo, do mais simples para o mais complexo, o que leva algum tempo”, disse o professor.
A aluna Giovanna Sanches Silva, de 17 anos, hoje no 3.º ano, aprovou a proposta. “Foi totalmente diferente. Eu só sabia jogar paciência e buraco, o que meu tirou da zona do conforto. É interessante porque você vê uma aplicação prática, coloca a matéria em algo real”, disse.
Os estudantes do 2.º ano também estão montando um protótipo de estação meteorológica, em um projeto que mistura Química, Geografia e Matemática. “Eles vão aprender como funcionam pluviômetro, barômetro, termômetro e um hidrômetro, por exemplo, e vão construir protótipos em uma caixa para fazerem as medições”, explicou o professor de Geografia Eduardo Leitão.
Fonte: Ceara Agora