Buscar

24 junho 2016

DESTAQUE REGIONAL - Jeane Lima candidata a Musa Brasil 2016

Reprodução Via WhatsApp
O Destaque Regional tem a grata satisfação de estampar em mais uma edição a modelo e candidata à Musa Brasil 2016 Jeane Lima.
Jeane Lima, 21 anos, modelo, pretende cursar ciências contábeis. Nasceu em Baturité e mora em Maracanaú, adora viver em sua cidade. Fotografias e seu trabalho como modelo são paixões declaradas pela modelo.
A jovem modelo vem sendo convidada para participar de vários ensaios e concursos fotográficos de grande importância para a sua carreira. Exemplo de força de vontade, uma menina jovem, com um sonho que muitas têm, porém a mesma sempre acreditou em si e no seu potencial.
“Graças a Deus sou uma mulher realizada pessoal e profissionalmente, carrego comigo as lições que aprendi com as experiências vividas, e acredito que trilhar o caminho sempre com humildade é a melhor maneira para chegar ao alvo que se deseja, e hoje ser escolhida para ser destaque dessa edição, muito formoseia e alegra meu coração e aproveito a oportunidade para deixar uma mensagem aos meus conterrâneos: Nunca desistam de perseguir os seus sonhos mesmo que as dificuldades cheguem, pois o prazer não está só no chegar ao objetivo, e sim nas belezas que encontramos pelo caminho”, disse Jeane Lima.

Equipe Destaque Regional

Comissão de criação do curso de Medicina da Unilab realiza visita técnica em Aracoiaba

A Comissão responsável pela criação do curso de Medicina da Unilab realizou visita técnica, na manhã desta sexta-feira (24), ao Hospital e Maternidade Santa Isabel de Aracoiaba.
O objetivo da visita é conhecer a infraestrutura de funcionamento e o projeto pedagógico do curso de Medicina, além de compreender a dinâmica de uma unidade hospitalar que se transformará em hospital de ensino.
Vale ressaltar a presença do ex-secretário de saúde do estado Carlile Lavor, Técnico da Secretaria de Saúde do Ceará, além de professores da Unilab.



Durante a visita à universidade, a Comissão foi recebida pelo prefeito Antônio Cláudio, Vice-prefeita Maria Valmira (D.Bill), Secretário de Saúde Fredson Monte, presidente da Câmara Wellington Nonato, Enfermeira Chefe do HMSI Nara Jamile e o Direto do HMSI Telmo Amaro.

 

Fonte: Prefeitura de Aracoiaba

Prefeito de Itapajé é acusado de Improbidade Administrativa

ciro-bragaO Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), através da titular da 2ª Promotoria de Justiça de Itapajé, promotora de Justiça Valeska Catunda, ajuizou Ação Civil Pública por ato de Improbidade administrativa contra o prefeito afastado de Itapajé, Ciro Mesquita da Silva Braga, e o ex­-secretário de Infraestrutura, Cesário Antônio Mesquita da Silva, acusados de nepotismo.
De acordo com a promotora de Justiça, tramitava na 2ª Promotoria de Justiça de Itapajé Procedimento Administrativo instaurado para investigar os casos de nepotismo na Prefeitura de Itapajé. No caso, Lara Ramos Mota, sobrinha do então secretário de Infraestrutura, Cesário Mesquita, que por sua vez é tio do prefeito afastado Ciro Braga. Assim, Lara é prima do prefeito; e mais Edson Rodrigues, sobrinho do secretário de Desenvolvimento Econômico; e Ruan Callebe, filho do secretário de Administração. Os três mantinham cargos na Prefeitura, violando os princípios constitucionais norteadores da Administração Pública, sobretudo o da impessoalidade, legalidade e moralidade.
O MPCE recomendou a exoneração de todos os parentes citados, tendo o prefeito à época acatado a Recomendação Ministerial. No entanto, praticamente um ano após tais exonerações, o prefeito e então secretário de Infraestrutura resolveram nomear novamente Lara Ramos Mota, respectivamente prima e sobrinha, para o mesmo cargo que ocupava antes, ligado a Secretaria de Infraestrutura.
Levando em consideração o intenso e específico dolo do prefeito e do secretário em cometer nepotismo na Prefeitura de Itapajé, o MPCE ajuizou Ação de Improbidade buscando responsabilizá-­los pelo nepotismo praticado e requerendo a imposição de diversas sanções como ressarcimento dos valores pagos indevidamente, durante o vigor da nomeação ilegal, multa civil no valor de duas vezes o dano, suspensão dos direitos políticos entre 5 e 8 anos e proibição dos promovidos de contratar com o Poder Público.
Fonte: Ceará Agora

Prefeitos correm para assinar convênios com Estado e União

TCM 13As últimas 48 horas tem sido de verdadeira peregrinação de prefeitos do Ceará em busca de certidões do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) que os habilitem a assinar convênios e receber recursos do Governo Estadual. O prazo, para assinatura dessas parcerias, termina no próximo sábado, dia 2 de julho. Muitos prefeitos trabalham com o dia primeiro, sexta-feira, como prazo final. O limite é estabelecido pela legislação eleitoral.
A barreira maior, para a garantia de recursos estaduais, dentro do limite para assinatura dos convênios, está nos próprios municípios. As Prefeituras que se encontram com limite estourado no comprometimento das receitas com a folha salarial estão impedidas de assinar convênios com o Governo do Estado.
Dos 184 municípios do Ceará, 60, pelo menos, gastaram além dos 54% da receita com o quadro de pessoal. O percentual é definido como limite da Lei de Responsabilidade Fiscal para gastos com salários. O número de prefeituras nessa situação é variável e, quando há aumento da arrecadação, o percentual com despesa salarial acaba caindo, fazendo com que o Município volte a se enquadrar na Lei de Responsabilidade Fiscal.
Os prefeitos que passaram a respeitar o limite prudencial de gastos com salários acabam recorrendo ao TCM para requerer certidão e mostrar ao Governo do Estado que estão em dia com a legislação e, por essa razão, podem assinar os convênios com a administração estadual.
Com a crescente da demanda por certidões, o TCM designou um quadro de técnicos para atender aos pedidos dos prefeitos. Os técnicos ficaram de plantão na noite dessa quinta-feira e continuarão neste ritmo pelos próximos dias. A orientação do presidente do TCM, conselheiro Francisco Aguiar, é que os pedidos dos prefeitos sejam atendidos.
No âmbito da União, os prefeitos não têm feito queixas sobre esse critério como impedimento para assinatura de convênios com o Governo Federal. A barreira maior é para quem deixou de prestar contas na aplicação de recursos de convênios com a União. Quem está inadimplente não pode renovar ou assinar novos convênios com o Governo Federal.
Sobre esse assunto, você tem, nesta sexta-feira, mais informações dentro do Jornal Alerta Geral. O Alerta Geral, sob o comando do jornalista Luzenor de Oliveira e comentários políticos do jornalista Beto Almeida, começa às 7 horas da manhã, com geração pela Rádio FM 104.3 – Expresso Somzoom Grande Fortaleza, e transmissão por outras 21 emissoras no Interior do Estado.
Fonte: Ceará Agora

Casos de estupro na Unilab serão denunciados ao Conselho Nacional

O Conselho Estadual de Direito das Mulheres vai fazer denúncia formal ao Conselho Nacional de Educação sobre os casos de estupro que envolvem alunos da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). A informação foi repassada por Camila Silveira, coordenadora estadual de política para mulheres, pasta ligada ao gabinete do governador do Estado, durante assembleia ontem, na sede da Unilab, que debateu a cultura do estupro. 
O tema foi escolhido após denúncias de que uma universitária estrangeira de 25 anos sofreu estupro. O suspeito seria outro aluno da instituição, e o crime teria acontecido em uma república estudantil após uma festa de formatura, no último sábado 18. O estrangeiro foi preso no dia seguinte pela Polícia Militar da região.
De acordo com a delegada de Redenção, Arlete Silveira, que também responde por Acarape, houve prisão em flagrante continuado, pois, a partir do momento da denúncia, a jovem foi levada ao hospital e a Polícia passou a procurar pelo suspeito. No entanto, a juíza da comarca de Acarape, Juliana Sampaio, concedeu alvará de soltura ao universitário, argumentando que o caso não se configurava prisão em flagrante, conforme o documento obtido pelo O POVO. O estudante foi liberado. Agora a Polícia Civil realiza a investigação para elaborar o inquérito.
Estudantes relataram que a jovem não tem frequentado as aulas desde o ocorrido e que, na última segunda-feira, 20, o suspeito do estupro assistiu aula normalmente.
Estudantes denunciaram ainda que, em 2013, houve caso de estupro envolvendo alunos da Unilab e que nenhuma providência foi tomada.
O Núcleo de Políticas de Gênero e Sexualidade da Unilab informou que fez dossiê sobre os casos de estupro e que entregou à reitoria, que não tomou nenhuma providência. A Unilab informou, por nota, que não há registro de estupro dentro da universidade e que a criação do núcleo foi uma das atitudes tomadas para combater a violência de gênero.
Fonte: O POVO

Camilo Santana diz que PT errou ao lançar candidatura e defende RC

O governador Camilo Santana (PT) criticou ontem decisão do PT Fortaleza que lançou Luizianne Lins pré-candidata à Prefeitura. Defendendo aliança com Roberto Cláudio (PDT) como “mais que natural”, o petista garantiu ainda que deverá participar, “conforme sua consciência”, da campanha em Fortaleza. Ele ainda não descarta se licenciar do PT durante a disputa.
“Claro que eu, como cidadão, vou participar (da campanha), vou ter meus candidatos (...) todos sabem da minha relação com o prefeito Roberto Cláudio, que aliás acho que foi um dos melhores prefeitos que Fortaleza já teve”, disse Camilo, em entrevista ao programa Jogo Político, da TV O POVO, apresentado pelo jornalista Fábio Campos.
Segundo Camilo, decisão pela pré-candidatura foi “errada e precipitada”, e deveria ter tido maior debate no partido. “Acho que o PDT é um partido aliado, o partido que mais defendeu a Dilma, que mais foi contra o impeachment. É aliado nacional, aliado no Estado. Então era mais do que natural que houvesse uma aliança municipal, até pela ótima gestão que tem sido feita”.
No final de maio, o nome de Luizianne foi definido como pré-candidata à Prefeitura por aclamação entre delegados do PT de Fortaleza. Houve apenas uma abstenção entre os 155 votantes do partido. Esta foi a 1ª vez que Camilo, que vinha defendendo que o partido adiasse qualquer definição, se manifestou mais diretamente sobre a postura do partido.

“Projeto pessoal”

O governador disse ainda “não querer acreditar” que a ação tenha ocorrido por questões pessoais. “Estou na vida pública porque acredito na mudança, e não por projeto pessoal. Não sou governador porque quis, mas sim por um projeto. Nós temos mais convergências do que divergências com o prefeito, então por que não sair juntos? Por conta de uma disputa do passado?”.
Questionado se considerava a opção de deixar ou se licenciar do PT durante a campanha, Camilo disse que tomará a decisão “no momento certo”. Interpelado então sobre se ele não descartava a opção, o petista abriu largo sorriso e foi direto: “Bom, na vida ninguém pode excluir nada”.
Perguntado se considerava a definição do PT “irreversível”, Camilo lembrou que só foi confirmado candidato ao governo “dois dias antes da convenção”. “As convenções são só em julho. Não quero dizer que pode mudar, mas tudo pode acontecer. Na política tudo é possível, então vamos aguardar”.
O governador também descartou que uma intervenção federal poderia o “forçar” a permanecer neutro na disputa. “Desconheço qualquer movimentação nesse sentido, mas tomarei minha decisão própria. No momento certo, vou anunciar qual será minha postura, sempre de acordo com a minha consciência, com meu estilo”.
Luizianne, por sua vez, tem evitado pressionar o governador por seu apoio nas eleições deste ano. Na disputa de 2014, a própria petista não teve empenho destacado pela campanha de Camilo ao governo. Na época, aliados dela e até sua mãe participaram ativamente da campanha de Eunício Oliveira (PMDB) ao cargo.

SERVIÇO

Assista à íntegra no programa Jogo Político, com Fábio Campos

Quando: às 22h do domingo (26), com reprises às 11h da quarta (6) e às 14h do sábado (9)
Onde: TV O Povo, 48 UHF
Saiba mais
Nos bastidores, o que se comenta é que grupo de Luizianne Lins estaria buscando, através da direção do PT Nacional, uma postura de “neutralidade” de Camilo na disputa deste ano. Ela se reuniu na última terça-feira com o presidente nacional da sigla, Rui Falcão.
Que Camilo, se não a apoiar sua candidatura na disputa, pelo menos não declare apoio aberto ou participe ativamente de atos da campanha de Roberto Cláudio à reeleição.
Nos últimos meses, Camilo tem mantido agenda intensa ao lado do prefeito na Capital. Em um dos eventos, chegou a falar que o prefeito deveria conquistar outro mandato.
Já em março, Camilo chegou a se reunir com secretários petistas, a quem teria comunicado que defenderá o apoio Roberto Cláudio na próxima eleição. Ele disse ainda que defenderia um petista como candidato a vice-prefeito. E pediu apoio dos secretários no debate interno.
Além de Luizianne, outros candidatos de grande força eleitoral já tem se lançado pré-candidatos à Prefeitura. Entre eles, os maiores são os deputados Capitão Wagner (PR), Heitor Férrer (PSB), Ronaldo Martins (PRB) e Renato Roseno (Psol). O PMDB ainda avalia possível candidatura de Vitor Valim.
Fonte: O POVO

Candidata de Quixadá é eleita Miss Ceará 2016

Em uma disputa acirrada que reuniu 16 belas cearenses, Morgana Carlos, de 20 anos, a Miss Quixadá, foi anunciada, pontualmente às 23h30min desta quinta-feira, 23, a vencedora do Miss Ceará 2016 e levou a coroa LaVie Joias.
Com o título, a jovem participará do maior concurso de beleza do País, o Miss Brasil, a ser realizado dia 1º de outubro, em São Paulo.
As candidatas foram avaliadas, no geral, por plástica, beleza e elegância e desfilaram com traje de gala e biquíni, além de terem que responder às perguntas feitas a elas.
A final do concurso de beleza aconteceu nesta noite no Shopping RioMar, que estava lotado para saber quem seria a escolhida a mulher mais bela do Ceará.
A estudante de Odontologia foi escolhida para representar o Estado no concurso nacional Miss Brasil 2016, em outubro deste ano. A eleita recebeu kit de maquiagem Be Emotion, marca que batizou esta edição do Miss. Ao ser indagada sobre “O que mudaria no mundo ?”, a quixadaense foi enfática e respondeu: "Acabaria com toda forma de preconceito".
Desinibida, a jovem também se deu bem ao responder a pergunta: “Por quê você quer ser Miss Ceará ?”. Ela não titubeou e respondeu: “Queria ser miss Ceará porque para mim é uma ferramenta de transformação da minha vida como mulher e também para projetar a imagem da minha cidade”.
O segundo lugar ficou com Marina Ramada, de 20 anos, a Miss Caucaia, e em terceiro, para a representante da cidade de Maciço de Baturité, Thaís Guimarães, 22 anos.
Melissa Gurgel, Miss Brasil 2014, uma das 12 juradas, falou sobre o concurso. "Cada ano me surpreendo mais. Agradeço por participar de mais uma edição do Miss Ceará, agora como jurada. Foi difícil, mas já tenho minha preferida (risos)", disse.


Torcida

Antecipando o evento oficial, na última quarta-feira, 22, as misses estiveram no shopping RioMar interagindo e fazendo fotos com o público. Durante a realização do “Miss Ceará 2016”, as misses de Maciço de Baturité, Quixadá e Senador Pompeu, possuíam as maiores e mais calorosas torcidas.

Fonte: O POVO