Buscar

17 junho 2016

Mobilização e Conscientização: Aracoiaba Promove Caminhada Contra Exploração do Trabalho Infantil

Na manhã desta sexta-feira (17), em comemoração ao dia (12 de junho), Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, o Governo Municipal de Aracoiaba, através das Secretarias da Educação, Saúde e Assistência Social, promoveu uma caminhada em combate ao trabalho infantil e contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A ação foi realizada em parceria com o Conselho Tutelar, Escolas Municipais, CREAS, CRAS, PETECA, PETI, Organizações Governamentais, Organizações Não Governamentais e Conselho de Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA).
Entre os presentes, alunos das escolas municipais que levaram faixas, cartazes, e um cata-vento colorido, símbolo da campanha contra o trabalho infantil, além de professores, agentes de saúde, funcionários públicos e sociedade civil.
A caminhada tem como objetivo, sensibilizar e advertir a população sobre o número de crianças e adolescentes que ainda estão sujeitas a este problema.
O Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil visa assim promover o direito de todas as crianças serem protegidas da exploração infantil e outras violações dos seus direitos humanos fundamentais e combater todos os tipos de trabalho infantil. A UNICEF estima que mais de 215 milhões de crianças são vítimas de trabalho infantil, trabalhando muitas em condições de exploração infantil e sendo envolvidas em conflitos armados. 
“Não ao trabalho infantil na cadeia produtiva” é o tema da campanha deste ano, do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. A prefeitura junto com os órgãos de governo buscou a conscientização da população acerca das diversas formas de trabalho infantil presente no cotidiano da cidade, pois lugar de criança é na escola e brincando”, ressaltou a secretaria de Assistência Social.

12 de Junho, Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

O dia 12 de junho é lembrado o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, uma data que, infelizmente, não pode ser esquecida, já que milhões de crianças em todo o mundo são exploradas e, até mesmo, escravizadas.
A data serve como um alerta para as sociedades de todo o mundo e os organismos governamentais sobre a existência do trabalho infantil. Ela foi criada, em 2002, por iniciativa da Organização Internacional do Trabalho (OIT), uma agência vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU).

A arma fundamental para combater trabalho infantil é a intensa mobilização civil contra a exploração de crianças e adolescentes, uma grave violação aos direitos humanos fundamentais.

Fonte: Prefeitura de Aracoiaba