Buscar

01 junho 2016

PF realiza operação que investiga crimes contra a Caixa Econômica em Fortaleza

Brasao PFA Polícia Federal no Ceará deflagrou na manhã desta quarta-feira (1º) uma operação que investiga um esquema de corrupção dentro da Caixa Econômica Federal. A investigação aponta um esquema de empréstimos fraudulentos que teriam desviado mais de R$ 50 milhões. As informações foram repassadas em coletiva no fim da manhã.
O grupo criminoso é formado, de acordo com a PF, por empregados públicos da instituição financeira, empresários, contadores “e pessoas físicas que figuram como sócios ‘laranjas’ de empresas de fachada, criadas para obtenção de empréstimos fraudulentos ou destinatárias dos recursos”, explicou o órgão policial em nota.
Ainda segundo a Polícia Federal, a organização criminosa inicialmente aliciava pessoas para integrar o quadro societário das empresas de fachada. Depois, a quadrilha criava documentos falsos para fazer os pedidos de empréstimo.
Os investigados responderão, segundo a participação de cada um, pelos crimes de estelionato, falsidade ideológica, uso de documento falso, peculato, corrupção ativa e passiva, crime financeiro, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
O nome “Operação Caixa Preta” faz menção ao trabalho desenvolvido pela auditoria da Caixa Econômica Federal que constatou as fraudes em diversas operações de créditos relacionadas à instituição financeira através do monitoramento e controle da regularidade dos contratos de empréstimos existentes à mesma organização criminosa.
Fonte: Ceará Agora

SEGURANÇA – Prefeitura de Aracoiaba entrega nova viatura à Guarda Municipal

A Prefeitura de Aracoiaba entregou na manhã desta quarta-feira (01), uma nova viatura para a Guarda Municipal. A entrega foi realizada no Paço Municipal da Prefeitura de Aracoiaba, pela Vice-prefeita Maria Valmira, ao qual no momento representava o Prefeito Antônio Cláudio, que repassou as chaves dos novos veículos aos Guardas Municipais.
Reforçando os investimentos na segurança pública municipal e reafirmando o compromisso da gestão com a GM. A gestora municipal reiterou que o novo equipamento é apenas um acessório em relação aos agentes da corporação, que são homens e mulheres que acreditam naquilo que fazem e o fazem com inteligência e excelência.
"Com essa nova entrega, a Guarda Municipal ampliará seu patrulhamento até às 22h. É um investimento de grande valia, que dará continuidade e vai melhorar o atendimento à população", comentou a Vice-prefeita.
A Vice-prefeita fez questão de oficializar em nome do prefeito a entrega do novo veículo, agradeceu a presença dos funcionários públicos, vereadores, secretários. Na oportunidade, a Vice-prefeita destacou os investimentos na área de segurança no município. “A nova viatura será um instrumento importante no trabalho dos agentes na sede e nas comunidades, que passam a atuar de forma mais equipada e valorizada”. Finalizou a Vice-prefeita. 
Atualmente, a Guarda Municipal conta com 25 agentes que vão utilizar o veículo modelo Fiat, atuando na segurança do cidadão e do patrimônio público, colaborando diretamente com a Polícia Militar.
De acordo com o comandante da Guarda, Eduardo Queiroz, o novo veículo dará aos agentes mais mobilidade e capacidade de ação, não só na sede, mais também nos distritos. “Vamos atuar com mais agilidade e eficiência nas comunidades, oferecendo mais segurança à nossa população”, comentou o comandante.
O veículo será utilizado para a ronda escolar, para o patrulhamento urbano convencional, zelar pelos bens, equipamentos e prédios públicos do Município; prevenir, inibir e coibir atos infracionais que atentem contra os bens, serviços e instalações municipais; proteção da população que utiliza os bens, serviços e instalações municipais; e colaborar, de forma integrada com os órgãos de segurança pública, em ações conjuntas.

Vale ressaltar que a nova viatura entregue na manhã de hoje, é mais uma doação da Vice-prefeita Maria Valmira (D. Bill), demonstrando compromisso assumido com a categoria e com a população aracoiabense.

Municipio de Aratuba realiza 2° Fórum Comunitário do Selo Unicef

O objetivo fundamental da realização do II Fórum Comunitário é prestar contas à comunidade do que foi executado em beneficio das crianças e dos adolescentes de Aratuba.
O Município de Aratuba, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA e a Comissão Pró Selo, como avaliação final para a conquista do Selo UNICEF e também visando fortalecer a participação social nos processos de Políticas Públicas para a criança e o adolescente do nosso município, realizaram nesse dia 31 demaio o II Fórum Comunitário do Selo UNICEF.
O Fórum é um espaço de engajamento da sociedade no planejamento, acompanhamento e avaliação de um conjunto de ações estratégicas de políticas públicas e de participação social.
Foram desenvolvidas várias ações estratégicas que beneficiaram as crianças e os adolescentes do município de Aratuba.
O Fórum teve início com a “Feira de Resultados das Ações Estratégicas Crescendo Juntos”, onde os participantes do Fórum e a população em geral pode conhecer as ações estratégicas desenvolvidas no município de Aratuba.
Paralelo à feira de resultados, crianças e adolescentes realizaram apresentações artísticas que abrilhantaram o evento. Com as apresentações, foi iniciada, oficialmente, a Assembleia do Fórum com a apresentação do diagnóstico municipal.
O município de Aratuba aderiu ao selo Unicef 2013/2016 e outubro de 2013 de lá pra cá já se foram 1000 dias de ações destinadas a infância e adolescência.
Esteve presente no evento, o Prefeito de Aratuba, Ivan Neto, Juiz da Comarca de Aratuba, Dr. Pedro Augusto, secretários (as) municipais, os vereadores Gerson Castelo e Aila Santa, a avaliadora do Selo Unicef além de várias autoridades.
“Para nós o Selo não é apenas um prêmio. E sim reconhecimento de uma série de ações no nosso município que aconteceram na gestão do prefeito Ivan Neto, seja na assistência social, educação, cultura, e saúde”, disse Gerson Castelo.