Buscar

18 março 2016

Aracoiaba é destaque nos principais portais de noticias do estado

“Pelos investimentos na saúde, educação, agricultura, ação social e obras, Antônio Cláudio foi consagrado pela critica como o melhor gestor que Aracoiaba já teve nos últimos anos.”
Quem vive ou visita Aracoiaba há muito tempo não enxergava uma cidade tão promissora. A cidade vive um “bom de desenvolvimento”, são diversas obras em andamento, algumas com orçamentos que ultrapassam a cifra do “milhão” outras mais modestas, mas todas voltadas para oferecer uma melhoria de vida para quem escolheu Aracoiaba para viver.
Obras do estádio Mestre João avançam em Aracoiaba‏.Saneamento básico, escolas climatizadas, casas populares, creches, escolas padrão FNDE/MEC, iluminação pública, implantação da Galeria Pilares da Educação, centro de convivência do idoso; quadras de esporte cobertas; unidade básica de saúde; pavimentações em paralelepípedo, programa garantia safra, hora de trator, índices educacionais desejáveis, governo itinerante, revitalização praça de eventos, reforma do estádio municipal, guias e sarjetas, rede de esgoto, abastecimento de água, programa água para todos e água doce, pavimentação asfáltica Santuário Mãe das Dores, entrega de ambulâncias novas nos distritos, melhor Carnaval do Maciço, campeonatos municipais (futsal e campo), dentre outros.
A cidade se transformou num verdadeiro canteiro de obras e atrai olhares de toda a região. A cidade voltou a ser opção para quem pretende abrir um negócio no município, lançar um loteamento e até se fixar com a família por aqui.
Nos últimos três anos, Aracoiaba recebeu investimentos estadual e federal. O município também implantou um político de austeridade administrativa e enfrenta o período turbulento pelo que passam a maior parte dos municípios com obras, investimentos.
De acordo com o prefeito Antônio Cláudio a cidade soma aproximadamente R$ 30 milhões em investimentos no momento. “O compromisso que assumimos com a população vamos cumprir de recolocar a cidade na rota de desenvolvimento”, completou. 

ADMINISTRAÇÃO MODELO

Governo Itinerante é uma das marcas da atual administração de Aracoiaba‏.
O sucesso da administração aracoiabense está diretamente atrelado à quantidade de obras executadas e em execução. A cidade de Aracoiaba, situada na Região do Maciço de Baturité, a 78 km de Fortaleza, vem sendo reconhecida como a mais exitosa administração municipal do Ceará e do Maciço de Baturité nos últimos anos. Não à toa que o atual prefeito, Antônio Cláudio Pinheiro, recentemente foi escolhido pela PPE como o “Melhor Prefeito de 2014 e 2015”, sendo contado para receber mais uma vez o prêmio neste ano de 2016.
O modelo de administração adotada pelo prefeito Antônio Cláudio, tem sido alvo de grandes elogios nas diversas regiões, tido como “GOVERNO DO DIALOGO”, à gestão atual busca o contato direto com a população, buscando ouvir os anseios, para assim traçar metas e solucionar as problemáticas apresentadas, nesse tocante o município vem se destacando, e apesar de toda crise financeira ao qual vive o país, Aracoiaba está com suas receitas financeiras em dias.

SERVIDOR PÚBLICO

A busca da excelência nos processos de trabalho, a qualidade no atendimento ao cidadão e a valorização do servidor público municipal estão entre as ações prioritárias desenvolvidas pela Prefeitura de Aracoiaba.

 Agricultores de Aracoiaba são beneficiados com 2.250 horas de trator‏.

 Prefeito Antônio Cláudio inaugura Quadra de Esportes no Distrito de Genipapeiro. Prefeitura de Aracoiaba e Governo do Ceará realiza Pavimentação Asfáltica da Sede ao Santuário Mãe das Dores‏.

 

Fonte: Portal Ceará em Foco

TRF1 derruba uma das decisões para suspensão da posse de Lula

BRASÍLIA, DF, BRASIL, 17.03.2016. A presidente Dilma Rousseff dá posse ao ex-presidente Lula no cargo de ministro-cehfe da Casa Civil durante cerimônia no Palácio do Planalto. (FOTO Alan Marques/ Folhapress) PODERPresidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, o desembargador Cândido Ribeiro derrubou, na noite desta Quinta-Feira (17), a primeira decisão liminar (provisória) que determinou a suspensão da posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o governo Dilma Rousseff.
Apesar dessa decisão, a nomeação de Lula ainda continua suspensa porque outra determinação, desta vez da Justiça do Rio, também garantiu o impedimento de Lula para assumir o comando da Casa Civil. 
Segundo dados do governo, mais de 20 ações já foram protocoladas em todo o país tentando impedir a posse de Lula.
As ações apontam principalmente que a nomeação de Lula representa claro desvio de finalidade do ato administrativo, cujo objetivo principal seria alterar o foro competente para as investigações envolvendo Lula, o tirando do alcance do juiz do Paraná Sérgio Moro. 
Para ministros do STF e juristas, o ato de Dilma, se comprovado, pode representar até crime de responsabilidade e tentativa de obstrução da Justiça.
A primeira suspensão de Lula foi determinada logo após o petista tomar posse, na manhã desta quinta, no Palácio do Planalto, por decisão do juiz Itagiba Catta Preta Neto, da 4ª Vara Federal do Distrito Federal. 
Ao revogar a decisão de Catta Preta Neto, Cândido Ribeiro disse que o juiz agiu com base em "meras suposições" e argumentou que há interferência do Judiciário no Executivo. 
"A decisão questionada, tomada em juízo de cognição sumaríssima, em momento de sensível clamor social, tem o condão de acarretar grave lesão à ordem e à economia públicas, visto que agrava, ainda mais a crise política, de governabilidade e de credibilidade, com inegável impacto no panorama econômico do país", argumentou o desembargador. 
Na avaliação de Catta Preta Neto, a posse de Lula oferece risco para investigações em curso. "A posse e exercício no cargo podem ensejar intervenção, indevida e odiosa, na atividade policial, do Ministério Público e mesmo no exercício do Poder Judiciário, pelo senhor Luiz Inácio Lula da Silva", diz o juiz. 
"Ato presidencial que, ao menos em tese, é de intervenção do Poder Executivo, no exercício do Pode Judiciário. Ato que obsta ou é destinado a obstar o seu —do Judiciário— livre exercício", completou. Para Catta Preta Neto, "ao menos, em tese, repita­se, pode indicar o cometimento ou tentativa de crime de responsabilidade". 
Nas redes sociais, o juiz postou foto participando de manifestações a favor do impeachment de Dilma. 
Na sequência, a juíza da 6ª Vara federal do Rio, Regina Coeli Formisano, também concedeu uma segunda liminar. Os dois magistrados são amigos em uma rede social.

STF

Em outras frentes, partidos da oposição e indivíduos entraram no STF (Supremo Tribunal Federal) com outras dez ações também pedindo o veto a Lula ocupar cargos no primeiro escalão do governo. A maioria das ações (seis) estão com a relatoria do ministro Gilmar Mendes, um dos mais críticos ao governo. Os ministros Teori Zavascki e Marco Aurélio também são relatores de outras ações. 
O governou pediu ao STF para suspender a tramitação, em todo o país, de ações na Justiça que tentam impedir que o ex­-presidente Lula assuma um cargo no governo até que o tribunal defina a situação do petista. Esse pedido será analisado pelo ministro Teori Zavascki, que é relator de duas ações de Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental.
Teori já deu prazo de cinco dias para que a Presidência, a PGR (Procuradoria Geral da República) e a AGU se manifestem sobre essas ações. 
Para o ministro Gilmar Mendes,o telefonema entre a presidente Dilma Rouseff e o ex­presidente Lula pode caracterizar crime de responsabilidade por parte da petista.

Governo estadual decreta ponto facultativo na quinta-feira (24)

A administração pública estadual terá ponto facultativo na quinta-feira (24). Decreto nesse sentido foi publicado no Diário Oficial do Ceará (DOE) da quarta-feira (16). Ainda de acordo com o artigo 2º do DOE, será feriado na sexta-feira (25) devido às comemorações da Paixão e Morte de Jesus Cristo. A data coincide com a Data Magna do Ceará, instituída por lei publicada no Diário Oficial do Estado em dezembro de 2011. 
A data celebra o marco histórico do  m da escravidão no Ceará, a primeira província brasileira a libertar os escravos, em 25 de março de 1884 - quatro anos antes da abolição da escravatura em todo o Brasil.
O dia homenageia um dos maiores personagens envolvidos na luta contra a escravidão no Ceará: Francisco José do Nascimento, também conhecido como Chico da Matilde como o Dragão do Mar, pescador que lutou contra o trá co de escravos no Ceará. 
Francisco José do Nascimento, o Dragão do Mar, nasceu em Canoa Quebrada, em 1839, e faleceu em Fortaleza, em 1914. Foi nomeado prático da Capitania dos Portos, em 1874. Conviveu com o drama do tráfico negreiro e envolveu-se diretamente na luta pelo abolicionismo.
Uma de suas atitudes heróicas foi o fechamento do Porto de Fortaleza, impedindo o embarque de escravos para outras províncias. Em 1882, sob sua liderança, os jangadeiros cearenses abriram as velas de suas embarcações, na recepção do famoso abolicionista José do Patrocínio. O Dragão do Mar ajudou na libertação de escravos na então província do Ceará, em 1884, quatro anos antes da abolição da escravatura no país. 

Fonte: DN

Licenciamento dos veículos com placas de final 1 e 2 vencem no dia 11 de abril

FOTO: KID JUNIOR/ DNO vencimento do licenciamento de 2016 dos veículos com placa de final 1 foi prorrogado para o dia 11 de abril, mesma data de vencimento dos veículos com placa de final 2.
O Detran tomou a decisão de prorrogar pela segunda vez o licenciamento dos veículos de placa de final 1 por questões técnicas. O vencimento normal seria no dia 10 de março, mas foi prorrogado para 24 de março e agora para 11 de abril.
Seguem abaixo as datas de vencimento do licenciamento anual dos veículos:
Veículos com placa de final 1: vencimento dia 10.04.2016*
Veículos com placa de final 2: vencimento dia 10.04.2016*
Veículos com placa de final 3: vencimento dia 10.05.2016
Veículos com placa de final 4: vencimento dia 10.06.2016
Veículos com placa de final 5: vencimento dia 10.07.2016*
Veículos com placa de final 6: vencimento dia 10.08.2016
Veículos com placa de final 7: vencimento dia 10.09.2016*
Veículos com placa de final 8: vencimento dia 10.10.2016
Veículos com placa de final 9: vencimento dia 10.11.2016
Veículos com placa de final 0: vencimento dia 10.12.2016*

*O dia 10 é no final de semana, por isso pode ser pago no primeiro dia útil seguinte.
Fonte: Ceará Agora

Hemoce convoca doadores de sangue para a Semana Santa

banner hemoce site semana santa dia 7 2
No período de grandes feriados, como é o caso da Semana Santa, os bancos de sangue precisam estar com os estoques abastecidos para atender a demanda dos hospitais. Por isso, o Hemoce (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará), da rede pública do Governo do Estado, realiza anualmente a campanha de doação para a Semana Santa. O lançamento aconteceu na manhã desta quinta-feira (17), com um show solidário do sanfoneiro Waldonys, que há quatro anos é padrinho voluntário da campanha. “Através da arte, da música espero tocar no coração das pessoas e despertar para essa atitude nobre de doar sangue”, disse o cantor.
Todos os dias, o Hemoce recebe em média de 250 a 300 pessoas que se candidatam à doação de sangue. O sangue doado abastece 388 serviços de saúde em todo o Estado, salvando vidas diariamente. E sabendo da importância do gesto de solidariedade, o casal de voluntários Kêynne Sampaio e Luís Geraldo mantêm a doação de sangue como um compromisso familiar. Casados há mais de 15 anos, os doadores procuram realizar a boa ação sempre juntos. “A gente respeita o intervalo de uma doação para outra e quando chega o período, marcamos para fazer o bem em família”, disse Luís Geraldo. Já a estilista Kêynne Sampaio afirma que
 existem várias formas de ajudar ao próximo. “Eu tenho um compromisso na minha vida: a cada três meses faço minha doação. Além de doar, procuro ajudar de outras maneiras, seja doando ou compartilhando uma publicação nas redes sociais, conversando com os amigos o que mais importa é fazer o bem”, comentou.

O intervalo mínimo entre as doações é de 60 dias para os homens e 90 dias para as mulheres. De acordo com a enfermeira do Hemoce, Bruna Sousa, o tempo de intervalo é necessário para que o organismo possa se recompor. “Devido à perda de ferro mensalmente por conta do ciclo menstrual, as mulheres precisam de um intervalo de tempo maior do que os homens”, explica.
Quem estiver saudável, bem alimentado, com idade entre 16 e 69 anos, e apresentando um documento oficial e com foto, pode se candidatar à doação de sangue em uma das unidades do Hemoce. Os menores de idade devem apresentar o termo de consentimento assinado pelos pais ou responsável legal e anexar a cópia de documento oficial com foto do representante legal.
Para facilitar a doação, há opções de coleta em vários pontos na capital e no interior. Em Fortaleza, além da sede do Hemoce, na Avenida José Bastos, 3390, no bairro Rodolfo Teófilo, os voluntários podem doar no posto de coleta no IJF e na sede do Vapt Vupt em Messejana, onde há uma unidade móvel até o final deste mês. Quem não estiver na capital cearense, o Hemoce recebe os voluntários nos hemocentros regionais nas cidades de Iguatu, Sobral, Quixadá, Crato e Juazeiro do Norte.
Fonte: Ceará Agora

Professores estaduais em estado de greve

apeocEm assembleia realizada nesta quinta-feira (17), os professores da rede estadual de ensino decidiram decretar estado de greve.  A reunião contou com a presença de milhares de servidores da capital e interior. No próximo dia 6, nova assembleia define o destino do movimento.
O decreto, foi definido devido a não abertura de negociação, por parte do governo do estado. Eles reclamam que o reajuste geral dos servidores, deveria ter sido feito na data-base de 1° de janeiro.
O presidente do sindicato APEOC, Anizio Melo, afirma que o momento é de mobilização e unidade. A mobilização prevê atividades em Fortaleza e interior com diversas atividades, como carreatas, reuniões e discussões sobre a paralisação.
Fonte: Ceará Agora

Câmara elege aliado de Cunha para presidência da comissão do impeachment

camara dos deputados
Aliado do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o deputado federal Rogério Rosso (PSD-DF) foi eleito na noite desta quinta-feira, 17, presidente da comissão especial da Casa que dará parecer sobre o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Também aliado de Cunha, o deputado Jovair Arantes (PTB-GO) foi escolhido relator do processo no colegiado.
Após acordo entre a maioria dos partidos, Rosso e Jovair foram escolhidos em votação de chapa única, aprovada por 62 votos favoráveis. Houve ainda três abstenções dos representantes dos representantes do PSOL, PTN e Rede na comissão, que alegaram que não participaram do acordo fechado entre as demais legendas para a escolha dos vice-presidentes eleitos.
Na chapa eleita, o deputado Carlos Sampaio (SP), coordenador jurídico do PSDB, foi escolhido primeiro vice-presidente da comissão. O líder do PR na Câmara, Maurício Quintella (AL), por sua vez, será o segundo vice-presidente, enquanto o terceiro vice será o deputado Fernando Bezerra Filho (PE), líder do PSB na Casa.
Apesar de ser da base aliada, Rogério Rosso, que é líder do PSD na Câmara, ainda não se posicionou oficialmente sobre o impeachment. Nos bastidores, contudo, já admite a aliados que poderá votar a favor do impedimento de Dilma. Ontem, ele subiu o tom contra o governo ao comentar a conversa telefônica vazada entre a presidente Dilma e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Rosso avaliou como “gravíssimo” o teor da conversa, que, na avaliação de líderes da oposição, Dilma demonstra ter nomeado Lula para a Casa Civil apenas para que ele passasse a ter foro privilegiado. Para o líder do PSD, a divulgação da conversa “balança” a base aliada do governo. “Pode estar ferindo princípio constitucional”, afirmou.
Arantes, por sua vez, é líder do PTB na Câmara. Seu partido já adota postura “independente” na Casa. Apesar de estar a frente do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o partido diz que a indicação de Armando Monteiro para o cargo faz parte da cota pessoal da presidente Dilma Rousseff.
Fonte: Ceará Agora

Professores conseguem reajuste de 11,36% e greve chega ao fim em Caucaia

greve-caucaiaOs servidores da educação de Caucaia retomam as atividades a partir da próxima segunda-feira, 21, após anunciarem fim da greve na tarde desta quinta-feira. A categoria realizou  ato durante a manhã, na ocupação da Secretaria de Educação. O acampamento aconteceu em paralelo à mesa de negociação também realizada nesta quinta-feira.
De acordo com o Sindicato dos Servidores Públicos de Caucaia (Sindsep), após pressão provocada pela greve e pelo acampamento, o prefeito Washington Gois, junto a secretários e técnicos da prefeitura, recebeu a comissão sindical para debater a pauta prioritária das categorias paralisadas. Após longo debate,que se estendeu de 10h40 às 14h50, o município, mesmo justificando o alcance do limite de gastos com pessoal da Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF, chegou ao reajuste de 11,36% pleiteado pelo magistério, porém de forma parcelada.
Dessa forma, ainda segundo o Sindsep, será concedido 7,05% imediatamente, retroativo a janeiro de 2016. O restante do percentual – ou seja, 4,31% – será pago em setembro, sem efeito retroativo. “No entanto, o percentual do final de setembro será concedido somente se o município não comprometer a Lei de Responsabilidade. Essa restrição foi imposta pela comissão do executivo na ata”, divulgou o sindicato.
Além do reajuste, a mesa de negociação também conseguiu:
– Aumento do auxilio alimentação dos servidores da educação, que passa de R$ 120 para R$ 180 mensais, a partir de setembro;
– Reajuste de 4% para os supervisores escolares a partir de setembro;
– Piso de R$ 2.135,64 para os professores contratados a partir de setembro;
– Reajuste de 5,4% para os demais profissionais de educação;
– Alteração da data-base de reajuste de todos os servidores para janeiro de 2017;
– As faltas havidas no período de greve não serão descontadas;
O sindicato também informou que a prefeitura antecipou que, para por em prática as propostas da mesa, terá que reduzir em 20% os cargos comissionados e contratados. A secretária de educação, Cláudia de Paula, assegurou que os cortes não vão alcançar as escolas. Não houve acordo ou encaminhamentos sobre a proposta de reposição maior que 5,4% para os profissionais da educação não professores e nenhuma solução para a ampliação do direito a auxilio transporte.
As categorias em greve aceitaram o que foi negociado, mas adianta o sindicato, cobrarão na justiça os demais pontos da pauta prioritária da campanha salarial, que inclui reposição salarial acima da inflação para os funcionários das escolas prejudicados com índice rebaixado de 5,4%. “Com isso, os servidores suspenderam a greve e voltam a paralisar as atividades no dia da audiência que será marcada pelo Tribunal de Justiça do Ceará, que julga a legalidade da paralisação, após a prefeitura cobrar na justiça o fim do movimento”.
Fonte: Ceará Agora

Danilo Forte é o único cearense titular na Comissão que analisará o impeachment

deputado federal Danilo Forte, do PMDB
O deputado Danilo Forte (PSB) é o único parlamentar cearense que integra, na condição de titular, a Comissão da Câmara dos Deputados que analisará o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Todos os demais seis parlamentares cearenses que integram o colegiado são suplentes.
A Comissão do Impeachment foi aprovada nesta quinta-feira, 17, pelo plenário da Casa após o Supremo Tribunal Federal (STF) ter definido na última quarta-feira, 16, os ritos processuais que vão nortear os trabalhos do colegiado. A partir das 19 horas desta quinta-feira, 17, acontece a reunião de instalação do colegiado que deverá eleger o presidente, os vice-presidentes e relator do processo que pedirá, ou não, a cassação da presidente Dilma.
Os outros deputados cearenses que integram a referida comissão como suplentes são: Genecias Noronha (SD), Macedo (PSL), Moroni Torgan (DEM), Odorico Monteiro (PROS), Ronaldo Martins (PRB) e Vítor Valim (PMDB).
Veja a lista dos integrantes da comissão:

Em nota, Ciro justifica bate boca com populares

ciroEm nota publicada em seu Facebook, o ex-ministro Ciro Gomes deu esclarecimentos sobre o bate-boca que manteve com populares na madrugada desta quinta-feira. Segundo Ciro, ele foi surpreendido com a notícia que seu irmão, o ex-governador Cid Gomes, que atualmente não ocupa nenhum cargo público, estava sendo agredido, insultado e ameaçado fisicamente na porta de sua casa.
Disse que agiu, então, como qualquer cidadão deveria agir em casos de violência: foi até o local para defender os direitos e a integridade de seu irmão.
“O direito de se manifestar se limita ao que determina a democracia. Qualquer violência, abuso ou cerceamento de liberdades de um grupo contra qualquer cidadão tem um nome: fascismo”, disse na nota..
Ele afirma que está, juntamente com seu irmão Cid, preocupado com o gravíssimo momento que vive o Brasil e luta para garantir que o estado democrático de direito não seja violentado e que o Brasil reencontre o caminho para o seu desenvolvimento.

Fonte: Ceará Agora

Em Aratuba: Fogueira Nordestina se prepara para festejos no Ceará em 2016

Quem gosta da alegria, das comidas, das danças e das músicas típicas do período junino já pode ir se preparando para as festas de 2016. O tradicional São João do Ceará, com um grupo junino que promete revolucionar os festivais a nível regionais e nível de estado, estamos falando da FOGUEIRA NORDESTINA, que desde o começo do ano vem se movimentando na busca da perfeição para deixar sua marca registrada na história.
Na coordenação da Escola José Joacy Pereira e da AJA - Associação da Juventude de Aratuba, os jovens brincantes já agitam os amantes da cultura em Aratuba e Maciço de Baturité com a promoção do SORTEIO de uma MOTO CB300, previsto para acontecer às 18h do dia 21 de abril na Praça Adolfo Lima em Aratuba, a arredação será revestida para ajudar nas despesas do grupo.


A FOGUEIRA NORDESTINA reúne muito mais do que pares coreografando tradicionais de dança, com preparação desde janeiro, o grupo vem se esforçam na elaboração do tema e enredo que são tratados com seriedade em todos os quesitos. As apresentação do grupo neste ano pode contar a história de personalidades, costumes, sentimentos, fenômenos climáticos, momentos históricos e até fatos políticos. O que sabemos até agora, é que a temática a ser trabalhada em 2016 ainda é um segredo. Mas seja qual for o espetáculo (tema a ser trabalhado), os quadrilheiros chegam em junho preparados para se apresentarem e competirem com as mais renomadas quadrilhas do Estado.