Buscar

22 fevereiro 2016

Baturité corre o risco de ficar fora do consorcio da policlínica

Policlinica de Baturité
Os municípios de Aracoiaba, Aratuba, Baturité, Capistrano, Guaramiranga, Itapiúna, Mulungu e Pacoti formam o consórcio público de saúde da microrregião de saúde de Baturité, responsável pela gestão da Policlínica  Clóvis Amora Vasconcelos.–  ofertados A população de oito municípios do Maciço de Baturité não está mais se deslocando para Fortaleza para realizar consultas médicas em otorrinolaringologia e oftalmologia e exames de endoscopia digestiva, especialidades que apresentavam maior carência de oferta de serviços na região. Esses serviços agora são garantidos na Policlínica Clóvis Amora Vasconcelos, construída pelo governo do Estado.

Em abril, os municípios da 4ª microrregião de saúde, que somam 133 mil habitantes, demandaram um número ainda reduzido de atendimentos em relação à oferta de serviços. Foram 178 consultas médicas especializadas, 173 exames de imagem e 10 atendimentos em especialidades não médicas, totalizando 361 atendimentos realizados, para uma oferta de 2.125 atendimentos. O encaminhamento de pacientes para a policlínica é feito pelas secretarias municipais de saúde, a partir da solicitação de consultas e exames feitas pelos médicos da atenção básica de saúde.
A distribuição de vagas para atendimento é proporcional à população de cada município. Toda a regulação é feita por computador pelo Sisreg III, sistema on-line criado pelo Ministério da Saúde para o gerenciamento de todo complexo regulatório indo da rede básica à internação hospitalar, visando a humanização dos serviços, maior controle do fluxo e otimização na utilização dos recursos.

Mas a população de Baturité corre o risco de ficar sem estes serviços, segundo o vereador Ozanan Moreira, o prefeito João Bosco Pinto saraiva (Bosco Cigano) não renovou o contrato com a instituição que segundo ele já se venceu e ainda deve o repasse de meses anteriores referente a prestação dos serviços. Segundo o mesmo os serviços não foram suspensos pois o mesmo pediu um prazo, pois haverá uma reunião nesta quarta – feira para tratar deste problema que afeta diretamente as pessoas mais simples de nossa cidade.
A situação de Baturité cada dia fica mais caótica, sem dispor de um hospital publico, a UMPA totalmente sucateada e o total descompromisso do gestor municipal com a saúde de Baturité deixa as famílias de nossa cidade cada vez mais e mercê da sorte, sendo cada um por se e Deus por todos.
Hoje a única instituição com capacidade e qualidade para atender as pessoas de nossa cidade esta sem condições de fornecer seus serviços em virtude da irresponsabilidade do poder público e o faz de conta com a saúde se torna cada dia mais visível para a população de Baturité.
Texto e Pesquisa: João Paulo Freitas 
Foto: Tv Maciço

Fonte: TV Maciço

Prefeito Ivan Neto ganha café da manhã surpresa em comemoração ao seu aniversário

O Prefeito Ivan Neto celebrou na manhã deste sábado (20/02) a passagem do seu aniversário de 38 anos ao lado da família e amigos. O evento surpresa ocorreu no Centro de Eventos da Paróquia de Aratuba e contou com as presenças do Presidente da Câmara Neto do Pai João, do Vereador Gerson Castelo e do Ex-Prefeito Paulo Sérgio. Também estavam presentes populares e líderes comunitários de todas as localidades de Aratuba, centenas de pessoas prestigiaram o aniversariante do dia.
Neto do Pai João, parabenizou o Prefeito pelo aniversário e ressaltou o trabalho que Ivan Neto vem fazendo em Aratuba. “Esse salão lotado demonstra a importância do Prefeito Ivan Neto. Isso é um sinal de orgulho, respeito e merecimento, porque ser prefeito de Aratuba é assumir o grande desafio de se superar sempre, Essa é a hora de continuar a lutar e eu estarei junto a este grande homem. Parabéns, Prefeito. Feliz Aniversário”.
O Vereador Gerson Castelo, ressaltou o trabalho que o Prefeito Ivan Neto desempenha na Administração Municipal. “Ivan Neto tem se esforçado para fazer a diferença neste momento tão difícil em que se encontra nosso país, mostrando como um o homem público pode administrar e retribuir a confiança da população. Temos muito orgulho do teu trabalho e da tua trajetória. Que você continue assim, leal, competente, dinâmico e trabalhador, porque a nossa Aratuba, precisa de gente como você”.
O Prefeito se emocionou com as homenagens dos amigos e agradeceu a todos pelo carinho. “Meus amigos. Muito obrigado pelo carinho. Agradeço do fundo do meu coração. Que Deus abençoe a todos vocês. E vamos todos juntos continuar construindo essa Aratuba que é de todos nós, muito obrigado a todos”.
Já Wolner Santos, ex-prefeito e pai de Ivan Neto, relembrou momentos marcantes da trajetória política de sua família e aconselhou o aniversariante a aproveitar a energia daquele momento, pois naquele salão, ele (Wolner) tinha vencido uma grande batalha que foi o inicio de uma considerável mudança na vida do povo de Aratuba.

O aratubense José Ivan Santos Neto foi eleito como prefeito de Aratuba no pleito de 2012 com 4.507 votos, oriundo de uma família tradicional de políticos é filho do ex-prefeito Wolner Santos e da ex-secretária de assistência social Eliane Santos. O aniversariante do dia tem dado sua parcela de contribuição na construção da história de seu município.

Parlamentares acertam suas filiações ao PDT

O ex-governador Cid Gomes, hoje, começa a conversar com alguns dos seus liderados para definir como serão feitas as novas filiações do seu pessoal que ainda está no PROS, e em outras agremiações, ao PDT. A ideia inicial de fazer um evento único talvez acabe não dando certo em razão de alguns, notadamente os que pretendem disputar prefeituras municipais, preferirem fazer a solenidade de filiação no próprio município, no caso do deputado estadual Ivo Gomes, cujo nome será lançado na disputa pela Prefeitura sobralense.
Cid e o seu irmão Ciro Gomes já estão filiados ao PDT desde o ano passado. Quase todos os prefeitos cearenses que seguem a orientação deles também já se filiaram, juntamente com alguns vereadores. Os deputados federais e estaduais e outros vereadores preferiram esperar pela abertura da "janela partidária". No caso dos vereadores, a liberação para mudança de sigla é a partir do dia 2 de março, por conta da Lei 13.265, da Reforma Política, que abriu um prazo de trinta dias para que os legisladores municipais tivessem oportunidade de mudarem de agremiação um mês antes do limite de filiação partidária para quem vai disputar cargos majoritário e proporcional em outubro próximo, dia 2 de abril.

Propaganda 

Já em relação aos deputados, a tal "janela partidária" foi aberta a partir da última sexta-feira, após a publicação da alteração feita na Constituição brasileira, permitindo a troca de partido, sem prejuízo do mandato, no prazo de trinta dias da promulgação da emenda constitucional, embora condicione que no caso dos deputados federais a mudança de partido não beneficiará a nova agremiação com mais recursos do Fundo Partidário, nem de tempo para a propaganda eleitoral no rádio e na televisão. Hoje, tanto a distribuição dos recursos do Fundo Partidário, gerido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), quanto do tempo do horário eleitoral e partidário, é feita com base no número de deputados federais de cada agremiação eleito no pleito anterior. O Supremo Tribunal Federal, com a criação de novos partidos, entendeu que o parlamentar, mudando de partido, garantiria à nova agremiação mais recursos e tempo. Agora, com a emenda constitucional volta ao que era antes. Os partidos terão os recursos do Fundo e o tempo de rádio e televisão com base na bancada que tenha eleito naquela legislatura.
A expectativa de alguns liderados do ex-governador Cid Gomes é que aconteça, em Fortaleza, um evento maior para assinalar o ingresso dos deputados federais a ele ligados no PDT, com a presença de integrantes da direção nacional desta agremiação. Os deputados estaduais que não serão candidatos a prefeito também se filiariam naquela oportunidade. Os demais, candidatos, fariam atos isolados, nos seus respectivos municípios, com a participação dos dirigentes estaduais pedetistas

Bancada 

Da área municipal, em Fortaleza, está cuidando o prefeito Roberto Cláudio, presidente do diretório municipal do PDT. O prefeito também está comandando a movimentação de outros pequenos partidos a ele aliados, no sentido de evitar divergências maiores nas composições das chapas proporcionais que serão apresentadas. 
A expectativa do PDT é de fazer a maior bancada na Câmara Municipal de Fortaleza, mas alguns candidatos estão preocupados com a quantidade de votos necessários para suas respectivas eleições. Muitos pretendentes a vagas na Câmara estão preferindo legendas menores, onde poderiam ter mais chances de sucesso. 
Embora o PROS, partido a que era filiado Cid Gomes e seus liderados, fique sem representação na Câmara Municipal e na Assembleia Legislativa, seus dirigentes continuam ligados ao ex-governador e ao prefeito. O partido no Ceará recebe orientação do deputado federal Odorico Monteiro (PT) que, segundo alguns dos seus aliados, também aproveitará a "janela partidária" para deixar o PT e assumir, ele próprio, a presidência do PROS no Estado. 

Indefinição 

Em razão da mobilização que está sendo feita pelo comando do PSD e do PMB, concorrendo com filiações na mesma esfera do grupo de Cid Gomes, hoje os dirigentes do PDT ainda não sabem informar qualquer será o real tamanho do partido após o prazo das filiações partidárias, ao fim do mês de março. Alguns deputados estaduais que estavam certos de se filiar ao partido acertaram com o PSD e o PMB e já integram o bloco partidária dessas agremiações na Assembleia Legislativa. 
O compromisso deles, segundo dizem, é o de marcharem juntos na disputa municipal deste ano e, na próxima eleição, em 2018, com a vaga de senador na chapa majoritária sendo reservada para Domingos Filho, hoje conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios, pai de Domingos Neto, presidente estadual do PMB e marido da prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar, presidente estadual do PSD. Neto e Patrícia poderão trocar de siglas e inverterem as posições que têm hoje. Ele presidindo o PSD e ela o Partido da Mulher. 

Pendência 

O Partido Progressista também será outra agremiação que receberá filiações de políticos ligados ao grupo político de Cid Gomes. Hoje, a maioria do diretório estadual do PP, presidido pelo Padre Zé Linhares, é de políticos levados pelo deputado José Albuquerque, presidente da Assembleia, representando o grupo de Cid Gomes. 
O PP servirá para atender aos que relutam em se filiar ao PDT em razão de divergências nas bases em municípios do Interior. Alguns deles querem ser candidatos a prefeito e a preferência é dos pedetistas tradicionais. O PTB, também, servirá de apoio para atender aos que têm pendência, tanto que já abriga, além de outros, o ex-secretário Bismarck Maia, ex-secretário dos governos Cid Gomes e pretenso candidato a prefeito do Município de Aracati, para concorrer com um pedetista. 

Fonte: DN

Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas abre inscrição para 2016

matematicaEscolas públicas de todo o país podem inscrever seus alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio na 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). As inscrições começam amanhã (22) e vão até o 1º de abril, no site da competição.
O processo de seleção dos estudantes tem duas fases: a primeira acontece no dia 7 de junho e a segunda, em 10 de setembro. Os vencedores serão anunciados no dia 30 de novembro. Serão premiados 6,5 mil alunos (500 medalhas de ouro, 1,5 mil medalhas de prata e 4,5 mil medalhas de bronze) e concedidas cerca de 46 mil menções honrosas.
Os medalhistas poderão participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC-OBMEP) e o aluno com participação regular no PIC tem direito à bolsa de Iniciação Científica Jr. do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq/MCTI).
Organizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), a olimpíada tem como objetivo revelar e estimular talentos, além de incentivar o estudo da matemática. Em 2015, a competição teve a participação de mais de 47,5 mil escolas, localizadas em 99,48% dos municípios brasileiros, que inscreveram cerca de 18 milhões de alunos na primeira fase.
De acordo com o diretor-geral do Impa, Marcelo Viana, a olimpíada tem sido instrumento extraordinário para a descoberta e o estímulo de talentos, em um país com baixo desempenho em matemática na comparação com outras nações.
“Em muitas escolas e municípios em todo o país, ela [olimpíada] vem ajudando a mudar a cultura em torno da matemática, estimulando professores a ensinar e os alunos a aprender a disciplina de modo muito mais motivador e ajudando a conectar a mesma com a experiência diária”, disse. “O ensino de matemática proporcionado na maioria das salas de aula no nosso país é muito deficiente, rotineiro e desmotivante para o aluno”, avaliou.
Viana destacou a competição tem oferecido oportunidades únicas para muitos estudantes Brasil afora. “O aluno Sandoel de Brito Vieira, de Cocal do Alves, Piauí, medalhista da OBMEP acaba de ser admitido no programa de doutorado no Impa. O sonho dele é ser pesquisador em matemática e ele está a caminho de realizá-lo”, citou.
A competição
Na primeira fase da OBMEP, o estudante precisa resolver 20 questões objetivas (múltipla escolha). A escola participante corrige as provas dos níveis 1 (6º e 7º anos do ensino fundamental); 2 (8º e 9º anos do ensino fundamental) e 3 (ensino médio) com base em gabaritos enviados pela coordenação do evento.
Os alunos com melhor pontuação são classificados para a segunda fase. Nessa etapa, precisam resolver seis questões dissertativas e expor os cálculos e o raciocínio utilizado nas respostas. Na segunda fase, que define as premiações, as provas são aplicadas em locais definidos pela coordenação da OBMEP e corrigidas por professores indicados pelo Impa.
Professores, escolas e secretarias de educação de municípios de medalhistas também ganham prêmios. Os critérios utilizados nas premiações podem ser consultados no site do evento.
A OBMEP é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
Fonte: Ceará Agora

DECON e Vigilância Sanitária fiscalizam estúdios de Tatuagens

tatuagem 19-02-16
O Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (DECON) do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) realizou, nos dias 17, 18 e 19 de fevereiro, ação integrada com a Célula de Vigilância Sanitária (CEVISA) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Fortaleza em estúdios de tatuagens, piercings e congêneres.
Ao todo, foram autuados 10 estabelecimentos, principalmente por problemas relacionados à limpeza, desinfecção e esterilização dos equipamentos, uso de tintas sem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), além da falta de papel toalha na pia de higienização das mãos.
Foram constatados ainda problemas relacionados à estrutura física dos locais: alguns não possuíam comprovante de manutenção de extintores de incêndio nem documentos para o exercício da atividade comercial como alvará de funcionamento, registro, certificado do Corpo de Bombeiros Militar do Governo do Estado do Ceará (CBMCE), comprovante trimestral de dedetização, registro de manutenção dos equipamentos e comprovante de vacinação dos funcionários.
Segundo a secretária-executiva do DECON, promotora de Justiça Ann Celly Sampaio, a inciativa da fiscalização se deu diante do crescente número de instalação de novas clínicas em Fortaleza sem o mínimo de condições de higiene estabelecido pela legislação. “A fiscalização vai continuar durante todo o ano e os consumidores podem fazer denúncias através do site www.decon.ce.gov.br, no link `fale com o DECON´, pessoalmente ou através do telefone 3452-4505” acrescenta.
Com MPCE
Fonte: Ceará Agora

Polícia Federal deflagra 23ª fase da Operação Lava-Jato

lava jato11
A Polícia Federal (PF) deflagrou a 23ª fase da Operação Lava Jato nesta segunda-feira (22). Até as 7h10, não havia mais informações sobre os mandados. A ação é realizada em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador.

A nova fase ocorre menos de um mês depois da operação Triplo X, realizada em 27 de janeiro, na qual 23 mandados judiciais foram cumpridos em São Paulo e Santa Catarina. A 22ª fase mirou apartamentos da empreiteira OAS que, segundo investigações, teriam sido usados para repasse de propina do esquema de corrupção da Petrobras.
Fonte: Ceará Agora

Prefeitura de Pacajus afirma que contas não foram rejeitadas pelo TCM

prefeito marcos paixão
O Prefeito de Pacatuba Marcos Paixão emitiu uma nota oficial esclarecendo a matéria publicada no Site Ceará Agora com o título “MP acusa prefeito de Pacajus de improbidade administrativa”. Segundo a nota, o Tribunal de Contas dos Municípios não rejeitou nenhuma prestação de contas da Prefeitura de Pacajus nos últimos 3 anos e nem do Prefeito Marcos Paixão nos últimos 8 anos. Como prova anexou uma certidão negativa de contas julgadas irregulares.
Segundo ele, o Tribunal apreciou uma Tomada de Contas Especial, em 2013, a respeito do limite constitucional de gastos da receita com pessoal e houve uma decisão inicial e um recurso impetrado, não tendo até o momento nenhuma decisão definitiva para o caso.
Ele observa que ao assumir a Prefeitura de Pacajus, o percentual de comprometimento com folha de pagamento era de mais de 67%. “Ao longo dos dois primeiros anos de mandato, o Prefeito Marcos Paixão realizou um ajuste fiscal e um saneamento das contas colocando os índices nos patamares estabelecidos pela legislação vigente, ou seja, 53%.”, diz a nota.
O prefeito observa que houve, por parte daquela Corte de Contas uma interpretação diferente sobre a documentação encaminhada pela Prefeitura, e dessa forma foi necessária a apresentação do recurso, que ainda não foi julgado, não havendo ainda decisão de caráter definitivo e final.
“A Prefeitura de Pacajus tem prezado pela lisura de suas atitudes e pela transparência em todos os atos da gestão, tanto que foi considerado o sétimo município mais transparente do Estado do Ceará, conforme ranking elaborado pelo Ministério Público Federal, no ano de 2015.
Conto com seu apoio na divulgação das informações”.

Abaixo certidão negativa do TCM sobre as contas da Prefeitura:
certidao negativa
Fonte: Ceará Agora

Semace e Ibama soltam animais silvestres na Serra de Baturité

semace2
Na última quarta-feira (17/02), a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) promoveram a soltura de animais silvestres no município de Guaramiranga, na Serra de Baturité. Oriundos de apreensões em ações fiscalizatórias ou entregues às instituições por populares, foram devolvidos à natureza 83 aves, uma iguana, um tatu peba, um cassaco, cinco jabutis e um veado.

Os animais estavam no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama, localizado no bairro Messejana, em Fortaleza. Lá, eles passaram por um período de monitoramento e cuidados com médicos veterinários e biólogos. Após a equipe constatar que estavam em condições ideais de voltar ao habitat natural a soltura foi programada entre as instituições.
Como devolver um animal sem registro
Ainda é comum pessoas que criam animais silvestres em casa sem registro – a exemplo de papagaios, macacos, cobras, etc – que foram adquiridos irregularmente em locais clandestinos ou através de pessoas que não possuem autorização para comercializá-los. Nesse caso, não há possibilidade de regularizar a posse do animal. O correto a se fazer é entregá-lo para não correr o risco de ser responsabilizado. Para isso, o dono pode entrar em contato com o Cetas do Ibama e pedir orientações dos procedimentos a serem adotados.
A Semace também recebe denúncias de tráfico de animais silvestres e sobre a posse sem autorização. A autarquia conta com dois canais de comunicação com o público. Um é o Disque Natureza, que funciona no número 0800-275-2233. O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e das 13 às 15 horas. Há, também, o e-mail: atendimento.fauna@semace.ce.gov.br que pode ser utilizado.
semaca
semace
Fonte: Ceará Agora