Buscar

16 fevereiro 2016

BATURITÉ - Concurso Público 2014/2015: 1ª Chamada

1 CHAMADA
O Prefeito Municipal de Baturité no uso de suas atribuições legais convoca os aprovados no Concurso Público Municipal conforme relação em anexo, a comparecerem ao serviço munidos de toda documentação necessária, a partir da publicação deste edital no prazo de 05(cinco) dias úteis, sob pena de serem desclassificados e, consequentemente, convocar-se-á ao próximo candidato pela ordem classificatória. No Centro Administrativo Desembargador Adalberto Barros Leal, localizado na Travessa 14 de Abril, s/nº., Centro – Baturité – Ceará. Maiores informações pelo telefone: 85 3347-1186.

Confirmado caso autóctone de chikungunya

Ceará confirma os dois primeiros casos de febre chikungunya transmitida pelo Aedes aegypti que tiveram origem no Estado. As infecções ocorreram na Capital e no município de São Gonçalo do Amarante, a 67km de Fortaleza. 
Neste ano, foram registrados outros quatro casos, mas com origem em outras regiões do País. As informações são do boletim epidemiológico divulgado na noite de ontem pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).
Desde 2014, já são 17 ocorrências do vírus no Estado, mas somente dois têm infecção autóctone. A maioria das pessoas detectadas com a doença foi infectada em outros estados. 
O paciente com suspeita de febre chikungunya autóctone em Fortaleza é morador do entorno do Campo do América, no bairro Meireles. Em 2015, dois casos da doença foram confirmados na Capital em pacientes que viajaram para a República Dominicana.
Outros três casos foram confirmados em Aracati (dois pacientes), Juazeiro do Norte, Aracoiaba e Brejo Santo. 
Dengue
Foram registrados 992 casos prováveis de dengue no Ceará neste ano, sendo 280 confirmados. O número é três vezes menor que o verificado no mesmo período do ano passado, no qual foram contabilizados 2912 casos suspeitos. As informações também constam em boletim epidemiológico divulgado pela Sesa.
De acordo com a pasta, confirmaram-se casos em 18 das 22 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRES) e em 39 dos 184 municípios cearenses.
Em 2016, foram notificados sete casos de formas graves da doença, sendo quatro confirmados. Permanecem em investigação três casos de dengue grave que evoluíram para óbito, ocorridos nos municípios do Crato, Fortim e Maracanaú.
Ações de combate

Segundo o gerente da célula de Vigilância Ambiental e de Riscos da Secretaria Municipal da Saúde, Nélio Moraes, uma ação de combate ao mosquito Aedes aegypti - transmissor da dengue, zika e chikungunya - foi realizada ainda ontem no Centro de Fortaleza. 


“Estamos utilizando máquinas costais que contêm depósitos de partículas de produtos químicos. As máquinas emitem gotículas que ficam em suspensão no ar de 30 a 40 minutos para eliminar os mosquitos”, explica.
Além disso, hoje, no Dia Nacional de Mobilização Zika Zero, haverá ação também no Centro. Ao todo, 220 mil militares do Exército, Marinha e Aeronáutica irão às ruas orientar a população sobre o combate aos criadouros do mosquito transmissor. No Ceará, serão 3 mil militares.
Na tarde de ontem, 11, o projeto de lei que autoriza a entrada forçada de agentes sanitários em residências particulares foi aprovado pela Assembleia Legislativa.
O texto, votado pelos deputados, prevê também multa e uso de força policial para a ação dos agentes. (colaborou Amanda Araújo)
Saiba mais
O Ministério da Saúde definiu que devem ser consideradas como casos suspeitos todas as pessoas que apresentarem febre de início súbito maior de 38,5ºC e artralgia (dor articular) ou artrite intensa com início agudo e que tenham histórico recente de viagem às áreas nas quais o vírus circula de forma contínua. O paciente infectado apresenta febre repentina e dores nas articulações – principal diferença da dengue. Os outros sintomas são dor de cabeça, dor muscular, náusea e manchas avermelhadas na pele.
Fonte: O POVO

Se crise persistir, o povo não defenderá o governo, alerta Lula

FOTO: SÉRGIO CASTRO/ ESTADÃO
FOTO: SÉRGIO CASTRO/ ESTADÃO
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, nessa segunda-feira, 15, em reunião do conselho consultivo da presidência do PT, que o governo tem até junho para mostrar sinais de recuperação da economia. Segundo relatos de participantes da reunião, Lula afirmou que a partir do segundo semestre indicadores econômicos e sociais que avançaram durante sua gestão podem regredir aos índices do final do governo Fernando Henrique Cardoso caso a economia não melhore, apagando o legado de seus oito anos no Planalto.
“Aí não vai ter povo para defender”, disse Lula, de acordo com integrantes do conselho. Segundo relatos de conselheiros petistas, o ex-presidente pediu empenho do partido para pressionar governo e ministros no sentido de adotar medidas econômicas menos conservadoras e mais em sintonia com as demandas da base histórica do PT, contrária ao ajuste fiscal proposto pelo governo Dilma Rousseff.
Como parte da estratégia de pressão, o PT apresentou internamente um documento intitulado Plano Nacional de Emergência, cujo objetivo é propor, paralelamente ao governo, sugestões para retomada imediata do crescimento econômico.
O texto, que não foi divulgado para a imprensa, ainda será submetido do diretório nacional do partido, que se reúne no dia 26, no Rio de Janeiro. Entre seus autores está o economista Márcio Pochmann, professor da Unicamp e presidente da Fundação Perseu Abramo, o braço intelectual do PT.
Em setembro do ano passado, Pochmann coordenou a elaboração do documento Por um Brasil Justo e Democrático, no qual faz críticas ao ajuste econômico e propõe medidas como redução da taxa de juros, flexibilização das metas fiscais e mudança no cálculo da inflação.
Durante a reunião, realizada a portas fechadas, sobraram críticas à política econômica do governo Dilma, mesmo depois da substituição de Joaquim Levy por Nelson Barbosa no Ministério da Fazenda, principalmente à proposta de reforma da Previdência que aumenta a idade mínima para aposentadoria.
“Eu falei que sou contra (a reforma). O (sistema previdenciário do) setor privado, que é o que está em questão, é superavitário. Não precisa de ajuste. É um erro do governo dar tanta ênfase à reforma da Previdência neste ambiente. Já reclamamos com o ministro (Miguel) Rossetto (da Secretaria-Geral da Presidência)”, disse o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques.
Segundo eles, alguns participantes também se queixaram que a paralisia de obras públicas por causa do ajuste fiscal, o que tem sido alvo de reclamação de muitos prefeitos do PT e de partidos aliados que vão disputar a reeleição ou tentar eleger seus sucessores nas disputas municipais deste ano.
Em outro documento apresentado também na reunião desta segunda-feira e ainda sujeito a alterações, o presidente do PT, Rui Falcão, também cobra urgência na adoção de medidas para retomar o crescimento.
“Não se pode aguardar mais para inaugurar medidas que retomem o crescimento econômico sustentável, com inclusão social, geração de empregos, distribuição de renda, controle da inflação, melhoria dos serviços públicos, investimentos em infraestrutura”, diz o texto do presidente do PT.
Em uma linha semelhante à de Lula, Falcão afirmou que a demora na melhoria do ambiente econômico e a falta de diálogo sobre as propostas do governo dificultam a relação com as bases petistas.
“Se demorar mais a obtenção de resultados concretos, capazes de reacender expectativas otimistas, a histeria golpista encontrará sempre suas fontes de alimentação no pessimismo, no descontentamento e nas frustrações de toda uma população brasileira que, uma vez despertada para a consciência de seus direitos – também por obra de nossos governos –, não se contentará com pouco, nem aplaudirá, às cegas, medidas adotadas sem o devido debate junto à sociedade civil”, diz o texto que também será submetido à direção do PT.
Além de Lula e Falcão, participaram da reunião os governadores do Ceará, Camilo Santana; do Acre, Tião Viana e do Piauí, Wellington Dias; os prefeitos de São Paulo, Fernando Haddad, e de São Bernardo, Luiz Marinho e o ex-ministro Gilberto Carvalho, além de professores, sindicalistas e economistas ligados ao PT.
Fonte: Ceará Agora

Polícia captura quadrilha e evita assalto em empresa de segurança

quadrilha
Uma ação realizada pela Polícia Civil do Estado do Ceará, por meio da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), resultou nas prisões de oito pessoas instantes antes de realizarem um assalto, que tinha como alvo uma empresa de segurança sediada em Fortaleza. A ação ocorreu no último dia 06, sábado de carnaval, no bairro Vicente Pinzon – Área Integrada de Segurança 03. Duas armas de fogo foram apreendidas.

De acordo com o delegado Raphael Vilarinho, titular da DRF, funcionários e uma ex-funcionária da empresa de segurança estão envolvidos no crime. “Nós recebemos a informação de um possível assalto e passamos a investigar. A partir daí descobrimos todo o esquema criminoso, inclusive quem eram os funcionários envolvidos”, afirmou o delegado. Foram capturadas Krishana Elayne do Nascimento Gomes (32), sem antecedentes criminais e que trabalhava no monitoramento das câmeras de segurança do estabelecimento, e Maria Gleiciane Ribeiro Barbosa (37), que responde por furto e já trabalhou na residência do proprietário da empresa.
Os outros presos são Carlos Eduardo Pereira Miranda (18), Francisco Fabrício Pereira da Silva (29) e Ismael de Oliveira Marinho (30) – os três sem antecedentes criminais, além de Elton John Almeida de Sousa (22), que já responde por porte ilegal de arma de fogo, Marcos Jhonata da Cruz de Freitas (27), que já responde por homicídio, e Paulo Henrique Mesquita Félix (23), que responde por roubo, roubo de veículo e receptação. Os homens foram abordados na Rua Valdemir Queiroz, no Vicente Pinzon. Com eles, foram apreendidos dois revólveres calibre 38 municiados, sete aparelhos celulares e os carros que seriam utilizados no assalto – um Renault Clio de placas OSV 5155 e um Corsa de placas HWH 3001.
O delegado adjunto da DRF, Eduardo Tomé, informou que o grupo pretendia levar uma alta quantia em dinheiro (não revelada por questão de segurança), além de cerca de 150 armas que ficavam armazenadas em um cofre do estabelecimento. O grupo foi encaminhado à sede da DRF, onde foi autuado em flagrante por tentativa de roubo, associação criminosa e porte ilegal de arma de fogo. A Polícia segue com as investigações a fim de identificar e prender outros integrantes do bando.
Fonte: Ceará Agora

TRE-CE julga improcedente ação de abuso de poder político contra Cid e Camilo

cid e camilo
A Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, na sessão desta segunda-feira, 15/2, presidida pelo desembargador Abelardo Benevides Moraes, julgou improcedente a Ação de Investigação Judicial Eleitoral nº 2554-43, absolvendo, por unanimidade, o ex-governador Cid Gomes e o atual governador Camilo Santana da acusação de abuso de poder político e conduta vedada a agente público nas eleições de 2014.
A relatora do processo, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, considerou que o Ministério Público Eleitoral, autor da ação, não teve como provar o abuso de poder político, já que os convênios celebrados com 50 municípios observaram a legislação vigente, sendo todos atrelados ao plano de trabalho elaborado pelo Executivo. Além disso, o repasse dos recursos foi feito antes de 5 de julho de 2014, ou seja, fora do período vedado pela legislação eleitoral, de três meses antes das eleições, o que também não caracterizaria conduta vedada a agente público.
A relatora destacou ainda em seu voto que os convênios foram celebrados pelo Governo do Estado tanto com os municípios administrados por prefeitos apoiadores como de oposição aos candidatos Camilo Santana e Izolda Cela, eleitos governador e vice-governadora do Ceará, também promovidos na ação impetrada pelo Ministério Público Eleitoral. Veja o inteiro teor do Acórdão (arquivo PDF), com o voto da desembargadora Nailde Pinheiro Nogueira.
Fonte: Ceará Agora

Subtenente é baleado em Caucaia e bandidos trocam tiros com a Polícia em Messejana

tres-tiros
Duas ações envolvendo tiroteios entre policiais militares e criminosos foram registrados na noite dessa segunda-feira, 15. O primeiro caso aconteceu em Caucaia (Região Metropolitana de Fortaleza) e resultou em um policial militar baleado nas costas. O segundo em Messejana, com um suspeito ferido após troca de tiros com uma viatura da Cavalaria.

O subtenente da reserva remunerada PM Bezerra chegava em casa quando foi surpreendido por quatro homens em duas motocicletas que atiraram contra o militar. Ele levou um tiro nas costas e recebeu o apoio da Polícia, que o levou até um posto da Polícia Rodoviária Estadual.
Conforme uma fonte da PM, ele foi socorrido por uma ambulância e escoltado até o Instituto Doutor José Frota (IJF), Centro. As informações repassadas por colegas do policial é de que ele não corre risco de morte.
O outro caso foi registrado Avenida Odilom Guimarães com Washington Soares, em Messejana. Um grupo havia feito pelo menos cinco assaltos e fugia pela via, quando se deparou com uma viatura da cavalaria.
“Um deles foi baleado ao sacar a arma para atirar no PM. Mas o policial foi mais rápido. Ele caiu da motocicleta e o outro fugiu sentido BR-116”, relatou a fonte da PM.
Viaturas da Polícia Rodoviária Estadual que estavam próximas foram ao local para dar apoio. A arma do suspeito também foi apreendida.
Fonte: Ceará Agora

STDS forma mais 268 profissionais em seis municípios do interior

primeiro passo
A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) forma, nesta semana, mais 268 novos profissionais, através dos projetos Primeiro Passo e Criando Oportunidades, em seis municípios do interior cearense. Serão certificados jovens dos municípios Deputado Irapuan Pinheiro, Maranguape, Maracanaú, Pacoti, Piquet Carneiro e adultos internos da Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Clodoaldo Pinto (CPPL II), em Itaitinga.

As formaturas acontecerão nesta terça-feira, 16 de fevereiro, às 14 horas, em Maracanaú, com 58 concludentes, e às 16 horas, em Maranguape, com 107 novos profissionais sendo entregues para o mercado de trabalho. Na quarta-feira, 17 de fevereiro, haverá entrega de certificados às 9h30, em Pacoti, para 19 concludentes, e em Itaitinga, às 14 horas, para mais 40 adultos capacitados em Mecânica de Motos. Este curso foi realizado em parceria com a Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), na CPPL II. Já na quinta-feira, 18 de fevereiro, acontecem as formaturas de novos profissionais em Piquet Carneiro, às 13 horas, com 20 concludentes, e Deputado Irapuan Pinheiro, às 11 horas, com 19 adolescentes.
Empreendedorismo
Na ocasião da formatura, serão entregues 63 kits instrumentais de trabalho aos formandos que obtiveram mais de 75% de frequência nas aulas e os melhores desempenhos durante o período de aprendizagem, como estímulo a abertura de negócios próprios, como incentivo ao empreendedorismo. Os cursos realizados foram demandados pelos próprios municípios.
Entre os cursos ofertados estão Mecânica de Motos; Auxiliar Administrativo; Corte e Costura; Conserto de Ar-condicionado e Eletricidade Básica; Auxiliar de Segurança do Trabalho; Cabeleireiro e Eletricista. Com certificação, eles estarão aptos para assumir suas qualificações no mercado de trabalho formal.
Com informações da STDS
Fonte: Ceará Agora