Buscar

28 janeiro 2016

Prefeitura de Morada Nova não fará gastos com o Carnaval

morada-nova
O Ministério Público do Estado do Ceará, através dos promotores de Justiça da Comarca de Morada Nova, Gustavo Pereira Jansen de Mello, Gleydson Leanndro Carneiro Pereira e Izabella Drumond Matosinhos, firmou, nesta quarta-feira (27), um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para disciplinar o Carnaval deste ano no município.

Firmado com o objetivo de prevenir, durante os festejos de Carnaval, a violação de direitos e a prática de crimes e de violência em geral à pessoa e aos patrimônios público e particular, o TAC deverá, ainda, evitar o gasto de recursos públicos na contratação de artistas e com montagens de estruturas de palco e som em momento de crises financeira e hídrica vividas pelo Estado e pelo município de Morada Nova.
Para garantir a segurança dos brincantes, além da paz e do sossego públicos de quem não pretende participar da folia, ficou estabelecido que as festividades do Carnaval de rua serão concentradas num trecho da Avenida Manoel de Castro, onde não há residências nas proximidades, que terá o trânsito bloqueado previamente pelo Poder Público. A folia será promovida pelos blocos carnavalescos da cidade, previamente cadastrados, nos locais e horários previstos no documento. Todas as brincadeiras serão custeadas com os recursos próprios dos integrantes dos blocos.
Conforme estabelecido no TAC, a Prefeitura de Morada Nova, através dos secretários municipais de Cultura, Infraestrutura, Saúde, Assistência Social e do procurador-geral do Município, se compromete a não realizar qualquer gasto com as festividades do Carnaval de 2016. A única exceção, prevista e limitada expressamente no documento, consiste na locação de banheiros químicos, medida indispensável para garantir o conforto mínimo dos brincantes na via pública da cidade e evitar a degradação do patrimônio e do meio ambiente nas proximidades do evento.
O TAC prevê também, entre outras medidas a serem adotadas pelo Poder Público Municipal, a disponibilização de uma ambulância com equipe de saúde que ficará no local durante as festividades e de carro com motorista para o plantão do Conselho Tutelar durante os quatro dias de folia. Está prevista ainda a realização da limpeza completa da via pública nas manhãs seguintes às festividades.
O TAC foi assinado pela Prefeitura Municipal de Morada Nova (representada pelos secretários de Cultura, Infraestrutura, Saúde, Assistência Social e pelo procurador-geral do Município), pelos membros do Conselho Tutelar, pelo delegado da Polícia Civil, pelo Comandante da Polícia Militar, pelo presidente da Autarquia Municipal de Trânsito, pelo diretor-regional do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (DETRAN-CE) e por representantes dos blocos carnavalescos.
Por fim, ficou determinado no documento que o descumprimento das obrigações assumidas implicará no pagamento de multa de R$ 1.000,00 a ser suportada pelo patrimônio pessoal do acordante que violar qualquer dos compromissos.
Com MPE
Fonte: Ceará Agora

Praça de Eventos passa por revitalização em Aracoiaba

REPRODUÇÃO FACEBOOK - PREFEITURA DE ARACOIABA
A Prefeitura de Aracoiaba, por intermédio das Secretarias de Infraestrutura e Meio Ambiente e Urbanismo, está realizando uma obra de revitalização na Praça de Eventos. Na obra, está sendo recuperando todo o piso da estrutura, além do melhoramento da iluminação, reformulação do paisagismo dos canteiros laterais, pintura do espaço, drenagem, construção de um canal (esgoto).
O trabalho de revitalização está sendo realizado em parceria com as equipes das Secretarias de Infraestrutura e Meio Ambiente e Urbanismo, tem o objetivo de proporcionar mais qualidade no uso do local.
O prefeito Antônio Cláudio esteve na Praça de Eventos para averiguar o andamento dos trabalhos. Ele destaca que a reforma do local era uma reivindicação da população. “Muitas pessoas utilizam o local para praticas esportivas, lazer, descontração e etc. Colocamos a reforma da Praça em nosso cronograma de obras. Agora, o local continuará sendo uma grande opção para a prática esportiva e lazer”, explicou o prefeito.

REPRUDUÇÃO FACEBOOK - PREFEITURA DE ARACOIABA
De acordo com o secretário de infraestrutura, Nazareno Bezerra, a revitalização da Praça de Eventos segue em ritmo acelerado e é uma das prioridades da Secretaria de Infraestrutura. “A população precisa de espaços bem equipados para poder praticar esportes com qualidade e segurança. Pensando nisso, resolvemos realizar a reforma e revitalização da Praça de Eventos. O local irá ficar ainda melhor para os praticantes de esportes e também para toda família”, destacou o secretário.
A gestão do Prefeito Antônio Cláudio vem adotando uma preocupação muito grande na preservação dos passeios públicos da cidade de Aracoiaba.

Foragidos do Rio Grande do Norte são presos em Canindé

caninde3
Uma operação da Polícia Militar do 4º Batalhão de Canindé culminou nas prisões de dois fugitivos da Penitenciária estadual de Alcaçuz, na madrugada da última quinta-feira (21) no estado do Rio Grande do Norte, a prisão foi realizada na madrugada desta quinta-feira (28/01).

Os dois foragidos identificados como Diego Gregório Meireles Santos 30 anos, residente e Bruno Mitchell Carvalho de Farias 22 anos, natural do Rio Grande do Norte, foram localizados em uma residência na localidade de Vila Campos aproximadamente 20 Km da sede do Município.
Com a dupla a polícia encontrou um revólver calibre 38, uma pistola .40 pertencente a Polícia Militar do Rio Grande do Norte, munições e um simulacro de uma metralhadora.
A Polícia investiga a ligação da dupla com bandidos de Canindé e se outros foragidos também estão na região, visto que no dia da fuga, 10 outros presos acabaram escapando da penitenciária.
Outra linha de investigação diz respeito ao possível planejamento da dupla em assaltos a agências bancárias no interior do Ceará.
Os dois foram levados para a Delegacia de Canindé e deverão ser transferidos para o Rio Grande do Norte nas próximas horas.
Com informações de Wellington Lima.
Fonte: Ceará Agora

Alunos assistem aula sentados no chão em Fortaleza

(Foto: Sindiute / Divulgação)
(Foto: Sindiute / Divulgação)
Alunos da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (Emeif) Waldemar Barroso, em Fortaleza, tiveram um primeiro dia de aulas sem conforto nessa quarta-feira (27/01). Algumas turmas da instituição assistiram às aulas sentadas no chão e usando cadeiras de plástico como apoio para livros e cadernos.
A falta de estrutura foi flagrada por imagens feitas pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Fortaleza (Sindiute). Nas fotos, é possível ver a maioria das crianças no chão e escorada nas paredes das salas durante a aula. Uma das alunas apoiou o caderno nas próprias pernas para copiar os conteúdos do quadro.
O diretor do Sindiute, Wellington Soares, afirma que a falta de cadeiras ocorre em outras escolas da capital cearense. “Essa situação mostra a falta de estrutura que está acontecendo em várias escolas da cidade, onde alguns professores estão até abrindo mão de suas mesas para servirem de cadeiras aos alunos”, reclama Soares.
Novas carteiras
Em nota, a Secretaria Municipal da Educação (SME) informou que novas carteiras foram enviadas à Escola Municipal Waldemar Barroso. A SME informou ainda que a carência das carteiras foi “provocada devido ao aumento das matrículas” e que “7.000 novos conjuntos de carteiras foram adquiridos neste ano para as escolas da rede municipal de ensino”.
A secretaria não respondeu se alunos de outras escolas da cidade também estão sem carteiras para assistirem às aulas, como denuncia o sindicato.
A direção da escola confirmou o recebimento do material e que os alunos devem assistir às aulas em carteiras apropriadas nesta quinta-feira (28).
Ameaça de greve
Com data-base de reajuste salarial em janeiro, professores do Município ainda não chegaram a um consenso com a Prefeitura e ameaçam greve a partir de 4 de fevereiro. “Estamos fazendo reuniões zonais em todas as regionais, e os professores estão propondo o indicativo de greve”, afirma Gardênia Baima. Segundo ela, a categoria quer 11,36% de reajuste, além do pagamento de “dívidas”, como anuênios. “Estamos num processo de negociação, mas não temos resolvido o que é essencial, que são as pendências que se acumulam e geram a insatisfação”. Nas reuniões, afirma, os professores expõem as demandas, mas não há proposta da Prefeitura.
O secretário da Educação afirma que o prefeito Roberto Cláudio (PDT) se encarregou de realizar a negociação pessoalmente, e que o assunto não tramita na pasta. “O prefeito prometeu que, num momento oportuno, chamaria para negociar”. Em nota, a Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) ressalta que no dia 15 de fevereiro haverá reunião com a mesa central para discutir o reajuste de todas as categorias dos servidores públicos, incluindo professores. “Somente depois dessa definição é possível tratar o reajuste específico do magistério”.
980 alunos cursam do 6º ao 9º ano na Escola Waldemar Barroso, na Serrinha
Fonte: Ceará Agora

Hospital e Maternidade Santa Isabel será beneficiado com novos equipamentos.

REPRODUÇÃO FACEBOOK - NETO RODRIGUES
Com a chegada do curso de medicina na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) em Redenção o hospital de Aracoiaba, ganhará novos equipamentos para atender a população do maciço, além de uma extensão hospitalar para dar suporte aos alunos de medicina.
A Prefeitura de Aracoiaba, por meio da Secretaria de Saúde vem promovendo ações que viabilizam melhorias na qualidade de vida dos aracoiabense. O HMSI é referência para os municípios da Região do Maciço de Baturité, foi beneficiado com novos equipamentos, no tocante a R$ 1.360.000,00, emenda parlamentar dos Deputados Federais Danilo Forte e Ariosto Holanda.
De acordo com o Prefeito Antônio Cláudio, 910 mil será destinado a adquirir novos equipamentos para o hospital e 450 mil será destinado ao laboratório de análises clinicas.
REPRODUÇÃO FACEBOOK - NETO RODRIGUES
Os novos equipamentos auxiliarão no dia a dia do hospital, contribuindo com o trabalho dos colaboradores e segurança dos usuários, além de visar melhor atendimento à população de Aracoiaba e da região do Maciço de Baturité.
“Podemos atender não somente pacientes de Aracoiaba, mas de todo o Maciço de Baturité, que agora poderão contar com novos equipamentos, ao qual facilitará e contribuirá no melhor atendimento para a população”, ressaltou o prefeito Antônio Cláudio.
O secretário de Saúde, Fredson Monte, disse que os novos aparelhos vão melhorar muito o atendimento no Hospital. “Vamos trocar aqueles equipamentos velhos, ultrapassados e quebrados, que dificultavam o diagnóstico e o tratamento, por equipamentos novos, que vão ajudar nas grandes cirurgias atualmente feitas no Hospital”.
Antônio Cláudio disse que esse é o resultado do bom relacionamento que existe entre o município de Aracoiaba e os Deputados Federais. Para o prefeito, é uma parceria que tem dado certo e beneficia diretamente o cidadão de Aracoiaba e de toda a região.
Na manhã da última quarta-feira (28), o Prefeito Antônio Cláudio acompanhado do ex-secretário de saúde do estado, Dr. Carlili Lavor, do secretário municipal de saúde, Fredson Monte, Diretor Geral do HMSI, Telmo Amaro, visitaram de perto as atuais instalações do hospital, sendo analisadas para posteriormente serem feitas adequações necessárias.