Buscar

22 janeiro 2016

2016 - Pré-candidaturas animam cenário político de Aratuba

Nos últimos dias no município de Aratuba não se fala em outra coisa, em todas as rodas de conversas e mesas de bares, o assunto é o lançamento da pré-candidatura do Presidente da Câmara Neto do Pai João a prefeitura da cidade. A informação foi dada em primeira mão aqui no Aracoiaba News.
Desde a nossa publicação, o cenário político naquele município, que estava morno, não foi mais o mesmo. Segundo apurou nosso portal, vários rumores de nomes foram citados, mas até o presente momento só há confirmação de três nomes na disputa da sucessão.
Protagonista de grandes momentos na vida política do povo de Aratuba, Neto do Pai João, é incisivo ao confirmar sua pré-candidatura a prefeito de Aratuba. “Irei atender o clamor das ruas”, disse Neto.
Nossa redação entrou em contato com o vereador Jean Martins que desmentiu os boatos de sua pré-candidatura a cargos majoritários em Aratuba e afirmou ser a favor da junção de toda oposição para o pleito eleitoral de 2016. Já o presidente do SINDIARA, Joerly Victor, não pode atender nossa redação.
Em contato com o Sr. Dedé Paiva, ele nos afirmou com clareza sua pré-candidatura e disse estar convicto de que colocar seu nome à disposição do povo daquele município é o melhor caminho no momento.
Também conseguimos contato com o atual prefeito de Aratuba, Ivan Neto, que nos confirmou sua caminhada na vida política para continuar ajudando o povo do seu município, ele também é pré-candidato. “Só vou desistir do povo de Aratuba se for uma vontade divina, caso isso não aconteça vou continuar lutado em favor do nosso posso”, disse Ivan Neto.
Como o leitor pode observar o cenário político, outrora parado e morno na cidade de Aratuba, movimentou-se e promete pegar fogo até o final das eleições.
Nossa redação esteve recentemente em Aratuba e foi possível observar que o presidente do legislativo Neto do Pai João tem sido a novidade no páreo eleitoral. Em contraponto Neto divide o espaço com Ivan Neto “atual prefeito” que tem desenvolvido uma administração dentro de um cenário político crítico com consequências da crise que assola o país.
Nos bastidores da política de Aratuba outros nomes são citados como pretensos pré-candidatos aos cargos majoritários da política local.

Lupi oferece Ciro Gomes ao PT como 'plano B'

lupi ciro
Dando como certa a candidatura do PDT à Presidência da República em 2018, o presidente nacional do partido, Carlos Lupi, disse nessa quinta-feira, 21, que tem procurado dirigentes do PT em busca de apoio à candidatura do ex-ministro Ciro Gomes. O pedetista afirmou que tem ouvindo de uma “parcela significativa” de líderes do partido da presidente Dilma Rousseff que Ciro pode ser uma opção para o PT.

“Tenho tido conversas com muitos dirigentes do PT, hoje (ontem) mesmo estive almoçando com um, e a receptividade ao nome do Ciro é muito boa”, disse Lupi, sem mencionar os nomes desses petistas. “Em resumo, eles dizem que o Ciro pode ser uma opção para o PT”, afirmou.
A possibilidade de o PT não ter candidato para suceder a presidente Dilma Rousseff em 2018 tem sido admitida por integrantes da base aliada e até mesmo do partido, em razão da crise pela qual a legenda passa em decorrência das investigações da Operação Lava Jato.
Lupi ressaltou ontem uma relação de “fraternidade antiga” entre o seu partido e o PT. Entre idas e vindas, o PDT participa de governos petistas desde a gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Atualmente, a legenda ocupa o Ministério das Comunicações, com o deputado André Figueiredo (CE).
A presidente Dilma tem uma relação especial com o PDT. Antes de entrar no PT, ela foi filiada à legenda. Hoje, a petista deve participar da reunião do diretório nacional do partido de Lupi, quando a sigla pretende fazer um ato em defesa do mandato dela. O diretório deve referendar posição contrária ao impeachment, já aprovada pela executiva nacional da legenda em dezembro.
Em mais um gesto de apoio a Dilma, o diretório deve reiterar o pedido de afastamento do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), desafeto político do Planalto. O peemedebista foi o responsável por abrir o processo de impeachment da petista, em dezembro do ano passado.
O diretório nacional do PDT também deve aprovar a tese de candidatura própria em 2018. Segundo Lupi, essa decisão já tinha sido avalizada pela executiva nacional desde o início de 2015, mas, assim como a posição contra o impeachment, precisa ser referendada.
O presidente nacional do PDT ressalta que o partido terá candidatura própria em qualquer que seja o cenário de 2018, até mesmo se Lula for candidato.
Apesar de ponderar que outros nomes do PDT poderão disputar a indicação da sigla, Lupi acha “difícil” alguém bater Ciro. O ex-ministro, que já foi candidato a presidente duas vezes – em 1998 e 2002, ambos pelo PPS – tem feito um giro pelo País em busca de apoio.
Atualmente, ele trabalha na Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), comandando os trabalhos da construção da ferrovia Transnordestina.
‘Vários PTs’
Nessa quinta, Ciro fez elogios ao PT. Em entrevista, o ex-ministro disse que conhece o partido profundamente e sabe que existem “vários PTs”. “Conheço muita gente boa, muita gente séria no partido. Diria até que a maioria do PT”, afirmou. “Isso não quer dizer, entretanto, que não tenha azedíssimas críticas ao comportamento de uma fração bandida do PT.”
Cunha e Temer
Por outro lado, Ciro acusou o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), de conquistar protagonismo político por meio de práticas de corrupção, numa referência a casos de corrupção investigados pela Operação Lava Jato. “De onde vem o protagonismo do Eduardo Cunha? Vem do fato de ele roubar uma montanha de dinheiro e distribuir 80% disso entre os colegas”, afirmou.
O ex-ministro também atacou o vice-presidente Michel Temer. Disse que só quem for “idiota” acredita que o Temer está querendo, de fato, se reaproximar da presidente Dilma Rousseff. Ele ponderou, contudo, que a petista não deve repudiar isso. “Só quem for idiota acredita. Agora isso não quer dizer que a presidenta tenha que repudiar isso. Até porque a política vive desses bailados”, disse. “O que é importante é não acreditar, porque ele está no golpe e é capitão dele.”
Cunha e Temer afirmaram que não rebateriam as declarações de Ciro e que só conversam com o ex-ministro na Justiça. A assessoria do vice-presidente informou que deve entrar em breve com processo contra Ciro.
Fonte: Ceará Agora

PDT vai reiterar apoio a Dilma e pedido de afastamento de Cunha

FOTO: AGÊNCIA BRASIL
FOTO: AGÊNCIA BRASIL
Em encontro preparatório para a reunião do Diretório Nacional, que ocorre na sexta-feira (22/01), em Brasília, o PDT reiterou posicionamento contrário ao impeachment da presidente Dilma Rousseff e pelo afastamento de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) da Presidência da Câmara.
As decisões já haviam sido tomadas pelo Diretório em conjunto com as bancadas da Câmara e do Senado em dezembro passado, quando Cunha deflagrou o impeachment.
Com a presença do presidente da sigla, o ex-ministro Carlos Lupi, e do também ex-ministro Ciro Gomes, que se filiou ao PDT em setembro do ano passado, representantes dos diretórios estaduais também discutiram as situações do partido para as eleições municipais deste ano.
A intenção, conforme Lupi é eleger 10% das prefeituras, cerca de 560. Hoje, segundo ele, o partido tem cerca de 400. O PDT tem a intenção de lançar candidatos em 10 capitais.
Crítico contumaz do governo, Ciro Gomes ironizou a reaproximação da presidente Dilma com o vice, Michel Temer, do PMDB.
“Só quem for idiota acredita. Isso não quer dizer que a presidente tem que repudiar isso, até porque a política vive desses bailados. O que é importante é não acreditar, porque ele está no golpe e é o capitão dele”, afirmou.
O ex-ministro voltou a desferir ataques também contra Eduardo Cunha, a quem acusou de “roubar” e afirmou ainda que há uma “fração bandida no PT”, embora tenha reconhecido haver bons quadros no partido.
Convidada para o evento desta sexta, a presidente Dilma Rousseff não descarta a possibilidade de comparecer, mas foi orientada por aliados e auxiliares sobre a possibilidade de haver discursos contra o governo e enfrentar “saia justa”.
Além de confirmar apoio a ela, haverá ainda uma homenagem ao fundador da sigla, Leonel Brizola. Embora discordem de diversos pontos da política econômica do governo, que criticaram,Lupi e Ciro disseram que seria “deselegante” tecer críticas na frente da presidente.
O PDT controla o Ministério das Comunicações (André Figueiredo). A bancada da Câmara tem 18 deputados e a do Senado, três parlamentares.
Embora admita que não votará com o governo em algumas questões polêmicas do ajuste fiscal, como na proposta que altera a idade mínima para a aposentadoria, Lupi afirma ainda que cada caso será analisado separadamente.
Com informações da Folha de São Paulo.
Fonte: Ceará Agora

Após panelaço, PT tira Dilma e Lula das inserções na TV

DIVULGAÇÃO/PT
DIVULGAÇÃO/PT
Estrela das propagandas petistas, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não aparecerá nos comerciais que o PT levará ao ar nas duas primeiras semanas de fevereiro. Lula e a presidente Dilma Rousseff ficarão de fora das inserções por uma decisão da cúpula do partido, que diz ter decidido priorizar a defesa da imagem da sigla, abalada pelos escândalos do mensalão e do petrolão.
Em agosto do ano passado, a aparição de Lula e Dilma na TV foi acompanhada por uma onda de panelaços em 16 capitais e no Distrito Federal.
Embora tenha decidido não expor suas maiores estrelas, o PT ainda não concluiu o formato das inserções, que serão exibidas nos dias 2, 4, 6, 9 e 11 de fevereiro, algumas em meio ao Carnaval.
Ainda segundo integrantes da cúpula do PT, o conteúdo do programa maior, de dez minutos e com apresentação programada para o dia 23, vai depender do clima político no país após a volta dos trabalhos no Congresso.
Sobre a ausência de Lula e Dilma nas inserções, os petistas dizem que a decisão não foi tomada por temor de novos panelaços.
“Os panelaços podem acontecer mesmo sem eles”, justifica o presidente estadual do PT, Emídio de Souza.
Em pronunciamento de rádio e TV no Dia da Mulher, 8 de março, Dilma foi alvo de panelaços em ao menos 12 capitais. Após o episódio, a petista evitou aparecer na televisão e gravou vídeos para a internet no Dia do Trabalho e se pronunciou em redes sociais no Dia das Mães, em maio.
A presidente também ficou de fora do programa nacional do PT exibido no mesmo mês. A peça, no entanto, trazia o depoimento do ex-presidente Lula e foi recebida com protestos em 11 capitais.
Lula e Dilma voltaram a aparecer em rede nacional somente em agosto, em um novo programa partidário que ironizava os panelaços.
Com informações da Folha de São Paulo
Fonte: Ceará Agora

Funceme registra chuva em mais de 160 municípios cearenses nesta sexta-feira

FOTO: DIÁRIO DO NORDESTE
FOTO: DIÁRIO DO NORDESTE
O volume das chuvas foi menor que os registros da madrugada anterior, mas até as 10h30min desta sexta-feira, 22, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recurso Hídricos (Funceme) registrou precipitação em 165 municípios cearenses. As maiores chuvas foram no Crato (108 mm), Quiterianópolis (104 mm), e Aquiraz (92 mm).
Em Fortaleza, choveu 63.8 mm no posto Messejana, cerca de 31 mm a menos que o registro de quinta-feira, 21, a maior chuva do ano na capital cearense em 2016.
Com um volume menor, os transtornos da chuva também diminuíram nesta manhã. Apenas três semáforos apresentaram problemas, mas foram restabelecidos.
As falhas foram identificadas nos cruzamentos da Lauro Nogueira com Professor Otávio Lobo, Vital Brasil com rua Verbena e Fausto Cabral com José Carlos Gurgel Nogueira.
Segundo a Funceme, a previsão é de céu parcialmente nublado em Fortaleza. Para o ceará, a Fundação prevê eventos de chuva no centro-sul do estado e na Serra da Ibiapaba. Nas demais regiões cearenses, o céu deve ficar parcialmente nublado.
Relação das 10 maiores chuvas por Municípios até as 10h30min:
Crato (Posto: Crato) : 108.0 mm
Quiterianópolis (Posto: Quiterianopolis) : 104.0 mm
Crato (Posto: Lameiro) : 99.0 mm
Aquiraz (Posto: Sitio Sapucaia Fagundes) : 92.0 mm
Tauá (Posto: Santa Tereza) : 85.0 mm
Arneiroz (Posto: Arneiroz) : 81.7 mm
Tauá (Posto: Sao Joao Do Trissi) : 81.0 mm
Saboeiro (Posto: Sitio Itaporanga) : 79.0 mm
Jaguaretama (Posto: Jaguaretama) : 77.5 mm
Missão Velha (Posto: Missao Velha) : 75.2 mm
Fonte: Ceará Agora

Polícia prende trio após assaltar depósito do Detran

(Foto: SSPDS/Divulgação)
(Foto: SSPDS/Divulgação)
A polícia prendeu três homens suspeitos de roubar 10 motos de um galpão do Departamento de Trânsito do Ceará (Detran)  no município de Maranguape, Região Metropolitana de Fortaleza.
De acordo com a Polícia Civil, o grupo formado por seis pessoas rendeu um vigilante do depósito e colocou motos, frigobar e outros objetos dentro de um caminhão tipo baú. Os criminosos ainda levaram a arma do vigilante e colete.
Segundo a polícia, o vigilante conseguiu fugir e avisar à polícia, que fez buscas na área e conseguiu prender três suspeitos em Itapebussu, distrito de Maranguape.
O procedimento está registrado na Delegacia de Maracanaú (14º Distrito Policial). Os presos e o material apreendido foram encaminhados para a Delegacia de Maracanaú.
Fonte: Ceará Agora

Chuva causa tensão e entusiasmo a moradores de Canindé

FOTOS: ANTÔNIO CARLOS ALVES
FOTOS: ANTÔNIO CARLOS ALVES
Tensão, em algumas localidades dos Sertões de Canindé e, na zona urbana, por conta das chuvas dessa quinta-feira (21/01), que vieram acompanhadas de ventos fortes, raios e trovoadas, mas, sobretudo entusiasmo renovado com um inverno promissor.
Assim é o ânimo do sertanejo, que ainda vive os efeitos da maior seca da história. As precipitações ocorridas desde o domingo passado e com pancadas isoladas no começo desta semana abrem um caminho cheios de esperanças em relação à quadra invernosa.
As precipitações dos últimos dias na sede do município mediram no pluviômetro do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS 55mm o suficiente para animar produtores que chegaram cedo aos comércios em busca de sementes para plantar.
Na quarta-feira (20), na localidade de Ipueira dos Gomes, uma chuva ocorrida durante a tarde de 135 mm trouxe alegria para os moradores da comunidade.
Cisternas de placas com capacidade para 16 mil litros pegaram muita água, o suficiente para suprir demandas antigas e deixar de esperar pelo carro pipa. Assim também foi na Comunidade de Camarão onde os pluviômetros registram chuvas de mais de 100 mm.
FOTO: ANTÔNIO CARLOS ALVES
FOTO: ANTÔNIO CARLOS ALVES













Com informações de Wellington Lima.
Fonte: Ceará Agora

Coelce oferta mais de 40 vagas de estágio para níveis médio, técnico e superior

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
A Companhia Energética do Ceará (Coelce) está com inscrições abertas, até o dia 30 de janeiro, em Programa de Estágio. São 48 oportunidades para estudantes de níveis médio, técnico ou superior, em Fortaleza e cidades do interior do Ceará.Os interessados podem se inscrever pelo site da Coelce.
Para participar do processo seletivo de nível superior, o candidato deve estar matriculado nos cursos de Administração, Comunicação (Habilitação em Jornalismo), Economia, Engenharias (Elétrica e de Produção) ou Serviço Social, além de ter cursado metade da graduação. Há vagas também para o nível técnico, nas áreas de eletrotécnica e mecatrônica, e para o médio.
O início das atividades de estágio está previsto para fevereiro deste ano. Segundo a Coelce, os estagiários recebem benefícios compatíveis com o mercado e têm chances de efetivação.
Fonte: VERDINHA

Ciro Gomes pode ser "opção para o PT" em eleições de 2018, diz Lupi

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi afirmou, nesta quinta-feira (21), que o nome de Ciro Gomes é cotado como "opção para o PT" nas eleições presidenciais de 2018, segundo a opinião de boa parte dos líderes do partido da presidente Dilma Rousseff.
"Tenho tido conversas com muitos dirigentes do PT, hoje (ontem) mesmo estive almolçando com um, e a receptividade ao nome do Ciro é muito boa", disse Lupi, em entrevista ao jornal o Estado de São Paulo. 
Ainda segundo o jornal, a possibilidade de o Partido dos Trabalhadores não ter nome próprio para lançar ao pleito tem sido um problema admitido por membros da base aliada e da própria sigla em decorrência dos envolvimentos da legenda nas investigações da Operação Lava Jato.

Ciro opina sopre aliança entre Dilma e Temer 

O ex-ministro filiado ao PDT também disse nesta quinta-feira, ao jornal O Globo, que somente um "idiota" acreditaria na reaproximação entre a presidente e o seu vice, Michel Temer, que se reuniram na quarta-feira. 
"Isso não quer dizer que a presidente tem de repudiar isso, até porque a política vive desses bailados. O que é importante é não acreditar, porque ele (Temer) está no golpe e é o capitão dele", disse Ciro ao periódico.

Fonte: DN

Coelce registra 59 raios entre quarta e quinta no Ceará

raios
O Sistema de Monitoramento de Descargas Atmosféricas da Coelce registrou, durante a chuva ocorrida desde essa quarta-feira, 59 raios em todo o estado. Desde o começo do ano, já foram registrados 6.299 descargas no Ceará.

Santa Quitéria foi o município com maior incidência de raios (429) em 2016; seguido de Tabuleiro do Norte, com 280; e Independência, com 267 raios. Em 2015, foram registradas 141.316 descargas atmosféricas em todo o Estado, a maioria delas (9.545) no município de Granja.
Cuidados dentro de casa durante tempestade:
– Evitar o uso do celular, secador de cabelo e ferro elétrico conectados à tomada;
– Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica;
– Evitar consertos de instalações elétricas;
– Se possível, permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar.

Cuidados fora de casa durante tempestade:
– Evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;
– Evitar estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.

Fonte: Ceará Agora

Caminhão com botijões de gás tomba na BR 222 em Itapajé

Caminhao 1
Um caminhão transportando botijões de gás de cozinha tombou na BR 222 no município de Itapajé, o acidente aconteceu no início da tarde de ontem quarta-feira (20/01) próximo à curva da Pedra D’água.

O motorista sofreu apenas lesões leves e permaneceu no local, dois ajudantes que estavam com ele no caminhão sofreram fraturas e tiveram que ser levados para o hospital municipal.
O veículo trafegava com destino a Fortaleza e tombou em uma reta da BR, segundo relatou o motorista, ele perdeu o controle no momento em que a pista estava molhada. Alguns botijões foram levados por pessoas que passavam no momento do acidente, mas a policia chegou a tempo para impedir que toda a carga fosse saqueada.
Com informações de Rogilson Brandão.
Fonte: Ceará Agora

Acusado de matar jovem após festa tem prisão decretada

Renílson Garcia Araújo Lima
A juíza Adriana da Cruz Dantas, em respondência pela Vara Única Privativa de Audiências de Custódia de Fortaleza, decretou na tarde desta quinta-feira (21), a prisão preventiva do agente penitenciário Renílson Garcia Araújo Lima. Ele é acusado de matar Johnny Moura Melo com um tiro na cabeça, no dia 27 de dezembro de 2015, na avenida Luiz Vieira, em frente a um buffet no bairro Dunas, em Fortaleza.

Na decisão, a magistrada verificou que o homicídio ocorreu em via pública, em horário e local de grande circulação de pessoas, sendo efetuado disparo de arma de fogo contra a cabeça da vítima.
Além disso, eles teriam brigado dentro da festa, onde Johnny teria acertado um murro na boca do acusado, que não satisfeito esperou a vítima sair do local e efetuou o disparo fatal, também expondo a perigo as demais pessoas que se encontravam nas proximidades.
“Tais circunstâncias demonstram a gravidade, a ousadia e o sentimento de desprezo do representado pela vida humana, além do destemor às leis do Estado, mormente tratando-se de um agente penitenciário, e às regras de convivência social, evidenciando ser necessária a decretação da sua prisão para a garantia da ordem pública”, concluiu a magistrada.
ENTENDA O CASO
Segundo inquérito policial, o agente penitenciário teria olhado para a namorada de Johnny, o que gerou uma discussão entre eles. Johnny atingiu Renílson com um soco na boca. Na saída do local, Johnny estava no carro da namorada, sentado no banco do passageiro com cinto de segurança, quando Renilson efetuou um disparo na cabeça da vítima. Ele ainda foi levado para o Instituto José Frota (IJF), mas não resistiu aos ferimentos e faleceu.
O acusado foi preso no dia 29 de dezembro, por volta das 23h40, na sua casa localizada no bairro Antônio Bezerra, após ser reconhecido por testemunhas. Ele responde a homicídio por motivo fútil e recurso que impossibilitou a defesa da vítima.
com TJCE
Fonte: Ceará Agora

Operação contra o tráfico prende onze pessoas em Chorozinho

presos algemados
Uma operação policial desencadeada pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), nesta quinta-feira (21), resultou no cumprimento de onze mandados de busca e apreensão de envolvidos no tráfico de drogas no Estado. O esquema policial foi efetuado de forma integrada por cerca de 70 agentes de segurança das Polícias Civil e Militar do Ceará.
A ofensiva, denominada “Operação Cela”, objetivou inibir o tráfico de entorpecentes no município de Chorozinho, Área Integrada de Segurança 9 (AIS 9). Iniciada na madrugada de hoje (21), a operação teve duração de seis horas. Ao todo, onze pessoas foram capturadas no município de Chorozinho. Todos os mandados de prisão são decorrentes de crimes de tráfico ou associação ao tráfico de drogas.
De acordo com o coordenador de Planejamento Operacional da SSPDS, o delegado Fernando Menezes, a operação foi mais uma ação qualificada no combate ao crime organizado. “Após intensas investigações da Polícia Civil de Chorozinho, foi possível prender onze pessoas que atuavam direta e indiretamente, auxiliando o tráfico de entorpecentes na AIS 9”, avalia. O delegado também informa que os trabalhos na região vão continuar.
Presos
Foram presos: Kassia Holanda Nepomuceno (34), Maria Celia Bezerra de Almeida (43), Regivânia Pio de Almeida (27), Luana Moreira da Silva (20), Tainar Carvalho de Lima (19), todas sem antecedentes criminais. Além de Bruno Rafael Carvalho dos Santos (24), que já responde por tráfico de drogas e crimes de trânsito; Elias Cabral dos Santos (36), que responde por porte ilegal de arma de fogo; Waldeilson dos Santos Silva (25), que responde por tráfico de drogas; Francisco Diego Braga da Silva (25), que já responde por lesão corporal dolosa e crime contra a propriedade imaterial e tráfico de drogas; Francisco Wellington Alves da Silva (24), que tem antecedentes criminais por roubo, porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas; e Francisco Fagner da Silva Amaral (23), que responde por tráfico de drogas.  Nos locais vistoriados, a Polícia apreendeu uma moto, R$ 1.109, um celular e dois capacetes.
Segundo a delegada titular da Delegacia de Chorozinho, Leiliane Almeida, a Operação Cela foi muito positiva para a região e teve como objetivo diminuir a criminalidade na área. “Nosso trabalho agora é continuar prendendo pessoas envolvidas com o crime”, completa a delegada. Todos os presos foram encaminhados para a Delegacia de Chorozinho.
Fonte: Ceará Agora

Estado e Capital registram maiores chuvas no ano

chuva juazeiro
As chuvas apresentadas nas últimas 24 horas foram as maiores deste ano no Ceará e em Fortaleza, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). No Estado, foram registradas chuvas em 146 municípios e a média estadual diária atingiu os 28,9mm. No boletim da última terça-feira (19), a chuva foi mais generalizada, chegando a banhar 167 cidades, mas com menor intensidade menor, com média diária de 19,5mm para todo o Ceará.

No ranking das maiores chuvas registradas nesta quinta-feira (21), por municípios, os índices mais elevados foram registrados em Crateús (166mm), Amontada (155mm), Trairi (150mm), Granja (116,7mm) e Amontada (115mm). Em Fortaleza, a chuva foi de 95mm, a maior registrada neste ano na Capital.
Segundo a Funceme, as precipitações foram causadas pela atuação do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis que traz condições favoráveis às chuvas desde o início da semana. Os meteorologistas frisam que esse sistema é típico da pré-estação chuvosa (dezembro e janeiro) e que as boas precipitações desta quinta-feira não têm influência na quadra chuvosa oficial do Ceará (entre fevereiro e maio).
Vale lembrar que nesta quarta-feira (20) a Funceme divulgou previsão climática apontando probabilidade de 65% para chuvas abaixo da média entre fevereiro e abril de 2016. As chances de chover em torno da média são de 25% e há 10% de probabilidade de chover acima da média no próximo trimestre. Até sábado (23), a previsão da Funceme é de permanência da atuação do Vórtice Ciclônico, trazendo chuvas para todas as regiões do Ceará.
Defesa Civil
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Ceará (Cedec-CE) realiza o monitoramento nos 184 municípios do Estado, para melhor gerenciar as situações de risco e responder de modo eficiente um possível desastre em território cearense. O órgão trabalha em parceria com o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), da Secretaria Nacional de Defesa Civil, que enviou nesta quinta-feira (21) três alertas para o Ceará: dois em Fortaleza e um em Maranguape.
Na Capital, o órgão nacional identificou risco de deslizamento e inundação. Já em Maranguape, na Região Metropolitana, o Cenad apontou risco de deslizamento. No município de Caucaia, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil vem monitorando áreas de risco, onde vivem cerca de 12 mil pessoas, e apresentou demanda de lonas plásticas e água potável, para se prevenir no período chuvoso.
Fonte: Ceará Agora

Executiva municipal do PT quer candidatura própria em Fortaleza

pt fortaleza
Facebook PT Fortaleza
A Executiva Municipal do PT de Fortaleza lançou na tarde desta quinta-feira, durante coletiva à imprensa, o manifesto “O PT e a Cidade: por uma candidatura própria à prefeitura de Fortaleza”. O documento, aprovado por unanimidade na última segunda-feira, 18, reivindica o lançamento de candidatura própria do partido na Capital, nas eleições de 2016.
“É preciso retomar em Fortaleza um projeto de cidade assentado em critérios de inclusão social, sustentabilidade ambiental e fortalecimento da cidadania e dos direitos humanos, capaz de inverter prioridades, de desafiar paradigmas e de, verdadeiramente, governar para todos”, diz o documento.
O manifesto apresenta ainda um balanço da conjuntura nacional. “Esse sentimento está em sintonia com as posições do Diretório Municipal de Fortaleza e de sua bancada de vereadores na Câmara Municipal que, de forma unânime, nos últimos três anos, tem assumido a postura de oposição à atual gestão”, aponta o material.
No início da noite o presidente estadual do Partido dos Trabalhadores, De Assis Diniz comentou o posicionamento da executiva municipal. “Há um consenso que vem ao longo dos últimos anos com debates políticos, que se construiu o processo unificado pelo diretório. Evidentemente com grau de unidade grande”, relatou. Segundo De Assis, o debate será levado ao diretório nacional. “Na próxima terça-feira ele será apresentado também na executiva nacional do partido, para que seja construído um caminho que nos leve a tese de candidatura própria em Fortaleza”.
Fonte: Ceará Agora

ESTÁCIO - Parte do prédio de faculdade desaba em Fortaleza

Atualizada às 13h45min
Uma parte do prédio da faculdade Estácio Fic, unidade Via Corpvs, desabou na madrugada desta quinta-feira, 21, emFortaleza. A assessoria da instituição informou ao O POVO Onlineque ninguém ficou ferido, e uma equipe de engenharia  foi ao local fazer reparos na rampa da unidade, localizada na rua Eliseu Uchôa Beco. 

As fotos do desabamento começaram a viralizar nas redes sociais no início da manhã. O Corpo de Bombeiros foi procurado, mas disse que não foi acionado para o local. "Não fomos chamados, no Ciops não há registro disso ainda", explicou o tenente-coronel Ricardo Rodrigues.

"Uma marquise em balanço da cobertura das rampas de acesso de um dos blocos da unidade localizada no bairro Guararapes cedeu em razão de problemas causados pelas fortes chuvas na capital cearense", diz a nota da instituição, atualizada no início da tarde.
A assessoria destacou que foi uma "ocorrência pontual" e sem comprometimento das estruturas do mesmo bloco e da área vizinha. "Durante toda manhã, uma equipe de engenheiros e representantes da Defesa Civil vistoriaram o local atestando a segurança estrutural da edificação. A área foi isolada e ações de manutenção e reparo iniciaram de imediato", completou a instituição.
O semestre letivo na Estácio Fic comerá depois do Carnaval para os veteranos e no mês de março para alunos novatos, informou a faculdade.  O atendimento de matrículas estava sendo realizado em uma sala da unidade atingida, mas foi transferido para o auditório.
Movimentação no prédio
O acesso para o bloco E está restrito e, como não o semestre da faculdade ainda não começou, poucos estudantes circulavam pela unidade. O POVO  esteve no local e apurou que o outro bloco, com acesso pelo portão B, está funcionando normalmente.
O colégio ADM, que fica no mesmo quarteirão da rampa que desabou, também funciona normalmente. Os trabalhadores da região contaram que chegaram cedo e encontraram os estragos do desabamento.
Alunos que utilizavam o outro bloco informaram que ficaram sabendo do desabamento pela reportagem  ou pelas redes sociais.

Em partida emocionante, Ceará vence o Flamengo nos pênaltis e conquista a Taça Asa Branca

Era para ser um amistoso de luxo entre duas equipes em ritmo de preparação para o Estadual. Mas em campo, Ceará e Flamengo deixaram o caráter festivo da partida de lado e fizeram uma partida digna de decisão, em que a disposição driblou a falta de ritmo tradicional de início de temporada. Diante um Castelão dividido meio a meio entre alvinegros e rubro-negros, os dois times protagonizaram um duelo intenso, que terminou empatado em 3x3 no tempo normal. Como estava em jogo a Taça Asa Branca, a definição do campeão veio nas cobranças de pênalti. Os jogadores do Vovô capricharam nas cobranças e venceram a disputa por 4x3, largando de forma triunfal em 2016 e colocando mais um troféu na galeria de Porangabuçu.  

Para o Ceará, a partida serviu para o técnico Lisca fazer os últimos testes na equipe que estreia domingo no Campeonato Cearense, contra o Tiradentes, no PV. Foi também a oportunidade de ver em campo várias caras novas, como Richardson, Serginho e Guilherme Biteco. Além de velhas figuras conhecidas do torcedor, como os atacantes Bill e Siloé. E a dupla mostrou serviço logo no primeiro jogo do ano. 

Em primeiro tempo de pouca inspiração, o Vovô mostrou melhor movimentação em campo e abriu o placar com Siloé, aos 25 minutos, chutando forte dentro da área. Ele ainda teve chance de ampliar no primeiro tempo, mas a finalização parou nas mãos de Paulo Victor.  

As emoções ficaram reservadas para o 2º tempo. No intervalo, Lisca decidiu efetuar as 11 substituições que tinha direito, mudando todas as peças da equipe que iniciou o jogo. O Fla também reiniciou a etapa final bem modificado, com sete alterações. 

Mais ligado na partida, o Vovô manteve o gás e ampliou o placar logo aos três minutos, com Bill. A desvantagem de 2x0 deu uma chacoalhada no Fla, que cresceu na partida e diminui o placar com Sheik. A pressão continuou. E resultou no empate, que saiu com um gol contra de Salazar, pressionado por Sheik. No embalo da torcida, o rubro-negro não mediu forças para buscar a virada, que veio em gol marcado por Marcelo Cirino, aos 41 minutos do 2º tempo. Não deu nem para comemorar. Na sequência, o Vovô voltou a igualar o marcador, com o estreante Serginho, em chute colocado.

Na disputa dos pênaltis, os Alvinegros converteram as quatro cobranças que fizeram. O Fla falhou nos chutes de Wallace e Guerrero. Senha para a festa alvinegra, taça garantida e sorriso no rosto na volta para casa.   

FICHA TÉCNICA
Ceará 3 (4) x (3) 3 Flamengo
CEARÁ
Éverson (Douglas); Tiago Cametá (Robertinho), Carlão (Salazar), Charles (Thiago Carvalho) Fernandinho (Sanchez); João Marcos (Ricardo Conceição), Baraka (Richardson), Jhonnatan (Biancucchi) e Guilherme Biteco (Serginho); Alex Amado (Assisinho) e Siloé (Bill).
TÉCNICO: LISCA

FLAMENGO
Paulo Victor, Rodinei (Pará), Wallace, Juan (César Martins) e Jorge (Chiquinho); Márcio Araújo (Jonas) (Alan Patrick), Willian Arão (Canteros) e Everton (Mancuello); Gabriel (Marcelo Cirino), Emerson Sheik e Guerrero.

TÉCNICO: MURICY RAMALHO
Data: 21 de janeiro de 2016
Local: Arena Castelão, em Fortaleza
Árbitro: César Magalhães 
Assistentes: Mardônio Ribeiro e Nailton Oliveira.
Cartões amarelos: Robertinho (C) e Marcelo Cirino (F)
Público pagante: 34.498 (1000 não pagantes)
Renda: R$ 718.495,00
Gols: Siloé aos 25 do 1ºT, Bill aos 3 do 2ºT (C) e Serginho aos 43 do 2ºT; Sheik aos aos 12 do 2ºT, Salázar (contra) aos 37 do 2ºT e Marcelo Cirino aos 41 do 2ºT (F).
Pênaltis: Bill, Richardson, Roni e Serginho converteram para o Ceará; Sheik, Alan Patrick e Marcelo Cirino converteram para o Fla. Wallace e Guerrero perderam.  

Fonte: O POVO