Buscar

18 janeiro 2016

Eleições 2016 - “Unidos Pelo Bem de Aracoiaba”

Foto: Google
A vice-prefeita do município de Aracoiaba, Maria Valmira (D.Bil), declarou na última sexta-feira (15), o apoio à pré-candidatura, à reeleição do prefeito Antônio Cláudio Pinheiro (PSDB). A vice-prefeita que faz parte do atual grupo politico de Antônio Cláudio, afirmou em entrevista, que continuará ao lado do prefeito. Ambos disputarão a reeleição.
“Antônio vem realizando um trabalho muito importante em nossa querida Aracoiaba, então não poderia ser hipócrita e deixar de apoiar sua pré-candidatura. Ainda há quem esteja com os olhos vendados, mas eu não sou cega e posso ver claramente como Aracoiaba está se desenvolvendo em ritmo acelerado, e tenho certeza que o povo aracoiabense também verá”, disse a vice-prefeita.
A vice-prefeita decidiu ficar ao lado de quem trabalha de verdade pelo desenvolvimento de Aracoiaba.
O prefeito Antônio Cláudio se disse satisfeito e agradecido com a confirmação do apoio das lideranças de seu município e destacou que o gesto da vice-prefeita, demonstra o reconhecimento do trabalho dele pela cidade.

REELEIÇÃO
Antônio Cláudio está em seu primeiro mandato, o que lhe dar direito à reeleição. O Gestor Municipal disse que vai confiar no trabalho que vem sendo feito nos últimos três anos, e se a população entender; vai reconduzi-lo a cadeira do executivo.
Sobre a questão da vice, o Prefeito disse que permanece com o apoio da atual, Maria Valmira (D.Bill).

Oito detentos da região metropolitana de Fortaleza são aprovados no Sisu

Oito detentos de prisões na Região Metropolitana de Fortaleza foram aprovados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), nesta segunda-feira, 18, para cursos da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade Estadual do Ceará (Uece). Os presos são todos alunos da Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Aloísio Leo Arlindo Lorscheider, que opera em oito presídios cearenses desde 2013.

Os presos foram selecionados para os cursos de Matemática na Uece, Matemática na UFC, Serviço Social na Uece, Educação Física na UFC, Pedagogia na Uece (dois internos), e até Administração na UFC – um dos cursos mais procurados na universidade. "O interno poderá aprender, desenvolver habilidades cognitivas e se qualificar. Eu percebo que a educação é uma das melhores formas de ressocialização", afirma Poennia Gadelha, coordenadora da escola.

''A aprovação é um reconhecimento de que os presos buscam uma segunda chance'', disse um dos alunos selecionados. "Todos merecem uma oportunidade de refazerem suas vidas dignamente. Sei que o preconceito é muito grande, mas isso não diminui as minhas forças. Eu vou mostrar que as pessoas mudam quando realmente desejam essa mudança ", completa. 


Segundo Poennia, os presos agora aguardam autorização judicial para ingressarem nos cursos. ''Caso eles sejam autorizados, a Sejus aprova e cumpre a determinação. Para as aulas, poderão ser acompanhados por escolta policial ou monitorados por tornozeleira eletrônica”, complementa o diretor da escola, Raimundo Nonato.
O Enem para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL), uma versão especial do exame para adultos privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa, foi realizado nos dias 1º e 2 de dezembro. No Brasil, 45,5 mil candidatos em privação de liberdade foram inscritos, 19% a mais em relação ao exame de 2014, que contou com 38,1 mil participantes.

Certificação
Além do ingresso no Ensino Superior, os resultados do Enem PPL podem ser utilizados para certificação de conclusão do Ensino Médio. Poennia informou que 30 internos da região metropolitana de Fortaleza alcançaram a pontuação mínima (450 pontos em cada área de conhecimento e 500 pontos na redação) para obter o certificado do Ensino Médio. 

“As aprovações motivam outros internos a buscarem a escola e a visualizarem novas perspectivas para suas vidas”, avalia o professor do EEFM Aloísio Leo Arlindo Lorscheider, José Wilson da Costa. A conclusão da Educação Básica também garante diminuição de pena, conforme a Lei Nº 7.210.

Saiba quem te excluiu do Facebook

Alguns apps mostram quem "desfez amizade" em algumas redes sociais, mas descobrir quem não faz mais parte da sua lista de amigos do Facebook é mais simples do que se imagina. A "técnica", lembrada pelo site TechTudo, é verificar a lista de amigos ao longo dos anos.
 
Passo 1. Ao acessar o seu perfil no Facebook, deslize a tela até que a sua foto de capa desapareça completamente. Na barra superior, clique em "Recentes";
 
Passo 2. Escolha um ano; 
Passo 3. Depois é só clicar em "Fez X novos amigos";

Passo 4. Por último, analise a lista de amigos daquele ano. O botão "Adicionar aos amigos" indica que a pessoa não é mais seu amigo no Facebook. 
 
Vale lembrar que a lista também inclui as pessoas que você excluiu.
 

Secretaria da Saúde de Aracoiaba entrega material para intensificar ação contra dengue e chikunguya

A Secretaria Municipal de Saúde de Aracoiaba está em alerta no controle e combate ao Aedes Aegypti, principalmente neste período de chuva e sol que são propícios para a proliferação do mosquito. Para combatê-lo, a Secretaria continua intensificando os trabalhos.
O objetivo é reduzir os criadouros e o índice de infestação pelo mosquito Aedes aegypti e assim evitar uma possível epidemia de dengue e também contaminações pelo zika vírus e casos de febre chicungunha, transmitidos pelo mesmo mosquito.
O secretário de saúde, Fredson Monte, lembrou que o município já realizou duas etapas, a primeira usando larvicida pelos agentes de combate as endemias e a segunda realizando distribuição de peixes para a população.
Como lembra o secretário, a maior parte dos focos de dengue é encontrada em reservatórios que poderiam facilmente ser eliminados, como vasos, copos e frascos com água, pratos, garrafas, recipientes plásticos, fontes ornamentais, latas, sucatas em pátios e ferros velhos e entulhos de construção depositados nos quintais das residências ou nos pátios de comércios em atividade.
“Estamos informando a população e orientando sobre os cuidados para se evitar a propagação do mosquito, transmissor da dengue e da Febre Chikunguya. Nossos agentes vão visitar todos os imóveis de Aracoiaba. Não vai ficar nenhuma casa sem ser visitada, queremos erradicar este mosquito em nosso município”, finalizou o secretário.
“Todo o cuidado é pouco, e a participação da população é determinante para que o avanço da doença seja detido no município. Afinal, 90% dos focos são encontrados dentro das residências. Além de descartar objetos que possam se tornar criadouros do mosquito e ficar sempre atenta aos locais de acúmulo de água, a população pode ajudar procurando a Vigilância Epidemiológica e os Agentes de Endemias e de Saúde”, alerta o prefeito Antônio Cláudio.

Morre universitária com leucemia que mobilizou internautas em campanha

FOTO: REPRODUÇÃO FACEBOOK
FOTO: REPRODUÇÃO FACEBOOK
A produtora cultural, DJ e estudante de Publicidade e Propaganda, Bruna Aguiar, 24 anos, morreu na noite do último domingo, 17, em Fortaleza. A jovem, que ganhou uma campanha no Facebook para doações de plaquetas, estava em coma induzido na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital Antônio Prudente.
O velório de Bruna acontece na manhã desta segunda-feira, 18, na Funerária Anjo da Guarda, na avenida Jovita Feitosa. O enterro será às 16 horas, no cemitério São João Batista, no Centro.
A jovem foi diagnosticada com leucemia no dia 28 de dezembro de 2015 e, na véspera do Ano Novo, foi levada à UTI. Bruna deixa um filho de 7 anos.
Os amigos e familiares então iniciaram uma campanha intitulada “Mais Um Dia” para estimular a doação de plaquetas para a jovem. No Facebook, a página recebeu mais de 5 mil likes.
Fonte: Ceará Agora

Aratuba vai realizar o 1º Encontrão da 3ª Idade de 2016

No dia 18 de janeiro deste ano, o Centro de Referência da Assistência Social, juntamente com a Secretaria de Assistência Social de Aratuba, irá promover o 1º Encontro “ENCONTRÃO DA 3º IDADE” do ano letivo de 2016. O evento oferecerá uma programação repleta de atividades voltadas para o público da terceira idade, como alongamentos, dinâmicas de apresentação de grupos, jogos alternativos e muito mais.

Para começar com o pé direito, no dia 18, o 1º Encontro “ENCONTRÃO DA 3º IDADE”, contará com uma equipe multidisciplinar coordenada por Koelyne Barbosa (Secretaria de Assistência Social) e Lireuda Lima (Coordenadora do CRAS).  

Além das dos jogos e atividades interativas, a programação contará com um almoço de confraternização. Todas essas atividades serão realizadas na Quadra da Escola Joacy Pereira, no Centro de Aratuba a partir das 10h.

com informações de Valber Lima correspondente do Aratuba Online

Prognóstico da quadra chuvosa de 2016 será divulgado dia 20

chuva Crateús
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) divulgará, na próxima quarta-feira (20/01), às 9h, no auditório do Palácio da Abolição, o prognóstico para os três primeiros meses da quadra chuvosa (fevereiro, março e abril) de 2016. A expectativa para essa previsão climática é potencializada devido, principalmente, aos ainda baixos níveis nos açudes, consequências de quatro anos consecutivos de estiagem. As análises dos oceanos e da atmosfera já foram iniciadas no XVIII Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino, que acontece hoje e amanhã (18 e 19), na sede da Funceme.

Participam do Workshop pesquisadores da Funceme, Universidade Estadual do Ceará (Uece), Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe), Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema) e Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).
O titular da Secretaria dos Recursos Hídricos do Estado dos Ceará (SRH), Francisco Teixeira, o presidente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), João Lúcio Farias, o presidente do Inmet, Antônio Divino Moura, a pesquisadora do CPTEC, Mary Kayano e o presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins, participaram da abertura do Workshop nesta manhã e destacaram a importância do conhecimento meteorológico e seus impactos para a sociedade e para o poder público. “A expectativa para esta previsão é ainda maior por consequência dos quatro anos consecutivos de estiagem no Ceará. Não é nosso papel alimentar falsas esperanças ou agourar por uma situação mais crítica. Com base científica, vamos interpretar o que os modelos apontam e divulgar os cenários mais prováveis, sem interferências”, explica Martins.
Além da previsão do dia 20, um novo prognóstico da quadra chuvosa de 2016 no Estado será divulgado na segunda quinzena de fevereiro, este apontando para os meses de março, abril e maio, adianta o presidente da Funceme. “Estaremos constantemente monitorando as informações dos oceanos e da atmosfera e sempre repassado os dados para os tomadores de decisão e para a população. Também temos ferramentas para que os usuários acompanhem parte desse monitoramento. Já é possível ver, por exemplo, onde está chovendo em tempo real e acessar o calendário das chuvas através do site da Funceme e do aplicativo Funceme Tempo, disponibilizado gratuitamente para smartphones e tablets Android e iOS”.
El Niño
As águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial estão com aquecimento anômalo intenso. Isso significa que o El Niño ainda está forte e deve ter influência na previsão que será divulgada no dia 20. Geralmente, esse fenômeno influencia negativamente o regime de chuvas no Ceará. Mas, os meteorologistas também analisam as temperaturas do Oceano Atlântico para definir os prognósticos. As projeções das interações termodinâmicas entre oceanos e atmosfera é o que fazem os modelos numéricos globais, traduzindo os cálculos em porcentagens de probabilidades para as categorias abaixo da média, em torno da média e acima da média, referindo-se ao acumulado de precipitações no trimestre analisado.
Pré-estação
As chuvas no Ceará não começam somente em fevereiro, com o início da quadra chuvosa. Há também precipitações, que podem até ser intensas, na pré-estação chuvosa, período compreendido entre os meses de dezembro e janeiro. Neste ano, a Funceme já contabiliza registros significativos que trouxeram alguma recarga para o sistema hídrico, mas o órgão adverte que essas chuvas não têm relação com a quadra chuvosa.
“Se tivermos dezembro e janeiro com muitas precipitações ou com poucas precipitações, isso não terá impacto na qualidade da quadra chuvosa, entre fevereiro e maio. Não existe essa relação. São sistemas meteorológicos diferentes. Na pré-estação, temos atuação de Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis e na quadra chuvosa a principal atuação é da Zona de Convergência Intertropical. As condições para a atuação desses sistemas são diferentes”, ressalta Eduardo Sávio Martins.
Serviço:
Coletiva de divulgação do prognóstico das chuvas para a Quadra Chuvosa de 2016 no Ceará
Data: 20 de janeiro de 2016
Hora: 9h
Local: Auditório do Palácio da Abolição
Fonte: Ceará Agora

ENTREVISTA - Tasso diz que o impeachment é improvável

Em tom monocórdio, Tasso Jereissati, 67 anos, traça um painel desanimador do atual cenário político. O senador descrê de que a presidente Dilma Rousseff (PT) será impedida, seja em votação no Congresso, seja em processo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Por outro lado, o tucano desacredita que a petista conseguirá recompor sua base de apoio parlamentar e sobreviver até 2018. Tasso desconfia ainda de que recuperação da economia, hoje corroída por quadro recessivo, tampouco será alcançada até o fim do mandato de Dilma, daqui a três anos.
E, finalmente, está convencido de que o “gesto de nobreza” sugerido pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) - o da renúncia - não está nos planos da mandatária do País. Em entrevista ao O POVO, o empresário e ex-governador do Estado do Ceará assegura que há cinco desfechos possíveis para a crise - todos improváveis. 
O POVO - O senhor chegou ao senado pela primeira vez na mesma época em que o PT chegava ao poder. E voltou ao Senado agora neste segundo mandato da Dilma. O que mudou nesse ambiente político de Brasília e na expectativa em relação ao PT?
Tasso Jereissati – Mudou tudo. Quando cheguei no Senado, o Lula assumindo a Presidência da República, havia uma expectativa extremamente otimista em relação ao PT e ao Lula, principalmente. Havia o grande respeito, inclusive da oposição. Eu mesmo fiz um discurso saudando ao presidente Lula, dizendo que aquele momento era importante para o Brasil. Afinal de contas, era uma solidificação de uma democracia. Um presidente que era um sindicalista, um operário do chão de fábrica, de um partido de esquerda, que tomava posse eleito democraticamente sem que nenhuma vidraça tivesse sido quebrada. Então, isso era bom pro Brasil. Ao mesmo tempo, tinha uma inflexão positiva da política econômica quando, na época, o Palocci (ex-ministro da Fazenda) acenava com sua equipe para uma continuação, só que num âmbito diferente, da política que o governo Fernando Henrique tinha implantado. Era positivo porque você sinalizava que não ia quebrar um processo que vinha dando certo, ao qual seria dado continuidade, só que com nuances diferentes. E havia o respeito do mundo inteiro e da população brasileira pelo Lula. Esse era o clima, até de uma certa euforia. E, na oposição, havia uma disposição, frente ao cenário que nós respeitávamos, de colaborar naquilo que fosse “colaborável” para que o Brasil fosse adiante. Hoje é exatamente o oposto de tudo isso. Um PT desmoralizado, sem credibilidade, sem o respeito nem nosso, da oposição, nem da população, nem do mundo. O Brasil desmoralizado. 
A economia em frangalhos, numa das piores situações que eu já vivi na minha vida. E, o pior, sem perspectiva. Sem luz no fim do túnel. Desde problemas na economia até a Lava Jato, uma degradação de valores. Até problemas sociais, como nós estamos vivendo aqui. Problemas gravíssimos, como esse do zika vírus e da microcefalia. Parece até que nós estamos voltando, em determinados pontos, à Idade Média. 
OP – Quando o PT é eleito, em 2002, cria-se uma espécie de bordão, que acabou se consolidando depois, que foi se referir aos oito anos da gestão FHC como uma “herança maldita”. Essa crise, que vem se tornando mais grave a cada dia, reabilita esse período de governo?

Maioria das cidades sem festa de Carnaval

Iguatu. "Este ano não vai ser/Igual àquele que passou/Eu não brinquei/Você não brincou'. Com certeza, o início da letra da inesquecível marchinha 'Até Quarta-Feira' retrata bem a realidade vivenciada, neste ano, pelos municípios do Interior do Estado que enfrentam escassez de água, enormes dificuldades financeiras e decidiram cancelar o Carnaval. Menos cidades do que em 2015 vão promover a festa.
Os moradores do sertão que desejam brincar terão de colocar o pé na estrada e partir em busca da festa em cidades litorâneas. Na região Centro-Sul, cidades que promoviam grandes carnavais como Acopiara, Várzea Alegre e Catarina já anunciaram o cancelamento do evento. Os gestores alegam dificuldades financeiras e priorizaram aplicar recursos no pagamento de salários atrasados e no setor de Saúde.
Para reforçar o espírito de fim de festa, promotores de Justiça e o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) orientam os gestores a evitar gastos com os festejos carnavalescos. "É inconcebível promover Carnaval se os salários de servidores estão atrasados e há outras despesas mais urgentes", disse o presidente do TCM, Francisco Aguiar.
Parece que os gestores ouviram o recado do TCM. Na última sexta-feira, no Portal das Licitações, sete municípios constavam com abertura de processo de concorrência específica para o Carnaval: Aracoiaba, Aracati, Bela Cruz, Granja, Icapuí, Sobral e Ubajara. Outras cidades já anunciaram que vão realizar a festa: Fortim, Orós e Paracuru. Devem aparecer na lista nos próximos dias. Há aquelas que ainda estão por decidir: Beberibe, Ubajara (embora já tenha aberto licitação), São Benedito e Tianguá. 
O prefeito de Acopiara, Dr. Vilmar Félix, já priorizou que vai investir recursos para a reabertura do Hospital Geral Suzana Gurgel do Vale e decidiu, portanto, cancelar o Carnaval.
No ano passado, a Prefeitura de Várzea Alegre driblou a crise, privatizando o espaço de evento, mas neste ano a Câmara de Vereadores não votou mensagem autorizando a concessão do espaço público. Além disso, o salário de 1500 servidores da Saúde e da Educação, referente a dezembro passado, está atrasado. Resultado: Carnaval cancelado. Funcionários em greve.
Até mesmo a subvenção que era dada para as escolas de samba Unidos do Roçado de Dentro (Esurd) e Mocidade Independente do Sanharol (MIS), no valor total de R$ 30 mil, foi cancelada pela Prefeitura de Várzea Alegre. "Vamos priorizar o recurso para o pagamento da folha de pessoal", disse o prefeito Vanderlei Freire. Na sexta-feira passada, o prefeito de Catarina, Rafael Paes de Andrade, decidiu suspender o Carnaval, a exemplo do ano passado e justificou: "Há uma crise, dificuldades, e os recursos serão destinados para compra de ambulâncias". Carnaubal também cancelou a festa. O balneário está seco e não há como atrair os foliões. 
Outros gestores alegam, entretanto, que é preciso manter a folia para alegria dos brincantes e movimentação econômica da cidade. Dessa forma, o evento seria um atrativo turístico que atrai milhares de pessoas e movimenta a economia local. O prefeito de Granja, Romeu Aldigueri, disse que a festa é tradicional no Rio Coreaú, gerando emprego, renda e atraindo milhares de pessoas. "Vamos investir cerca de 600 mil reais", anunciou.
Orós vai enfrentar as dificuldades e promover a festa na margem do açude de mesmo nome, com animação do meio-dia às 22 horas. A gestão não anunciou o orçamento da festa. Em Fortim, haverá folia. A previsão é de gastos em torno de R$ 200 mil. Paracuru promete repetir sucessos anteriores, mas não informou o valor a ser gasto. 
No litoral, Aracati mantém um dos maiores carnavais do litoral, com participação da iniciativa privada. Há trios elétricos e uma multidão sem fim nas ruas. No sertão, o Ministério Público em Tauá recomendou o cancelamento do Carnaval, mas a tendência é a Prefeitura seguir a vontade dos jovens e manter a realização da festa.

Orientação

O TCM orienta que não basta as prefeituras observarem a questão legal, mas é preciso levar em consideração aspectos sociais e econômicos. Afinal, há em vigor um decreto estadual de emergência e já são quatro anos seguidos de seca. "É preciso observar princípios administrativos de razoabilidade, oportunidade e viabilidade", disse a diretora de fiscalização do órgão, Telma Escóssio. Para Francisco Aguiar a crise econômica deve afetar ainda mais as Prefeituras em 2016 em decorrência de aumento de despesas e queda nas receitas. "O momento é de prevenção, cautela". O presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Expedito Nascimento, disse que a tendência é de cancelamento do Carnaval nos municípios que vinham mantendo a tradição. 

Fonte: DN

Nova escola de excelência educacional é inaugurada em Morrinhos, na Região Norte

escola morrinhos
Os jovens estudantes da localidade de Sítio Alegre, no município de Morrinhos, participaram, juntamente com o governador Camilo Santana, da inauguração da Escola Estadual de Ensino Médio (EEM) Maria José Magalhães, além da assinatura de ordem de serviço para um Centro de Educação Infantil (CEI). “Esta é minha terceira vez nesta cidade, a minha primeira como governador, e este momento está carregado de significados. A cidade de Morrinhos era o 175º lugar nos índices educacionais no Estado. Atualmente, ela desponta no 12º lugar do ranking da educação. Nós sabemos que não há mudanças realmente transformadoras se não investirmos na educação. Portanto, é com bastante alegria que venho para atender a um compromisso firmado depois de um pedido dos moradores de Sítio Alegre”, salientou o governador.

Antes matriculados na Escola de Ensino Médio Carminha Vasconcelos, também em Morrinhos, os alunos de Sítio Alegre estudavam em um prédio cedido pelo município na localidade com uma estrutura improvisada, passando a contar agora com um espaço adequado ao ensino e à aprendizagem.
A nova Escola de Ensino Médio tem seis salas de aula com capacidade para atender até 810 estudantes nos três turnos (manhã, tarde e noite) e vai dispor de biblioteca, laboratórios de Informática e de Ciências (Química, Biologia, Física e Matemática), anfiteatro, sala de vídeo, sala para o grêmio estudantil e quadra poliesportiva. A área construída é de 2.690,48 metros quadrados. A EEM ficará sob a responsabilidade da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 3, sediada em Acaraú.
Para a aluna do terceiro ano do ensino médio, Alynne da Penha, de 16 anos, a nova estrutura dará ainda mais condições para competir com igualdade para uma vaga no ensino superior, além de melhorar o aprendizado dos alunos. “Esta estrutura para o nosso ensino é um grande ganho para toda a comunidade de Sítio Alegre. O que tínhamos antes era muito básico e, agora com esta nova sede, podemos ter um olhar para novos horizontes. Agora, posso ver que é possível, sim, conquistarmos qualquer objetivo”, disse a estudante.
Já o professor de Biologia e Química, Tiago Vasconcelos, acredita que a escola traz ainda mais benefícios nas condições de trabalho, porém o maior ganho mesmo são dos alunos, que utilizarão um equipamento de qualidade. “Antes, não dávamos aulas práticas, apenas teóricas. Isso não estimulava o aluno e nem dava a dimensão de que nossos conteúdos realmente eram importantes. Nesta nova escola, vejo que eles terão condições de estudar, pesquisar e fazer projetos de relevância, pois agora temos como aliar todos esses equipamentos com uma aprendizagem de qualidade”, revelou o mestre.
Ordem de serviço para nova CEI em Sítio Alegre
Homenageado pelos alunos, o executivo do Estado aproveitou ainda para assinar a ordem de serviço para a construção de um Centro de Educação Infantil (CEI) no município, anunciando sua volta para a inauguração do equipamento. “Não há algo para nos dar mais satisfação do que inaugurar uma escola deste porte. Além disso, venho trazer para todos a notícia de que faremos uma nova CEI nesta mesma localidade. O estado do Ceará hoje é referência em educação em todo o Brasil, destacando-se nos principais índices do Governo Federal. Para nós é um orgulho estar aqui, isso só confirma o nosso compromisso em investir na educação de qualidade”, ressaltou o governador.

Os CEIs fazem parte do pacote de investimentos lançado pelo governador em 2015 para a construção de 54 espaços educacionais com o mesmo padrão. Os recursos são da ordem de R$ 70,8 milhões e integram o Programa de Ampliação da Oferta Municipal de Educação Infantil. Cada CEI terá capacidade para atender até 208 crianças, na faixa etária de 0 a 5 anos. A estrutura é formada por quatro salas de aula, laboratório de informática, refeitório, cozinha, berçário, fraldário, dormitório, copa, recepção e playground.
Segundo o prefeito de Morrinhos, Jerônimo Brandão, a nova escola é uma conquista de todos que moram na localidade e traz um alento de novos rumos e desenvolvimento para todo município. “Sabíamos o quanto todos os sítio alegrenses lutaram muito para trazer uma escola de excelência para os jovens desta localidade. Temos a certeza de que a educação é um dos maiores caminhos para transformar a nossa cidade. Atualmente, temos uma cidade melhor, com mais educação e dignidade para todos os moradores, sendo um dos principais caminhos para o desenvolvimento de Morrinhos. Saber ainda que receberemos em breve uma CEI, com todo o padrão do Governo do Estado, honra-nos e confirma que estamos no caminho certo para uma educação de qualidade”, destacou emocionado o prefeito.
No ano passado, a gestão estadual autorizou as obras dos Centros de Educação Infantil de Carnaubal, Saboeiro, Horizonte, Pentecoste, Tianguá, Ipu, Santa Quitéria, Acopiara, Camocim, Cedro, Salitre, nas localidades de Dom Expedito e José Euclides, em Sobral, Granja, Orós e Jaguaribe.
Estiveram presentes ainda no evento, o presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque; a secretária executiva da da Educação, Dalila Saldanha; o diretor do Departamento de Arquitetura e Engenharia, Silvio Gentil; o deputado estadual Robério Monteiro; prefeitos, secretários e vereadores da região, além professores, coordenadores e alunos de ensino público estadual do município.
Fonte: Ceará Agora

Quadrilha é presa ao tentar resgatar presos da CPPL IV

cppl
Policiais conseguiram capturar na madrugada deste domingo, um grupo que tentava regatar presos da Casa de Privação Provisória de Liberdade Elias Alves da Silva (CPPL IV) em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza. Após intensa troca de tiros, um dos suspeitos foi preso.

O homem delatou onde estavam os comparsas. Ao chegar no local, um sítio em Itaitinga, os policiais foram recebidos a bala, mas conseguiram deter mais cinco suspeitos. Com eles foram apreendidos um veículo, uma submetralhadora e uma escopeta. Outros dois integrantes da quadrilha estão sendo procurados.
Fonte: Ceará Agora