Buscar

09 dezembro 2016

Ceará é o estado com o maior número de mortes por microcefalia no Brasil

Resultado de imagem para MicrocefaliaO Ceará lidera a lista dos estados com o maior o número de mortes por microcefalia, conforme o boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde, referentes ao período de 8 de novembro de 2015 a 3 de dezembro de 2016. O Estado confirmou 25 óbitos por causa da doença. Registrou ainda 624 notificações e obteve confirmações de 150 casos de microcefalia.
Conforme os dados, o Rio Grande do Norte aparece atrás do Ceará, com 22 óbitos. Na sequência, vêm os estados da Bahia, 22, Paraíba, 18, e do Rio de Janeiro e de Goiás, ambos empatados com 11 mortes. A região Nordeste lidera com 121 óbitos confirmados, seguido por Sudeste, 25, Norte, 17, Centro Oeste, 23, e Sul, um.
Sobre a distribuição geográfica, os dados do MS apontam que o Ceará teve 117 municípios com casos notificados e confirmou em 54 cidades. No Brasil, os 10.441 casos notificados estão distribuídos em 1.775 dos 5.570 municípios brasileiros.
Permanecem em investigação no País 3.173 casos suspeitos de microcefalia. O Brasil confirmou 2.228 casos. Pernambuco é o estado com o maior número de casos confirmados.

Ministro da Saúde
Em entrevista ao O POVO Online nesta terça-feira, 6, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, disse que, neste momento, "não há evidência científica de um novo ciclo de casos de microcefalia" no País. A curva da microcefalia no Brasil desde o surto da má-formação indica que os casos vem diminuindo a cada semana.
A sazonalidade do vírus da zika, que está associado ao processo de má formação dos recém-nascidos, é um dos fatores que podem ter contribuído para essa redução. Entretanto, o ministro enfatiza que não pode baixar a guarda contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da zika, dengue e chikungunya.

Fonte: O POVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário