Buscar

11 maio 2016

Roberto Claudio eleito melhor prefeito empreendedor do Nordeste

MELHOR PREFEITOO prefeito Roberto Cláudio foi o vencedor da IX Edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, promovido pelo Sebrae Nacional com o “Programa de Empreendedorismo Sustentável”, coordenado pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE).
A premiação aconteceu na noite desta terça-feira (10/05), no auditório do Sebrae Nacional, em Brasília (DF). No total, foram 1.865 inscritos em oito categorias, 1.395 projetos qualificados, 148 prefeitos finalistas e 12 vencedores nacionais.
O Programa de Compras Governamentais, desenvolvido pela Prefeitura de Fortaleza e implantado pela SDE e Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) também foi premiado e ficou entre os 12 melhores projetos do Pais.
O Programa de Empreendedorismo Sustentável é uma iniciativa da Prefeitura de Fortaleza, por meio da SDE, em parceria com as Secretarias Regionais, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará (CRC-Ce), que busca promover ações de apoio aos pequenos empreendedores, oferecendo capacitação gerencial, acesso ao microcrédito, formalização de negócios, consultoria contábil e espaço para comercialização de produtos e serviços. O Programa realizou 42 mil atendimentos em dois anos de atividade. “Essa é a maior ação de inclusão econômica desenvolvida no município”, ressalta o titular da SDE, Robinson de Castro.
Para o prefeito Roberto Cláudio, “a premiação do Sebrae dá a garantia de que o município pode e deve articular os agentes econômicos, principalmente os micro e pequenos empreendedores. Estamos no caminho certo e vamos avançar ainda mais, porque o poder publico deve dinamizar e estimular sua própria economia, como a Prefeitura de Fortaleza está fazendo”.
Em 2015, o percentual de compras da Prefeitura junto a micro e pequenas empresas (MPEs) aumentou 23%. O número de fornecedores nesse perfil saiu de 277, em 2014, para 419, um crescimento de 52%, que corresponde a 25% do total de fornecedores. Metade das 384 licitações concluídas foram vencidas por MPEs, na íntegra ou em lotes, totalizando 10% do valor total licitado pelo Município, com um volume financeiro de R$ 116 milhões.
Já o projeto “Uso do poder de compras do município de Fortaleza junto aos pequenos negócios para indução do desenvolvimento local”, regulamentou e desenvolveu uma série de ações para colocar em prática a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (nº 10.350/2015).
Em 2015, a Sepog promoveu uma série de capacitações voltadas para os servidores envolvidos no programa e para os micro e pequenos empresários. Com o público externo foram seis capacitações com 383 participantes. Para os gestores públicos, foram nove reuniões da Rede Compras e oito capacitações. Outro avanço fundamental foi a criação do Portal Compras reunindo todas as informações necessárias para quem quer fornecer para a Prefeitura.
Com PMF
Fonte: Ceará Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário