Buscar

03 abril 2016

BATURITÉ - Prédios requerem adequação

Baturité. Pelo menos dois edifícios têm valor histórico importante para o Maciço. Um é o prédio dos Correios, que mantém o traçado original da sua inauguração, em 1932, embora os serviços tenham se iniciado em 1910. Trata-se de um projeto uniforme, que se disseminou para todos os postos no Brasil. A maioria desapareceu e no Ceará são poucas as cidades que mantêm essas edificações históricas. 
No entanto, suportes de ferro foram instalados nas laterais e o serviço, e a unidade procura se adequar às novas demandas dos usuários locais.
Um outro prédio é o Solar dos Ramos, que atualmente funciona o Fórum de Baturité. O casarão imponente é onde funciona também o Memorial Judiciário Desembargador João de Deus Barros Bringel.

Adaptação 

Para o arquiteto Fausto Nilo, a saída é fazer com que esses equipamentos de grande valor histórico sejam preservados com adaptações que tenham limites. Ele explica que essa ação ocorre em várias partes do mundo, mas sempre com o cuidado de que materiais e serviços não venham a degradar a edificação.
"Normalmente, a experiência de preservar edifícios com mais idade em áreas de declínio somente se dá dentro do contexto urbano reabilitado. Fora disso, vamos fazer várias reformas e o equipamento continuará degrado", afirmou. 

Fonte: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário