Buscar

15 março 2016

Termina na sexta-feira o prazo para recadastramento biométrico no Ceará

Eleitores fazem cadastramento biometrico em Parauapebas (Foto: Reprodução/TV Liberal)Eleitores de 46 cidades do Ceará precisam fazer cadastramento biométrico até a proxima sexta-feira (18). Para isso, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará intensifica os trabalhos nos cartórios eleitorais para atendimento aos eleitores nestes 46 municípios, incluindo o deslocamento da Unidade Móvel do TRE para alguns municípios.
No Ceará, eleitores de 95 dos 184 municípios cearenses terão que passar pelo recadastramento biométrico até as eleições de 2016. De acordo com o TRE, o objetivo do cadastro biométrico é garantir a autenticidade do voto, já que no dia da eleição a identidade será confirmada por meio do reconhecimento da impressão digital pelo leitor biométrico da urna eletrônica, comparando-a com a digital recolhida pela Justiça Eleitoral.
Com o encerramento do prazo do recadastramento biométrico, no próximo dia 18 de março, mais 46 municípios vão se juntar a esses 16 municípios, perfazendo um total de 62 (33,7%) dos 184 municípios do Estado que concluirão os trabalhos de identificação biométrica para as eleições deste ano.
O TRE-CE lembra ainda que 34 municípios, incluindo Fortaleza, também passam pelo processo de biometria, mas seus eleitores ainda não serão obrigados a se recadastrar para as eleições deste ano. São eles: Fortaleza,CaucaiaIbicuitinga, Cascavel, Morada Nova,PindoretamaPacajusChorozinhoPacatuba,GuaiúbaAcaraúCruzJijoca de JericoacoaraMaranguapePalmáciaAracati,IcapuíFortimRussasPalhanoCanindéItatiraSanta QuitériaCatundaHidrolândia,UruburetamaTururuPacotiGuaramirangaSão Gonçalo do AmaranteAracoiaba,QuixadáChoró e Ibaretama.
O TRE-CE montou uma infraestrutura para atender a todos os eleitores, através do agendamento, que pode ser feito no telefone 148 e no site do tribunal.

Relação de cidades
Segue a relação dos 46 municípios cearenses que encerrarão os trabalhos da biometria obrigatória no próximo dia 18 de março: AltaneiraAmontadaAratubaBanabuiúBarbalhaBaturitéBela CruzBrejo Santo, CapistranoCaridadeCariréCaririaçuCariúsCratoFarias Brito,FrecheirinhaGranjeiro, Groaíras, HorizonteIrauçubaItaitingaItapagéItapipocaItapiúna,Itarema, Jardim, JatiJucásMaracanaú, Marco, MeruocaMiraímaMissão VelhaMulungu, Nova Olinda, OcaraParaipabaParamotiPenafortePorteirasQuixeréSantana do Cariri,TejuçuocaTianguáVárzea Alegre e Viçosa do Ceará.


Cadastro
Para fazer o cadastramento biométrico, o eleitor deve apresentar documento de identificação oficial com foto, título de eleitor, CPF e comprovante de endereço, para comprovação da área eleitoral. Quem não possui título de eleitor e desejar tirá-lo, a emissão pode ser feita durante o cadastramento biométrico. Nesse caso, homens também devem apresentar o comprovante de quitação com o serviço militar obrigatório.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário