Buscar

22 fevereiro 2016

Semace e Ibama soltam animais silvestres na Serra de Baturité

semace2
Na última quarta-feira (17/02), a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) promoveram a soltura de animais silvestres no município de Guaramiranga, na Serra de Baturité. Oriundos de apreensões em ações fiscalizatórias ou entregues às instituições por populares, foram devolvidos à natureza 83 aves, uma iguana, um tatu peba, um cassaco, cinco jabutis e um veado.

Os animais estavam no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama, localizado no bairro Messejana, em Fortaleza. Lá, eles passaram por um período de monitoramento e cuidados com médicos veterinários e biólogos. Após a equipe constatar que estavam em condições ideais de voltar ao habitat natural a soltura foi programada entre as instituições.
Como devolver um animal sem registro
Ainda é comum pessoas que criam animais silvestres em casa sem registro – a exemplo de papagaios, macacos, cobras, etc – que foram adquiridos irregularmente em locais clandestinos ou através de pessoas que não possuem autorização para comercializá-los. Nesse caso, não há possibilidade de regularizar a posse do animal. O correto a se fazer é entregá-lo para não correr o risco de ser responsabilizado. Para isso, o dono pode entrar em contato com o Cetas do Ibama e pedir orientações dos procedimentos a serem adotados.
A Semace também recebe denúncias de tráfico de animais silvestres e sobre a posse sem autorização. A autarquia conta com dois canais de comunicação com o público. Um é o Disque Natureza, que funciona no número 0800-275-2233. O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e das 13 às 15 horas. Há, também, o e-mail: atendimento.fauna@semace.ce.gov.br que pode ser utilizado.
semaca
semace
Fonte: Ceará Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário