Buscar

18 janeiro 2016

Secretaria da Saúde de Aracoiaba entrega material para intensificar ação contra dengue e chikunguya

A Secretaria Municipal de Saúde de Aracoiaba está em alerta no controle e combate ao Aedes Aegypti, principalmente neste período de chuva e sol que são propícios para a proliferação do mosquito. Para combatê-lo, a Secretaria continua intensificando os trabalhos.
O objetivo é reduzir os criadouros e o índice de infestação pelo mosquito Aedes aegypti e assim evitar uma possível epidemia de dengue e também contaminações pelo zika vírus e casos de febre chicungunha, transmitidos pelo mesmo mosquito.
O secretário de saúde, Fredson Monte, lembrou que o município já realizou duas etapas, a primeira usando larvicida pelos agentes de combate as endemias e a segunda realizando distribuição de peixes para a população.
Como lembra o secretário, a maior parte dos focos de dengue é encontrada em reservatórios que poderiam facilmente ser eliminados, como vasos, copos e frascos com água, pratos, garrafas, recipientes plásticos, fontes ornamentais, latas, sucatas em pátios e ferros velhos e entulhos de construção depositados nos quintais das residências ou nos pátios de comércios em atividade.
“Estamos informando a população e orientando sobre os cuidados para se evitar a propagação do mosquito, transmissor da dengue e da Febre Chikunguya. Nossos agentes vão visitar todos os imóveis de Aracoiaba. Não vai ficar nenhuma casa sem ser visitada, queremos erradicar este mosquito em nosso município”, finalizou o secretário.
“Todo o cuidado é pouco, e a participação da população é determinante para que o avanço da doença seja detido no município. Afinal, 90% dos focos são encontrados dentro das residências. Além de descartar objetos que possam se tornar criadouros do mosquito e ficar sempre atenta aos locais de acúmulo de água, a população pode ajudar procurando a Vigilância Epidemiológica e os Agentes de Endemias e de Saúde”, alerta o prefeito Antônio Cláudio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário