Buscar

17 janeiro 2016

Prédio do antigo do hospital é restaurado e passará a ocupar o novo Centro da Juventude de Ideal

Na última sexta-feira (15), a Prefeitura de Aracoiaba, através da Secretaria de Educação e Cultura, em conjunto com os jovens do Distrito do Ideal e da Sede do município, com o apoio da vereadora Estelita Viana, realizaram a pintura e restauração do antigo do hospital, ao qual passará a ocupar o novo Centro da Juventude daquele Distrito.
Em um dia de ação e limpeza no prédio, iniciaram com a restauração da fachada, dando uma nova aparência, vale ressaltar que as intervenções no novo espaço da juventude continuam. O espaço funcionará para o desenvolvimento de diversos projetos e atividades. Com o total apoio da administração “Uma Cidade de Todos”, estes jovens poderão desenvolver diversas práticas educativas, desde o esporte, música, teatro, meio ambiente, cultura dentre outros.
Na ocasião da reestruturação do novo Centro da Juventude de Ideal, fora lançado o “PROJETO AGIR”, um projeto idealizado por jovens do próprio distrito ao qual passará a ter um total apoio da administração municipal. Um grande passo foi dado com o intuito de envolver a população e os jovens em um espaço de lazer e de aprendizagem. O Projeto Agir já conta sede própria cedida pelo prefeito Antônio Cláudio, em breve estará recendo equipamentos e funcionando com todas as suas atividades e projetos desenvolvidos.

CENTRO DA JUVENTUDE DE IDEAL - É um espaço de referência para a juventude, acessível, aberto e democrático através da oferta de atividades culturais, artísticas, esportivas, tecnológicas, profissionalizantes e de formação para a cidadania, tendo como prioridade ações voltadas a como premissa o protagonismo juvenil.
“Há uma prioridade no nosso governo de promover ações que possam contribuir para o enfrentamento dos desafios que a nossa juventude têm nos dias de hoje. Estamos dando continuidade aos projetos de incentivo a juventude e investindo em espaços e equipamentos de lazer nas escolas, praças e comunidades”, ressaltou o prefeito Antônio Cláudio.
O secretário da educação, Emílio Freitas, destacou a importância do projeto para a comunidade jovem do Distrito de Ideal. “Este projeto é a construção de um sonho para o distrito e que trará benefícios não só para a comunidade, mas para toda a população. A nossa juventude vai ganhar em muito com a implementação desta obra”, disse ele.
O objetivo da administração municipal é oferecer um espaço de convivência social voltada ao desenvolvimento de potencialidades dos jovens, incentivando a aquisição de atuação crítica no meio social e preparação para o mundo do trabalho.
As atividades desenvolvidas com os jovens são: orientação profissional; artesanato; informática; atividades e dinâmicas de fortalecimento de vinculo; palestras e vídeos sobre saúde, drogas, violência, sexualidade entre outros temas; visitas e passeios em locais que possam complementar a formação dos jovens; prática de esporte e incentivo à leitura.

Além das atividades com os jovens serão realizadas oficinas mensais com os pais ou responsáveis cujo objetivo é aproximá-los tanto da equipe que realiza o trabalho com os jovens quanto do espaço e das atividades que os filhos participam, além de desenvolver um trabalho com vistas a suscitar reflexões sobre um tema de interesse das famílias sobre vulnerabilidades e riscos, ou potencialidades, identificados no território, contribuindo para o alcance de aquisições, em especial o fortalecimento dos laços comunitários, o acesso a direitos, o protagonismo, a participação social e a prevenção a riscos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário