Buscar

18 janeiro 2016

Nova escola de excelência educacional é inaugurada em Morrinhos, na Região Norte

escola morrinhos
Os jovens estudantes da localidade de Sítio Alegre, no município de Morrinhos, participaram, juntamente com o governador Camilo Santana, da inauguração da Escola Estadual de Ensino Médio (EEM) Maria José Magalhães, além da assinatura de ordem de serviço para um Centro de Educação Infantil (CEI). “Esta é minha terceira vez nesta cidade, a minha primeira como governador, e este momento está carregado de significados. A cidade de Morrinhos era o 175º lugar nos índices educacionais no Estado. Atualmente, ela desponta no 12º lugar do ranking da educação. Nós sabemos que não há mudanças realmente transformadoras se não investirmos na educação. Portanto, é com bastante alegria que venho para atender a um compromisso firmado depois de um pedido dos moradores de Sítio Alegre”, salientou o governador.

Antes matriculados na Escola de Ensino Médio Carminha Vasconcelos, também em Morrinhos, os alunos de Sítio Alegre estudavam em um prédio cedido pelo município na localidade com uma estrutura improvisada, passando a contar agora com um espaço adequado ao ensino e à aprendizagem.
A nova Escola de Ensino Médio tem seis salas de aula com capacidade para atender até 810 estudantes nos três turnos (manhã, tarde e noite) e vai dispor de biblioteca, laboratórios de Informática e de Ciências (Química, Biologia, Física e Matemática), anfiteatro, sala de vídeo, sala para o grêmio estudantil e quadra poliesportiva. A área construída é de 2.690,48 metros quadrados. A EEM ficará sob a responsabilidade da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 3, sediada em Acaraú.
Para a aluna do terceiro ano do ensino médio, Alynne da Penha, de 16 anos, a nova estrutura dará ainda mais condições para competir com igualdade para uma vaga no ensino superior, além de melhorar o aprendizado dos alunos. “Esta estrutura para o nosso ensino é um grande ganho para toda a comunidade de Sítio Alegre. O que tínhamos antes era muito básico e, agora com esta nova sede, podemos ter um olhar para novos horizontes. Agora, posso ver que é possível, sim, conquistarmos qualquer objetivo”, disse a estudante.
Já o professor de Biologia e Química, Tiago Vasconcelos, acredita que a escola traz ainda mais benefícios nas condições de trabalho, porém o maior ganho mesmo são dos alunos, que utilizarão um equipamento de qualidade. “Antes, não dávamos aulas práticas, apenas teóricas. Isso não estimulava o aluno e nem dava a dimensão de que nossos conteúdos realmente eram importantes. Nesta nova escola, vejo que eles terão condições de estudar, pesquisar e fazer projetos de relevância, pois agora temos como aliar todos esses equipamentos com uma aprendizagem de qualidade”, revelou o mestre.
Ordem de serviço para nova CEI em Sítio Alegre
Homenageado pelos alunos, o executivo do Estado aproveitou ainda para assinar a ordem de serviço para a construção de um Centro de Educação Infantil (CEI) no município, anunciando sua volta para a inauguração do equipamento. “Não há algo para nos dar mais satisfação do que inaugurar uma escola deste porte. Além disso, venho trazer para todos a notícia de que faremos uma nova CEI nesta mesma localidade. O estado do Ceará hoje é referência em educação em todo o Brasil, destacando-se nos principais índices do Governo Federal. Para nós é um orgulho estar aqui, isso só confirma o nosso compromisso em investir na educação de qualidade”, ressaltou o governador.

Os CEIs fazem parte do pacote de investimentos lançado pelo governador em 2015 para a construção de 54 espaços educacionais com o mesmo padrão. Os recursos são da ordem de R$ 70,8 milhões e integram o Programa de Ampliação da Oferta Municipal de Educação Infantil. Cada CEI terá capacidade para atender até 208 crianças, na faixa etária de 0 a 5 anos. A estrutura é formada por quatro salas de aula, laboratório de informática, refeitório, cozinha, berçário, fraldário, dormitório, copa, recepção e playground.
Segundo o prefeito de Morrinhos, Jerônimo Brandão, a nova escola é uma conquista de todos que moram na localidade e traz um alento de novos rumos e desenvolvimento para todo município. “Sabíamos o quanto todos os sítio alegrenses lutaram muito para trazer uma escola de excelência para os jovens desta localidade. Temos a certeza de que a educação é um dos maiores caminhos para transformar a nossa cidade. Atualmente, temos uma cidade melhor, com mais educação e dignidade para todos os moradores, sendo um dos principais caminhos para o desenvolvimento de Morrinhos. Saber ainda que receberemos em breve uma CEI, com todo o padrão do Governo do Estado, honra-nos e confirma que estamos no caminho certo para uma educação de qualidade”, destacou emocionado o prefeito.
No ano passado, a gestão estadual autorizou as obras dos Centros de Educação Infantil de Carnaubal, Saboeiro, Horizonte, Pentecoste, Tianguá, Ipu, Santa Quitéria, Acopiara, Camocim, Cedro, Salitre, nas localidades de Dom Expedito e José Euclides, em Sobral, Granja, Orós e Jaguaribe.
Estiveram presentes ainda no evento, o presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque; a secretária executiva da da Educação, Dalila Saldanha; o diretor do Departamento de Arquitetura e Engenharia, Silvio Gentil; o deputado estadual Robério Monteiro; prefeitos, secretários e vereadores da região, além professores, coordenadores e alunos de ensino público estadual do município.
Fonte: Ceará Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário