Buscar

20 dezembro 2015

Adolescente mata o pai após ver a mãe ser agredida

Uma tragédia familiar foi registrada no município de Horizonte, a 40 km de Fortaleza, na tarde deste domingo (20). Ao presenciar a mãe ser agredida pelo pai, um adolescente de 14 anos decidiu pegar o revólver calibre 38, guardado na residência da família, e matar o pai.
De acordo com a Polícia, Jorge Pereira da Luz Pinheiro foi morto com um tiro no peito, na Rua Rafael Santos, localizada no centro do Município. Luciana Costa Pereira, esposa da vítima e mãe do adolescente, costumava ser agredida e já tinha registrado queixas contra Pinheiro. 
Pinheiro foi socorrido por vizinhos e familiares, que o levaram até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Horizonte, onde morreu. Segundo testemunhas, o adolescente já havia presenciado a situação por diversas vezes junto aos seus quatro irmãos menores. 
As pessoas próximas à família ressaltam que o adolescente é evangélico, assim como a mãe, e que demonstrava um comportamento exemplar.

Fonte: DN

Aprovação ao governo Dilma tem leve recuperação, diz Datafolha

A aprovação ao governo da presidente Dilma Rousseff passou de 10 por cento em novembro para 12 por cento este mês, em um leve sinal de melhora em um ano marcado pela queda na popularidade da presidente, de acordo com pesquisa Datafolha publicada pelo jornal Folha de S.Paulo neste domingo.
Em outro sinal de melhora para Dilma, o número de pessoas que consideraram o governo ruim ou péssimo passou de 67 por cento no mês passado para 65 por cento em dezembro. O número de entrevistados que apontou o governo como regular permaneceu estável em 22 por cento, segundo o levantamento. 
Os números confirmam tendência de recuperação da imagem de Dilma, que tinha 71 por cento de desaprovação e 8 por cento de aprovação em agosto, segundo o Datafolha. 
Dilma enfrenta cenário complicado devido a um período de recessão econômica e a uma crise política que resultou na deflagração de um processo de impeachment contra a presidente no Congresso Nacional, além das investigações da operação Lava Jato contra a corrupção.

Cai número de pessoas que defende impedimento

Enquanto Dilma luta contra o impedimento, caiu o número de pessoas que defendem o impeachment ou a renúncia da presidente. Aqueles que dizem que Dilma deveria renunciar passaram de 62 por cento em novembro para 56 por cento este mês, enquanto os favoráveis ao impeachment foram de 65 por cento no mês passado para 60 por cento em dezembro.
O Datafolha, que ouviu 2.810 pessoas em 16 e 17 de dezembro, também constatou que 58 por cento dos brasileiros consideram que um eventual governo comandado pelo vice-presidente Michel Temer seria pior ou igual ao de Dilma.
Para 18 por cento um governo Temer seria ótimo ou bom, enquanto 32 por cento disseram que seria ruim ou péssimo e 36 por cento apontaram como regular. 
A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.

Fonte: DN

Dilma disse preferir renúncia ao Impeachment

A presidente Dilma confidenciou a ministros palacianos que não é “mulher de renunciar”, mas preferia a renúncia ao impeachment. A confidência é anterior à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que dificulta a tramitação do impeachment na Câmara. Como gosta da fama de “gestora” que lhe foi atribuída pelo ex-presidente Lula, ela acha que o impeachment será um carimbo indelével de incompetência.
Dilma insiste na lorota da “gestora”, apesar de não ter conseguido evitar a falência de sua loja de “R$ 1,99” no Rio Grande do Sul.
Aliados e oposição acham que Dilma não se locupletou, mas pagará o preço dos crimes fiscais e pelas vistas grossas do roubo petista.
Dilma saiu na quarta (16) desolada do Planalto, dizendo que o voto do ministro Edison Fachin selara seu destino. Escondia o jogo.
As pesquisas mostram que quase 80% do País quer o impeachment. O silencioso PSDB de Aécio Neves deve estar entre os demais 20%. Leia mais na Coluna Cláudio Humberto.

Prazo para agricultor saldar dívidas com o Pronaf termina dia 30

Agricultura familiar
Mesmo com desconto de até 70% da dívida em atraso, a procura de assentados e beneficiários do crédito fundiário para quitar os empréstimos com o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) é baixa. O prazo, que estava encerrado desde 30 de junho de 2015, foi reaberto até 30 de dezembro deste ano

Segundo levantamento do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), atualmente 203 mil produtores estão em dívida com o programa. Dos 100 mil agricultores que acessaram o crédito pelo Banco do Brasil, 30% solicitaram a liquidação das dívidas. Pelo Banco da Amazônia (Basa), dos quase 30 mil devedores, 6 mil renegociaram ou quitaram os débitos. Pelo Banco do Nordeste (BNB), são 40 mil que podem solicitar o serviço.
De acordo com o gerente em exercício do Ambiente de Microfinança Rural e Agricultura Familiar do Banco do Nordeste, Máximo Antônio Cavalcante Sales, o saldo devedor na instituição é de R$ 538,5 milhões. Foram formalizadas 3.504 renegociações e a expectativa para este mês de dezembro é de mais 170.
Em setembro deste ano, o Conselho Monetário Nacional (CMN) decidiu reabrir o prazo para agricultores familiares liquidarem operações de crédito rural contratadas no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
De acordo com a resolução do CMN, quem optar pela liquidação poderá ter abatimento de 70% sobre o saldo devedor atualizado. Ou seja, o produtor pode pagar somente 30% da dívida. Mas, para isso, tem de quitar todo o saldo devedor.
De acordo com Sales, em dezembro de 2013, quando o governo aprovou pela primeira vez a renegociação de dívidas, o banco fez reuniões com movimentos sociais e com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para fazer ação conjunta em assentamentos, com mutirões.
“No começo, a adesão é maior. Quem tem vai juntando dinheiro. No fim do prazo, ficam as pessoas que tiveram mais dificuldades”, disse. Sales acrescentou que os produtores do Nordeste sofrem com a estiagem e, sem produzir o suficiente, não têm recursos para quitar a dívida. “Em algumas regiões, a estiagem é mais severa. Então, fica difícil. Eles continuam na inadimplência.”
O coordenador geral de Desenvolvimento de Assentamentos do Incra, Acácio Zuniga Leite, explicou que a renegociação da dívida é necessária porque o “desenho do financiamento agrícola do Pronaf estava equivocado e levava as pessoas à inadimplência”.
“Não existia nenhuma política que desse sustentação inicial para se assentarem. Ou seja, não chegava água, não chegava luz, as condições básicas de moradia não estavam atendidas. Muitas vezes o recurso do Pronaf acaba tapando o buraco que não era para tapar”, destacou Leite.
Segundo ele, em vez dos assentados investirem todo o dinheiro emprestado na produção, tinham de aplicar o recursos na construção de moradia e em meios de acesso à água, por exemplo. “Esse desconto no pagamento da dívida vem junto com a discussão de redesenho do financiamento. Agora a gente tem uma nova política de crédito de instalação, além de uma política de microcrédito e de estruturação produtiva. As coisas estão mais sólidas.”
Como quitar a dívida
A liquidação de débito das famílias que obtiveram crédito pelo Banco do Brasil pode ser feita pela internet, na Sala da Cidadania. Os produtores que pegaram os empréstimos no Banco da Amazônia ou no Banco do Nordeste precisam procurar as agências bancárias para fazer a renegociação.
Na Sala de Cidadania, o produtor deve entrar no campo Assentamento com data de nascimento e CPF. Em seguida, deve selecionar o nome da mãe e preencher um cadastro, com dados pessoais e da unidade familiar – os que tiverem um asterisco são obrigatórios, comoemail e celular. Após o preenchimento, abrirá uma nova tela com a opção de liquidar a dívida. Confirmada a opção, o sistema gerará um boleto para pagamento em até 15 dias.
Mesmo com o acesso pela internet, o Banco do Brasil orienta os produtores a procurarem uma agência para buscar informações sobre os procedimentos operacionais de renegociação.
Fonte: Ceará Agora

Leitura da carta­ de reconciliação de Padre Cícero e Vaticano reúne milhares de fieis em Juazeiro

Diocese de Crato
Diocese de Crato
Cerca de 50 mil romeiros prestigiaram o momento da leitura da carta­-mensagem do Papa Francisco, tratando da ‘reconciliação histórica’ da Igreja Católica com o Padre Cícero Romão Batista, após 123 anos do sacerdote ser afastado de ordens. O anúncio aconteceu durante a última missa do ano dedicada ao religioso, realizada na manhã deste domingo.
A cerimônia foi celebrada pelo bispo dom Fernando Panico e diversos padres da Diocese. Bispos de outros estados, assim como autoridades cearenses também estavam presentes. O governador Camilo Santana participou da celebração que foi realizada no largo do Socorro, de frente à Capela onde estão sepultados os restos mortais do Padre Cícero. No final, o celebrante depositou rosas sobre o túmulo do religioso e um quadro com a imagem do ‘padim Ciço’ foi afixado de frente ao altar.
Fonte: Ceará Agora

Em Canindé, 227 policiais militares são promovidos oficialmente

Foto: Carlos Gibaja
Foto: Carlos Gibaja
O governador fez a revista oficial à tropa e assinou o decreto de promoção dos militares, aguardado ansiosamente por todos eles. “As promoções dos militares significam a história de cada um dos militares, o trabalho prestado por vocês ao povo do Ceará. Esse é um reconhecimento. Não tem profissão mais perigosa do que policial. Eu podia muito bem fazer essas promoções ao longo dos quatro anos do meu governo, mas não seria justo, pois todos vocês merecem isso logo e com a nova lei, sempre que os militares atingirem aos critérios definidos serão promovidos”, disse Camilo Santana.
De acordo com a nova lei de promoções, os promovidos terão a ascensão na carreira militar corrigida, definindo os critérios adotados para a promoção.
A iniciativa é mais um passo na valorização da segurança pública cearense. Nesta lista constam iniciativas importantes como a criação do Batalhão de Divisas e a interiorização do Batalhão Raio e da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). Os resultados já podem ser sentidos, como a redução de 9,8% nas mortes violentas no ano e 396 vidas salvas em 2015, se comparados ao mesmo período do ano passado ? e 16,9% em Fortaleza.
O comandante geral da PM no Ceará, coronel Giovanni Pinheiro, reforçou o avanço que a Segurança Pública tem apresentado em 2015. O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Delci Teixeira, destacou que em nenhum outro estado do Brasil uma lei permitiu de uma só vez a promoção de mais de 9 mil militares de uma vez só. “Eu tenho a confiança nos profissionais da segurança do nosso Estado e em cada um dos senhores e senhoras que estão sendo promovidos e a certeza de que este é o primeiro passo para alcançarmos um objetivo maior: a redução dos índices de violência e o aumento da sensação de segurança para a população”.
Ao término da solenidade, o governador Camilo Santana anunciou que em 2016 será inaugurado um quartel do Corpo de Bombeiros em Canindé para atender a toda Região do Sertão de Canindé, “e no início de 2016 o Ceará vai lançar um concurso público para aumentar o efetivo da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros e vamos continuar investindo em segurança pública e em tantas quantas ações necessárias para transformar o Ceará na Terra da Paz”.
O segundo sargento Francisco Cleiton Sampaio, promovido agora, destacou que o reconhecimento aos policiais militares representa o incentivo para que continuem se dedicando a oferecer segurança à população. “Fomos reconhecidos pelo Governo do Estado e agora temos que retribuir com o melhor do nosso trabalho”.
Para o sargento Wilson Nunes, as promoções representam o reconhecimento da categoria e um avanço para a segurança pública do Estado. “Nós sacrificamos a vida pelo povo do Ceará e agora nós recebemos o reconhecimento pelo nosso trabalho e vamos continuar nos dedicando para garantir a tranquilidade do nosso povo”.
Compareceram à solenidade, o prefeito de Canindé, Celso Crisóstomo, o presidente da Assembleia, deputado José Albuquerque, o deputado federal, José Guimarães, o secretário do Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira, o comandante geral do Corpo de Bombeiros, José Carlos Gurgel, além de prefeitos e outros líderes políticos de municípios vizinhos e da Região dos Sertões de Canindé.
Fonte: Ceará Agora

Réus do homicídio gravado em vídeo são condenados pelo Tribunal do Júri

assassinato messejana
O 5º Tribunal do Júri de Fortaleza condenou, na sexta-feira, dia 18, o réu Jorge Maciel de Sousa à pena de 28 anos e três meses de reclusão, e o réu Matheus Rodrigues da Rocha à pena de 27 anos e três meses de reclusão, em regime inicial fechado, além da pena de multa cumulativamente aplicada, pela prática dos crimes de homicídio duplamente qualificado da vítima Fábio Rodrigues da Silva e de associação para o tráfico. O homicídio, ocorrido no bairro Ancuri em 17 de fevereiro deste ano de 2015, teve grande repercussão por ter sido gravado em vídeo e compartilhado nas redes sociais.

A acusação foi feita pelo promotor de Justiça Franke José Soares Rosa, e o julgamento realizado sob a presidência da Juíza Valência Maria Alves de Sousa Aquino, ambos da 5ª Vara do Júri de Fortaleza. Os réus responderam ao processo presos e não terão o direito de apelar em liberdade. A progressão de regime, no caso, exige o cumprimento de no mínimo 40% do total da pena imposta, além de possuírem bom comportamento durante todo esse período.
O adolescente que praticou o crime, juntamente com os demais, já havia sido condenado em maio deste ano pelo Juízo da 1ª Vara da Infância e Juventude de Fortaleza, recebendo a pena máxima prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente, de até 3 anos de internação.
Outra pessoa identificada, Ariadna Lima Cordeiro, conhecida por “Novinha” ou “Nobinha”, também foi denunciada e teve a prisão preventiva decretada, sendo considerada foragida pela Justiça. Ela poderá receber pena ainda superior, dentre outras razões pelo fato de ter dirigido a atividade dos demais envolvidos, o que constitui uma agravante de acordo como Código Penal. Foi ela quem gravou o vídeo compartilhado nas redes sociais.
Segundo o promotor de Justiça Franke José Soares Rosa “o que permitiu o julgamento do caso ainda este ano foi o trabalho conjunto entre a Polícia Civil, a Polícia Militar, o Ministério Público e o Poder Judiciário, com a colaboração da população que forneceu informações importantes para a identificação dos envolvidos”.
Fonte: Ceará Agora

Barcelona domina River Plate e fatura 3º Mundial de Clubes

barcelona
O Barcelona fez valer neste domingo, na final do Mundial de Clubes, todo o seu favoritismo e o domínio que impôs na Europa no primeiro semestre do ano. O time catalão conquistou o título com uma vitória incontestável sobre o River Plate, no International Stadium, em Yokohama. O placar de 3 a 0, com dois gols de Luis Suárez e um de Lionel Messi, voltou a comprovar o poder ofensivo do time catalão, mas não fez jus ao domínio espanhol, que poderia ter goleado o rival argentino no Japão.

Messi e Neymar foram titulares e formaram o famoso trio ofensivo do Barça ao lado de Suárez. A dupla, que era dúvida para esta final, teve boa atuação, apesar dos recentes problemas físicos. Mas quem mais brilhou em campo foi o uruguaio, mais novo artilheiro do Mundial. Com dois gols marcados neste domingo, chegou aos cinco, dividindo o recorde da competição com o próprio Messi e com César Delgado (do mexicano Monterrey). Messi precisou de três edições para chegar aos 5 gols. Delgado, de duas. E Suárez somente de uma.
Com atuação mais discreta, Neymar não deixou sua marca, mas se destacou em jogadas individuais e deu assistência para dois gols em passe para Messi, no primeiro gol, e cruzamento preciso para Suárez, no terceiro. Mesmo voltando de lesão muscular, o atacante esteve em campo durante quase toda a partida. Foi substituído somente aos 43 minutos do segundo tempo.
Para o Barcelona, a conquista marca um domínio recente no Mundial. Trata-se do terceiro título em sete anos. Como venceu em 2009 e 2011, se tornou o time com mais troféus desde 2000, quando a Fifa passou a organizar a competição – foi ainda vice-campeão em 2006, ao ser derrotado pelo Internacional na final.
O troféu também sela um ano brilhante para o time catalão. Foram ao todo cinco títulos em 2015, três deles no primeiro semestre: Campeonato Espanhol, Copa do Rei e Liga dos Campeões. No início do segundo semestre, faturou a Supercopa da Europa. E agora a torcida catalã comemora o Mundial de Clubes.
O JOGO – Ciente do poderio ofensivo e do favoritismo do rival, o River Plate apostou na intensidade física para tentar surpreender o Barcelona nos primeiros minutos da partida. Marcação forte e adiantada, na saída de bola, foi a estratégia dos argentinos para aumentar suas chances no difícil duelo.
Mas não tiveram sucesso no primeiro tempo, apesar de um ou outra oportunidade que surgiu. A primeira foi logo aos 5 minutos, quando Viúdez disparou pela direita e cruzou com perigo. Piqué fez o desvio. A atenção na marcação e as roubadas de bola quando o Barcelona ainda “acordava” em campo empolgaram a torcida argentina, com forte presença nas arquibancadas. Os mais exaltados gritavam “olé” a cada troca de passes do River.
Aos poucos, contudo, o Barcelona foi assumindo o controle da partida. Aos 10, o time catalão deu pequena mostra de sua facilidade para chegar ao ataque. Um passe preciso de Iniesta encontrou Messi dentro da área. O argentino finalizou com perigo e só não abriu o placar porque o goleiro Barovero fez bela defesa.
Aos 33, quando Messi bateu falta com perigo e exigiu outra intervenção de Barovero, o domínio espanhol já era ostensivo. Dois minutos depois, o mesmo atacante abriu o placar em jogada iniciava em cruzamento de Daniel Alves na área. Neymar ainda escorou de cabeça antes de Messi dominar rapidamente e bater para as redes. No lance, a bola acertou o braço do argentino. A defesa do River Plate não reclamou.
Antes do intervalo, o time argentino já dava sinais de cansaço, sem conseguir prosseguir no ritmo intenso do início. O Barcelona assim, encontrava mais espaços. Aos 45, Messi fez linda jogada pela direita e enfiou para Suárez, que saiu na cara do goleiro, mas chutou para fora.
Depois de desperdiçar a grande chance, Suárez não perdoou no início do segundo tempo, em jogada semelhante. Busquets fez o lançamento e o uruguaio finalizou para as redes e venceu Barovero, ampliando a vantagem da equipe catalã, aos 4 minutos.
O gol no início da segunda etapa abalou a confiança do River, que vinha motivado para os 45 minutos finais, com duas alterações no intervalo. Perdido em campo, cedia cada vez mais espaço em sua defesa. Messi quase aproveitou o momento favorável para marcar mais um. Aos 7, ele tabelou com Neymar e bateu fraco facilitando o trabalho do goleiro argentino. Na sequência, o trio ofensivo do Barça criou quatro chances seguidas, sem sucesso. A posse de bola atingia 65%.
Com tal domínio, o Barcelona não demorou para ampliar a vantagem no marcador. Aos 22, Neymar acertou preciso cruzamento para Suárez escorar de cabeça para as redes. Foi seu quinto gol no Mundial.
Daí em diante, o time catalão diminuiu o ritmo, com exceção de Neymar. O brasileiro seguia em busca do seu gol, com boas jogadas individuais, apesar da falta de ritmo. No fim, acabou substituído por precaução porque já tinha cartão amarelo e vinha se desentendendo com a marcação dos argentinos.
Mesmo sem grande ânimo, o River construiu duas boas chances para ao menos reduzir o placar. Aos 31, Alario cabeceou com perigo e Bravo fez linda defesa, quase à queima-roupa. E, aos 38, Driussi finalizou de fora da área. O goleiro do Barcelona fez o desvio e a bola ainda acertou a trave. Não foi o suficiente para iniciar uma improvável reação dos argentinos.
FICHA TÉCNICA:
RIVER PLATE 0 X 3 BARCELONA
RIVER PLATE – Barovero; Mercado, Maidana, Balanta, Vangioni; Kranevitter, Carlos Sánchez, Ponzio (Lucho González); Viúdez (Driussi), Lucas Alario e Rodrigo Mora (Pity Martínez). Técnico: Marcelo Gallardo.
BARCELONA – Bravo; Daniel Alves, Piqué, Mascherano (Vermaelen), Jordi Alba; Busquets, Rakitic (Sergi Roberto), Iniesta; Messi, Luis Suárez, Neymar (Mathieu). Técnico: Luis Enrique.
GOLS – Messi, aos 35 minutos do primeiro tempo. Suárez, aos 4, e aos 22 minutos do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS – Kranevitter, Alba, Rakitic, Ponzio, Neymar, Sergi Roberto.
ÁRBITRO – Alireza Faghani (Irã).
RENDA – Não disponível.
PÚBLICO – 66.853 pagantes.
LOCAL – International Stadium, em Yokohama (Japão).
Fonte: Ceará Agora

Polícia Militar e Corpo de Bombeiros formam primeira turma feminina de tenentes-coronéis do Ceará

Cléa Beltrão é integrante da primeira turma de mulheres tenentes-coronéis do Ceará. Foto: Theyse Viana/Redação Web Rádio Verdes Mares
Cléa Beltrão é integrante da primeira turma de mulheres tenentes-coronéis do Ceará. Foto: Theyse Viana/Redação Web Rádio Verdes Mares
A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará iniciaram, na última quarta-feira (16), as solenidades de promoção de 9 mil militares em Fortaleza e em cidades do interior. Entre os milhares de profissionais, está a primeira turma feminina de tenentes-coronéis do Estado, composta por 10 policiais e duas bombeiras. Uma das PMs é a tenente-coronelCléa Beltrão, que esteve no Sábado Show deste sábado (19) e falou sobre a ascensão feminina na carreira.
A atual tenente-coronel formou-se em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) para seguir a carreira de delegada, mas encontrou, na prática, um cenário ainda predominantemente masculino. Os quadros feminino e masculino eram separados, na Polícia Militar, e segundo a policial, a transformação desse sistema, em 1994, gerou desconforto. “Como em toda categoria profissional, a fragilidade feminina, aos olhos dos homens, supera a técnica. Mas nós temos formação profissional idêntica, e nós temos condição de fazer o trabalho policial militar com todo o rigor que o masculino faz”, declara a tenente-coronel.
Ouça a entrevista na íntegra:

Vocacionada à carreira militar, Cléa é policial há 21 anos, já foi segurança da primeira-dama Ruth Cardoso, em Brasília, e afirma se sentir “completamente realizada” no exercício da profissão. Há quase uma década na posição de major, ela comemora a promoção a tenente-coronel e segue com a vontade de progredir ainda mais e chegar ao comando de corporações.
Com o novo cargo, Cléa Beltrão comanda majores e capitães masculinos e diz não sentir dificuldade em relação ao gênero. “A corporação acredita no trabalho feminino, e o rigor do desenvolvimento do trabalho que realizamos nos faz chegar a essas funções. Isso nos deixa muito confortáveis”, declara.
Além da militar, profissionais como a tenente-coronel e ouvidora geral da PM-CE, Magnólia Carvalho, também foram beneficiadas com a promoção e ocupam cargos definitivos e relevantes no órgão.

Fonte: VERDINHA

Prefeitura de Itapipoca anuncia concurso público com 722 vagas para cargos diversos

Foto: Agência Diário
Foto: Agência Diário
A Prefeitura de Itapipoca lançou, nesta sexta-feira (11), edital de concurso público com a oferta 722 vagas para diversos cargos, além de formação de cadastro de reserva. Entre as oportunidades, há vagas para professor, auxiliar de serviços gerais, procurador, nutricionista, psicólogo, veterinário e músico.
O período de inscrições inicia no dia 21 de dezembro e segue até o dia  25 de janeiro de 2016, no site da instituição organizadora, o Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede) da Universidade Federal do Ceará (UFC). A seleção será composta por provas objetivas e discursivas, além de avaliação de títulos. A primeira etapa está marcada para o dia 28 de fevereiro de 2016.
Confira a lista com a vagas ofertadas:
Agente Administrativo; Agente de Serviços Fúnebres; Agente de Operação e Fiscal de Trânsito; Assistente Social; Atendente de Consultório Dentário; Auxiliar de Farmácia; Auxiliar de Serviços Gerais; Baixista; Baterista; Biólogo; Clarinetista; Cirurgião Dentista – PSF; Cozinheiro; Desenhista de CAD; Educador Físico – NASF; Educador Social; Enfermeiro – PSF; Engenheiro Ambiental ; Farmacêutico; Fiscal de Meio Ambiente; Fiscal de Obras e Postura; Fiscal Sanitário; Fisioterapeuta – NASF; Fonoaudiólogo – NASF; Fonoaudiólogo; Intérprete da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS); Médico – Perito; Médico Psiquiatra – CAPS; Merendeira; Monitor de Arte e Educação; Motorista – Categoria D; Museólogo; Nutricionista; Nutricionista – NASF; Operador de Máquinas Pesadas; Percussionista; Procurador; Professor – Ensino Fundamental – Anos Iniciais; Professor – PEB II – Arte e Educação; Professor – PEB II – Ciências; Professor – PEB II – Educação Especial; Professor – PEB II – Educação Física; Professor – PEB II – Geografia; Professor – PEB II – História; Professor – PEB II – Língua Estrangeira Moderna (Inglês); Professor – PEB II – Matemática; Professor – PEB II – Língua Portuguesa; Professor de Educação Infantil; Professor – PEB II – Libras; Professor – PEB II – Música; Professor – PEB II – Ensino Religioso; Professor – PEB II – AEE (Atendimento Educacional Especializado); Psicólogo; Psicólogo – CAPS ; Psicólogo – NASF; Psicopedagogo; Saxofonista; Secretário Escolar; Técnico de Laboratório; Técnico em Enfermagem; Terapeuta Ocupacional – NASF; Trombonista; Trompetista e Veterinário.
Fonte: VERDINHA