Buscar

22 novembro 2015

Incêndio atinge ônibus escolar em Canindé

incendio canindé
Um ônibus da frota escolar pegou fogo dentro do depósito que fica na antiga Usina do Forró, na praça Dr. Aramis, em Canindé. Ainda não se sabe o motivo do incêndio. As chamas já foram contidas e não há feridos. Explosões foram ouvidas no local e logo se viu uma grande nuvem de fumaça negra no céu.
A guarda municipal foi acionada pois, havia risco do fogo se alastrar e incendiar outros veículos que estavam no local. Com ajuda de um carro pipa, o fogo foi contido. Essa não é a primeira vez que ocorrem incidentes estranhos naquele local, Em meados deste ano, um muro caiu sobre alguns veículos no mesmo local, deixando alguns danos materiais.
Como o município de Canindé não possui uma unidade do Corpo de Bombeiros, fica mais difícil o combate aos incêndios como o deste sábado. Havia risco de um prejuízo ainda maior, pois o deposito incendiado fica próximo a alguns postos de gasolina e do estacionamento de outros ônibus.
Rapidamente videos e fotos foram parar nas redes sociais, A pericia irá investigar a causa do incêndio. A equipe da Guarda Municipal de Canindé juntamente com a Polícia Militar ajudaram a debelar as chamas. Bombeiros da cidade de Guaramiranga foram acionados para o local, mas quando chegaram o fogo já havia sido controlado. A Polícia e a Perícia estiveram no local e um inquérito deve apurar se o incêndio foi criminoso.
Wellington Lima
Fonte: Ceará Agora

Governador inaugura EEEP e assina ordem de serviço para outra unidade no Maciço de Baturité

20151120200956  MG 3592
"A escola de Educação Profissional é a continuidade de uma política que o Governo do Estado implementou na gestão do governador Cid Gomes. É uma oportunidade que os jovens têm de estudar em uma unidade de qualidade, não só pela estrutura, mas também pelo ensino, onde o aluno estuda, escolhe a profissão e ainda é remunerado pelo trabalho", afirmou o governador Camilo Santana, durante inauguração realizada na noite desta sexta-feira (20) da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Salomão Alves de Moura, no município de Aracoiaba, no Maciço de Baturité. Essa é a 112ª unidade da rede no Ceará e vai atender a 540 estudantes da região.

A EEEP está distribuída em 5,5 mil metros quadrados, composta de 12 salas de aula, auditório, biblioteca, bloco pedagógico-administrativo, laboratórios específicos para os cursos técnicos oferecidos, além dos de Línguas, Informática, Ciências e Matemática. Os alunos vão estudar em tempo integral, das 7 às 17 horas, nos cursos de Comércio, Edificações, Informática, Logística, Rede de Computadores e Secretaria Escolar. O investimento para a construção, equipamentos e mobiliário foi de R$ 8,2 milhões, com recursos oriundos dos governos estadual e federal.

20151120200640  MG 3547
Camilo falou do destaque que as escolas públicas do Estado vêm conquistando. "Antes, achava-se que só filhos de ricos tinham acesso as universidades. Hoje o Ceará tem colhido frutos do investimento que foram feitos no passado, sendo destaque nacional, com instituições bonitas, modernas e com a qualidade de ensino que as escolas profissionais têm. São dessas unidades que sairão homens e mulheres capacitados e preparados para encarar a vida profissional", informou.

A diretora da unidade, Rita Ferreira, falou que a escola é uma oportunidade para que os jovens conquistem o tão sonhado posto no mercado de trabalho. "Não estamos aqui inaugurando uma escola, mas sim concretizando um sonho para os jovens do Maciço de Baturité. Esse local é uma oportunidade única, para que eles se insiram no mercado de trabalho e tenham sucesso na vida", salientou.

Já aluna Ana Beatriz Torres, da turma de Secretariado, falou "como é bom estudar numa EEEP e como o estudo auxilia na formação de um cidadão". "Me sinto muito privilegiada de fazer parte da família dessa escola, que vai honrar o papel social na qual se propôs. A EEEP nos ensina as várias formas de vencermos na vida e ganharmos o mundo. Aqui, nós aprendemos brincando, de forma fácil e simples", enfatizou.

Homenagem

20151120203142  MG 3652
A escolha do nome da escola de Aracoiaba é uma homenagem à Salomão Alves de Moura Brasil que nasceu em Iracema, mas morou desde a infância em Aracoiaba. Foi político, professor e advogado. Reconhecido como educador ilustre e intelectual da cidade, recebeu o título de "Papa da Educação de Aracoiaba", em 1990. Em 2008, publicou sua autobiografia "O Menino que disse sim". Salomão Alves faleceu em 2009.

A esposa do homenageado, dona Eugênia Maria Moura, de 72 anos, agradeceu a lembrança e disse que a instituição será um divisor na região. "Em nome da família, externo toda a gratidão de escolherem o nome do dr. Salomão para esta escola, que se torna uma divisa para o Maciço de Baturité, formando profissionais com qualificação para diferentes esferas do nosso mundo do trabalho e diversidade exigida pelas empresas atuais", pontuou.


Redenção




20151120182444  MG 2850
Antes de inaugurar a unidade de Aracoiaba, o governador Camilo Santana visitou o município de Redenção, a 55 quilômetros de Fortaleza, para assinar a ordem de serviço da construção de uma nova unidade de EEEP na cidade, que levará o nome de Adolfo Ferreira de Sousa e contará com aporte financeiro de R$ 10 milhões. Ela também será composta de 12 salas de aula, auditório, biblioteca, bloco pedagógico-administrativo, laboratórios específicos para os cursos técnicos oferecidos, além dos de Línguas, Informática, Ciências e Matemática.

O estudante Allan Mesquita disse que aguarda a construção do novo prédio, para que possa - junto de sua turma -, usufruir de um espaço adequado para o aprendizado. "Conheço a estrutura das escolas profissionais e sei que são ideais para se ter um ensino de qualidade. Além disso, os profissionais destacados para nos guiar no dia a dia são fundamentais em nossa formação e é isso que queremos, vencer na vida", salientou.

20151120180342  MG 2725
As atividades contaram com a participação do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque; do secretário da Fazenda do Estado, Mauro Filho; do superintendente do Departamento de Arquitetura e Engenheiro (DAE), Silvio Gentil; além de prefeitos, vereadores e representantes da área educacional da região.

Foto: Tiago Stille
21.11.2015

Wiarlen Ribeiro
Repórter / Célula de Reportagem