Buscar

20 novembro 2015

Aracoiaba ganha Prêmio Agrinho 2015 na Categoria Redação

Na última quarta-feira (18), foi realizada no Buffet Barbaras Cambeba, em Fortaleza, solenidade Premiação do Programa Agrinho 2015, na ocasião estiveram presentes 41 municípios do estado do Ceará.
Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Joaquim Tomé, localizada na localidade de Lagoa Grande (Distrito Ideal), há aproximadamente 11 quilômetros da sede de Aracoiaba, foi premiada na CATEGORIA REDAÇÃO com a aluna Suellen Oliveira, tendo como professora Adriana Lima, ficando entre os 10 melhores do Estado do Ceará na Categoria Redação.
“A inspiração da garota Suellen Lima levou Aracoiaba a festa da vitória do Programa Agrinho. Aproveito o ensejo para parabenizar a aluna Suellen que conhece tão bem a nossa região e soube retratá-la com criatividade em sua redação. Agradeço ainda o apoio do Prefeito Antônio Cláudio Pinheiro e o Secretário Emílio Freitas por acreditarem em nosso trabalho. Não posso esquecer do núcleo gestor da Escola Joaquim Tomé, esses profissionais incansáveis que estão sempre nos apoiando. Vamos a mais lutas e conquistas” salientou a Professora.
O programa é a principal iniciativa de responsabilidade sócio ambiental do Sistema FAEC/SENAR – CE e  envolveu este ano alunos e escolas que se inscreveram no  concurso, nas categorias desenho e redação, para os municípios, a categoria é Município AGRINHO,  para os professores, na categoria Experiência Pedagógica.
Na cerimônia foram entregues 80 prêmios para os 10 primeiros lugares das cinco categorias do concurso, entre motocicleta, bicicleta, televisores, computadores, DVDs, aparelhos de som, câmara digital (relação  dos ganhadores).
O presidente do Sistema FAEC/ SENAR – CE, Flavio Saboya, iniciou seu discurso de abertura do evento parabenizando todos os secretários de educação, os coordenadores municipais e professores, maiores responsáveis por fazer o AGRINHO acontecer, em cada sala de aula e, finalmente, aos alunos e alunas, razão da existência  do AGRINHO.  “Sem eles nós não estaríamos aqui”. Segundo o dirigente, em sua 13ª edição, o Programa AGRINHO, apresentou e trabalhou o tema  “Viver Bem no Semiárido”, com o qual o SENAR pretende incutir nas crianças  uma nova visão e a compreensão da nossa região, mostrando as nossas potencialidades e as nossas limitações, porém, sempre na perspectiva otimista, como foi o nosso grande Guimarães  Duque,que  já no seu tempo estudou, pesquisou e desenvolveu um conjunto de procedimentos técnicos capazes de propiciar boas safras, perversa o meio ambiente, tornando viável a exploração do semiárido nordestino.
Segundo Saboya, hoje a população do campo é constituída em sua maioria, de pessoas com mais de 50 anos. Como se costuma dizer, o campo está ficando velho, os jovens, em sua maioria, sonha, com as cidades por não enxergarem melhores perspectivas no campo, Compete-nos então, investir maciçamente nas crianças, preparando-as para serem os agentes transformadores da atual realidade.
Para o secretário de Meio Ambiente, Artur Bruno, o AGRINHO é um belo exemplo de programa de educação ambiental, importante para garantir a sustentabilidade do campo, e a FAEC e o SENAR dão uma grande contribuição para a formação desses jovens, na preservação dos recursos naturais, inclui-se na preservação dos nossos rios,programa que a SEMA deve participar . Já o secretário Dedé Teixeira, acha que o AGRINHO incentiva os professores e a meninada a pensar um novo conceito da propriedade rural. Hoje, o mundo rural é um mundo competitivo e o SENAR tem um papel importante neste aspecto, ao promover a educação. Segundo últimas pesquisas, saímos de 80% para 17 % da pobreza rural. Evaldo Bringel, disse que o AGRINHO tem duas  grandes virtudes, a inclusão do jovem no meio rural e a promoção da educação.
O subsecretário de Ciência e Tecnologia, Francisco Carvalho acha que  “nós acreditamos na nossa incompetência, quando as adversidades climáticas  deveriam ser vista como oportunidade”. Para  ele, essa ação do AGRINHO é fundamental, pois começa levando uma nova mensagem para os nossos jovens.
Neste ano concorreram cerca de 1.800 trabalhos, entre redações, desenhos e experiências pedagógicas,  Na opinião do superintendente do SENAR – CE, Paulo Hélder Braga! Presente no evento, a escolha deste tema reflete a preocupação do SENAR com o futuro do campo. “Esse programa é referência em todo Brasil, não é a toa que ele foi adotado em 18 estados”, observou.
Os trabalhos de desenho chamam a atenção pela sua originalidade, revelando toda a criatividade dos alunos e a vontade de permanecer no campo.
Esta é a 13ª  edição do Agrinho, ao longo dos anos, o programa foi sendo aperfeiçoado para trabalhar em sala de aula temas como saúde e segurança e meio ambiente. O programa conta com um material didático exclusivo, voltado ao desenvolvimento de uma educação crítica e criativa, que desenvolve a autonomia e a capacidade de professores e alunos assumirem-se como pesquisadores e produtores de novos conhecimentos.
Segundo a coordenadora do Programa de Promoção Social do SENAR, assistente social  Kely Cláudio, as avaliações foram  feitas durante o  mês outubro, por uma comissão constituída por profissionais de vários órgãos entre eles, da Secretaria de Educação do Estado, Semace, Secretaria do Meio Ambiente, BNB, Instituto Tortuga, Banco do Brasil e SEBRAE-Ce. O concurso teve  como tema este ano “Viver Bem no Semiárido”.

O QUE É O AGRINHO
O Agrinho é um programa educativo que prioriza a criança e o jovem, transformando-os, pela educação, em agentes de melhoria das condições sociais e econômicas da família e da comunidade onde vivem. Tem sua execução a cargo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, que é uma Entidade de Direito Privado, sem fins lucrativos, criada pela Lei 8.315 de 23/12/1991 com a missão de desenvolver ações de Formação Profissional Rural e atividades de Promoção Social, voltadas para o homem e a mulher do campo, contribuindo para a sua profissionalização e sua integração na sociedade, para o pleno exercício da cidadania.

Município de Itapiúna ganha Prêmio Agrinho 2015 na Categoria Desenho

agrinho2Nesta quarta-feira, dia 18, foi realizada no Buffet Barbaras Cambeba, em Fortaleza, solenidade Premiação do Programa Agrinho 2015, na ocasião estiveram presentes caravanas de 41 Municípios.
Escola Centro Comunitário César Cals localizada no distrito de Caio Prado, há aproximadamente 10 quilômetros da sede de Itapiúna, foi premiada na Categoria Desenho com o aluno Sebastião João de Almeida Gonzaga, tendo como professora Maria Estefânia Sabino Freitas, ficando entre os 10 melhores do Estado do Ceará na Categoria Desenho.
“A inspiração do Garotinho Sebastião levou Itapiúna a festa da vitória do Programa Agrinho. Aproveito o ensejo para parabenizar o meu aluno Sebastião Gonzaga que conhece tão bem o nosso sertão e soube retratá-lo com criatividade em um lindo desenho. Agradeço ainda o apoio do Prefeito Wauston Cavalcante e Secretária Marcia Maria Farias Costa por acreditarem em nosso trabalho. Não posso esquecer do núcleo gestor da Escola César Cals, esses profissionais incansáveis que estão sempre nos apoiando. Vamos a mais lutas e conquistas” salientou a Professora Estefânia Freitas.
A solenidade contou com a presença do Prefeito Wauston Cavalcante, da Secretária de Educação Márcia Farias Costa, Diretor Erinaldo Freitas, Núcleo Gestor da Escola César Cals e professores.
O Agrinho é um programa educativo que prioriza a criança e o jovem, transformando-os, pela educação, em agentes de melhoria das condições sociais e econômicas da família e da comunidade onde vivem. ​Tem sua execução a cargo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, que é uma Entidade de Direito Privado, sem fins lucrativos, criada pela Lei 8.315 de 23/12/1991 com a missão de desenvolver ações de Formação Profissional Rural e atividades de Promoção Social, voltadas para o homem e a mulher do campo, contribuindo para a sua profissionalização e sua integração na sociedade, para o pleno exercício da cidadania.
Cerca de 1.800  trabalhos dos mais diversos tipos chegaram à  Coordenação do Programa AGRINHO, em Fortaleza. Este ano 41 municípios se inscreveram no concurso, que envolve 197.987 alunos de 1.771 alunos da 5ª a 8ª série e da 6ª a 9ª séries.  Com o intuito de motivar professores e alunos, o programa promove cinco concursos, tais como: Desenho, Redações, Experiência Pedagógica e Município Agrinho, a cujos vencedores são conferidos prêmios, composto por computadores, aparelhos de som, tablet, televisores, bicicletas, notebook, Moto 125 e 100cc, que são entregues, anualmente, em solenidade festiva, com a presença de diversas autoridades estaduais e municipais

Marcela Alves: estudante cearense desenvolve projetos nos EUA

Unindo empreendedorismo e conhecimento científico, a estudante Marcela Alves, natural de Aratuba, alcançou voos longos nos EUA e no Brasil.

Marcela Alves teve o primeiro contato com computadores aos 19 anos. Natural de Aratuba, distante 128 quilômetros da Capital, passou o ensino médio dividida entre a biblioteca e a escola pública. Agora, aos 24 anos, a jovem é exemplo de superação e tem um currículo de excelência. Quando era estudante bolsista de Ciências da Computação na Faculdade Farias Brito, fez intercâmbio para os EUA. "No ensino fundamental já estudava bastante, já tinha ganhado medalha em olimpíadas de astronomia e de matemática. Pensei em entrar na universidade. Consegui uma nota muito boa no Enem e apliquei para a bolsa integral no Prouni", 

Nos Estados Unidos, além de fundar um grupo de apoio aos estudantes brasileiros e aprender a falar inglês, ela participou de um projeto patrocinado pela Nasa e teve acesso ao famoso telescópio Hubble. Marcela é a primeira brasileira a integrar o Wolfram Science Summer School - curso de verão de um renomado instituto de pesquisa. O programa existe há 12 anos.

"Eu vi a inscrição para a escola (de verão) e um dos cientistas mais importantes do mundo integra o programa. As inscrições eram para 50 cientistas do mundo todo. Não achei que fosse passar, mas me inscrevi e fui passando de fase em fase. O diretor acadêmico do programa gostou do meu projeto de pesquisa, fui selecionada. E, durante os meses nos quais estava lá, conversava com cientistas e pesquisadores que só estavam disponíveis antes através dos livro", conta Marcela.

Ao retornar para o Ceará, a jovem finalizou sua graduação e transformou os estudos iniciados nos EUA no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Ao lado da amiga Brenda Miranda, fundou um movimento para empoderamento feminino. E assim nasceu uma plataforma para aproximar negócios desenvolvidos por mulheres em áreas remotas. 

Marcela está no caminho para se tornar empreendedora social. Em julho deste ano, foi selecionada para a final do “International Trade Center (ITC), Google, e CI&T Women Vendors’ Forum and Exhibition (WVFE) Tech Challenge 2015”, um desafio internacional para selecionar ideias inovadoras. Agora, os voos são mais altos. Vai viajar para o Quênia próximo mês e sonha com a seleção de pós-graduação. "Quero fazer mestrado no Brasil e doutorado no Exterior", projeta.

Fonte: O POVO ONLINE

Acidente entre ônibus e micro-ônibus mata três romeiros e deixa feridos na BR-116

Colisão ocorreu entre as cidades de Milagres e Brejo Santo. (Foto: PRF-CE)
Colisão ocorreu entre as cidades de Milagres e Brejo Santo. (Foto: PRF-CE)
Um acidente entre um ônibus de romeiros e um micro-ônibus, na madrugada desta sexta-feira (20/11), deixou três pessoas mortas e onze feridas em Brejo Santo, na Região do Cariri. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal do Ceará (PRF-CE), o acidente foi na proximidade do quilômetro 495 da BR-116, por volta das três da manhã.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal o micro-ônibus seguia de Fortaleza para Acaraju/Sergipe. Já o ônibus levava romeiros da cidade de Afogados da Ingazeira-PE para Juazeiro do Norte.
Informações da PRF-CE dizem ainda que o condutor do micro-ônibus perdeu o controle da direção ao cair em buraco da rodovia e bateu na lateral do ônibus.
Com o impacto da batida, a lateral do ônibus ficou totalmente destruída. Dois homens e uma criança de sete anos, ainda não identificados, morreram no local do acidente. Onze romeiros ficaram gravemente feridos e foram socorridos por equipes e Ambulâncias do Samu, do Instituto Médico Legal (IML) de Juazeiro do Norte e da Polícia Rodoviária Federal que estão no local orientando os motoristas que passam pelo local.
Ainda de acordo com a PRF, o número de feridos pode ser maior, pois muitas pessoas foram socorridas por motoristas que passavam pelo local na hora do acidente. Veículos do Corpo de Bombeiros também foram chamados para retirar pessoas que estavam presas nas ferragens.
A Polícia Rodoviária Federal disse que o trânsito segue complicado e que é preciso fazer desvios no local. A região está interditada
Fonte: Ceará Agora

Lula faz críticas ao PSDB e pede que petistas priorizem eleições de 2016

O ex-presidente Lula participa do 3º Congresso Nacional da Juventude do PT em Brasília - Ailton de Freitas / O Globo
O ex-presidente Lula participa do 3º Congresso Nacional da Juventude do PT em Brasília – Ailton de Freitas / O Globo
No congresso nacional da juventude do PT, que esta sendo realizado nesta sexta-feira (20/11), em Brasília, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o partido precisa priorizar as eleições municipais do ano que vem, sob pena de se prejudicar no pleito presidencial de 2018. Ele também levantou suspeitas sobre as doações de dinheiro feitas ao PSDB por empreiteiros ligados à Lava-Jato.
— Quero saber se o dinheiro do PSDB foi buscado numa sacristia. Então nosso companheiro Vaccari, que é um companheiro inteligente, pegava dinheiro de propina e o PSDB ia lá no cofre e pegava dinheiro limpo? Até porque tudo o que se fala tem que se ter prova. Não podemos permitir que chamem petista de ladrão — afirmou.
Lula fez críticas ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB-SP) por fechar escolas no estado.
— Enquanto a gente está se matando para abrir mais escolas, o governo de São Paulo está fechando. É uma contradição — comparou.
Ele defendeu que o partido priorize as eleições do próximo ano:
— Não tem 2018 se a gente não tiver 2016, nós precisamos construir 2016. O ideal para um partido é que ele pudesse disputar e ganhar a presidência, 27 governadores, prefeituras. Seria maravilhoso que só a esquerda pudesse fazer isso, mas não é possível, porque o povo não faz aquilo que a gente quer, faz aquilo que ele quer.
Lula disse ainda que é preciso garantir a governabilidade e, para isso, fazer alianças.
— Seria maravilhoso que a Dilma sozinha pudesse governar. Mas entre meu desejo ideológico e o mundo real da política tem uma distância — afirmou.
O ex-presidente disse que é preciso romper com as tentativas de setores da sociedade e da mídia a induzir as pessoas a não gostarem de política, pediu mobilização da juventude e que tenham orgulho do partido e dos governos petistas.
— Uma coisa que me preocupa nesse momento é a tentativa de vários setores dos meios de comunicação, de vários setores da sociedade, a tentar induzir a sociedade brasileira a não gostar de política, de que a palavra política por si só está apodrecida — afirmou, ao complementar, perguntando se quem resolverá os problemas do país sem política será “um programa de TV, um apresentador”.
Lula disse que os governos dele e da presidente Dilma fizeram muito mais pelo Brasil do que qualquer outra gestão. Segundo ele, as críticas se devem ao “incômodo” que isso causa à elite brasileira.
Lula criticou a elite, que, segundo ele, “nunca se interessou pelo povo brasileiro”. Ele disse que os pobres e negros incomodam a elite porque o país foi preparado para ser governado para apenas um terço da sociedade.
— Esse país foi preparado para ser governado para um terço da sociedade. A desgraça de quem não gosta de politica é que ela é governada por quem gosta.
Ele disse que a juventude precisa se mobilizar porque em todos os lugares do mundo sempre foi dela o primeiro passo para mudanças na política. Lula contou que esteve na semana passada com o ex-presidente do Uruguai José Mujica e que ambos pensam em fazer, juntos, debates com jovens da América Latina.
UNIÃO DO PARTIDO
Ele voltou a pedir que o partido fique unido em meio à crise:
— Tem que levantar a cabeça. Se estamos passando por um momento delicado é hora da gente se juntar — pediu aos militantes.
O ex-presidente disse ainda, sobre a situação delicada pela qual passa o governo Dilma, que é preciso “levantar a cabeça”. Ele voltou a dizer que chamavam a presidente de poste, mas que o “poste iluminou”:
— Diziam: ela nunca foi eleita nada, ela é um poste. O poste iluminou.
— É preciso levantar a cabeça. Imagina se na primeira febre a mãe de vocês jogasse vocês fora?
Ao ouvir os gritos de guerra dos militantes, que pediram “Fora, Cunha”, “Fora, Levy” e “Fora, Meirelles”, Lula lembrou o primeiro grande encontro que deu origem ao PT, em 1980, no colégio Sion.
— As palavras de ordem que estou vendo aqui é doce de cupuaçu em relação às palavras de ordem que a gente ouvia no Sion — comparou.
“Lula, eu quero ver você romper com o PMDB” e “Fora já, fora daqui, Eduardo Cunha junto com Levy”, gritavam os petistas, que variavam com as frases com “Fora já, fora daqui, nem Meirelles nem Levy”; e “Fora, Cunha”.
‘GUERREIROS DO POVO BRASILEIRO’
No ginásio onde ocorre o evento, em um clube de Brasília, uma faixa está estendida com os rostos de João Vaccari Neto, Delúbio Soares, José Genoino, João Paulo Cunha e José Dirceu com a frase “Guerreiros do povo brasileiro”.
O presidente nacional do PT, Rui Falcão, disse acreditar que, “apesar das adversidades”, é possível aumentar o número de prefeitos e vereadores eleitos nas eleições municipais de 2016. Sobretudo num momento que, segundo ele, a oposição faz “tentativas golpistas”.
— Apesar das adversidades, acredito que poderemos manter a trajetória de crescimento das últimas eleições, fora com o pessimismo. Essas eleições não são um fim em si mesmo, queremos acumular forças, estabelecer uma contra-hegemonia na sociedade — disse o presidente do PT.
O dirigente chamou de corajosos os “companheiros” que estão acampados em frente ao Congresso para conter os “golpistas”. Ele chamou a atenção para a gravidade do momento político atual e pediu integração entre as forças internas do PT.
O dirigente atacou a “verdadeira campanha ofensiva” contra o PT, dizendo que é conduzida “pelos inconformados com as quatro derrotas presidenciais”.
— A intolerância e o ódio político é um veneno para o país.
Ele criticou o projeto em tramitação na Câmara que impede as mulheres vítimas de estupro a obter ajuda para abortar.
— Isso é uma tentativa de legalizar o estupro no país — afirmou ao público jovem do partido.
O presidente da CUT, Vagner Feiras, presente ao evento, chamou de “coxinhas” os acampados em frente ao Congresso Nacional, que pedem o impeachment da presidente Dilma Rousseff.
— Vamos pedir palmas para o nosso acampamento da CUT que está lá na frente do Congresso para impedir os coxinhas a fazer impeachment e a respeitar a democracia — afirmou.
Militantes participam do 3º Congresso Nacional da Juventude do PT em Brasília - Ailton de Freitas / Agência O Globo
Militantes participam do 3º Congresso Nacional da Juventude do PT em Brasília – Ailton de Freitas / Agência O Globo













Com informações do O Globo
Fonte: Ceará Agora

Facebook cria ferramenta que ajuda a esquecer o ex

As redes sociais estão cada vez mais presentes na vida das pessoas, fotos de casais e declarações apaixonadas são frequentes na rede. Porém quando o relacionamento acaba, é dificil conseguir esquecer o ex namorado(a).

Pensando nisso, nova ferramenta na rede social Facebook vai ajudar os usuários a esquecerem o antigo amor.

A novidade permite limitar o quanto você quer ver sobre o(a) ex, o que você quer ou não que ele (a) veja sobre você, além de possibilitar que seus posts antigos (junto com a pessoa) sejam visualizados.
Segundo a gerente de produtos da empresa, Kelly Winters, a ferramenta quer possibilitar que os términos de relacionamento sejam feitos com "mais facilidade e senso de controle".
A novidade, que é opcional, está disponível apenas nos Estados Unidos. Outros usuários devem conhecer a ferramenta nas próximas semanas.

Estudante do Interior do Ceará conquista o 3° lugar na Olimpíada Brasileira de Matemática

Aos 17 anos, o estudante do terceiro ano do ensino médio Francisco Guilherme Lobo Brilhante conquistou medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP). Guilherme está no grupo dos mais de 20 estudantes de escolas públicas do Estado que se destacaram na competição, que é considerada uma das mais difíceis da categoria.
Aluno da Escola Profissional Leopoldina Gonçalves Quezado, no município de Aurora, Guilherme Brilhante foi convidado participar do Programa de Iniciação Científica (PIC) que será realizado ao longo de 2016, com atividades semipresenciais. “A intenção da olimpíada é estimular e promover o estudo de matemática, além de revelar novos talentos para as áreas do conhecimento científico”, explica a professora e coordenadora do projeto na escola profissionalizante de Aurora, Samaria Nascimento.
Apesar do destaque na olimpíada matemática e de estar matriculado no curso técnico de Administração, Guilherme prefere estudar física e sonha em cursar medicina. “O resultado da OBMEP é muito importante para mim e pois mostra que os meus esforços serão recompensados”, comenta o estudante que afirma ter dedicação exclusiva para os estudos.
Com informações verdinha.com

Faculdade do Maciço de Baturité abre inscrições para o vestibular 2016.1


Estão abertas as inscrições para o vestibular 2016.1 da Faculdade do Maciço de Baturité.

Cursos: Pedagogia e Administração

Faça já sua inscrição!!

Contatos: (85) 334725774
(85) 9 96249991 ou (85) 9 96050638

CONCURSO NACIONAL > Desenhos de alunas de Canindé conquistam Prêmio Denatran 2015

Denatran - 1º Lugar - Beatriz Sousa RochaCanindé - As alunas Beatriz Sousa Rocha e Anna Clara Barroso Alves, de Canindé, conquistaram o primeiro e segundo lugares do Prêmio Denatran 2015. Conforme divulgação feita pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), elas venceram o concurso nacional na categoria ensino fundamental, produção artística, com desenhos distintos e o mesmo título: sobre A Cidade. Elas estudam na Escola Arco­Íris, que integra a rede privada deste município do Sertão Central.
O prêmio, em dinheiro, respectivamente R$ 3 mil e R$ 2 mil, contempla também as professoras das estudantes. Essa foi a terceira vez que a Arco Iris conquistou o Premio Denatran, havia informado a diretora da Escola, Irani Paulino de Freire. As outras duas vezes foram também de alunas do ensino fundamental. A instituição ganhou ainda neste ano o prêmio da escola que mais inscreveu trabalhos: 99 ao todo. A escola mantém matriculados 168 alunos no ensino fundamental e só funciona no turno da manhã.
Denatran - 2º Lugar - Anna Clara Barroso AlvesNa próxima quarta­feira, 25, o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria das Cidades e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), vai homenagear a escola e as alunas premiadas, levando até Canindé a unidade móvel de educação de trânsito, onde os alunos da escola Arco­Íris poderão aprender mais sobre como pedestres, motoristas e passageiros devem se comportar quando estão no trânsito da sua cidade. 
Ainda de acordo com o Detran, a unidade móvel, um micro­ônibus, foi transformado em auditório, com capacidade para 12 crianças assistirem a vídeos sobre trânsito. No seu interior também tem uma maquete de uma minicidade, formada por peças de jogo Lego, com ruas e avenidas sinalizadas. Nelas os alunos podem conduzir carros controlados por controle remoto. 

O Diário Sertão Central é o blog oficial do Diário do Nordeste no Sertão Central do Ceará e Maciço do Baturité. Inclua entre os seus links favoritos. 
Participe do Diário Sertão Central através do WhatsApp 55 88 9970 5161, dos fones (88) 9970 5161 ou (88) 8865 6118 e pelo email: diariosertaocentral@gmail.com  

Adolescentes se rebelam no Dom Bosco e doze conseguem fugir

Foto: Ruth Oliveira
Foto: Ruth Oliveira
No início da na noite desta quinta-­feira, 19, doze adolescentes conseguiram fugir do Centro Educacional Dom Bosco, localizado no bairro Passaré, pulando o muro da unidade. A polícia conseguiu recapturar cinco internos após a fuga. De acordo com juiz titular da 5ª Vara da Infância e Juventude de Fortaleza, Manuel Clístenes, o motim começou com um jovem, que voltava para o seu dormitório após uma visita.
O jovem seguiu em direção a outra cela e quebrou o cadeado de proteção. O magistrado afirma que um orientador ainda tentou impedi­r a ação do interno, mas quando se aproximou, vários adolescentes já estavam saindo do local. “A rebelião teve como único objetivo a fuga. Pouca coisa foi quebrada, em comparação a outros episódios. Este motim não foi de grande magnitude”, contou Clístenes.
O juiz informou que os jovens queimaram colchões e danificaram a parte elétrica de um dos setores do centro educacional. O capitão do Comando Motorizado Tático, Lutiani Rodrigues, informou que ajudou a conter um incêndio de pequeno porte. “Eles botaram fogo em um colchão em uma ala próxima da entrada da unidade”, relatou o militar.
O juiz Manuel Clístenes não vê motivos aparentes para a realização do motim. Segundo o magistrado, o centro não está superlotado. Com capacidade para 60 jovens, a unidade possui atualmente 67 internos, afirmou ele.
Fonte: Ceará Agora

Cunha e Renan decidem que acampamentos em frente ao Congresso serão retirados

eduardo-cunha
O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), anunciou nesta quinta-feira, 19, a decisão de retirar os acampamentos que estão em frente ao Congresso Nacional. Segundo Cunha, não há capacidade das polícias legislativas e nem da polícia do Distrito Federal de garantir a ordem e a segurança no local. “Não é pela vedação a manifestação, é simplesmente porque há uma incapacidade de dar segurança”, disse. A decisão foi anunciada após reunião com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e com o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB).

Cunha explicou que o grupo que iniciou o acampamento com pedidos de impeachment há cerca de um mês, e que teve sua autorização para permanecer no gramado, terá um prazo de 48 horas para deixar o local. Segundo Cunha, um outro grupo que chegou ontem e não tinha autorização concordou em desarmar as barracas ainda hoje.
Há ainda outros grupos, os que defendem a intervenção militar, após a alameda das bandeiras, que é uma área do Distrito Federal. De acordo com Cunha, esses grupos nunca tiveram autorização e a retirada será negociada diretamente com o governador Rodrigo Rollemberg.
Cunha destacou que a noite anterior na área dos acampamentos foi bastante agitada “com drogas e princípio de conflito”. “Avaliamos que é uma situação delicada e, em função disso, nós tomamos a decisão de tentarmos buscar saída de consenso”, disse. Ontem à tarde, houve conflito na área entre membros do grupo de manifestantes militares e integrantes da Marcha das Mulheres Negras. Foram registrados tiros e dois manifestantes foram presos.
Questionado se havia errado ao autorizar os grupos pró-impeachment de acampar no gramado do Congresso, Cunha afirmou que não. “Eu não acho que errei. Eu concedi (autorização) a um grupo determinado, em número pequeno, que estava aí com um prazo que, aparentemente, era determinado. O prazo foi ficando indeterminado, o contingente foi aumentando, e passou a atrair forças antagônicas e passou a ter um outro tipo de dimensão”, disse, ressaltando que a partir de agora será mais rigoroso. “Em função do que aconteceu, e para não estimular, não vamos mais conceder autorização.”
Cunha permitiu que o grupo pró-impeachment acampasse no auge das análises dos pedidos de afastamento da presidente Dilma Rousseff e quando ainda não era alvo de um processo no Conselho de Ética por quebra de decoro. O presidente, que é investigado por corrupção, é acusado de mentir na CPI afirmando que não tinha contas na Suíça.
Segundo Cunha, esse grupo não deve causar problemas para sair. “Nós acolhemos eles, sem nenhum tipo de constrangimento, esses dias todos. Eles não colocarão qualquer tipo de resistência para que essa retirada se dê de forma pacifica”, afirmou.
Distrito Federal
O governador afirmou que dará o mesmo prazo de 48 horas concedido pelos presidentes da Câmara e do Senado para a retirada dos acampamentos na área que concerne ao Distrito Federal. “Esperamos que eles saiam pacificamente, senão nós vamos usar os meios necessários para fazer a desobstrução”, afirmou.
Rollemberg confirmou que pode ser feito o uso da força. “Os meios necessários são aqueles previstos na Constituição Federal, o Estado pode usar a força para cumprir a Constituição.”
À tarde, um dos líderes do acampamento que está na área de responsabilidade do Distrito Federal, e que defende a deposição do governo e a “intervenção popular”, Felipe Porto, afirmou que não há chances de que o movimento deixe o local de forma pacífica. “Vamos resistir. Estamos armados e, se houver isso (retirada), vai ter uma carnificina aqui”, afirmou.
O governador titubeou quanto ao uso de armas letais contra manifestantes armados e se limitou a dizer que “a polícia de Brasília tem o menor índice de letalidade do Brasil”.
Fonte: Ceará Agora

Assembleia aprova pedido de intervenção da Força Nacional no CE

capitao wagner
Os deputados estaduais aprovaram nesta quinta-feira (19) requerimento apresentado pelo deputado Capitão Wagner (PR) pedindo que o governador Camilo Santana (PT) solicite intervenção da Força Nacional de Segurança no Ceará. O pedido foi aceito por consenso, inclusive pela base aliada.

Para aprovação do requerimento houve um acordo entre o Capitão Wagner e o líder do governo na Casa, Evandro Leitão (PDT). Foram retirados dos documentos os trechos “mais incisivos” como o que dizia “Fazemos solicitação imediata da Força”, que foi substituído por “Pedimos que se avalie a necessidade da presença da Força”.
Nos bastidores comentava-se que os secretários Nelson Martins (Relações Institucionais) e Élcio Batista (Gabinete do Governador) estavam articulando contra a aprovação da medida. Os deputados aprovaram o pedido da vinda da Força Nacional um dia após a visita do Secretário de Segurança do Estado, Delci Teixeira.
Delci ao ser indagado da necessidade de convocar a força nacional, disse que a Polícia do Estado tinha competência para enfrentar a situação.
Fonte: Ceará Agora

MP deflagra operação contra fraudes em serviços de transporte no CE

policia federal
O Ministério Público Federal (MPF) e a Polícia Federal deflagaram, nesta quinta-feira (19), operação em Fortaleza, Juazeiro do Norte e em outros cinco municípios do Ceará para desarticular grupo investigado por fraudes em serviços de transporte em várias prefeituras de cidades do estado.

Durante a manhã, foram cumpridos mandados de prisão de quatro empresários alvos de investigações realizadas pelo MPF e PF, além de mandados de busca e apreensão, incluindo 17 carros de luxo que podem ter sido adquiridos com recursos obtidos com atos ilícitos.
Há indícios de que os empresários estejam envolvidos em crimes de corrupção, fraude em licitação e associação criminosa. De acordo com o procurador da República Rafael Rayol, os desvios de recursos públicos teriam ocorrido, principalmente, na contratação de transporte escolar e locação de carros por prefeituras municipais.
As cincos principais empresas investigadas pelas fraudes firmaram, entre 2010 e 2015, contratos com prefeituras cearenses que somam quase R$ 100 milhões. Vencendo licitações de forma fraudulenta, elas desviaram parte do dinheiro público em montante que ainda está sendo apurado pelo Ministério Público Federal e Polícia Federal.
Durante a operação, além de Fortaleza e Juazeiro do Norte, foram cumpridos mandados judiciais em Lavras da Mangabeira, Cascavel, Aquiraz, Caucaia e Assaré.
Com MPF
Fonte: Ceará Agora

Governo do Estado quer adquirir alimentos da agricultura familiar

agricultura-familiar
O governador Camilo Santana enviou nesta quarta-feira (18), para a Assembleia Legislativa, projeto de lei que cria a Política de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar do Estado do Ceará, com a finalidade de garantir a aquisição direta de produtos agropecuários e extrativistas, in natura e beneficiados produzidos por agricultores ou suas organizações sociais rurais, por povos e comunidades tradicionais e pelos beneficiários da reforma agrária.

A lei visa assegurar que instituições governamentais, como hospitais públicos, presídios, escolas públicas, instituições de amparo social, quartéis, equipamentos de alimentação e nutrição, entre outros, adquiram, no mínimo, 30% de gêneros alimentícios oriundos da Agricultura Familiar. Essa aquisição deve priorizar ainda mulheres, comunidades tradicionais, indígenas e quilombolas, para a formação de estoques estratégicos e distribuição à população em maior vulnerabilidade social.
Para orientar e acompanhar a execução, normatização e operacionalização da aquisição de alimentos da agricultura familiar, a lei sugere a criação de um Comitê Gestor, que será composto por um representante e respectivo suplente das Secretarias do Planejamento e Gestão (Seplag), Desenvolvimento Agrário (SDA), Pesca e Aquicultura (SPA), Justiça e Cidadania (Sejus), Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Saúde (Sesa), Educação (Seduc), Fazenda (Sefaz) e da Central de Abastecimento do Estado do Ceará (Ceasa).
A aquisição dos alimentos será integrada ao Sistema de Compras do Governo do Estado, mediante articulações das ações referentes ao planejamento e à gestão de compras, visando propiciar maior agilidade, transparência e o fortalecimento da agricultura familiar.
Com Governo do Estado
Fonte: Ceará Agora

Ex-prefeita de Novas Russas denunciada por desvios de verbas

MPF-1
O Ministério Publico Federal (MPF) ingressou com denúncia na Justiça Federal contra a ex-prefeita de Nova Russas, no Sertão de Crateús, Maria Iranede Veras Rosa. A ação aponta desvio de verbas federais em obras de abastecimento e distribuição hídrica no município.

Cerca de R$ 100 mil foram enviados ao município por meio de convênio com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) no ano de 1999. A empresa contratada para a prestação de serviços foi a LBM Engenharia, Serviços e Representações LTDA e, segundo consta na denúncia do MPF, “estranhamente, tais valores foram repassados imediatamente à empresa vencedora”.
As investigações mostraram que, após o fim do prazo para a prestação de contas, avaliação técnica realizada pela Funasa em 2002 mostrou que as obras previstas pelo convênio se encontravam inacabadas ou nem sequer haviam iniciado.
Ainda na ação, a procuradora da República Lívia Sousa afirma que “se os serviços contratados foram realizados apenas de forma parcial, a despeito dos dispêndios promovidos integralmente em favor da empresa, resta fartamente comprovada o desvio de recursos do convênio”.
Além de Maria Iranede, Francisco Leonardo de Castro Bezerra Melo, o representante legal da empresa LBM Engenharia, também foi denunciado. Na ação, o MPF pede à Justiça Federal que condene os réus por apropriar-se de bens ou rendas públicas, ou desviá-los em proveito próprio ou alheio.
Fonte: Ceará Agora

Prefeito de Baturité não agrada nem a seus aliados

Os vereadores que eram da base do governo do prefeito João Bosco Pinto Saraiva na sessão da câmara municipal de Baturité (16) promoveram uma debandada coletiva. A sessão foi marcada por discursos fortes dos até então aliados do prefeito, o Vereador Renaldo Braga sugeriu até a intervenção do governo do Estado em Baturité.
O que causa estranheza é que até pouco tempo os mesmos defendiam com unhas e dentes a permanência do prefeito a frente da prefeitura. Após o retorno do Sr. João Bosco ao palácio entre rios depois de cumprir afastamento pela justiça por 180 dias aconteceu uma distribuição de poderes para os defensores do prefeito Bosco, a olhos nus vereadores e parentes de vereadores se confundiam com a administração de Baturité “Um novo desafio”. Mas todos sabem que onde há muitos interesses a coisa dificilmente acaba bem e o povo fica sempre em segundo plano.
O prefeito Bosco era sufocado e tudo caminhava para mais cedo ou mais tarde isso acontecesse. A gota d’agua parece ter ocorrido com a demissão do secretário de Agricultura Emmanuel Moreira. O agora ex-secretário foi a uma rádio local e rasgou o verbo com acusações muito fortes sobre corrupção envolvendo o prefeito. Perguntas se formulam em nossas mentes; O que teria ocorrido para este descontentamento dos até então aliados? Seria uma estratégia prévia para as eleições do próximo ano? Querem os vereadores despregar suas imagens do trágico governo “Um novo desafio” que eles mantiveram no poder até ontem?

Emanuel Moreirra e Bosco Cigano 1
Emanuel Moreirra e Bosco Cigano

Se existem acusações tão graves o ator de denúncias novas contra o prefeito parece estar nas mãos dos seus ex-aliados. Que o façam e levem o processo para a câmara de vereadores para enfim realizarem o que mais os cidadãos de Baturité querem, a Cassação do prefeito Bosco Saraiva.
O clima político que o prefeito João Bosco criou desde sua eleição não poderia acabar bem, resta aos cidadãos de Baturité fazer uma análise do quadro que hoje estar exposto e tirar suas conclusões. Nos dias atuais não cabe mais o papel de ingênuo à ninguém, faça sua leitura de forma inteligente ou aceite o chapéu que sempre os políticos de Baturité querem nos colocar.
Texto: Claudio Ramos
Fonte: TV Maciço

TJ decide: Celso Crisóstomo é o prefeito de Canindé

celson crisostomo
O Tribunal de Justiça do Ceará decidiu, nesta quinta-feira, (19), tornar nulos todos os atos do Poder Legislativo de Canindé e da Comissão Processante em face da violação ao devido processo legal e as normas que tratam do processo de cassação do prefeito Celso Crisóstomo (PT). A decisão é do desembargador Inácio de Alencar Cortez Neto.

Com essa medida, o despacho do desembargador-relator reafirma que Celso Crisóstomo é o único e legítimo prefeito e manda notificar o juiz da 1ª Vara e a Câmara de Vereadores, tornando ainda sem efeito o despacho do juiz, que garantiu ser Paulo Justa o prefeito. E manda dar conhecimento ao Corregedor do Tribunal de Justiça do Estado.
A defesa do Paulo Justa, também, entrou com pedido para que ele fosse reconhecido como prefeito, e a liminar que determinou o retorno de Celso fosse revogada. Os recursos foram negados pelo Tribunal. Com informações do radialista Welington Lima, correspondente do Jornal Alerta Geral em Canindé. O Jornal Alerta Geral, sob o comando do jornalista Luzenor de Oliveira, é gerado, diariamente, das 7 às 8 horas, pela Rádio FM 104.3 – Expresso Somzoom Grande Fortaleza, e transmitido por outras 20 emissoras no Interior.
Acompanhe a decisão:
À luz do exposto, considerando que a decisão interlocutória de fs. 1401/1410 concedeu também efeito suspensivo ativo à apelação recebida pelo juízo a quo, determinando a imediata reintegração do requerente ao Cargo de Prefeito Municipal de Canindé, até decisão final de mérito a ser proferida no Recurso de Apelação interposto pelo promovente, considerando mais que o mérito da ação constitucional busca a anulação da sessão da Câmara Municipal de Canindé, que culminou com o recebimento da denúncia contra o promo vente e deliberou pelo seu afastamento provisório do cargo de Prefeito, fato anterior ao decreto perseguido. De tudo do conhecimento do Juiz da 1ª Vara da Comarca de Canindé, que processou e julgou o feito, RATIFICO a sobredita decisão interlocutória, legitimando o Sr. Francisco Celso Crisóstomo Secundino como único Prefeito do Município de Canindé. 
Oficie-se ao Juiz da 1ª Vara da Comarca de Canindé, para que, incontinenti, faça cumprir esta decisão. Sejam remetidas cópias desta decisão aos excelentíssimos Senhores Presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, Presidente do Tribunal de Contas da União e ao Presidente do Conselho da Magistratura. Expedientes necessários. 
Fortaleza, 19 de novembro de 2015. DESEMBARGADOR INACIO DE ALENCAR CORTEZ NETO Relator
Fonte: Ceará Agora

Governador inaugura 112ª Escola Profissional e assina ordem de serviço para nova unidade


O Maciço de Baturité receberá a 112ª Escola Estadual de Educação Profissional cearense e a segunda da região. Localizada no município de Aracoiaba, a nova EEEP é denominada Salomão Alves de Moura. Nesta sexta-feira (20), às 17 horas, o governador Camilo Santana e a secretária executiva da Educação Dalila Saldanha inauguram a unidade, que ofertará os cursos de Comércio, Edificações, Informática, Logística, Rede de Computadores e Secretaria Escolar. O investimento para a construção, equipamentos e mobiliário foi de R$ 8,2 milhões. Antes, às 15 horas, haverá a assinatura da ordem de serviço para construção do novo prédio da EEEP Adolfo Ferreira de Sousa, em Redenção, que contará com aporte financeiro de R$ 10 milhões. Para as duas escolas, os recursos são oriundos dos governos estadual e federal.


Estrutura

Distribuída em 5,5 mil metros quadrados, a estrutura da EEEP de Aracoiaba é composta de 12 salas de aula, auditório, biblioteca, bloco pedagógico-administrativo, laboratórios específicos para os cursos técnicos oferecidos, além dos de Línguas, Informática, Ciências e Matemática. Tem capacidade para atender a até 540 estudantes, em tempo  integral, das 7 às 17 horas. A obra foi supervisionada pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), por meio do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE).

A nova escola profissional faz parte da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 8, sediada em Baturité, que dispõe de 18 Escolas de Ensino Médio, uma Escola Indígena, um Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) e a nova EEEP, em Redenção.

O objetivo das Escolas Profissionais é integrar o Ensino Médio à Educação Profissional, dando oportunidade aos jovens de complementarem seus estudos, além de promover a formação para o mundo do trabalho. A rede oferta 52 cursos técnicos para 88 municípios cearenses na Capital e no Interior. Em todo o Estado são mais de 40 mil jovens atendidos.

O currículo na Escola de Educação Profissional conta com as disciplinas da base comum (previstas no currículo do ensino médio), as disciplinas relacionadas com cada um dos cursos técnicos desenvolvidos nas escolas. Inclui ainda a parte diversificada com conteúdos voltados para o Desenvolvimento Pessoal e Social, Contexto das Relações do Trabalho, conteúdos de Empreendedorismo, metodologia da Aprendizagem Cooperativa no horário de estudo, entre outros.


Homenagem


A escolha do nome da escola de Aracoiaba é uma homenagem à Salomão Alves de Moura Brasil que nasceu em Iracema, mas morou desde a infância em Aracoiaba. Foi político, professor e advogado. Reconhecido como educador ilustre e intelectual da cidade, recebeu o título de "Papa da Educação de Aracoiaba", em 1990. Em 2008, publicou sua autobiografia "O Menino que disse sim". Salomão Alves faleceu em 2009.


Serviço:


- Assinatura da Ordem de Serviço da Escola Estadual de Educação Profissional de Redenção

Data: 20/11/2015
Horário: 16 horas
Endereço: Avenida da Abolição, s/n - bairro: Antônio Bonfim

- Inauguração da Escola Estadual de Educação Profissional Salomão Alves de Moura

Data: 20/11/2015
Horário: 17 horas
Endereço: Av. Manuel Batista da Silva, s/n ? Conjunto Solón Lima Verde - Aracoiaba


19.11.2015