Buscar

13 novembro 2015

Prefeitura de Aratuba concede reajuste salarial aos professores

A Câmara Municipal de Aratuba aprovou, na noite da última terça-feira segunda-feira (10), o Projeto do Executivo Municipal que reajusta em 8,4% os salários de mais de 70 Professores da Rede Municipal de Ensino.
As deliberações e a votação do Projeto de Lei nº 031/2015 foram acompanhadas por um grupo de professores, que ocupou a galeria da Casa Legislativa Municipal. O grupo reivindicava reajuste salarial de 10%.
O aumento salarial é retroativo a 1º de março de 2015 e corresponde a todos os níveis do magistério.
“O parecer que ora apresentamos não pretende esgotar as questões relacionadas ao reajuste salarial dos MESTRES DA EDUCAÇÃO, tendo um significado especial para os trabalhadores do magistério, tendo em vista a afirmação da necessidade de sua valorização profissional e do reconhecimento de seu papel fundamental no processo educativo”, comentou relator da Comissão de Educação, Cultura e Meio Ambiente, Hellanyo Lemos.
Segundo o Presidente do Legislativo, Neto do Pai João, os servidores da educação devolveram ao parlamento aratubense a possibilidade de continuar sonhando e acreditando em dias melhores para a população. “Ainda vale apena legislar em favor do povo”, acrescentou.

O GOVERNO COMEMOROU

Em nota à imprensa, o Prefeito Ivan Neto disse que apesar da crise econômica, a Prefeitura de Aratuba, colocou em dia o salário dos professores da rede pública de ensino municipal. Além de pagar os salários, o aumento de 8,4% para mais de 70 professores, também foi pago a primeira parcela do 13º salário e o retroativo desde março.
Assim como a maioria dos municípios brasileiros, Aratuba passa por um momento de contenção de gastos, em razão da queda de receitas causada pelo cenário econômico desfavorável.
Na nota a administração municipal, ressalta que tem buscado valorizar a classe de professores, promovendo uma série de medidas, sem a perda da qualidade dos serviços prestados à população. São medidas de eficiência que permitem aumentar a capacidade de investimento e promover a valorização dos servidores municipais.
“Estou feliz por tudo ter terminado bem, hoje os professores puderam ver que a administração quer apenas o melhor, com este pagamento, não só os professores saíram felizes, como também o município como um todo, pois foi introduzido mais de 700 mil em nossa Aratuba com esse pagamento, fazendo girar o comércio local”, disse o prefeito.

Holofotes da mídia cearense voltados para Projetos Sociais desenvolvidos pela faculdade FMB

"A possibilidade de aproximar-se do mundo universitário não faz apenas com que ela ganhe em conhecimento, mas em visibilidade e possibilidades de transformação"

Os diversos Projetos Sociais, desenvolvidos pela Faculdadedo Maciço de Baturité (FMB), foram DESTAQUE nos últimos dias na imprensa cearense. O impacto social promovido pela de ensino instituição de ensino, tem levado a reflexão das pessoas de Baturité e do Maciço, que o espaço de aprendizagem pode também ser transformado em desenvolvimento social.
Com tudo isso os trabalhos idealizados pelo Diretor Geral da Faculdade do Maciço de Baturité (FMB), tem mudado a realidade de muitas famílias carentes, bem como de jovens universitários que se empenharam com o total apoio da instituição, ajudando na promoção de dias melhores para a população carente.
A Faculdade tem potencial para ser um importante catalisador de ações voltadas para a comunidade. Para isso, estimulou os jovens e deu condições necessárias a eles para que os projetos – voluntários saíssem do papel. Com esses trabalhos, a faculdade, professores, os alunos e funcionários, levam adiante o que aprenderam em sala de aula e, de quebra, ganham uma formação mais solidária e cidadã.

Ir além dos muros da faculdade, tendo a chance de ver a aplicação prática do conhecimento adquirido, é o que torna essas vivências importantes para a formação do universitário. E, como lembra o Diretor Geral Edílson Castro, os ganhos são importantes também para a comunidade. "A possibilidade de aproximar-se do mundo universitário não faz apenas com que ela ganhe em conhecimento, mas em visibilidade e possibilidades de transformação", diz.


Dilma Rousseff sanciona Lei que regulamenta o direito de resposta na imprensa

Publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (12) o Lei aprovada no Congresso Nacional e sancionada pela presidente Dilma Rousseff, que regulamenta o direito de resposta na imprensa. Segundo o texto, as empresas jornalísticas devem divulgar a reposta de pessoa ou empresa que se sentir ofendida de forma 'gratuita e proporcional' ao conteúdo considerado ofensivo.
Dilma vetou o dispositivo que afirma que "tratando-se de veículo de mídia televisiva ou radiofônica, o ofendido poderá requerer o direito de dar a resposta ou fazer a retificação pessoalmente". Esse ponto possibilitava que a pessoa ofendida se defendesse pessoalmente por meio de um vídeo ou áudio, ambos gravados previamente, ou indicasse alguém para falar em seu lugar.
Antes de ser veiculada, a resposta precisaria ser analisada e aprovada por um juiz.

Coelce anuncia cortes de energia das Prefeituras de Mauriti, Baturité e Acarape

Coelce anuncia cortes de energia das Prefeituras de Mauriti, Baturité e Acarape
A Coelce confirmou nesta quinta-feira (12) que realizou o corte de energia nas unidades das Prefeituras de Mauriti, Baturité e Acarape, devido ao não pagamento de faturas por parte do município.
Em nota, a empresa informa que somente tomou a decisão de interromper o abastecimento de energia após tentar negociar o débito em várias ocasiões.
O corte foi realizado em 15 unidades dos três municípios.
No final de outubro a companhia já havia determinado nos municípios de Baturité, Pacajus, Capistrano e Mulungu.
Em setembro deste ano, a Coelce também cortou a energia elétrica das prefeituras de Aiuaba, Chaval, Missão Velha e Santana do Cariri - por falta de pagamento das contas dos municípios.
Fonte: CN7

Pai é acusado de estuprar a própria filha, uma criança de apenas cinco anos, em Quixadá

20_58_53_682_file
Imagem meramente ilustrativa.
O agricultor Francisco Pedro dos Santos, 53 anos, está sendo acusado de estuprar a própria filha, uma criança de apenas cinco anos de idade, no Distrito de Dom Maurício, município de Quixadá. A denúncia partiu da mãe da criança.
A Polícia Militar foi ao local da ocorrência e constatou a veracidade da denúncia. O pai da criança, no entanto, havia fugido. A polícia realizou buscas, mas não conseguiu capturar o homem.
Algum tempo depois, a polícia recebeu uma ligação informando quem havia dado fuga ao acusado. A partir daí a polícia fez buscas minuciosas e descobriu que o fugitivo estava escondido numa casa longe do povoado. Os policiais deixaram a viatura a uma distância considerável da casa e prosseguiram a pé para fazer o cerco à residência.

O acusado acabou sendo capturado e, em seguida, conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Quixadá. A vítima foi levada ao IML de Quixeramobim para realizar os exames cabíveis ao caso.

AL presta homenagem a Welington Landim nesta sexta

welington landim
A Assembleia Legislativa do Ceará realiza, nesta sexta-feira (13), às 9h, no Plenário 13 de Maio, sessão solene em homenagem ao ex-deputado e ex-presidente do Poder Legislativo estadual, Welington Landim. O parlamentar faleceu no dia 9 de junho, vítima de uma meningite bacteriana. A solenidade atende a requerimento dos deputados Augusta Brito (PCdoB) e Carlos Matos (PSDB), subscritos por outros sete parlamentares.

Para o deputado Carlos Matos, Welington Landim deixou um grande legado aos cearenses. “Welington foi referência na capacidade de diálogo, de articulação. Foi uma pessoa que aprendi a respeitar e criei grande afeição. Era um homem que ousou e mostrou sua vocação ao bem comum, ao defender inúmeras causas, entre elas, a transposição das águas do rio São Francisco, o Cinturão das Águas e a Transnordestina”, afirma.
No seu primeiro mandato, a deputada estadual Augusta Brito diz que Welington Landim foi um exemplo de parlamentar. “Ele tinha grande capacidade de agregar e não perder o foco daquilo que defendia e acreditava. Tê-lo-ei, sempre, como exemplo de um parlamentar que me ajudou muito nos primeiros meses na Assembleia. Nunca esquecerei a sua disponibilidade em ajudar o próximo e sua inteligência política”, reforça.
A sexta-feira, dia 13, foi escolhida para a homenagem por ser véspera do aniversário do ex-parlamentar, que completaria 60 anos no dia 14. “Este será um dos grandes momentos para homenagearmos Welington. Estamos todos agradecidos e comovidos”, disse a viúva Gislaine Landim, que foi deputada estadual no período 2003-2006.
Natural de Brejo Santo, na região Sul do Ceará, Welington foi eleito pela primeira vez deputado estadual em 1994, e cumpria seu 5º mandato. Destacou-se por ter estabelecido maior independência do Poder Legislativo, ao instituir o repasse dos duodécimos e, como presidente da AL, criou o Escritório Frei Tito de Direitos Humanos, que presta assistência jurídica às comunidades carentes do Estado.
Welington Landim foi coordenador regional da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), no Ceará. Sua careira pública começou em 1988, quando se elegeu prefeito de Brejo Santo. Ele terminou a administração com 98% de aceitação popular. Sua maior obra foi sanear 90% do município.
Agência AL
Fonte: Ceará Agora

Moradores da Grande Messejana enfrentam 24 horas de pânico com 11 assassinatos

tiro
Uma sequência de 11 crimes de mortes, em menos de 24 horas, na madrugada dessa quinta-feira, em Bairros da Grande Messejana, em Fortaleza, abala moradores e muda a rotina da população. A polícia trabalha com três linhas de investigação: represália pela morte de um policial, vingança pelo assassinato de um ex-presidiário ou envolvimento de vítimas com o tráfico e consumo de drogas.

O silêncio impõe o medo entre moradores das áreas afetadas pela onda de crimes. Lideranças comunitárias preparam manifestações cobrando resultados das investigações e dizem que, entre os assassinatos, tinha jovens inocentes.
A chacina mobilizou a cúpula da segurança pública no Ceará. O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Delci Teixeira, se reuniu na noite dessa quinta-feira com os comandantes da Polícia Militar e da Polícia Civil e os responsáveis pelas investigações das 11 mortes ocorridas na madrugada na região da Grande Messejana.
A Secretaria da Segurança Pública determinou prioridade na apuração das circunstâncias dos homicídios. De acordo com a Secretaria de Segurança, equipes da Polícia Civil, por meio da Divisão de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), da Unidade Tático Operacional (UTO) da Divisão Antissequestro (DAS) e dos 6º e 35º Distritos Policiais, além de agentes da inteligência, intensificaram investigações na região.
O Secretário de Segurança, Delci Teixeira, designou Policiais Militares do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), do Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações e Intensivas e Ostensivas (BPRaio) e do Policiamento Ostensivo Geral (POG) para realizar ações de saturação na área e dar mais tranquilidade aos moradores da Grande Messejana.
A Polícia trabalha com algumas linhas de investigação: entre elas, a prisão, na última terça-feira (10) de Carlos Alexandre Alberto da Silva (38), vulgo ‘Castor’, que possui antecedentes criminais por tráfico de drogas, porte e posse ilegal de arma de fogo, ameaça, homicídios, tentativa de homicídio, e estava com três mandados de prisão em aberto. Ele portava um fuzil e uma pistola utilizados em uma chacina ocorrida na “Comunidade Cinquentinha”. O preso teria ordenado a morte dos seus delatores.
Outra linha de investigação aponta para retaliação pela morte do traficante Lindemberg Vieira Dias, morto na última quarta-feira, um dia após deixar o sistema penitenciário.
Com relação ao homicídio do soldado da Polícia Militar, Walterberg Chaves Serpa, na noite de quarta-feira (11), na Lagoa Redonda, o caso está sendo investigado para averiguar a hipótese de alguma relação com as mortes da madrugada. A população pode realizar denúncias para auxiliar o trabalho da Polícia pelos telefones 181 ou 190.
NOMINAL CVLI
Fonte: Ceará Agora

Primeira fase do vestibular da Uece ocorre neste domingo

Uece
Com 29.042 candidatos inscritos, a Universidade Estadual do Ceará (Uece) realiza no próximo domingo, 15 de novembro, das 9h às 13h, a 1ª Fase do Vestibular de 2016.1, com uma Prova de Conhecimentos Gerais de múltipla escolha, compreendendo Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Geografia, História, Matemática, Física, Química e Biologia.

Os 29.042 candidatos disputam 1.386 vagas, das quais 716 são para os cursos da Capital e 670 vagas para as unidades da Uece, no Interior do Estado, localizadas nos municípios de Itapipoca, Crateús, Limoeiro do Norte, Iguatu, Quixadá e Tauá. O presidente da Comissão Executiva do Vestibular (CEV), professor Fábio Perdigão, recomenda aos candidatos, que cheguem ao seu local de prova, com uma hora de antecedência, isto é às 8h.
A 2ª Fase acontecerá nos dias 06 e 07 de dezembro (domingo e segunda-feira, respectivamente), com a realização de quatro Provas: uma de Redação e três Específicas, de acordo com o curso de opção do candidato. O Cartão de Informação do candidato, com os endereços e locais de prova está disponível no site www.uece.br/cev O primeiro Vestibular de 2016 será realizado na sede da Uece, no Campus do Itaperi, e nas unidades dos municípios já citados acima e em vários Colégios da Rede Pública e Particular de Fortaleza.
Concorrência
A concorrência tem como média geral 20,95 candidatos para cada vaga. No ranking dos cursos mais procurados, o campeão é o curso de Medicina, com 143,07 candidatos para cada vaga das 30 ofertadas, com 4.292 candidatos inscritos. O curso de Nutrição vem em segundo lugar, com 139,67 candidatos para cada vaga. Já o curso de Veterinária é o terceiro mais concorrido, com 84,93 para cada vaga das 15 ofertadas, o quarto mais concorrido é o curso de Enfermagem, com 1.693 inscritos, para 84,65 candidatos por vaga. O curso de Psicologia vem em quinto lugar, com 2.591 inscritos, para 70,03 candidatos, das 37 vagas ofertadas.
Fonte: Ceará Agora

FMB na VII Feira Regional de Ciências e Cultura

A Faculdade do Maciço de Baturité, esteve presente na VII Feira Regional de Ciências e Cultura, na cidade de Aracoiaba, para conferir os projetos dos alunos de toda a Região. A FMB divulgou seus cursos e conferiu as perspectivas dos jovens que estão concluindo o ensino médio para ingressarem na Faculdade.
O público recebeu de forma positiva e pode conferir os projetos sociais que influenciam no desenvolvimento da região e o impacto social positivo que causa nas famílias do Maciço de Baturité.
Faculdade do Maciço de Baturité, seu sonho ao seu alcance.
Texto: João Paulo Freitas Gomes
Fotos: Alex Menezes/João Paulo Freitas Gomes

IMG_0990
IMG_0908
IMG_0987
Fonte: TV Maciço

+ Saúde: Uma história de FÉ com Sandy Feijó (Parte II)

Tem dia que acordamos com vontade de ficar deitada sem fome, mais não é assim que a vida acontece. Sorri é o melhor remédio! Hoje acordei com um olhar diferente pra vida, tirei uma conclusão que VIDA: são quatro letras de muita força, tem um peso enorme, e se resumi em alegria, sorrisos, felicidade, amar as pessoas como elas são, entender o próximo e acima de tudo, aceitar e agradecer que Deus te deu uma oportunidade de viver. Vale a pena!
Todos nós temos problemas, dificuldade cada um tem, uns  mais pesadas do que outros para carregar. Não jogue sua vida pela janela, ainda tem muito que viver.
O sentimento que carrego aqui dentro são os melhores, os mais lindos, vejo a vida de outra forma, agradeço a Deus por tudo, tenho uma família, amigos e um marido. Não é porque estou com câncer que vou deixar de viver, de ser feliz!
Lembre-se: “Tudo que passamos tem um propósito, Deus não nos dá uma carga maior que não possamos carregar”. 

 -> Dicas de Saúde: O que é HPV?

Sinônimos: vírus do papiloma humano

O HPV é um condiloma acuminado, conhecido também como verruga genital, crista de galo, figueira ou cavalo de crista, é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pelo Papilomavírus humano (HPV). Atualmente, existem mais de 100 tipos de HPV - alguns deles podendo causar câncer, principalmente no colo do útero e do ânus. Entretanto, a infecção pelo HPV é muito comum e nem sempre resulta em câncer. O exame de prevenção do câncer ginecológico, o Papanicolau, pode detectar alterações precoces no colo do útero e deve ser feito rotineiramente por todas as mulheres.
Não se conhece o tempo em que o HPV pode permanecer sem sintomas e quais são os fatores responsáveis pelo desenvolvimento de lesões. Por esse motivo, é recomendável procurar serviços de saúde para consultas periodicamente.

(Toda sexta você vai ficar conhecendo o desenrolar da minha historia de fé).

Texto: Sandy Feijó
Entre em Nossas Redes Sociais:

Facebook: Sandy Feijó  - Aracoiaba News

Ocara tem escola pública com nível de países ricos!

divulgada na última quinta-feira (12) no Jornal FOLHA DE SÃO PAULO mostra os resultados das melhores escolas do Brasil com nível de ensino de Países ricos. A reportagem tem como foco os indicadores das escolas da cidade de Sobral, mas por meio de um gráfico no final da matéria, é possível verificar as escolas de todos os municípios.
E entre as melhores do País, está à escola E.E.F. Raimundo Lopes Braveza com o IDEB 6.60, vale ressaltar aqui, que as demais escolas do Município de Ocara também receberam notas acima das Médias Estadual e Federal.
Diante do sucesso e compromisso com a Educação, quero parabenizar os professores, alunos e a atual gestão municipal "Ocara Nova" na pessoa da prefeita Vânia Clementino e do secretário Regivaldo Freires, da Pasta da Educação!

Informações: João Paulo Maciel