Buscar

12 novembro 2015

UFC abre inscrições para contratação de professores

A Universidade Federal do Ceará (UFC) abriu inscrições para preencher vagas de professores para três dos campi da universidade. No total, são dois concursos e dois processos seletivos.

edital nº 223 visa preencher oportunidades no Campus de Crateús nas áreas de algoritmos e otimização combinatória (uma vaga), computação gráfica (uma vaga), física geral (duas vagas), geologia e mineralogia, sedimentologia e petrologia (uma vaga), linguagens de programação e compiladores (uma vaga), matemática aplicada e cálculo numérico (uma vaga), matemática discreta, álgebra linear e probabilidade (uma vaga) e química geral (uma vaga).

Já em Fortaleza, há uma vaga no Departamento de Química Analítica e Físico-Química, especificamente no setor de estudo de físico-química, disponibilizada por meio do edital nº 228.

Por fim, há também oportunidades para ás áreas de finanças (uma vaga), percepção e solfejo (uma vaga), psicologia e saúde pública (uma vaga) e legislação, teoria e prática pedagógica (uma vaga), a serem ministradas no Campus de Sobral. Os editais correspondente são 227 e 229.

Nos três casos, o regime de trabalho é de 40 horas semanais com dedicação exclusiva. As remunerações variam entre R$ 2.814,01 e R$ 8.639,50.

Os candidatos serão avaliados por meio de provas escrita subjetiva, didática prático-oral, além de avaliação de títulos, de acordo com o especificado em cada documento.
As inscrições devem ser realizadas de forma presencial ou por procuração, nos períodos dispostos abaixo. Os endereços e horários de atendimento estão discriminados no edital de abertura do respectivo concurso ou processo seletivo.
Editais nº 223/2015 e 227/2015 - 11 de novembro a 10 de dezembro.
Edital nº 228/2015 - 12, 13 e 16 de novembro.
Edital nº 229/2015 - 12, 13, 16, 17 e 18 de novembro.

Site revela origem de sobrenomes e onde eles são populares; saiba sobre o seu

forebears-silva
Já somos mais de 7 bilhões no mundo, formando uma infinidade de diferentes nomes e sobrenomes, passados de geração em geração. Mas será que todos sabem de onde veio a palavra que sucede o seu nome de batismo? O site Forebears indica não só a origem, mas também em qual país do mundo seu sobrenome é mais popular.

Para descobrir, basta digitar o seu sobrenome no campo “Enter a Surename”. Será gerada uma página com diversas estatísticas, incluindo o número de pessoas que partilham do mesmo resultado.
Segundo o Forebears, os sobrenomes mais populares no Brasil são Silva e Souza, que juntos constam nos registros de mais de 9 milhões de brasileiros.
Fonte: VERDINHA

Sobral cidade modelo na educação quer expandir creches e ensino integral

CEI
Mesmo entre as melhores redes de ensino do país, Sobral, já determinou os próximos passos para tentar melhorar a educação: expansão das creches e do ensino fundamental em tempo integral.

Uma das metas da prefeitura e ampliar o atendimento das creches dos atuais 47% das crianças de 0 a 3 anos para 75% até o ano que vem.
O atendimento na pré-escola, para crianças de 4 e 5 anos, já está próximo de 100%. “Queremos deixar as crianças mais preparadas para entrar no fundamental. O caminho delas deve ser mais seguro”, afirma o prefeito de Sobral Veveu Arruda (PT).
A gestão se baseia nos estudos que mostram que o período em que o cérebro do ser humano mais se desenvolve é até os seis anos.
Além disso, as horas da criança no ensino infantil permitem que o seu responsável tenha mais facilidade de encontrar um trabalho.
Outro objetivo do município de Sobral é colocar todos os alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em colégios integrais, que contam com laboratórios de ciências e de matemática, aulas de teatro e projeto de vida. Hoje, existem apenas duas escolas nesse modelo e 15 no modelo tradicional.
O período extra também é usado para ampliar carga de português e matemática.
“Não podemos ter como meta nada que não seja o melhor Ideb de Sobral”, diz o diretor do Colégio Sobralense Experimental, Pedro Silva. A unidade integral começou a funcionar em 2014. Neste ano tem a primeira avaliação federal.
Com informações da Folha de São Paulo.
Fonte: Ceará Agora

Canindé: cidade com dois prefeitos

crisostomoxpaulo
De um lado Celso Crisóstomo com uma liminar e uma certidão do Tribunal de Justiça onde diz que ele é o prefeito. Do outro, Paulo Justa, com uma decisão da Comarca de Canindé, que afirma ser ele o prefeito.

Depois de muita conversa, prefeito e vice chegaram a um acordo. Ambos serão os prefeitos até a próxima semana. Os gestores vão comandar os destinos do município até o posicionamento da Justiça. 
O pátio da prefeitura foi tomando por membros do grupo político do vice-prefeito Paulo, e o interior da prefeitura foi preenchido pelo grupo do prefeito Celso. Paulo Justa deixou a prefeitura e Celso Crisóstomo ficou no gabinete do prefeito.
Muitas pessoas ainda não estão entendendo o que está acontecendo, enquanto isso, a crise foi está se instaurado na cidade. Os serviços estão parados, servidores e fornecedores sem saber se irão receber, ninguém quer vender ou prestar serviço para um município que vive mudando de prefeito, ou melhor, agora são dois prefeitos, mas que juntos não dão um, pois ninguém sabe quem manda.    
colaboração de Wellington Lima
Fonte: Ceará Agora

Aprece realiza encontro com prefeitos em favor da CPMF

Sede da Associação dos Prefeitos do Ceará
Sede da Associação dos Prefeitos do Ceará
Com apoio da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e do Governo do Estado, a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) realiza um encontro com os prefeitos de todo o Ceará, nesta quinta-feira (12), no Palácio Abolição, em Fortaleza, com o objetivo é unir esforços junto à bancada federal cearense para a aprovação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), com justa distribuição entre os entes federados.
A Aprece quer com essas mobilização, sensibilizar os prefeitos do Ceará na busca do apoio da bancada federal cearense para a aprovação da PEC que propõe o retorno CPMF . A Aprece, em parceria com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), já realizou uma série de encontros regionais pelo Estado. A jornada municipalista em busca de uma alternativa concreta para restabelecer a saúde financeira das gestões municipais em tempos preocupantes de crise econômica culminará com esse grande Encontro Estadual em favor da CPMF.
Na oportunidade, o supervisor da área de serviços técnicos da CNM, Heitor Silva, também realizará uma apresentação sobre os impactos positivos da CPMF para os municípios, com ênfase nos de pequeno porte. A proposta negociada pelo movimento municipalista prevê uma alíquota de 0,38% para nova CPMF, o que configura uma elevação no projeto original do governo que previa 0,20% com todos os recursos destinados para a União.
Com a alíquota maior, haverá uma repartição da arrecadação entre governo federal, estados e municípios. A ideia seria dividir os recursos arrecadados com o tributo com os demais entes federados, repassando 0,20% para a União, 0,09% para municípios e 0,09% para os estados. A proposta defendida pela CNM e abraçada no Ceará através da Aprece, é a de que os recursos da CPMF sejam direcionados a cada município de acordo com os critérios populacionais definidos para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e que haja transferência automática da União para os demais entes federados.
Durante o Encontro Estadual em Favor da CPMF, o presidente da Aprece, Expedito José do Nascimento, apresentará as sugestões coletadas nos encontros regionais, realizados recentemente em Juazeiro do Norte, Quixeramobim e Sobral, com a participação de dezenas de prefeitos. Entre as propostas de ação sugeridas pelos prefeitos presentes nos encontros, está a realização de uma consulta formal para saber o posicionamento de cada deputado diante da matéria. O objetivo seria divulgar para todos os prefeitos, vereadores e lideranças políticas municipais quais deputados irão ou não defender essa que é uma questão fundamental para as gestões nesse período de crise e, a partir de então, viabilizar de forma contundente a busca pelo apoio de cada deputado federal e senador.
Os prefeitos manifestaram ainda interesse em se reunir em bloco. Ver, por exemplo, quais foram os deputados votados em cada região e fazer um encontro solicitando um posicionamento favorável à CPMF. Essa articulação da Aprece intenciona que cada prefeito faça a sua parte junto aos deputados federais e senadores, contando com o apoio do Governo do Estado, que já está atuando nesse sentido, bem como das câmaras municipais e das lideranças locais.
Com Aprece
Fonte: Ceará Agora

Prefeita de Ibaretama se autoproclama a melhor gestora do Brasil; o que você acha?

e02fde07d49ee258cc3f6d1b19207757_XL
Elíria Queiroz, a autoproclamada “melhor prefeita do Brasil”, viola Lei de Responsabilidade Fiscal em Ibaretama.
Se você não sabia, o município de Ibaretama, no Sertão Central do Ceará, tem a melhor prefeita do Brasil. Pelo menos é isto o que diz a própria gestora. Na última segunda-feira, 09, Elíria Queirozconcedeu entrevista ao radialista Herley Nunes e, sem explicar como ou por quem, disse que havia sido escolhida como a melhor prefeita do país.
Logo após a fala da prefeita, cidadãos de Ibaretama se manifestaram através de ligações e mensagens de texto perguntando de qual Ibaretama ela estava falando. Muitos levaram as declarações na base da brincadeira.
Na verdade, o município governado por Elíria vive um verdadeiro caos administrativo, com problemas em variados setores da gestão municipal.
Sintomático desta avaliação, são os dados fornecidos pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará. Eles revelam que a autoproclamada melhor prefeita do Brasil é, na realidade, uma violadora da Lei que os gestores públicos deveriam tratar como uma das mais relevantes: a Lei de Responsabilidade Fiscal.
O Relatório de Acompanhamento Gerencial do TCM referente ao segundo quadrimestre de 2015 revela que as despesas com pessoal em Ibaretama atingiram o percentual de 57,80%, ultrapassando o limite estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, que é de 54%.
Vale destacar que ultrapassar o limite de Despesa Total com Pessoal em cada período de apuração (LRF, art 19 e 20) pode levar à cassação do mandato do prefeito, conforme Decreto-lei nº 201, art. 4º, inciso VII.

A pergunta que não quer calar é: Se a prefeita Elíria pode ser considerada a melhor prefeita do Brasil, quem você acha que poderia ser escolhida como a pior? 

Chimbinha ganha na justiça direito de continuar na Banda Calypso

As Câmaras Criminais Reunidas do Tribunal de Justiça do estado do Pará – TJPA – mantiveram liminar concedida em habeas corpus a Cledivan Almeida Farias, o Chimbinha, para que continue a exercer suas atividades profissionais na banda Calypso juntamente com a cantora Joelma Mendes.
A decisão das Câmaras deferiu parcialmente o pedido formulado pela defesa de Chimbinha, que requereu a anulação das medidas protetivas estabelecidas pelo Juízo para o resguardo da integridade física e psicológica da cantora Joelma.
No entendimento do relator do habeas corpus, desembargador Ronaldo Valle, vários contratos foram assinados pelo guitarrista, que também exerce outras funções na empresa que gerencia as apresentações da banda, para shows a serem realizados até dezembro deste ano de 2015.
Dessa maneira, conforme o relator, “não há como legitimar-se a medida protetiva de proibição do paciente participar de concertos, ensaios, gravações e reuniões comerciais, em conjunto com a ofendida, a fim de assegurar a integridade física e psicológica da mesma, pois estará violando o direito de liberdade de locomoção do paciente”.
No entanto, quando não tratar-se de contexto profissional, as medidas protetivas continuam gerando seus efeitos legais.

Fotos em celular levam à apreensão de mais de 11 quilos de drogas em Barbalha

droga barbalha foto celular
Mais de 11 quilos de maconha foram apreendidos na residência de um homem que pretendia negociar drogas na cidade de Barbalha. Os policiais chegaram aos entorpecentes após encontrarem fotos das substâncias e de armas no aparelho celular do suspeito. A ação policial foi efetuada pela Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE), por meio de policiais do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio).

As imagens foram vistas no celular de Francisco Jeferson Souza Silva (19), que não possuía antecedentes criminais. Ele foi interceptado na Avenida Paulo Maurício, Centro de Barbalha, após os policiais perceberem atitudes suspeitas nele. O homem, que possui a planta da maconha tatuada no corpo, logo confessou a propriedade e a localização do material ilícito.
Na casa dele, que fica no bairro Campo Alegre, em Juazeiro do Norte, foram apreendidos 11,250kg de maconha; duas balanças de precisão; cinco celulares; uma carcaça de revólver calibre 38; R$ 90,00 e objetos destinados à comercialização de drogas como sacos plásticos, entre outros. Os entorpecentes estavam distribuídos em sacolas, trouxinhas e tijolos. Jeferson foi levado para a Delegacia Regional da cidade, onde foi autuado em flagrante por tráfico de entorpecentes.
Fonte: Ceará Agora

Ex-presidiário é fuzilado enquanto dirigia na Avenida Osório de Paiva

pericia forense
A Polícia investiga o assassinato de um ex-presidiário na tarde desta quarta-feira, 11, na rotatória da Avenida Osório de Paiva, cruzamento com o quarto Anel Viário, em Maracanaú. A vítima dirigia seu veículo, uma Hilux SW4, de cor preta, quando pelo menos dez pessoas armadas de fuzis, a bordo de três carros, um Fox, um Eco Sport e um Fiat Uno, se aproximaram e efetuaram diversos disparos contra o carro de Lindemberg Vieira Dias, 31, um ex-detento recém-liberado do presídio do Carrapicho, em Caucaia. A vítima tentou fugir dos executores, mas perdeu o controle do veículo e capotou.

Segundo a Polícia, os ocupantes de duas motocicletas, que possivelmente faziam a escolta da Hilux, chegaram a trocar tiros com os suspeitos que conseguiram fugir e até o momento não foram identificados.  Lindemberg morava no Conjunto Santa Filomena e, segundo a Polícia, tinha envolvimento com o tráfico de drogas.
Fonte: Ceará Agora

São Gonçalo do Amarante inaugura programa federal Cidade Digital

são gonçalo
Nessa sexta-feira, 13, o município de São Gonçalo do Amarante inaugura a Cidade Digital. A solenidade acontece às 10h, no auditório da escola Maria Socorro Gouveia,​ na sede do município, e contará com a presença do Ministro das Comunicações, André Figueiredo. O município está entre as 80 primeiras cidades contempladas pelo programa do Ministério das Comunicações, recebendo 12.656,9 mil metros de fibra óptica e 135 pontos de acesso entre órgãos públicos e Praça da Matriz, na sede, oferecendo ampla cobertura de redes de conexões de internet gratuita de alta velocidade para a população​, com pontos de acesso em diferentes localidades do município. O programa visa modernizar a gestão, ampliar o acesso aos serviços públicos e promover o desenvolvimento dos municípios brasileiros por meio da tecnologia, melhorando a qualidade dos serviços prestados.

Para o Prefeito Cláudio Pinho, a implantação da Cidade Digital em São Gonçalo do Amarante é um grande avanço para o município que ganha com a tecnologia de ponta. “Agora a população irá ter acesso gratuito a uma internet de qualidade e veloz, proporcionando também a inclusão digital a todas as pessoas que nunca tiveram acesso a esse tipo de tecnologia no município. Com a Cidade Digital​,​ vamos também ampliar a funcionalidade e agilidade nos serviços da prefeitura, oferecendo melhoria na qualidade do atendimento aos munícipes em todas as áreas”, comentou.
O município tem investido na qualificação no setor de educação tecnológica, através do programa ​”​Arena do Conhecimento​”​ que oferece cursos, seminários e oficinas, objetivando a capacitação e a inclusão digital para jovens, adultos, inclusive para os grupos da melhor idade. Houve também a recuperação e distribuição de equipamentos de informática também tem sido uma iniciativa da gestão que tem beneficiado Ongs e Associações do município.
Segundo o secretário de Planejamento, Tecnologia, Ciência e Inovação, Alberto Teixeira, o município tem se empenhado na implantação da Cidade Digital e na recuperação Núcleos de Tecnologia e Informação para o Desenvolvimento Humano e Sustentável (Nuteds). “Estamos recuperando os Nuteds no Pecém, Sede, Taíba e na comunidade da Parada, além de aquisição de novos equipamentos, implantação de pontos de acesso e do Plano Diretor de Informática, que está garantindo a modernização de equipamentos e software”, complementou. O programa Cidade Digital é uma iniciativa do Governo Federal,​ através do Ministério das Comunicações, Secretaria de Inclusão Digital e Governo Municipal de São Gonçalo do Amarante.
CIDADE DIGITAL – É uma cidade amplamente coberta com redes de conexão de internet gratuita e alta velocidade para a população. De acordo com o Ministério das Comunicações, em 2013, “Cidades Digitais” foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, do Governo Federal selecionando 262 municípios com população de até 50 mil habitantes. A partir de 2016, o programa será reestrutura de forma que o seu funcionamento ocorra somente com recursos de emendas parlamentares. A ação é gerenciada pela Secretaria de Inclusão Digital.
O programa completa a construção de redes de fibra óptica que interligam os órgãos públicos locais, além da disponibilização de aplicativos de governo eletrônicos para as prefeituras​,​ da capacitação dos servidores municipais para uso e gestão da rede e​ da ​ oferta​ de​ pontos de acesso à internet​,​ para uso livre e gratuito em espaços públicos de grande circulação, como praças, parques e rodoviárias.
O Cinturão Digital é um programa do Governo Federal usando uma rede de fibra óptica para utilização de internet que aqui no Ceará tem uma infraestrutura de 3.000 quilômetros de fibra óptica com capacidade de cobertura de 90% da população urbana do Estado, realizado através da Etice – Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará.
Fonte: Ceará Agora