Buscar

25 outubro 2015

ENEM - Falta de documentos e atraso eliminam candidatos

power rangers
Mesmo no segundo dia de provas, alguns participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) perderam a hora de fechamento dos portões e acabaram impossibilitados de prestar o certame. Próximo ao meio-dia, horário marcado para o fim da entrada dos estudantes, muitos ainda corriam para conseguir acessar o local de prova. 
No Campus do Itaperi da Universidade Estadual do Ceará (Uece), quem não conseguiu o acesso, ainda tentou argumentar com os responsáveis pela entrada, na tentativa de fazer a prova. O segurança Francisco Erivaldo prestava o exame pela segunda vez e culpou o trânsito pelos cinco minutos de atraso. "Ontem eu vim nesse mesmo horário e consegui fazer a prova. Achei que ia dar tempo de novo, até pedi carona para o meu sogro e vim de carro. Mas agora vou ter que esperar até o ano que vem", colocou. 
Documentação
Pelo menos outros dois candidatos chegaram no local com antecedência ao fechamento dos portões, mas não levaram documento de identidade, o que é exigido para a execução do teste. Ambos ainda pediram para familiares trazerem o documento, mas acabaram não conseguindo recuperá-lo a tempo. 
Um dos destaques do dia, entretanto, foi um homem trajado como Power Ranger, popular herói da série de televisão. Mailton Dias, responsável pela brincadeira, ainda argumentou: "Fui salvar o mundo e acabei chegando atrasado para o Enem". E mesmo próximo ao fechamento do portão, alguns dos participantes do exame ainda arriscaram perder a prova para fazer uma foto com o personagem. 
Fonte: DN
Veja vídeo:

Violência contra a mulher é o tema da redação do Enem 2015

enem redaç~çaoUma das maiores preocupações dos candidatos, a redação do Enem de 2015 tem como tema "A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”. O assunto foi divulgado através do Twitter do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), minutos após o fechamento dos portões.
Para a realização da prova, que tem caráter dissertativo-argumentativo, os estudantes precisam escrever sobre o tema com base em textos de motivação divulgados na hora do exame. Além da redação, os candidatos farão provas de Linguas, Códigos e suas tecnologias, e Matemática e tecnologia. No total, os estudantes terão cinco horas e meia para finalizar todo o teste. No último sábado, primeiro dia do Enem 2015, os estudantes responderam 90 questões sobre Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Fonte: DN 

Disputa iniciada na campanha eleitoral prossegue nos tribunais e no Congresso

dilma marina aecio
A polarização da campanha de 2014 se estendeu para o Congresso e acabou mantendo aceso o espírito de disputa eleitoral no País. Enquanto a presidente Dilma Rousseff (PT) enfrenta um processo de judicialização do resultado das urnas, com ações questionamento a legitimidade de seu mandato no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), seu adversário, o senador Aécio Neves (PSDB-MG), frequentemente cita as eleições em suas críticas à presidente.

Na maioria dos pronunciamentos feitos no plenário do Senado, o tucano critica ações do governo e procura relacioná-las à campanha do ano passado. Na semana passada, por exemplo, Aécio afirmou que o governo petista adotou as chamadas pedaladas fiscais “única e exclusivamente para vencer as eleições”. Por sua vez, integrantes do governo e a própria Dilma, além do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, também se defendem das críticas alegando que a oposição “não desceu do palanque.
Em 2015, Aécio assinou a coautoria de cinco projetos no Senado, entre eles o que propõe o fim da reeleição e a unificação dos mandatos de cargos executivos em cinco anos, ambos citados na campanha. A assessoria do senador argumentou que a quantidade dos projetos apresentados não é sinônimo da qualidade da atividade parlamentar.
Alçada à condição de candidata com a morte de Eduardo Campos (PSB), de quem era vice na chapa, a ex-ministra Marina Silva chegou a ocupar o primeiro lugar na disputa com a proposta de se firmar como terceira via – uma alternativa à tradicional polarização PT versus PSDB. Mas após a eleição, na qual terminou em terceiro lugar e apoiou Aécio no 2º turno, a ex-ministra submergiu.
Em 2015, Marina obteve no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o registro da Rede Sustentabilidade, partido que conta hoje com cinco deputados. Hoje, a ex-ministra se dedica ao papel de dirigente partidária. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Fonte: Ceará Agora

Vaqueiro de 72 anos presta o Enem para cursar Veterinária

A grande maioria dos participantes do Enem 2015 são jovens e cheios de esperanças. Seu João do Ó Lima pode estar longe desta faixa etária, mas otimismo é o que não lhe falta aos 72 anos. Seu maior desejo é poder cursar uma faculdade de Medicina Veterinária, sonho que foi adiado por falta de oportunidades. Com apenas 13 anos, seu João tornou-se vaqueiro, profissão que exerce ainda hoje com muito amor. 
É movido por este sentimento que seu João do Ó, morador do distrito de Riachão, no município de Parambu, percorre diariamente 15 quilômestros para assistir às aulas do 3º ano do Ensino Médio na Escola Estadual Ana Noronha. Com notas boas e sem nunca ter ficado de recuperação, seu João do Ò não se cansa de sonhar. 
O candidato chegou a sede de Parambu ainda cedo, para não correr risco de perder o horário da prova.Tranquilo, ele seguiu para Escola de Ensino Profissional Joaquim Filomeno Noronha, na qual participou da primeira etapa do Enem 2015. Amanhã tem mais.

Fonte: DN

Estudantes 'tiram zero' em cidadania e deixam locais de prova cheios de lixo em Fortaleza



O momento mais esperado do ano para muitos estudantes no Brasil começou a se tornar realidade neste sábado (24). Para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), alunos estudaram variadas temáticas sobre todas as ciências. 
Mas uma questão que não estava na prova e que tratava do básico da civilidade e do respeito ao meio-ambiente, foi marcada em branco: a limpeza urbana.
Logo na saída dos primeiros alunos, em locais de prova, a sujeira acumulada já era notória.Sacos de comida, latas de refrigerantes, garrafas de água, papéis de estudo. Tudo atirado ao chão. Nota zero no quesito cidadania.
Na Universidade Estadual do Ceará (Uece), por exemplo, uma grande quantidade de lixo foi formada já no começo da tarde. As vias públicas, como a Av. Silas Munguba, ficou tomada pela sujeira.

Fonte: DN
Veja imagens da sujeira no local:

Enem 2015. Primeiro dia de prova exigiu mais conteúdo

Cotidiano - Depois do cuidado com horário, local de prova, preparativos para uma bateria de 90 questões em quatro horas, os alunos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) precisaram atentar para temas como feminismo, crise hídrica, espionagem e transgenia. Ao terminar o primeiro dia de provas, candidatos relataram a tranquilidade na aplicação do exame e a sensação de bom desempenho nas questões, embora a avaliação de professores seja de uma edição mais elaborada em relação aos anos anteriores. 
Candidato pela segunda vez, Matheus Dávila, 18, observou que os textos foram mais diretos para chegar à pergunta. “Achei mais fácil do que no ano passado”, conta o estudante. No 3° ano do Ensino Médio, ele busca vaga de graduação em Engenharia Mecânica ou Mecatrônica. 
Provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza foram aplicadas nesse sábado, a partir das 12h30min. Temas atuais e contextualizados foram cobrados e eram esperados pela estudante Stephany Castro, 18. Aluna de cursinho, ela sonha em estudar Medicina. “A maioria das questões esteve dentro da proposta que conheço do Enem, sem cobrar temas muito específicos. Mas algumas questões surpreenderam pedindo conteúdo e cálculo”. 
Houve boa contextualização dos enunciados e equilíbrio na dificuldade das questões, avalia o professor Ademar Celedônio, diretor de Ensino e Tecnologia Educacional do Sistema Ari de Sá. Momentos mais exigentes foram nas questões de Física. Outro aspecto foi a predominância da Geografia Física, com conhecimentos exigidos em semelhança aos vestibulares tradicionais, diz Ademar. 
 

No Brasil, foram 7,7 milhões de inscrições no Enem 2015. Deste total, o Ceará ficou com 458,6 mil candidatos. O primeiro dia de provas teve 25,31% de abstenção, divulgou o Ministério da Educação (MEC) na noite de ontem. Em descumprimento a regras do edital, 364 participantes foram eliminados. 

Segunda etapa
Ansiedade entre os alunos para o segundo dia de provas, o tema da redação segue alvo de especulações. Para a estudante Stephany Castro, crise hídrica e lei do feminicídio são boas apostas. O MEC costuma instigar discussões de cunho social, observa o professor Ademar Celedônio. Uma possibilidade levantada é o tema da conceituação de família no Brasil. O que traria mais um ano de dificuldade para o desempenho dos alunos, que no ano passado precisaram dissertar sobre publicidade infantil. “Argumento com desrespeito aos direitos humanos é critério para zerar a nota”, ressalta. 

O POVO Online
Cobertura do segundo dia de Enem em

Fonte: O POVO

Conta de água ficará mais alta e terá tarifa de contingência

falta-de-agua
Ainda este ano, a população dos 151 municípios atendidos pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), incluindo Fortaleza, terá aumento de 12,9%, em média, nas tarifas de água e esgoto.

A Cagece também irá estabelecer uma tarifa de contingência na Região Metropolitana de Fortaleza para quem não reduzir em 10% o consumo. O usuário que ultrapassar o nível estabelecido com base na média do último ano terá o excedente calculado com sobretaxa 120% mais cara que a regular.
A medida, divulgada ontem, foi autorizada pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado (Arce) como forma de induzir a economia de água.
Desde maio do ano passado não havia reajuste nas tarifas de água e esgoto, segundo o presidente do Conselho Diretor da Arce, Adriano Costa. “Tendo em vista essa questão de os recursos hídricos estarem muito escassos, e a empresa pública necessitar urgentemente desse recurso, a gente fez uma revisão extraordinária para definir a nova tarifa”.
De acordo com Mário Monteiro, coordenador econômico-tarifário da Arce, essa é uma medida para que a Cagece se adiante e evite racionamento.
O aumento da tarifa será aplicado de forma escalonada de acordo com o consumo e o tipo de usuário. O menor índice (8,13%) será para os usuários das categorias Residência Social, Residência Popular (nos primeiros 10 m³) e Entidades Filantrópicas. O maior será de 19,5% nas demais categorias.
“Considerando a escassez de água, é natural que se cobre mais para o consumo mais ostensivo”, explica o coordenador. Segundo ele, levando em conta o escalonamento e a inflação do período, 75% dos usuários não terão aumento real na tarifa.
A projeção é de que as contas com vencimento na segunda quinzena de dezembro já tragam o aumento. Confira guia com orientações da Cagece em www.cagece.com.br. Atendimento: 0800 275 0195. (do O Povo)

Homem forte do PT no Ceará, Guimarães volta a garantir que Curso de Medicina irá para Quixeramobim

Guimarães
Guimarães volta a garantir que Curso de Medicina será instalado em Quixeramobim.
Homem forte do PT no Ceará, o Deputado José Guimarães, que é também líder do Governo Dilma na Câmara Federal, voltou a se manifestar publicamente afirmando sem rodeios que o Curso de Medicina será instalado no Sertão Central no município de Quixeramobim.
Guimarães concedeu entrevista à Rádio Campo Maior, na tarde da última sexta-feira, 23, e chegou até mesmo a dizer que os avaliadores do MEC saíram de Quixeramobim empolgados para instalar ali o curso. A visita técnica ocorreu em Quixeramobim entre os dias 14 a 16 deste mês de outubro.
A declaração do petista desagrada aos quixadaenses, uma vez que não parece correto dar alguma garantia acerca da destinação do curso no Sertão Central, já que Quixadá também está no páreo e ainda não recebeu a visita dos avaliadores, que ocorrerá nos próximos dias 28 a 30.
Com suas declarações diretas e confiantes, atropelando todo o processo de avaliação das estruturas de saúde dos municípios, Guimarães faz parecer que a decisão final será meramente política, e que o PT já determinou que o curso será instalado em Quixeramobim.
Consequentemente, o deputado põe em dúvida a seriedade do Ministério da Educação que, deste modo, estaria distribuindo cursos de medicina não segundo critérios técnicos, mas para atender a vontade de políticos ansiosos de agradar seus currais eleitorais. Para além disto, desrespeita os próprios avaliadores que, pelo critério dele, viriam a Quixadá apenas para cumprir agenda legal, numa espécie de teatro. Os profissionais avaliadores certamente não merecem isto.
O presidente do diretório do PT em Quixadá, Ilário Marques, apesar de se manifestar publicamente a favor do curso em Quixadá, é aliado interno de Guimarães no partido e, conforme muitos avaliam, já conhece a determinação do governo do PT de estabelecer o curso fora da terra de Rachel de Queiroz.
Comportamento passivo na defesa da instalação do curso de medicina em Quixadá também exibe outro petista de destaque, o Governador Camilo Santana. Este, apesar de ter prometido em palanque de campanha lutar pela instalação do curso em Quixadá, até agora não moveu um dedo sequer nesta direção. Nem mesmo recebeu a comissão de Quixadá que tentou visitá-lo no Palácio da Abolição. Aliados de Camilo agora adotam o discurso de que, depois do curso ir para Quixeramobim, outro em universidade pública será tentado para Quixadá.

Nesta semana, a prefeitura de Quixadá promove adesivaços nas principais ruas da cidade e mobiliza a população em torno da reivindicação. Os diversos grupos políticos de Quixadá estão também empenhados em mostrar que o município tem todas as condições para receber o empreendimento estratégico. Difícil, de todo modo, é vencer a máquina petista nas mãos de Guimarães, que se sente muito à vontade para declarar enterrado o sonho quixadaense.

Ceará lança novo uniforme com proposta de resgatar as raízes do time

Foto: Reprodução/ Facebook Ceara SC
Foto: Reprodução/ Facebook Ceara SC
Em plena campanha para se manter na Série B do Brasileirão, o Ceará Sporting Club lançou o terceiro uniforme do time na manhã deste sábado (24), em Fortaleza. A nova camisa traz a proposta de resgatar a história do clube, por meio da cor roxa. A tonalidade escolhida predominava no escudo de 1914, quando o time ainda se chamava Rio Branco.
Os ex-atletas Reginaldo, Claudemésio e Edmarparticiparam do lançamento do uniforme, que será comercializado por  R$ 169, 90, com desconto de 5% para sócios torcedores. A direção do Ceará aproveitou a solenidade para realizar apresentar também o “Documentário do Centenário”, que relembra ar momentos marcantes na história do clube, com curiosidades e informações inéditas. O longa será lançado em breve para o público.
Fonte: VERDINHA

Em Fortaleza, candidatos chegam atrasados e não conseguem fazer Enem

Estudantes se desesperam ao chegarem atrasado para o Enem. Foto: Reportagem Web Rádio Verdes Mares
Estudantes se desesperam ao chegarem atrasado para o Enem. Foto: Reportagem Web Rádio Verdes Mares
A cena se repete a cada ano: portões fechados pontualmente e estudantes desesperados por perderem a oportunidade de concorrer a uma vaga no ensino superior por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na Universidade de Fortaleza (Unifor), um dos maiores locais de prova da Capital, ao menos quatro candidatos chegaram após às 12h neste sábado (24), primeiro dia de prova.
Com atraso de 15 segundos, Soraia Lourdes de Sousa, 33 anos, encontrou os portões fechados e não conteve as lágrimas ao lembrar que o sonho de cursar Direito foi adiado. “Trabalho, estudo e cuido sozinha dos meus dois filhos. Tive que fazer almoço das crianças e calculei o tempo achando que ia conseguir chegar aqui na hora”, lamenta.
A comerciária conta que saiu de casa, no bairro Cajazeiras, às 10 horas, 60 minutos antes do fechamento dos portões. Entretanto, o trajeto que demora em média meia hora para ser percorrido, custou  três vezes mais que o previsto. “Os ônibus demoravam a passar e quando passavam não paravam na parada de tão cheio que vinham. No caminho, ainda tinha muito trânsito e obras para atrapalhar”, alega a candidata que deve tentar realizar o sonho na próxima edição do Enem.
Marcelo Oliveira, estudante do 3° ano da rede pública, também perdeu a hora e culpou o trânsito pelo atraso. “Cheguei e o portão estava fechando. É desesperador ver um ano de estudo sendo desperdiçado. Agora não sei nem o que fazer”, desabafa Oliveira, que divide o tempo de estudo com o trabalho como autônomo e sonha em cursar Administração.
De acordo com a Prefeitura de Fortaleza, foi disponibilizado um reforço de 64 ônibus extras para atender a população nos dois dias de prova. Nas escolas da rede estadual, professores alegam que reforçaram os avisos sobre as regras para a participação no Enem. “Durante toda a preparação a gente alertou para que esses alunos saíssem mais cedo. Teve gente que chegou aqui às 7h, vindo de cidades da Região Metropolitana”, afirma Rita de Cássia de Rezende, coordenadora do Projeto Diretor de Turma, da Secretaria de Educação do Ceará. De acordo com a educadora, a meta do governo é atingir 100% de adesão dos alunos ao Exame, com premiação de incentivo aos que atingirem a nota de corte.
Neste domingo (25), os alunos tem 5h30 para responder 90 questões de matemática e linguagens e códigos e fazer a redação. Os portões serão abertos às 11h e fechados ao meio dia.
Fonte: VERDINHA

Enem aborda seca no Brasil e Estado Islâmico no 1º dia

enem
Seca no Brasil e Estado Islâmico foram alguns dos temas cobrados no primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Hoje os candidatos fizeram provas de ciências humanas e ciências da natureza. Cada prova teve 45 questões e com duração de 4 horas e 30 minutos. São esperados 7,7 milhões de participantes do exame, segundo informações do Ministério da Educação. .

As provas continuam neste domingo, quando os participantes farão provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos.
Nas 63 universidades federais do País, a prova é usada como parte ou como todo o processo seletivo. O Enem ainda é critério para acesso às bolsas do Programa Universidade Para Todos (ProUni), ao Financiamento Estudantil (Fies), em faculdades privadas, e ao programa Ciência sem Fronteiras, que envia universitários para intercâmbio no exterior.
O gabarito oficial do Enem 2015 será divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) até quarta-feira, 28.
Fonte: Ceará Agora

Temer diz que PMDB é fundamental na solução da crise

eduardo-cunha-michel-temer-marta-suplicy-Nelson-Antoine-Frame-Folhapress640
O vice-presidente Michel Temer afirmou neste sábado, 24, que o PMDB tem sido “fundamental” na solução das crises do Brasil e que é preciso adotar mais otimismo para unificar o País. “Nos últimos 50 anos, vivenciamos muitas crises. Mas em todas elas, o PMDB foi fundamental para tirar o País dessas crises. Vamos tirar das nossas palavras o pessimismo e vamos passar para o otimismo para reunificar o País. E se fizemos no passado, vamos fazer no presente e continuar fazendo no futuro”, disse.

Ele participou nesta manhã da Executiva Estadual do PMDB, na Assembleia Legislativa de São Paulo, onde foi diversas vezes exaltado como “o nome que vai conduzir a reunificação do País”.
O evento contou ainda com a presença da senadora Marta Suplicy, do secretário municipal de Educação, Gabriel Chalita, e do presidente da Fiesp, Paulo Skaf. No evento, não faltam críticas ao governo e a integrantes do próprio PMDB que aceitaram negociar cargos com o Palácio do Planalto.
Segundo Marta Suplicy, o País vive uma crise econômica, política e ética e cabe ao PMDB interferir nessa situação. “Temos de fazer a diferença, porque está tudo perdido naquele Congresso. Quem pode fazer alguma coisa? É o PMDB que pode fazer isso. Unidos vamos reconstruir o País, e sob a liderança de Michel Temer”, disse a senadora.
No evento, houve espaço também para críticas indiretas à interferência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no governo. Diversos dirigentes repetiram que o PMDB “não tem dono”.
Fonte: Ceará Agora

País vive 'quase um estado de exceção', afirma Lula

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Com uma defesa veemente do PT e críticas severas à oposição, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursou na noite dessa sexta-feira (23/10), em Salvador, onde participou da Plenária de Mobilização pela Educação, organizada pelo Partido dos Trabalhadores. Lula, que chegou ao local do evento com mais de uma hora de atraso, encerrou sua fala no evento afirmando que o país vive “quase um estado de exceção”, ao se referir às denúncias sobre corrupção no PT.
O ex-presidente criticou também o recurso da delação premiada ao dizer que o país vive um momento excepcional: “um cidadão é preso e delata até a mãe, se for o caso, pra poder sair da cadeia”.
O ex-presidente disse que existe um “ódio” manifestado contra o PT e um preconceito de classe. “O PT não é meia dúzia de pessoas. São milhões e milhões de pessoas que trabalham e vivem do seu salário. O que incomoda eles é um analfabeto ter feito mais universidades do que eles”, declarou, referindo-se aos investimentos feitos em educação, na sua gestão.
“Esse país sempre teve presidentes letrados. Por que nunca cuidaram da educação? Questionou, e respondeu: “Porque os filhos deles iam para a universidade, e para o exterior. Esse país, historicamente foi governado por um terço, dois terços eram esquecidos. Por isso que tem um ódio contra nós”, afirmou.
Lula sugeriu que a corrupção não foi criada pelo PT e até xingou ao se referir aos seus adversário . “Eles corromperam esse país por 500 anos, fizeram isso a vida inteira. Eu, de vez em quando fico muito p… quando vejo corruptos históricos falando de ética. Obviamente que nós achamos que quem errar nesse país tem que pagar, não defendemos quem pratica corrupção. Mas, às vezes, fico irritado porque parece que o PSDB e outros partidos só vão no dinheiro bom e o PT no ruim”, ironizou, reclamando sobre a existência de um processo de criminalização do PT e  dos petistas.
Lula questionou se algum deputado, de qualquer partido político, vendeu a casa própria para sair candidato, ou se tirou dinheiro do próprio bolso para ser eleito. “Então eles estão tentando criar ideia na cabeça da sociedade que só tem culpado no PT”.
Lula também apontou “machismo” por parte de setores de oposição em relação ao governo da presidente Dilma Rousseff. “O que eles fazem com a Dilma é nojento. Eles têm preconceito, veem a mulher como objeto de cama e mesa. Machistas”, acusou.
Focando no tema educação, Lula levantou a importância da educação para a construção da cidadania e afirmou que orientou o partido a desviar o olhar da conjuntura política. “Pedi ao partido que não ficasse só olhando para o Levy e para o Renan. Pedi para olharmos para a educação. A gente nunca olha o que temos que fazer como cidadão. Os adversários todo dia estabelecem uma pauta para gente com as notícias deles, então a gente tem que escolher se corre atrás do que eles querem ou se a gente tem que fazer com que eles corram atrás de nós”, disse .
Ele reafirmou que irá correr todo o país falando sobre a necessidade de investir em educação. “Os adversários estabelecem, todo dia, uma pauta pra gente nas manchetes dos jornais. Ou a gente lê as manchetes que eles criam da gente, ou faz eles correrem atrás de nós, falando de educação”, concluiu.
Fonte: Ceará Agora

Eduardo Cunha tentou barrar envio de provas de contas na Suíça

FOTO: MICHEL FILHO/ AGÊNCIA O GLOBOO presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e a mulher Cláudia Cruz tentaram impedir a transferência do dinheiro e das provas sobre as contas deles da Suíça para o Brasil e, com isso, dificultar o andamento das investigações sobre o mesmo assunto no Brasil. Por meio de advogados, os dois entraram com um recurso na Câmara de Apelação Criminal do Tribunal Federal da Suíça para travar o repasse dos documentos do Ministério Público suíço para a Procuradoria-Geral da República no Brasil, segundo disse ao jornal O Globo uma fonte que conhece o caso de perto.
Cunha disse em depoimento à CPI da Petrobras, no dia 12 de março, que não tinha contas bancárias no exterior. A tentativa do presidente da Câmara e da mulher dele de barrar a investigação no Brasil a partir de um recurso no exterior não produziu o resultado esperado. Até o momento, o pedido não foi julgado. São remotas também as chances de que o deputado e a mulher tenham sucesso. As leis suíças vedam a estrangeiros expedientes específicos para bloquear remessas de documentos relacionados a investigações criminais de âmbito internacional a outros países.
A Suíça já mandou os documentos para a Procuradoria-Geral e a expectativa é que faça o mesmo em relação ao dinheiro bloqueado em duas das quatro contas de Cunha e da mulher. Ao todo, foram bloqueados 1,3 milhão de francos suíços, o equivalente a quase R$ 10 milhões. Os documentos deram origem a um segundo inquérito contra Cunha no Supremo Tribunal Federal (STF) por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e sonegação fiscal.
A mulher e a filha, Danielle Cunha, também são alvos da investigação. Pelo relatório do Ministério Público suíço, Cunha e a mulher têm quatro contas secretas no Julius Baer, banco exclusivo para clientes com altos rendimentos mensais. O deputado usou até passaporte diplomático para abrir as contas, que estão vinculadas a off-shores com sede em paraísos fiscais. Uma das contas era exclusiva para cobrir gastos com cartões de crédito internacional de Cláudia Cruz e Danielle.
Com informações do O Globo
Fonte: Ceará Agora

Camilo leva Raio e Ciopaer para Região Norte

IMG-20151024-WA0043Na manhã deste sábado (24), em Sobral na Região Norte do Ceará, o Governador Camilo Santana, a vice-governadora Izolda Cela, e o Prefeito Veveu Arruda, inauguraram as unidades da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) e do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) da Polícia Militar.
A solenidade, foi realizada na praça da Coluna da Hora, no centro da cidade, e contou também com a presença do secretário de Segurança do Estado, Delci Teixeira, do ex-governador Cid Ferreira Gomes, do Deputado Estadual e presidente da Assembleia Legislativa Zezinho Albuquerque, do Deputado Federal Leonidas Cristino, e demais autoridades.
As bases do Ciopaer e BPRaio, funcionarão juntas às margens da pista do aeroporto Virgílio Távora. O prefeito Veveu Arruda destacou, “Esse é realmente um dia muito importante para Sobral e para toda a Região Norte, porque estamos recebendo hoje das mãos do nosso governador a implantação do Raio e do Ciopaer, que são dois equipamentos importantes para fortalecer a política de segurança pública em Sobral e Região”.
Sobral é o terceiro município do Estado do Ceará a receber equipes fixas do batalhão especializado no patrulhamento tático com motos, que já atua em Juazeiro do Norte e Fortaleza. O BPRaio terá 53 profissionais que atuarão divididos em 8 equipes, com 32 motocicletas e duas novas viaturas. Já o Ciopaer contará com um helicóptero, uma equipe de tripulantes e uma de apoio ao solo. As duas unidades atenderão a 54 municípios da Região Norte, beneficiando uma população de mais de 1,8 milhão de habitantes.
O Governador Camilo Santana destacou ainda que, “Além do Ciopaer e do BPRaio, vou implantar também o Batalhão de Divisas, que contará com 90 homens. E  isso é um compromisso que assumi na minha campanha”. Ao final homens do Ciopaer e BPRaio, fizeram uma demonstração de manobras e abordagem, para as autoridades e o publico presente.
Dentro do projeto de interiorização do BPRaio, o batalhão estará atuando nas principais cidades do Interior, com 425 policiais, divididos em 60 equipes, com 240 motocicletas e 13 viaturas. Até o final da implantação do projeto, também receberão equipes do BPRaio as cidades de Russas, Canindé, Crateús, Quixadá, Iguatu, Itapipoca e Tauá.
Em seguida o prefeito Veveu, o ex-governador Cid Gomes, e toda a comitiva do Governador Camilo Santa, saíram em caminhada, saudando a população presente, passando pelo Beco do Cotovelo que esta aniversariando.
Fonte: Ceará Agora

Teleton supera a meta de R$ 26 milhões e bate recorde de arrecadações

Obrigado, Brasil
A 18ª edição do Teleton superou a meta, que era de R$ 26 milhões, bateu recorde em doações e superou a marca de R$ 31 milhões. Mesmo em um ano de crise, mais uma vez o povo brasileiro mostrou que acredita no trabalho desenvolvido pela AACD e participou ativamente do Teleton.
O encerramento foi feito em família. Silvio Santos recebeu PatriciaSilvia e Tiago Abravanelno palco.
Nesta edição, o tema escolhido foi gratidão e a dupla Victor e Leo doou a música "Fazer o bem é bom" especialmente para a campanha. Durante as mais de 24 horas de show, centenas de pessoas passaram pelo palco do programa. Ivete SangaloPaula FernandesWanessa,DanielMC GuiMC GuimêMarcos e BeluttiJoão Bosco e ViníciusRoberta Miranda,Aline BarrosLudmillaBabado NovoLeonardoEduardo CostaRegis DaneseTéo e Edu,Ultraje a RigorZé Felipe e muitos outros cantaram seus grandes sucessos.
Mostrando mais uma vez a importância da união das emissoras, ElianaXuxaCelso Portiolli,RatinhoGuguCesar FilhoRaul GilChristina RochaLuigi BaricelliAdriane Galisteu eRonnie Von foram alguns dos artistas que passaram pelo palco do programa. Este ano, a atração teve, inclusive, uma participação internacional. A mexicana Lucero, que interpretou Chispita e faz parte do elenco da novela "A Dona", foi uma das estrelas da noite.
Obrigado a todos que participaram da edição deste ano do Teleton e contamos com a participação de vocês no próximo ano.

Fonte: Teleton