Buscar

23 outubro 2015

2016 - Rompimento marca a política da cidade de Aracoiaba

Postado por Valber

O grupo de Marilene Campelo deverá lançar candidatura própria para prefeito em Aracoiaba em 2016.
A um ano do pleito eleitoral que irá escolher os novos governantes para os municípios do Brasil, a cidade de Aracoiaba, a 80 km de Fortaleza, situada do Maciço de Baturité, vive fortes momentos para as eleições de 2016.
Durante vários meses, cogitava-se nos bastidores o rompimento da família Campelo com o atual prefeito Antônio Cláudio. Mas, após dias e dias de conversas e encontros o inevitável rompimento aconteceu.
A ex-prefeita Marilene Campelo e seu grupo político lançará o ex-deputado estadual Thiago Campelo para concorrer a vaga de Prefeito pelo município de Aracoiaba. Vale salientar que o grupo liderado por Thiago e Marilene apoiaram a eleição do atual governador Camilo Santana (PT) na cidade.
Por outro lado o Prefeito Antônio Cláudio, eleito no último pleito também conquistou seu espaço, formando grandes lideranças e assumindo o novo grupo que se estruturou para buscar a sua reeleição em 2016.
Segundo declaração de Antônio Cláudio em entrevista na São Miguel FM,  durante 30 anos todos estavam no mesmo grupo, mas os caminhos tomaram outros rumos e nesse novo cenário, surgiu a pretensão de uma outra candidatura.
Na cidade de Aracoiaba, cogita-se a ida de Thiago Campelo para o PDT, do ex-governador Cid Gomes e do ex-ministro Ciro.  O ex-deputado participou da filiação de Cid em Fortaleza ao lado de lideranças políticas de Aracoiaba e do Ceará, buscando e fortalecendo seu a pré-candidatura a prefeito.
Aracoiaba de Antônio Claudio, o prefeito das grandes realizações, também é Aracoiaba de Marilene Campelo, a ex-prefeita que estruturou a cidade e construiu o alicerce para que o município se tornasse uma referência em administração pública, vive hoje o drama da possibilidade de escolher entre dois excelentes nomes o próximo gestor para continuar essa grande história de sucesso político onde cada um tem seus méritos.

Luizianne: "Ser chamada de louca por ele (Ciro) é elogio"

A ex-prefeita e deputada federal Luizianne Lins (PT) respondeu aos ataques do ex-governador Ciro Gomes (Pros). Na noite de segunda-feira, 17, ela foi chamada de “louca” pelo mais velho dos irmãos Ferreira Gomes. De acordo com a petista, “Ser chamada de louca por uma pessoa desequilibrada como ele, na verdade, é um elogio!”, diz.
Ciro e Luizianne são desafetos políticos declarados desde 2012, quando o clã dos Ferreira Gomes e a então prefeita romperam, com esta apoiando Elmano de Freitas (PT) para sua sucessão e aqueles o então deputado estadual Roberto Cláudio (então no PSB), que acabou sagrando-se vencedor.
Luizianne insinuou que Ciro é que precisaria de cuidados psiquiátricos. “Eu sugiro que ele procure os serviços da rede pública de saúde mental que eu construí e estruturei em Fortaleza - e que, aliás, o atual prefeito, apoiado por ele, está destruindo - caso queira receber uma ajuda profissional”, diz.
Não é a primeira vez que Ciro recebe este tipo de “sugestão”. Em 2012, o então prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (então no PR) recomendou que Ciro procurasse “os serviços do Caps-AD de Pajuçara, que tem excelentes profissionais e conseguido grande sucesso na recuperação”.

O vice-presidente do PT-CE, Raimundo Ângelo, também reagiu às críticas. “As declarações de Ciro Gomes são obtusas e desrespeitosas. Aliás, é praxe desse ‘aliado’ utilizar termos vulgares para se dirigir a autoridades públicas do PT e nós não admitimos mais esse tipo de ofensa.
Fonte: O POVO

Fique atento aos horários de provas do Enem

No sábado, 24, e domingo, 25, estudantes de todo o país farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio(Enem). Para não perder o Enem, os candidatos devem ficar atentos aoshorários do exame.

Em todos os estados, os portões de acesso serão abertos às 12h (horário oficial de Brasília) e fecham uma hora depois, às 13h, quando não será mais permitida a entrada nos locais de prova.

É importante que o candidato fique atento às diferenças de fuso horário do seu estado com relação a Brasília e não se esqueça que a partir de amanhã (18), a capital federal e cidades de outros dez estados passarão a adotar o horário de verão, adiantando os relógios em uma hora. Assim, a diferença para os estados que não participam do horário de verão fica alterada.

O horário de abertura e fechamento de portões vale também para os participantes sabatistas. Eles devem chegar ao local de prova no mesmo horário dos demais candidatos.

Para os que guardam os sábados por motivos religiosos, a prova do primeiro dia começa a ser aplicada somente às 19h, horário da capital federal. A exceção, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é para os estados de Roraima, Rondônia, Amazonas, Acre, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde, devido ao fuso horário, as provas iniciarão às 19h, levando em consideração o horário local.

A orientação do Inep é que os candidatos verifiquem, com antecedência, os locais onde farão as provas e que antes do dia do exame observem o caminho a ser feito. 

No primeiro dia, os candidatos terão 4h30 para as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No domingo, com 5h30 de duração, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias.

Para ajudar os candidatos a se preparar para o Enem, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) preparou o aplicativo Questões Enem, que reúne todas as matérias desde a edição de 2009. No sistema, é possível escolher as áreas do conhecimento que se quer estudar. O acesso é gratuito. 

Fique Atento
- Os portões serão abertos às 12h, no horário oficial de Brasília, e fecham às 13h.
- Brasília está no horário de verão: relógios adiantados em uma hora. Fique atento às diferenças de fuso horário.
- Sabatistas também entram entre 12 e 13h, no horário de Brasília. Provas do primeiro dia serão aplicadas às 19h, também no horário de Brasília em algumas localidades, e 19h no horário local em Roraima, Rondônia, Amazonas, Acre, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
- Verificar os locais de prova com antecedência.
- Conhecer o local de prova antes do dia do exame.

Para mais dicas, acesse o site do Enem no Inep.


Enem: Ceará é o estado com o maior índice de acesso aos cartões de confirmação

Ceará já registrou 87,6% de acessos ao cartão de confirmação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015, até as 10h desta quinta-feira, 22, a dois dias do início das provas, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O acesso possibilita ao participante saber o local de provas.

O presidente do Inep, Chico Soares, ressalta a necessidade dos participantes acessarem o cartão de confirmação o quanto antes. "Orientamos que os participantes do Enem não deixem para verificar o local de provas na última hora, especialmente na região Norte e na região Centro - Oeste, localidades em que os índices de verificação do cartão de confirmação ainda estão abaixo da média nacional", afirmou.


Os estados de Roraima, Amapá e Amazonas apresentaram os índices mais baixos de acesso ao cartão de confirmação proporcionalmente ao número de inscritos: 75,6%, 78% e 78,1%, respectivamente.

Atrás do Ceará, aparecem os estados da Paraíba e do Rio de Janeiro, com 85,3% e 85,7%. Segundo o Inep, mais de 1,3 milhão de participantes ainda não sabem o local de provas.

O Instituto registrou 6.431.609 (83%) acessos ao cartão de confirmação, na Página do Participante. Este ano, mais de 7,7 milhões de pessoas estão inscritas para o exame.

Com acessos definidos, Série C de 2016 já tem 16 dos 20 participantes conhecidos


Confirmados os acessos para as Séries C e B, já é possível ter uma ideia do desenho da Terceira Divisão nacional em 2016. Dos 20 clubes que participarão da competição ano que vem, 16 já definidos. Entre eles, o Fortaleza, que mais uma vez falhou na tentativa de subir de divisão.

Como a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) já divulgou o calendário para 2016, é quase certo que o formato atual da competição (com mata-mata decisivo) se mantenha ano que vem. Dessa forma, o critério geográfico deve ser novamente adotado para a fase de grupos e a chave do Fortaleza deve ser novamente composta por dez equipes prioritariamente do Norte e Nordeste do País.

Dessas regiões, estão confirmadas na Série C 2016 as seguintes equipes: América-RN, ASA, Botafogo-PB, Confiança, Cuiabá, Remo, River-PI e Salgueiro, além do próprio Fortaleza.

Esse cenário faz do Grupo A da Série C uma espécie de “Copa do Nordeste”, com sete estados da região sendo representados. Apenas Bahia e Maranhão não teriam times na disputa. Embora seja algo difícil de ser revertido, o Fortaleza tentará junto à CBF mudar o regulamento da competição. Jorge Mota, presidente do clube, confirmou em coletiva na última terça-feira que recorrerá aos demais clubes e federações interessadas com o intuito de mudar a fórmula de disputa para pontos corridos.

Quem falta

As quatro vagas restantes para a próxima edição da Terceirona serão as rebaixadas da Série B deste ano. Antes que o torcedor do Ceará comece a arrancar os cabelos, a análise a seguir é baseada na atual tabela da Segundona.

Atualmente, ABC, Boa Esporte e Mogi Mirim fazem companhia ao Ceará na zona de rebaixamento. Se os rebaixamentos de Ceará e ABC se concretizarem, essas duas equipes iriam para o Grupo A, obrigando um dos outros clubes a ficar no Grupo B.

O mais provável “deslocado” para o Sul seria o Cuiabá, novamente atendendo o critério geográfico na divisão dos grupos.

Essa condição reforçaria ainda mais o caráter Norte-Nordeste do Grupo A da Série C 2016. Restam sete rodadas para fim da Segundona e até novembro os últimos rebaixados serão conhecidos. 

Números

200 Equipes disputam a Série C. Na 1ª fase elas são divididas em dois grupos de dez


Fonte: O POVO

Anna Rita Cerqueira seria Angel, em ”Verdades Secretas”

Foto: Reprodução InstagramA novela ”Verdades Secretas” já chegou ao fim, mas ainda não caiu no esquecimento. A jovem atrizAnna Rita Cerqueira afirmou que foi convidada para fazer o papel de Angel, interpretado por Camila Queiroz, porém, por ser menor de idade, foi impedida de exercer a personagem. ”Me chamaram para ‘Verdades secretas’, ‘I love Paraisópolis’ e ‘Babilônia’. Mas o Juizado de Menores não autoriza, é uma questão complicada mesmo. Por isso, estou em contagem regressiva para os 18 anos. Vai facilitar meu trabalho”, contou em entrevista para a colunista Patrícia Kogut, do O Globo.
Anna Rita, foi umas das protagonistas da novela Malhação, com a personagem Flaviana. Atualmente, ela está em cartaz na peça ”Cinderela”, escrita pelo ator cearense José Wilker. Recentemente, a atriz chamou a atenção por aparecer no Rock in Rio com os cabelos na cor azul, além de publicar nas redes sociais uma foto apenas de biquíni.
Foto: Reprodução Instagram Foto: Reprodução Instagram
Fonte: FM 93

Ivo afirma que não há justificativa para manter hospital em Quixeramobim fechado

O deputado estadual Ivo Gomes declarou na manhã desta quinta-feira (22) na Assembleia Legislativa, que não há justificativa para manter fechado o Hospital Regional do Sertão Central em Quixeramobim.
"Eu não engulo a desculpa que o Governo não tem dinheiro para custeio. Tem que se virar. Tem dinheiro sim. Eu sei que tem e o Ceará sabe", afirmou Ivo.
O parlamentar defendeu que o Governo do Estado priorize a saúde da atenção secundária e terciária de alta complexidade. "Não me venha nenhum líder do governo me explicar que não tem dinheiro, porque eu sei que tem. Enquanto tá lá o hospital fechado, equipado e com gente selecionada. Só falta vontade de abrir", exaltou.
A unidade hospitalar foi inaugurada em 2014 pelo ex-governador Cid Gomes e até hoje não tem data para começar a funcionar.
Durante visita no mês de agosto ao Ceará, o então ministro da Saúde, Arthur Chiro afirmou: “ele foi construído com recursos do Estado, mas, para seu funcionamento, precisa do ministério. Nossas equipes estão trabalhando para analisar o processo de implantação, o quanto ele vai custar em cada uma das etapas - um hospital não inaugura 100%, ele tem fases de implantação.
Fonte: CN7

Reforma da previdência tem que preservar direitos, diz Cunha

aposentados
O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, afirmou nesta quinta-feira (22) que uma possível reforma da Previdência só deverá ser aprovada no Congresso Nacional se propuser mudanças nas regras de aposentadoria para quem está entrando no mercado de trabalho, e não para os que estão mais próximos de se aposentar.

“Poderá passar se você mostrar que vai fazer para os novos, para quem está começando; nesse caso, será viável. Se você disser que vai mudar o direito adquirido para quem estiver mais perto de se aposentar, será mais difícil”, disse Cunha.
O governo estuda enviar ao Congresso uma proposta para estabelecer a idade mínima de aposentadoria em 60 anos para mulheres e 65 anos para homens. O Brasil é um dos poucos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) sem idade mínima. Atualmente, a idade média de aposentadoria no País é de 57,5 anos, segundo dados da instituição.
“O governo poderia dar um primeiro passo propondo a mudança da regra para aqueles que estão iniciando agora. Isso já seria um avanço; parece pouco, mas é muito”, afirmou Cunha. De acordo com ele, o deficit da Previdência é agravado não só pela aposentadoria antes dos 60 anos, mas também pelo aumento da expectativa de vida.
Afastamento
Eduardo Cunha afirmou que não é possível levar a sério a iniciativa, tomada nesta quinta-feira pelo deputado Silvio Costa (PSC-PE), de entrar na Procuradoria-Geral da República com um pedido para que ele se afaste da Presidência da Casa. Costa alega que Cunha estaria usando o cargo para retardar investigações contra ele. “Não dá para levar a sério. Não vi nem conheço a alegação dele”, disse o presidente.
Agência Câmara
Fonte: Ceará Agora

Temer e PMDB vão processar Cid Gomes

temer cid
A declaração do ex-ministro Cid Gomes, no ato de sua filiação ao PDT, tachando o PMDB de pobre e fisiológico e o vice-presidente Michel Temer de chefe da quadrilha que assola e achaca o país, terá repercussões no meio jurídico. Temer recomendou aos seus advogados estudos sobre a abertura de um processo judicial contra o ex-governador do Ceará. Temer entende que Cid cometeu os crimes de injúria, difamação e calúnia.

Em sua fala, Cid afirmou que o país não vai avançar entregando a Presidência da República ao símbolo do que “há de mais fisiológico e podre da política brasileira que é o PMDB liderado por Michel Temer”. E, em seguida, complementou, afirmando que Temer é “chefe dessa quadrilha que achaca e assola o nosso País”.
Os advogados estudam a possibilidade de que todos os membros da Executiva do PMDB promovam ações contra Cid, por ele ter citado o partido em sua crítica. Cid, quando ministro da Educação, disse em uma palestra para universitários que o Congresso era composto por achacadores. A crítica custou sua ida à Câmara, quando reiterou as críticas. Ao sair do Legislativo a presidente Dilma anunciou sua saída do Governo. Com informações do jornal O Globo.
Fonte: Ceará Agora

Governador inicia neste sábado ações da Ciopaer e Raio na Região Norte

ciopaer juazeiro
O governador Camilo Santana dá início, neste sábado (24), às 9h30, em Sobral, a implantação do Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), que passará a atuar na Região Norte. Em seguida, às 11 horas, haverá a solenidade de inauguração da base da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS, também em Sobral.

Em julho, em Juazeiro do Norte, o governador deu início à descentralização do policiamento especializado com o início das atividades permanentes da Ciopaer, Raio e do Batalhão de Divisas, no Cariri e, no caso deste último, também nas fronteiras do Vale do Jaguaribe, em Limoeiro do Norte.
Camilo Santana destaca que a interiorização das ações está inserida em contexto de ampla reformulação do sistema de segurança no Ceará. “Temos feito a promoção de policiais, rediscutido estratégias e mensalmente eu tenho ido à Secretaria da Segurança Pública para me reunir com os comandos e avaliar a situação de cada região para que a gente possa reforçar e fortalecer a segurança e a tranquilidade do cidadão”.
Uma das aeronaves da Ciopaer ficará fixa na Região Norte. Para viabilizar as atividades do BPRaio na Área Integrada de Segurança 12, que está inserida no Interior Norte, o batalhão recebeu 32 motos e duas viaturas novas. Todo o equipamento de proteção individual (EPI), como coletes e armamento dos policiais já está disponível.
As bases da Ciopaer e do BPRaio em Sobral funcionarão no mesmo endereço. A reforma do imóvel que passa a abrigá-las foi concluída, remodelando o antigo prédio que era usado como um hangar particular, no Aeroporto Virgílio Távora. O prédio conta agora com uma recepção e uma sala administrativa para o BPRaio e outra para a Ciopaer, além de outras quatro salas multiuso para a unidade aérea, além de uma sala para uso do Governo do Estado e um hangar com capacidade para duas aeronaves. Além das melhorias implementadas na edificação, a área externa recebeu nova cerca de proteção, novos portões de acesso e pavimentação asfáltica.
A entrada em operação da base em Sobral representa um avanço operacional para a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas. Atualmente, com aeronaves baseadas em Fortaleza e em Juazeiro do Norte, a Coordenadoria leva mais de uma hora para alcançar o extremo norte do Estado do Ceará e, agora, o tempo resposta para chegar à divisa do Ceará com Piauí levará cerca de 20 minutos de voo.
Essa base proporcionará que o tempo resposta da Ciopaer para atendimento, em qualquer ponto do Ceará, caia para apenas uma hora, tendo em vista que Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral encontram-se em extremos de nosso Estado, convergindo para o centro em apenas uma hora. A aeronave baseada em Sobral será responsável por cobrir mais de cinquenta municípios e atender mais de um milhão de habitantes.
Ampliação do BPRaio

Ao todo, 53 profissionais do Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), divididos em oito equipes, atuarão na AIS 12, que é parte do Interior Norte. Trinta e três municípios serão beneficiados – Sobral, Camocim, Barroquinha, Chaval, Granja, Martinópole, Uruoca, Senador Sá, Tianguá, Viçosa do Ceará, Ubajara, Ibiapina, São Benedito, Graça, Carnaubal, Guaraciaba do Norte, Croatá, Pires Ferreira, Ipu, Moraújo, Massapê, Santana do Acaraú, Forquilha, Groaíras, Cariré, Reriutaba, Varjota, Pacujá, Mucambo, Frecheirinha, Coreaú, Alcântara e Meruoca.
Além de Juazeiro do Norte e Sobral, Russas, Canindé, Crateús, Quixadá, Iguatu, Itapipoca e Tauá receberão o Batalhão especializado no patrulhamento tático com motos. A previsão é que até agosto de 2016 as novas equipes estejam em operação. O treinamento em Quixadá já teve início no último mês de setembro.
Com SSPDS
Fonte: Ceará Agora