Buscar

20 outubro 2015

Aos 16 anos, a cearense Luana Passos foi eleita "Miss Teen Brasil 2016"

Com medidas, postura e carisma de uma verdadeira Miss, Luana Passos conquistou o título de Miss Teen Brasil 2016. A jovem representou muito bem o Ceará e, com a sua vitória, o Estado tem a segunda candidata eleita consecutivamente no concurso nacional. 
A cearense recebeu a faixa da conterrânea Eduarda Moreira - Miss Teen 2015 - no evento que acorreu na última quinta - feira, dia 15, em Fortaleza, e teve transmissão, ao vivo, em rede nacional pela TV Diário. 
Cheia de atitude e com respostas afiadas, Luana se destacou em todas as etapas do desfile. "Sabe quando você acorda abençoada, com a sensação de que hoje vai dar certo?", conta ela. 
Para ela, o fato do concurso ser realizado em sua cidade natal, não altera o resultado. "Jogar em casa é muito bom, mas independente disso, a maioria dos jurados era de fora", pontua. Mas, claro que o apoio dos amigos e familiares foram fundamentais na hora da apresentação. "Até pessoas que eu não imaginava me mandaram mensagens. Foi bem bacana", confessa.

Preparação

Para o concurso nacional, a jovem diz que foi muito bem acompanhada por profissionais renomados. O seu treinador de passarelas, por exemplo, foi Guilhermino Benevides, considerado um dos melhores do Brasil. O vestido de gala foi criado pela estilista Solange Sahdo. "Ficamos eu e ela no ateliê, palpitando o tempo todo. Mas, valeu a pena, adorei o resultado", diz. 
O traje foi idealizado com um conceito diferente: metade curto e metade longo, justamente para representar sua metade criança e metade adulta. "É um vestido dourado que representa o sol do Ceará e parte de cima lembra o traje típico da Melissa Gurgel (a atual Miss Brasil)".
E é claro que Melissa é uma grande inspiração para a jovem que, inclusive, é chama carinhosamente de "Melissinha". "Nós nos encontramos em um ensaio e ela é um amor de pessoa. O conselho que me deu foi: seja você. E é um conselho que realmente dá para se seguir, não adianta inventar muita coisa", comenta Luana.
Outro ponto em comum entre as duas misses cearenses é treino físico feito com Mardoque Prado. "Eu treinava muito a parte aeróbica e fazia um pouquinho só de musculação", recorda. 
Já a alimentação ficou aos cuidados da nutricionista Fabiana Melo. "Não senti como se tivesse em uma dieta restritiva, embora fosse. Eu segui as recomendações e gostei bastante", frisa. Ela ainda completa que se alimentar bem não é nenhum sacrifício: "Adoro. Me sinto super bem", garante. 

De família

A beleza e o jeitinho de Miss que a moça possui parece ser "herança" já de família. Sua mãe era modelo e mantém a postura e boa forma até hoje. Sua tia também já foi Miss o que ajuda a explicar sua sintonia com as passarelas. 
A carreira de modelo de Luana começou aos 12 anos, meio que por acaso. Ela estava na praia, quando um fotógrafo a abordou e pediu para tirar algumas fotos. "Chegou uma produção, parecia que eu tinha sido selecionada para o quadro de um programa", recorda. Apesar de achar estranho, Luana se sentiu bem à vontade.
Dias depois, descobriu que a modelo do ensaio era outra menina, mas as fotos dela tinham ficado tão boas que acabaram sendo escolhidas e publicadas em um site. 
A jovem, que cursa o 1º ano do Ensino Médio, garante que sempre foi bastante disciplinada com os estudos. E ela acredita que vai conciliar bem a nova rotina. "Até agora deu certo, né? Quando sei que tem trabalho, já começo a estudar uns três dias antes", explica.
Além da escola e do curso de inglês - aos 16 anos, ela domina o idioma fluentemente-, a Miss Teen também é campeã de hipismo, um grande amor da jovem.
"Quando estou com o cavalo, me sinto livre. É um esporte com o qual você pode voar sem ter asas... O cavalo é tão grande e ao mesmo tempo tão dócil", diz.

Próximos passos

Luana, como outras garotas de sua idade, ainda não decidiu seu futuro profissional, mas já tem um curso em vista. "Por incrível que pareça, eu descobri que gosto de Nutrição no decorrer do concurso. A minha nutricionista me passou uma dieta e eu acabei gostando disso". 
O sonho de Luana nesse universo de beleza está só começando. Hoje ela ostenta na cabeça a bela coroa de Miss Teen Brasil e, em breve, irá concorrer ao prêmio internacional. 
Mas além disso, ela pretende se candidatar ao concurso de Miss Ceará daqui há alguns anos, quando estiver mais madura e preparada. "Em 2020, estarei lá", antecipa animada.  

Cearenses no topo do ranking da beleza

3,
A beleza da mulher cearense vive um ótimo momento em desfiles nacionais e até internacionais. O Miss Teen Brasil foi conquistado pela segunda vez consecutiva pelo Ceará com Luana Passos. O Estado ainda representou o País no Miss Teen Mundial e trouxe o título. Além de, claro, Melissa Gurgel ter sido eleita a Miss Brasil 2014 e top 15 no concurso de Miss Universo.
fA cearense natural de Canindé, Eduarda Moreira, 15 anos, foi a vencedora do Miss Teen Brasil, em 2014, e recebeu também o título internacional de Miss Teen Mundial 2015, no concurso realizado em El Salvador.
Eleita Miss Brasil 2014, Melissa Gurgel, 21 anos, representou o Estado do Ceará. No concurso Miss Universo 2014, realizado em Doral, nos Estados Unidos, ela se classificou entre as 15 semifinalistas do concurso.

Nome completo: Luana Osterno Passos 
Idade: 16 anos 
Peso: 53 kg 
Altura: 1,73 
Local de nascimento: Fortaleza 
Estado civil: solteira 
Religião: Católica 
Signo: Virgem 
Apelido: Melissinha 
Comida: Melancia 
Perfume: J'adore 
Cor: Amarelo 
Animal: Cavalo 
Qualidade: Estudiosa 
Defeito: Sem ritmo 
Qualidade que mais aprecia: Sinceridade 
Lema: Ser feliz 
Mania: Falar muito sobre cavalos 
Medo: Ser repreendida 
O que irrita: Injustiça 
Parte preferida do corpo: Abdômen 
Definição em uma palavra: Amor 
Hobby: Hipismo 
Conceito de felicidade: estar bem consigo mesma 
O que não pode faltar na bolsa: celular 
Inspiração: a mãe 
Livro: O Pequeno Príncipe 
Música: Sonhar - Mc Gui.

Fonte: DN 

LUTO - Morre Edilmar Norões, diretor de Programação do Sistema Verdes Mares

edilmarnoroessMorreu, nesta manhã de terça-feira, o jornalista, radialista e diretor de Programação do Sistema Verdes Mares, Edilmar Norões (80). Ele foi vítima de infarto e estava internado no Hospital São Mateus. A família ainda não informou sobre o local do velório e enterro.
Edilmar começou sua carreira como locutor na Rádio Araripe, do Crato, em 1955. Em 1957, se mudou para Fortaleza com o objetivo de cursar a Faculdade de Direito e ingressou na Rádio Verdes Mares e jornal Tribuna do Ceará. Participou ativamente da implantação da TV Verdes Mares, em 1970 . Participou, ainda, em 1976, da implantação da Rádio Verdes Mares FM, hoje FM 93.
Era colunista político do jornal Diário do Nordeste desde sua fundação, em 1981; Diretor da TV Diário, diretor-geral de Programação da Rádio Verdes Mares FM /AM e da TV Verdes Mares, Conselheiro Nacional da Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) e vice-presidente da Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACERT), entidade a qual presidiu por vários anos. Ocupava a cadeira 3 da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo.
Fonte: O POVO

Procon Fortaleza divulga lista de itens proibidos em lista de material escolar

Procon alerta para itens que escolas estão proibidas de cobrar (Foto: Prefeitura de Fortaleza/Divulgação)O Procon Fortaleza divulgou nesta segunda-feira (19) uma nova lista de 66 itens que as escolas estão proibidas de cobrar na lista de material escolar. O órgão também afirma que a abusiva a prática de não devolução do valor da matrícula na escola caso haja desistência de aluno efetivamente estudar na instituição.
Além dos itens, o Procon afirma que as escolas não podem cobrar por declarações, histórico ou documento escolar de transferência. As regras valem também para instituições de ensino superior.
Segundo a diretora do Procon Fortaleza, Cláudia Santos, as instituições devem fornecer o plano de atividades pedagógicas que comprove a utilização dos materiais. "Inicialmente, vamos realizar um trabalho de esclarecimento e orientação. Posteriormente, fiscalizaremos", explicou.
A diretora do Procon também destacou que pais e responsáveis podem pedir ressarcimento, caso tenham pago, por itens considerados abusivos. Nesse caso, a restituição deve ser em dobro, por se tratar de cobrança indevida, alerta o órgão.
Em 2014, o Procon Fortaleza fiscalizou 213 instituições de ensino particulares, das quais 117 (55% do total) foram autuadas por descumprimento da lei.
Casos pais ou alunos detectem irregularidades, é possível denunciar a infração no site do Proconou pelo aplicativo do órgão de defesa do consumidor.
Fonte: G1

Neymar é o único brasileiro entre os finalistas da Bola de Ouro; veja lista

Neymar comemora um dos quatro gols sobre o Rayo no Espanhol 2015/16A Fifa divulgou, na noite desta segunda-feira, a lista dos 23 finalistas da Bola de Ouro, prêmio para o melhor jogador do mundo. O atacante Neymar, do Barcelona, é o único brasileiro entre os jogadores escolhidos. O evento acontecerá no dia 11 de janeiro de 2016, em Zurique, na Suíça.
Os candidatos foram escolhidos pelo Comitê da Fifa e por um grupo da revista France Football. 
Os três finalistas serão revelados no dia 30 de novembro e serão escolhidos a partir de votos dos capitães e dos técnicos das seleções nacionais, além de representantes da imprensa internacional. 
Também na madrugada desta terça, a entidade anunciou a lista dos 10 técnicos que concorrem ao prêmio de melhor do ano. Entre eles, Jorge Sampaoli (Chile), Luis Enrique (Barcelona) e Unai Emery (Sevilla).
Veja a lista de indicados para o prêmio masculino:
Sergio Agüero (Argentina/Manchester City)
Gareth Bale (País de Gales/Real Madrid)
Karim Benzema (França/Real Madrid)
Cristiano Ronaldo (Portugal/Real Madrid)
Kevin De Bruyne (Bélgica/VfL Wolfsburg/Manchester City)
Eden Hazard (Bélgica/Chelsea)
Zlatan Ibrahimović (Suécia/Paris Saint-Germain)
Andrés Iniesta (Espanha/FC Barcelona)
Toni Kroos (Alemanha/Real Madrid)
Robert Lewandowski (Polônia/FC Bayern Munique)
Javier Mascherano (Argentina/FC Barcelona)
Lionel Messi (Argentina/FC Barcelona)
Thomas Müller (Alemanha/FC Bayern Munique)
Manuel Neuer (Alemanha/FC Bayern Munique)
Neymar (Brasil/FC Barcelona)
Paul Pogba (França/Juventus)
Ivan Rakitić (Croácia/FC Barcelona)
Arjen Robben (Holanda/FC Bayern Munique)
James Rodríguez (Colômbia/Real Madrid)
Alexis Sánchez (Chile/Arsenal)
Luis Suárez (Uruguai/FC Barcelona)
Yaya Touré (Costa do Marfim/Manchester City)
Arturo Vidal (Chile/Juventus/FC Bayern Munique)

Veja a lista dos concorrentes ao prêmio de melhor técnico do ano:

Massimiliano Allegri (Itália/Juventus)
Carlo Ancelotti (Itália/Real Madrid)
Laurent Blanc (França/Paris Saint-Germain)
Unai Emery (Espanha/Sevilla FC)
Pep Guardiola (Espanha/FC Bayern Munique)
Luis Enrique (Espanha/FC Barcelona)
José Mourinho (Portugal/Chelsea)
Jorge Sampaoli (Argentina/Seleção do Chile)
Diego Simeone (Argentina/Atlético de Madri)
Arsène Wenger (França/Arsenal)

Fonte: ESPN/UOL


PGR quer José Dirceu do PT atrás das grades

José Dirceu
O petista José Dirceu teria continuado a cometer crimes após sua condenação no mensalão.
Em parecer enviado ao Supremo Tribunal Federal, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu que o ex-ministro José Dirceu(PT) perca o direito a prisão domiciliar, referente a sua condenação pelo mensalão, e passe a cumprir pena em regime fechado.
O motivo da solicitação são os indícios de que o petista continuou a cometer crimes após sua condenação no mensalão, no esquema de corrupção da Petrobras. Os atos criminosos apontados nos desvios da estatal teriam ocorrido durante regime semiaberto no mensalão.
Para o procurador-geral da República, a Justiça do Paraná, responsável pela Lava Jato, indicou que Dirceu cometeu crimes de organização criminosa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro, pelo menos, até 23 de dezembro de 2014.
Dirceu cumpria prisão domiciliar desde novembro de 2014. Ele foi condenado no mensalão a pena de 7 anos e 11 meses. Em agosto deste ano, foi preso na Operação Lava Jato.
Para Janot, há “prova contundente e abundante da prática criminosa”, já que a denúncia foi aceita pela 13ª Vara Federal de Curitiba, e Dirceu virou réu na ação penal.
“Os crimes praticados pelo menos até a data de dezembro de 2014, portanto, em momento posterior ao trânsito em julgado do acórdão condenatório na ação penal 470 [mensalão] e mesmo à progressão para o regime aberto”, disse o procurador-geral. “Com isso, a execução da pena privativa de liberdade do sentenciado tornou-se sujeita à forma regressiva com a transferência para regime mais gravoso”, disse.
O pedido de Janot será analisado pelo ministro do STF Luís Roberto Barroso, relator da execução das penas dos condenados do mensalão. A defesa de Dirceu também irá se manifestar sobre a recomendação do procurador-geral.
No julgamento do mensalão, Dirceu foi apontado como um dos integrantes do núcleo político que atuou nos desvios de recursos públicos para a compra de apoio político no Congresso durante o início do governo Lula.
Na ação penal da Lava Jato, Dirceu é acusado de receber propina de empreiteiras com contratos na estatal por meio de sua empresa de consultoria. Os serviços de consultoria, diz o Ministério Público, nunca foram prestados.

A defesa do petista nega os crimes e sustenta que ele é acusado apenas em delação premiada, que não pode servir de prova para condenação. (da Folha de São Paulo.)

Governo Federal corta verbas de programas sociais

FOTO: ROBERTO STUCKERT FILHO (PR)
FOTO: ROBERTO STUCKERT FILHO (PR)
A bonança do dinheiro público está se exaurindo e a presidente Dilma Rousseff sente a pressão da escassez de recursos para manter em funcionamento programas sociais que a deram sustentação para a conquista, em 2014, do segundo mandato. Programas sociais como Farmácia Popular, Minha Casa, Minha Vida, FIES, Pronatec e Aquisição de Alimentos entram na tesoura do orçamento de 2016.
A crise econômica e o ajuste fiscal levaram o Governo Federal a fazer cortes em pelo menos sete programas sociais, alguns exibidos como bandeiras de campanha à reeleição de Dilma Rousseff. Somente em dois deles (Pronatec e Aquisição de Alimentos) os gastos previstos, para 2016, caíram R$ 2,487 bilhões em relação à previsão de despesas deste ano.
Os deputados federais e senadores do Ceará ainda não sabem a dimensão real desses cortes, nem como será o impacto das medidas do ajuste fiscal no Orçamento da União de 2016 e como as famílias pobres dos 184 municípios cearenses irão ser atingidas com a redução de subsídios e investimentos na área social da União. Os cortes são bem abrangentes.
A tesoura está afiada e o Governo Federal cortou, no orçamento do próximo ano do Farmácia Popular, R$ 578 milhões para subsídios na compra de medicamentos vendidos na rede conveniada, o que permite descontos de até 90% no preço dos remédios. Dilma, que chegou a prometer que a área social seria poupada, já admitiu cortes no setor. O Governo quer manter a doação de remédios vai continuar, mas acabará o subsídio de R$ 578 milhões, que garantiam descontos nas farmácias e drogarias da rede privada com a identificação “Aqui tem farmácia popular”.
O Minha Casa Melhor, como braço do Minha Casa, Minha Vida, que foi ampliado com linha de crédito para compra de está, também, no pacote de contenção de despesas, teve as contratações suspensas em fevereiro deste ano. O Programa Água para Todos, por exemplo, mesmo com a seca nos municípios do Nordeste, como acontece no Ceará, sofreu uma queda de R$ 550 milhões, se comparado o orçamento de 2014 com o deste ano.
No caso do Fies, a oferta de vagas do primeiro para o segundo semestre de 2015 caiu 75%. Além disso, os juros cobrados subiram de 3,5% para 6,5% ao ano. Entre 2014 e 2015, o programa já sofrera uma redução de 418 mil vagas (de 731 mil para 313 mil). Já o Ciência sem Fronteiras sofre um baque no número de bolsas oferecidas para interessados em estudar no exterior. O objetivo inicial, anunciado em 2011, era distribuir 101 mil bolsas até o fim deste ano. Mas o painel de controle do próprio programa informa que a meta não será alcançada. Até o primeiro trimestre de 2016, serão 87 mil bolsas oferecidas.
A redução dos investimentos prejudica a vida de quem depende dos programas sociais, entre eles, os produtores rurais. A Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) afirma que em estados como São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná, o governo não renovou contratos de fornecimento de alimentos este ano, tampouco informou aos produtores com antecedência que o programa sofreria cortes. Com isso, os alimentos que já haviam sido plantados e estão em ponto de colheita vêm sendo descartados e até mesmo jogados aos porcos.
A Confederação de Trabalhadores na Agricultura (Contag) confirma o impacto dos cortes e diz receber reclamações de atrasos de pagamento aos profissionais rurais. O governo nega a falta de pagamentos e cortes, mas confirma a redução do orçamento do programa este ano e também na previsão orçamentária de 2016. Enquanto em 2014 o orçamento do Aquisição de Alimentos era de R$ 1 bilhão, este ano a previsão de gastos já havia caído para R$ 647 milhões. Desse montante, foram gastos até setembro R$ 300 milhões. A previsão de orçamento para 2016 é de R$ 560 milhões.
Com redação do cearaagora.com.br e agências de notícias.
Fonte: Ceará Agora

TCE faz diagnóstico sobre o Transporte Escolar no Ceará

Transporte Escolar
O Tribunal de Contas do Estado (TCE) prepara um diagnóstico sobre a situação do Transporte escolar público no Estado. Uma Comissão Especial de Auditoria Operacional criada pela Corte de Contas, finalizou as atividades de campo referentes à fiscalização e vai elaborar o  diagnóstico, que  avaliará a segurança e a qualidade na prestação de serviços para os alunos do ensino médio.

A equipe da Corte de Contas visitou 15 municípios cearenses, nos quais foram aplicados questionários para gestores das Secretarias Municipais da Educação, diretores, alunos, representantes de Conselhos Escolares de ensino médio e motoristas dos veículos que prestam o serviço. A consolidação e análise das informações levantadas comporão o relatório preliminar de auditoria.
“A prestação do serviço de transporte escolar será considerada suficiente quando, além da disponibilização de veículos, cuidar de aspectos inerentes à qualidade e, sobretudo, à segurança dos alunos”, ressalta o coordenador da Comissão de Auditoria Operacional, Ricardo Dias.
Segundo o TCE, a necessidade de uma fiscalização mais detalhada no transporte escolar surgiu após a constatação, em auditorias anteriores, de falhas na utilização e na segurança dos serviços ofertados aos estudantes durante o deslocamento até a escola.
O principal objetivo é avaliar as ações de  apoio  ao transporte  escolar  sob  responsabilidade do  Estado, com  foco  na  promoção, segurança e qualidade dos serviços prestados, com vista a garantir a permanência dos alunos na escola, como determina a Constituição Federal de 1988. A equipe de Auditoria Operacional do TCE Ceará é composta pelos servidores Ricardo Dias, Jocyrrégia Peixoto, Francisco Evangelista, João Vier, Fátima Brasil e Sérgio Conde.
Há oito anos, o Tribunal vem atuando, por meio de Representações, no combate ao uso inadequado dos veículos adquiridos para transporte exclusivo dos alunos. No início deste ano, foi firmado Acordo de Cooperação nº 01/2015 com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio da Polícia Militar do Ceará (PMCE), visando à boa utilização dos veículos na gestão pública. A adoção de medidas corretivas e/ou punitivas por parte da Corte de Contas busca inibir o uso inadequado do transporte escolar. O convênio tem validade até 2017.
O presidente do TCE Ceará, conselheiro Valdomiro Távora, reforçou a importância do trabalho conjunto com as Secretarias da Educação, da Segurança e Defesa Social, das Polícias Militar, Rodoviária Estadual e Rodoviária Federal, Departamento de Trânsito e Associação dos Municípios do Estado do Ceará para garantir o transporte escolar seguro dos estudantes. “Essa problemática culminou neste trabalho conjunto com os diversos setores envolvidos. Por esta razão, a Corte de Contas decidiu realizar a Auditoria Operacional, investigando as causas dos problemas e propondo recomendações para aperfeiçoamento da ação”, frisou Valdomiro.
Com TCE
Fonte: Ceará Agora

Prefeitura de Fortaleza anuncia atrações do Réveillon

reveillon
A Prefeitura de Fortaleza anuncia nesta quarta-feira (21), a partir de 12h30, as atrações do Réveillon 2016. A entrevista coletiva será na Casa de Chá do Marina Park Hotel, na Praia de Iracema, durante evento da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-Ce).

O local da festa, o Aterro da Praia de Iracema, será mantido e a previsão é atrair um grande público para conferir, de graça, shows com artistas e humoristas locais e de renome nacional no palco principal e numa tenda eletrônica. O momento da virada será comemorado com a tradicional queima de fogos.
No ano passado, o Réveillon Fortaleza 2015 realizado pela prefeitura contou com shows de atrações nacionais como Daniela Mercury, Bruno e Marrone, Marcos e Belutti, O Rappa, Jota Quest, Simone e Simaria e Solteirões do Forró. Além das bandas e cantores o público também aproveitou a noite com shows de humor e uma tenda eletrônica.
Fonte: Ceará Agora

Uruburetama: Professor condenado a 18 anos de prisão por estuprar 7 alunas

estupro
O professor Ethelson Teles Sousa Alves foi condenado a 18 de prisão por crimes de estupro de vulnerável praticado contra sete alunas de uma escola do Município de Uruburetama (a 127 km da Capital). A decisão é do juiz Francisco Marcello Alves Nobre, em respondência pela Vara Única da Comarca. Segundo o magistrado, existem elementos suficientes nos autos que comprovam o crime, ou seja, “a materialidade e a autoria delitiva estão provadas pela instrução processual”.

Também destacou que, “por não deixar vestígios a prática de ato libidinoso, sendo este crime classificado dentre aqueles que não se exige obrigatoriamente o exame pericial, sendo suficiente que a palavra da vítima esteja em harmonia com o conjunto probatório, o que se encontra presente nos autos”.
De acordo com denúncia do Ministério Público do Ceará (MP/CE), oferecida em novembro de 2012, o educador teria cometido atos libidinosos contra sete crianças, com idades entre dez e 12 anos. Os crimes ocorreram dentro de uma escola do município onde as vítimas estudavam. Em depoimento, o réu negou os crimes. Ao julgar o processo no último dia 25 de setembro, o juiz determinou que a pena seja cumprida em regime inicialmente fechado.
Fonte: Ceará Agora

TRE-CE inicia a VI Semana da Justiça Eleitoral

TRE-CE-abertura-semana-2015
O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, através da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), realizou, nesta segunda-feira, 19/10, às 17 horas, a abertura solene da VI Semana da Justiça Eleitoral, na Praça do Ferreira, com atendimento e cultura para os eleitores.

Estiveram presentes à solenidade de abertura, o presidente do TRE-CE, desembargador Abelardo Benevides Morais, a vice-presidente e corregedora, Nailde Pinheiro, juízes da Corte, juízes auxiliares do tribunal, servidores e eleitores. Segundo a diretora da EJE, juíza Joriza Pinheiro, “esse evento está sendo cada vez mais importante, pois é uma oportunidade de aproximar o nosso tribunal da população. Hoje, mesmo sendo feriado no comércio, conseguimos atender 240 eleitores”.
Até o dia 23 de outubro, a Unidade Móvel do TRE ficará estacionada na praça, para receber o cidadão que quiser tirar 1ª e 2ª vias do título eleitoral, fazer transferência, revisão e solicitar certidões. A capacidade de atendimento é de 200 pessoas por dia.
Na abertura da programação, a Banda da Polícia Militar executou o Hino Nacional. A parte artística foi comandada pelo Colégio Nossa Senhora das Graças. O Coral Infantil trouxe alegria em cada canção. Em seguida, o Grupo de Dança mostrou sua coreografia. Até sexta-feira, sempre às 16 horas, escolas públicas e particulares devem passar pelo palco armado na Praça do Ferreira.
A programação da Semana da Justiça Eleitoral deste ano inclui a apresentação de atividades relacionadas aos programas Eleitor do Futuro, de Educação Ambiental, Acessibilidade, Valorização do Mesário, Difusão Cultural e de Preservação da Memória Eleitoral, além do acesso aos serviços eleitorais. Haverá, ainda, distribuição de 400 mudas de plantas, doadas pela Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente ao Programa de Educação Ambiental da Justiça Eleitoral do Ceará. A Semana da Justiça Eleitoral é realizada desde 2006, sempre em anos não eleitorais.
Fonte: TRE-CE
Fonte: Ceará Agora