Buscar

19 outubro 2015

Ex-prefeita Silvana Vasconcelos é Destaque do Aracoiaba News

A Revista Eletrônica ARACOIABA NEWS tem a grata satisfação de estampar em sua 33ª edição dominical traz a mulher cearense ao qual merece destaque, por sua garra e dedicação ao povo de Baturité, falo a ex-prefeita Silvana Vasconcelos.
Silvana Furtado de Figueiredo Vasconcelos é filha de Jorge Gomes Furtado e Joana Furtado, casada com Clovis Amora Vasconcelos, mãe três filhos: Clóvis Neto, Ynara Vasconcelos, Issac Vasconcelos, avó de 06 netos, sendo 02 de cada filho.
Uma política e cidadã coroada por ser modelo na gestão pública, um sinônimo de mudanças que melhoram significativamente a vida de seu povo nos últimos anos, sendo presente e atuante na vida social dos munícipes. Consta em seu currículo político uma história de sucesso e popularidade. Silvana priorizou sempre os funcionários e cuidou das pessoas. Desde o seu primeiro ano de governo implantou o piso salarial nacional para professores e mesmo tendo recebido do antecessor, uma educação nota vermelha, entregou ao atual gestor com nota verde escuro (índice desejável pelo MEC). Silvana também se destacou na valorização dos Agentes Comunitários de Saúde, repassando 70% de incentivo para todos da categoria.
Em entrevista a ex-prefeita afirmou que o PSD de Baturité propõe uma nova abertura de diálogo com todos os partidos e lideranças na perspectiva de mudanças. “Consciente da atuação do PSD através de nosso mandado, impulsionado pelo clamor das ruas em mudanças favoráveis ao desenvolvimento deste povo e atendendo à solicitação dos nossos parceiros, das nossas lideranças e do povo que me abordam nas ruas da cidade e das infinitas mensagens e ligações telefônicas que tenho recibo, é que queremos construir um novo Baturité.”, disse Silvana.
Ela é sinônimo de luta, resistência e até os dias de hoje um exemplo para seu povo. Sempre esforçada e comprometida com o que faz, criou sua própria marca ao longo da história. Silvana se tornou uma das mulheres mais importantes do cenário político de Baturité e do Estado do Ceará. Silvana e Clovim (seu esposo) foram também o único casal a administrar Baturité, ele de 2000 a 2004 e ela de 2008 a 2012.

CONTAS APROVADAS:

Silvana é tetracampeã! A ex-prefeita de Baturité é a única a ter todas as contas aprovadas pelo TCM.
O tribunal de Contas dos Municípios (TCM) apreciou as contas do exercício 2012, da ex-prefeita Silvana Furtado de Figueiredo Vasconcelos. O Relator Conselheiro Ernesto Sabóia, deu parecer favorável à APROVAÇÃO das contas de GOVERNO da ex-gestora de Baturité, as mesma serão encaminhadas para a Câmara Municipal de Baturité para serem apreciadas e submetidas a votação em plenário.
Com parecer prévio favorável, a ex-prefeita Silvana está credenciada para as eleições de 2016 e já é franca favorita na preferência do povo de Baturité para voltar a comandar o município.

SOBRE SUA GESTÃO:


“Eu tenho um carinho muito grande por esta terra. Baturité em nossa gestão cresceu muito, estar muito diferente daquela cidade de outrora. Eu fico muito feliz com o crescimento deixado”, afirmou.

Aguardem o próximo Destaque!!

2016 - Comitiva de Neto do Pai João participa do 4º Encontro Regional do PMDB

PRÉ-CANDIDATURA DE NETO FORTALECE O PMDB DE ARATUBA.

O PMDB do Ceará realizou na manhã deste Sábado (17), por volta das 9hs, o 4º Encontro Regional da Legenda em 2015.

O encontro aconteceu na Cidade de Pacajus, com a participação do Senador Eunicio Oliveira do ex-prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e diversas forças políticas de várias regiões do Estado.

O pré-candidato a prefeito de Aratuba, Neto do Pai João, esteve no encontro acompanhado de alguns apoiadores. Acompanharam o presidente da Câmara, os vereadores Ivanir Bernardo da SilvaChico Abel e Jean Martins, juntamente com o ex-prefeito Dilson Freire e os  líderes comunitário João Batista do Jardim e Pato do Distrito de Pai João.

O Senador Eunicio já realizou os encontros da sigla nas cidades de Camocim, Quixadá e Sobral só nesse ano de 2015. O debate de Pacajus teve como tema principal às ações voltadas para o combate a seca no Ceará e também do caos que se encontra a saúde do Estado e a violência que toma conta dos municípios.

O momento foi de comemoração com o número de vereadores aratubenses que participaram do encontro por intermédio do vereador Neto do Pai João.

Durante sua oratória o Senador Eunicio, saudou Neto do Pai do Pai João como pré-candidato de Aratuba e registrou pessoalmente a presença das demais autoridades.  

O PMDB de Aratuba está mesmo em alta, depois que Neto do Pai João anunciou sua pré-candidatura à sigla partidária ganhou força no cenário local. Além do apoio dos vereadores do legislativo aratubenses, já fechamos oficialmente com os vereadores Ivanir Bernardo, Jean Martins e Dr. Hellanyo que deverão chegar para somar e dinamizar o PMDB local, segundo nossas expectativas o PMDB de Aratuba contará com cinco vereadores com mandato, pois também temos o apoio da nossa amiga Julina Guedes uma forte vereadora peemedebista”, disse Neto.

Neto inicia sua pré-candidatura fazendo o partido crescer com novas adesões de parlamentares com mandato, agora é só o tempo de resolver os tramites legal para que Hellanyo, Ivanir e Jean Martins façam oficialmente parte da família PMDB.

Convenção. Cid se filia ao PDT, ataca Cunha e chama Temer de "chefe de quadrilha"

Política
Em convenção realizada em Fortaleza, o ex-governador Cid Gomes confirmou neste sábado, 17, sua filiação ao PDT. Em discurso no evento, Cid não poupou críticas ao presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e ao vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), a quem chamou de “chefe da quadrilha que achaca o País”.
“O PMDB é um partido podre e fisiologista, e o Temer é o chefe da quadrilha que achaca o País”, disse. Cid disse ainda que Eduardo Cunha é “o que existe de mais podre, cínico e demoníaco” na política brasileira.
Logo após o discurso, muito aplaudido por lideranças do PDT, Cid assinou ficha de filiação. O documento foi abonado pelo presidente nacional da legenda, o ex-ministro do Trabalho nos governos Lula e Dilma, Carlos Lupi.
Antigos aliados, cidistas e peemedebistas romperam em 2014, após Eunício Oliveira (PMDB) sair candidato ao governo do Estado. Além de Lupi, acompanhavam o ato o ministro André Figueiredo (Comunicações), o ex-ministro Ciro Gomes e o prefeito Roberto Cláudio.
Direção do partido
Na manhã deste sábado, o PDT Ceará também confirmou o prefeito Roberto Cláudio como novo presidente da sigla na Capital. André Figueiredo foi reconduzido ao comando do partido no Ceará. Filiação dos vereadores do partido, no entanto, deve ficar para março do ano que vem.
Antes esperado apenas para oficializar a filiação de Cid, ato acabou tendo ares de apoio à candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. Em suas falas, lideranças do partido elogiaram Ciro e destacaram pretensões presidenciáveis da legenda.
“Vamos agora construir um projeto nacional de candidatura à Presidência da República (...) o PDT tem sido um partido que sempre esteve ao lado das grandes causas, queremos fortalecer a história do PDT”, disse Roberto Cláudio, pré-candidato à reeleição.
Os elogios foram subscritos por vários dos presentes. “Quero cumprimentar Ciro Gomes, nosso futuro presidente do Brasil”, disse o presidente da Câmara de Fortaleza, Salmito Filho (PDT).
Apesar do apoio a Ciro, André Figueiredo destacou que o partido irá trabalhar pela “governabilidade” de Dilma Rousseff. “Dilma pode ter vários defeitos, mas nunca fugiu à luta”, disse. (colaborou Wagner Mendes)
Bastidores
A organização do evento esperava público bem maior do que o que realmente esteve presente no sábado. Sobraram cadeiras e as arquibancadas ficaram praticamente vazias. O grupo de Cid chegou com quase duas horas de atraso.

O POVO tentou entrar em contato com a vice-presidência da República para comentar o caso, mas não obteve resposta..
Um grupo de jovens tentou animar o evento batendo tambores entre as falas das lideranças. Em meio ao forte calor, parte do grupo acabou se dispersando com o avançar da hora.

Fonte: O POVO

Ceará perde por 3×0 para o Criciúma e cai para 18º na tabela

Foto: JL Rosa/ Diário do Nordeste.
Foto: JL Rosa/ Diário do Nordeste.
A situação do Ceará na Série B continua se agravando. Jogando em Santa Catarina na tarde deste sábado (17), o Vovô perdeu pelo placar de 3×0 para o Criciúma e aumentou o número de jogos sem vitória: agora são seis. Com o resultado, o time alvinegro continua na zona de rebaixamento e ocupa agora a 18ª posição na tabela.
O Ceará começou bem. Logo no início da partida, o meio campista Ricardinho recebeu boa bola dentro da área e chutou, o goleiro Luiz fez boa defesa. Ainda no primeiro tempo, o atacante Rafael Costa chutou e mais uma vez o arqueiro do time catarinense salvou. Mas aos 16 minutos de jogo o Criciúma foi ao ataque e marcouDudu finalizou da entrada da área e a bola ainda desviou em Bruno Lopes, enganando Éverson e indo para o fundo das redes.
Após o gol sofrido, o time cearense foi apertado pela forte marcação do time catarinense e aos 39 minutos, o zagueiro Gilvan derrubou Tiago Adan dentro da área, pênalti. Na cobrança, Hugo converteu e ampliou o placar para os donos da casa. Na volta do intervalo, o zagueiro fez nova falta e foi expulso. Com um jogador a mais em campo, o Criciúma aproveitou e com Bruno Lopes deu números finais a partida.3×0.
O próximo jogo do Vovô será no Rio de Janeiro contra o Botafogo na próxima terça-feira (20) às 21h, no estádio Engenhão.
Fonte: VERDINHA

Fortaleza empata sem gols com o Brasil de Pelotas e vai continuar na Série C em 2016

Foto: José Leomar/ Agência Diário
Foto: José Leomar/ Agência Diário
Fortaleza bem que tentou, mas não conseguiu balançar as redes do goleiro Eduardo Martini. Mesmo com a Arena Castelão completamente lotada, o tricolor ficou no empate sem gols diante do Brasil de Pelotas, neste sábado (17), e como havia perdido a primeira partida por 1×0, agora vai amargar mais um ano na Série C do campeonato brasileiro.
Com o resultado desfavorável, o Fortaleza se viu obrigado a partir para cima do time gaúcho desde o começo do jogo. O Leão dominou todas as ações, enquanto o Brasil de Pelotas esperava por um contra-ataque. Na chegada mais perigosa do time tricolor no primeiro tempo, a bola acertou a trave.
A pressão continuou durante todo segundo tempo. A medida que o jogo ia acabando, o desespero começava a tomar conta da torcida do Fortaleza e ele só aumentou depois que viu o zagueiro Limacabecear e mandar a bola mais uma vez na trave. O último grande lance aconteceu aos 28 minutos, quando o lateral/volante Pio bateu falta e a bola passou raspando a meta defendida por Eduardo Martini. Agora, o Fortaleza só volta a atuar em 2016.
Fonte: Verdinha

No Rio, contas na Suíça viram assunto de vizinhos de Cunha

cunha-eduardo-pronunciamento
A notícia de que o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), tem contas bancárias milionárias na Suíça não declaradas à Receita Federal foi assunto no condomínio onde mora o deputado, na Barra da Tijuca (zona oeste do Rio), e na vizinhança.

Alguns moradores estavam revoltados com o caso. Um carro da Polícia Militar com dois policiais passou o fim de semana na porta do condomínio. Segundo Cunha, isso acontece sempre que ele está no Rio. “É prerrogativa do cargo (de presidente da Câmara) a segurança que colocam à disposição”, afirmou.
Morador de um condomínio vizinho, o administrador de empresas Cláudio Aguiar protestou: “E ainda fica um carro da polícia na porta desse sujeito. Na rua a gente não tem segurança. Eu pago meus impostos., não estou em dívida com minhas obrigações. Falar que é evangélico, cristão e fazer o que ele faz? É um absurdo. Ele tem contas na Suíça, passaporte diplomático e diz que não é dele? Então passa o dinheiro para a minha conta e dos brasileiros que não aguentam mais isso. Gastou uma fortuna de cartão de crédito. É uma vergonha. Era para ter 200 mil pessoas aqui protestando”, disse.
Por causa da presença da imprensa, muitos moradores da região procuravam saber quem era o “famoso” que vive ali. Uma mulher moradora de um condomínio próximo pediu à reportagem do jornal O Estado de S. Paulo que olhasse seu carro enquanto ela ia ao mercado. “Tem tido muito roubo de carro na rua. Aqui tem ladrão dentro e fora dos condomínios”, disse a vizinha, sem se identificar. Outra reprovou a presença da reportagem. “Que absurdo ficar vigiando a vida dos outros”, reclamou.
Por mensagem, Cunha disse que só se manifestaria em nota oficial ou em entrevista convocada previamente. “Se tiver que falar algo chamarei em local apropriado e falarei. Mas jamais na porta da minha casa. Isso é constrangedor e absurdo”, reclamou o presidente da Câmara. Ele recusou pedido de entrevista feito pela reportagem. Cunha chegou ao Rio na tarde de sexta feira (16) e disse que volta a Brasília na tarde de segunda-feira.
Fonte: Ceará Agora

Levy continua no governo, afirma Dilma

980590-181015-_igv9413-editar
A presidente Dilma Rousseff disse hoje (18) que o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, permanece no governo. “O ministro Levy fica. Nem se tocou nesse assunto”, disse em entrevista coletiva em Estocolmo, na Suécia, ao ser perguntada sobre rumores publicados na imprensa nos últimos dias de que o ministro deixaria o cargo. “Se ele [Levy] fica, é porque concordamos com a política econômica dele. Não tinha nenhuma insatisfação dele. Eu não sei como é que saem essas informações, elas são muito danosas”, destacou Dilma Rousseff.

A presidente disse que, além de outras medidas que farão parte do ajuste fiscal, estratégias para que o governo consiga aprovar a volta da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF0 e também a Desvinculação de Receitas da União (DRU), que permite o governo gastar livremente parte do Orçamento, estão sendo discutidas com o ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, e com o do Planejamento, Nelson Barbosa. “A CPMF é crucial para o país. Não estamos aumentando impostos porque queremos, estamos aumentando impostos porque precisamos. A questão da CPMF é a melhoria macroeconômica do país. Pode ser que nesse momento algumas pessoas não entendam, mas certamente entenderão quando os efeitos que essa medida produzir aparecerem”, avaliou Dilma.
Segundo Dilma Rousseff, “sem a CPMF é muito difícil” que o país alcance o reequilíbrio fiscal e volte a crescer. “É um grau de dificuldade máximo. Nós precisamos estabilizar as contas públicas para que o país volte a crescer, para que se perceba que o Brasil tem uma solidez fiscal”, justificou, reconhecendo que a crise política que o Brasil atravessa “é um componente da crise econômica” e disse que “é óbvio que a crise política amplia as condições de bloqueio para sair da crise econômica”, mas declarou que as duas são igualmente importantes de serem resolvidas.
Cunha
A presidente não quis comentar sobre as denúncias de que Eduardo Cunha (PMDB-RJ) tem contas não declaradas na Suíça, pelas quais ele teria recebido propina.”Eu lamento que seja um brasileiro”, disse Dilma sobre repercussão internacional do escândalo envolvendo o presidente da Câmara. Durante a mesma entrevista, a primeira concedida na Suécia, primeira etapa de uma viagem pelo norte da Europa que envolve ainda a Finlândia, Dilma Rousseff negou acusações de que teria feito qualquer tipo de acordo político com o presidente da Câmara para livrá-lo de uma cassação de mandato em troca de ele não avançar com a abertura de um processo de impeachment contra ela.
“Acho fantástica essa conversa de que o governo está fazendo acordo com quem quer que seja. Até porque o acordo do Eduardo Cunha não era com o governo, era com a oposição, e é público e notório. Acho estranho atribuírem ao governo qualquer tipo de acordo que não seja para passar no Congresso a CPMF, a DRU, as MPs”, afirmou.
Quanto à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que derrubou a interpretação do presidente da Câmara sobre o rito processual de um eventual processo de impeachment disse que “não tinha como se manifestar sobre qualquer questão que ocorre no Legislativo, nem tampouco no Judiciário. “Nós ainda temos de alcançar uma estabilidade política baseada em um acordo no sentido de que os interesses partidários, pessoais, de cada corrente, têm de ser colocados abaixo dos interesses do país”, destacou.
A presidente Dilma Rousseff está na Suécia, onde terá compromissos oficiais com representantes do governo e empresários para ampliar cooperação comercial e educacional. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, mais de 200 empresas suecas atuam no Brasil, empregando cerca de 70 mil pessoas. No ano passado, as trocas comerciais entre brasileiros e suecos alcançaram US$ 2 bilhões. Na terça-feira (20), a presidenta Dilma segue para a Finlândia, onde serão celebradas parcerias no setor educacional.
Fonte: Ceará Agora

Acidente com vítima fatal na madrugada deste sábado em Canindé

moto caida
Por volta das 04hs 55min deste sábado (17) a Polícia foi acionada  para verificar a ocorrência de um acidente na BR 020, em frente ao Posto Barzão, no município de Canindé.

Após confirmado a veracidade dos fatos, foram acionadas a Policia Rodoviária Federal e o GSU, que confirmaram o óbito de uma das vítimas. Outra vitima foi levada para o Hospital São Francisco de Canindé. O IML também foi acionado.
A moto envolvida no sinistro trata-se de uma Honda/CG 150 Titan de cor azul, ano 2007, placa HXB 3854 inscrição de Canindé-CE, que está no nome de José Paz Fernandes. As vítimas não portavam nenhum documento que permitisse a identificação das mesmas. A moto foi entregue a PRF.
Wellington Lima
Fonte: Ceará Agora

Empresário morre após veículo que dirigia atropelar um cavalo

pericia forense
O empresário Anderson Martins Bezerra, 28 anos, morreu ao sofrer um grave acidente na rodovia CE-060, em Iguatu, a 380 km de Fortaleza. O acidente aconteceu por volta das 3 horas da madrugada deste sábado.
Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o empresário dirigia um veículo da marca Hyundai 130, quando colidiu com um cavalo na pista, na altura do km 371 da rodovia estadual. Com o impacto o veiculo capotou e saiu da estrada. O empresário após o impacto não resistiu aos ferimentos e foi à óbito no local.

Fonte: Ceará Agora

Comércio de Fortaleza será fechando nesta segunda-feira

4-comércio-fechado-IMG_86191
No dia dedicado aos comerciários, as lojas do varejo nas ruas e shoppings de Fortaleza estarão fechadas nesta segunda-feira (19). Os shoppings estarão abertos apenas com suas praças de alimentação, cinema e área de lazer.

Já os supermercados, restaurantes, comércio do atacado e outros estabelecimentos que não seguem orientação filiados ao Sindicato dos Lojistas irão abrir. Já os serviços públicos e escolas também funcionarão normalmente.
O dia dos Comerciários marca também lançamento da Campanha Salarial 2016 da categoria. Nesse período, o Sindicato intensifica a luta e defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras do comércio de Fortaleza.
Fonte: Ceará Agora

Briga entre detentos deixa seis feridos no IPPOO

IPPOOII
Seis internos ficaram feridos, após uma briga generalizada no Instituto Presídio Olavo Oliveira II (IPPOO II) neste domingo (18), localizado no município de Itaitinga. A briga teve o envolvimento de 15 detentos.

A desavença teria sido motivada devido disputa por tráfico de drogas. A briga ocasionou diversos prejuízos ao Presídio. Foram danificados o portão, piso, lavanderia, torneiras e diversos outros equipamentos.
Os brigões foram encaminhados para o Hospital Municipal de Itaitinga, alguns com lesões graves na cabeça, clavícula, braços e pernas. Eles ainda prestaram depoimento na Delegacia Metropolitana e realizaram exame de corpo de delito na  sede da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce).
Após o incidente, os detentos deverão responder por dano ao patrimônio, lesão corporal e tentativa de homicídio. Ao retornarem ao presídio serão colocados em locais diferentes e outros transferidos para outras unidades.
Fonte: Ceará Agora

Greve dos bancos paralisa 395 agências e negociações não avançam

GREVE_BANCOS
Com assembleia marcada para a próxima terça-feira, quando será feita uma avaliação do movimento, os bancários do Ceará contabilizam 395 das 567 agências existentes no Estado fechadas. Em Fortaleza, das 262 agências, 178 paralisaram, o que representa uma adesão de 68%. Já no Interior, 217 das 305 unidades existentes permaneceram fechadas, o que representa adesão de 71%.

A Federação Nacional dos Bancos (FENABAN) apresentou uma proposta econômica às lideranças sindicais que prevê a participação nos lucros dos bancos, de acordo com uma fórmula que, aplicada, por exemplo, ao salário-piso de um caixa bancário, de R$ 2.560,00, pode garantir até o equivalente a quatro salários.
Os banqueiros alegam ainda que no que diz respeito ao lucro dos bancos, a proposta, nos termos da Convenção Coletiva do setor, prevê distribuição de 5% a 15% do lucro líquido aos bancários, como regra básica, além da parcela adicional que distribui mais 2,2% do lucro de cada instituição, respeitados os tetos estabelecidos na convenção coletiva de trabalho.
Observa que a fórmula de cálculo dessa distribuição é idêntica à adotada anteriormente com aprovação dos sindicatos e pode chegar a mais de R$ 24.000,00, dependendo da lucratividade do banco. A participação nos lucros paga pelos bancos aos bancários é, há vários anos, um destaque dentre todas as categorias, pela sua abrangência e pelos valores individuais e coletivos envolvidos.
Os bancos pagarão, pela proposta da FENABAN, um abono imediato de R$ 2.500,00 a todos os 500 mil bancários, além de reajustar em 5,5% os salários praticados em 31 de agosto de 2015. O reajuste de 5,5% está em linha com a expectativa de inflação média para os próximos 12 meses.
Os bancários, no entanto, consideram a proposta insuficiente e afirmam que os bancos, apesar da crise, têm obtido lucros estratosféricos. “Na tabela divulgada pelo Banco Central, sobre juros cobrados pelos bancos nas operações com cartão de crédito rotativo, entre os dias 24 e 30 de setembro, revela as altas taxas anuais cobradas por bancos mais populares e que estão entre os seis maiores do País (BB, Caixa, Itaú, Bradesco, Santander, HSBC).  Os juros no Itaú chegam a 631,30% ao ano. No Bradesco, a taxa anual é de 494,60%. O levantamento segue com o HSBC, com taxa de 461, 24% e Santander com 432,39% ao ano. Entre os bancos públicos, destaque para o Banco do Brasil com 307,32% de taxa, e a Caixa, a qual cobra 128,22% de juros ao ano nas operações com cartão de crédito rotativo”.
A categoria reivindica 16% de reajuste (reposição da inflação mais 5,7% de aumento real), entre outras pautas, como o fim do assédio moral e das metas abusivas.
Fonte: Ceará Agora

Inep diz que provas do Enem em redes sociais são falsas

twitter_do_inep
A uma semana da realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, em sua página oficial no Twitter, que são falsas as fotos de supostas capas de dois modelos da avaliação e o tema da redação do Enem de 2015 que circulam pelas redes sociais neste domingo.

“Atenção participantes do #Enem2015! As provas que estão circulando são falsas”, diz o comunicado. Em 2009, a prova do Enem foi cancelada pelo Ministério da Educação (MEC), após o vazamento confirmado de informações.
No próximo fim de semana, mais de 7,7 milhões de estudantes farão quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma prova de redação. No sábado, 24 de outubro, serão aplicadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de quatro horas e trinta minutos, contadas a partir da autorização do aplicador. No domingo, 25, será a vez de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, com duração de cinco horas e trinta minutos.
Considerado, sempre, o horário oficial de Brasília, a aplicação das provas começará às 13h30. Os candidatos terão acesso aos locais de prova a partir das 12h. Os portões serão fechados às 13h, em todas as unidades da Federação. Assim, quem mora em Manaus, por exemplo, terá de chegar ao local de prova até as 12h locais; em Rio Branco, às 11h.
Esta será a primeira edição da prova em que o Ministério da Educação não vai encaminhar a versão impressa pelos Correios. Para evitar imprevistos, a orientação do MEC é que os candidatos visitem o local das provas com antecedência.
Fonte: Ceará Agora