Buscar

09 outubro 2015

Coelce corta energia de Canindé, no Ceará, por falta de pagamento

Prefeitura Municipal de Canindé (Foto: Canindé Urgente)Prefeitura Municipal de Canindé
(Foto: Canindé Urgente)
A Prefeitura de Canindé, no interior do Ceará, teve a energia cortada por falta de pagamento. Segundo a Companhia Energética do Ceará (Coelce), houve várias tentativas de negociar as parcelas atrasadas, mas a prefeitura não quitou as dívidas.
Canindé teve o prefeito Celso Crisóstomo afastado pela Câmara Municipal em setembro deste ano, por 10 votos a 1. Segundo o prefeito que assumiu o cargo, afirma que os atrasos ocorreram durtante a gestão de Celso Crisóstomo.
Em 22 de setembro, a Coelce havia cortado a energia da prefeitura de quatro cidades do Ceará - Aiuaba, Chaval, Missão Velha e Santana do Cariri - também por falta de pagamento das contas dos municípios.

O corte afeta a sede da prefeitura das cidades, secretarias e prédios públicos municipais, mas mantêm em unidades com serviços essenciais, como escolas, postos de saúde e hospitais. 

De acordo com a Coelce, o corte deve permanecer por tempo indeterminado, até que as prefeituras quitem as contas atrasadas ou negociem o valor das dívidas.
Fonte: G1/CE

Rodrigo Janot confirma ao PSOL que Eduardo Cunha tem conta na Suíça


O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, confirmou em um documento enviado ao PSOL na noite de quarta-feira (7) que o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), possui contas bancárias na Suíça em seu nome e no de familiares. Segundo Janot, as contas foram bloqueadas pelas autoridades suíças.

As informações, divulgadas pelo PSOL nesta quinta-feira (8), foram encaminhadas ao partido após um pedido oficial feito pelos parlamentares. Eles já haviam questionado Cunha em um ofício entregue na Câmara, mas não obtiveram resposta.


Com base nas respostas de Janot, o PSOL entende que Cunha mentiu em depoimento à CPI da Petrobras, em março, quando negou que tivesse contas no exterior, e pretende acionar o Conselho de Ética da Câmara para ele seja investigado por quebra de decoro, o que poderá resultar até na perda do mandato.
Na declaração enviada à Justiça Eleitoral em 2014, Cunha também não informou ter contas no exterior, apenas uma no Itaú. Em nota divulgada na semana passada para tratar das suspeitas em torno das contas bancárias, Cunha não disse textualmente que não possui contas no exterior, mas reiterou o teor do depoimento prestado à CPI.
Lavagem e corrupção
No documento enviado ao PSOL, a Procuradoria não deu detalhes sobre as investigações, mas respondeu afirmativamente à pergunta sobre a existência de contas de Cunha e familiares na Suíça e sobre se estas contas tinham sido bloqueadas.

Em relação às conclusões das investigações conduzidas pelas autoridades suíças, a Procuradoria respondeu que dizem respeito a crimes de lavagem de dinheiro e corrupção.
A PGR afirmou ainda que, "no tempo oportuno", apresentará ao Supremo Tribunal Federal (STF) suas conclusões sobre o caso, que poderão ser diversas das do Ministério Público suíço.

"Isso dá para nós, partido político, o elemento fundante de uma representação no Conselho de Ética em desfavor do Eduardo Cunha", disse o líder do PSOL na Câmara, Chico Alencar (RJ). Ele ponderou que o colegiado costuma rejeitar pedidos baseados em notícias de jornal e que esse documento oficial dá plenas condições para fazer a representação.

Alencar informou, ainda, que que os parlamentares vão procurar o apoio de outros partidos e parlamentares para endossar o pedido. A argumentação do PSOL para solicitar a investigação de quebra de decoro é que, supostamente, Cunha teria mentido sobre a existência de contas bancárias no exterior.

Fonte: G1

Polícia cumpre mandado e prende 3 em Assaré

preso-2 (1)
Uma operação da Polícia Civil prendeu, na última quarta-feira (07/10), três pessoas, e cumpriu cinco mandados de busca e apreensão na cidade de Assaré, a 520 km de Fortaleza. A ação já vinha sendo executada desde maio do ano passado e visa combater o tráfico de drogas e a associação criminosa na região.
De acordo com o delegado Luiz Eduardo, da delegacia municipal de Assaré, quatro mandados de prisão foram expedidos, porém, um dos acusados já se encontrava preso por outro crime. Cícero Campos da Silva, de 35 anos, já se encontrava detido na Penitenciária Industrial do Cariri, devido a um homicídio.
Foi preso Antônio Cleudo Fernandes, de 30 anos e que já responde por tráfico de drogas; Francisco Igor Cândido de Souza, de 18 anos, que tem contra si um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), devido a crime ambiental, e Jean Aguiar Xavier, de 21 anos, que também responde por tráfico.
Ainda de acordo com o delegado, os mandados de busca apreenderam apenas alguns utensílios relacionados à distribuição de drogas, como material para manuseio de entorpecentes, bicarbonato, saquinhos e aparelhos de telefone celular. “Hoje em dia, os traficantes não guardam mais este material em casa e só foi possível a gente descobrir estes lugares devido a interceptações telefônicas”, disse.
Luiz Eduardo também informou que a operação continua e que poderá ser estendida a outras cidades. “A investigação aponta que a proveniência das drogas é de outras cidades. Ainda vamos finalizar estas investigações, porque existem alguns fios soltos, mas, provavelmente, ela ainda se estenderá um pouco”, finalizou.
Fonte: Ceará Agora

Polícia Civil recupera carga de bebidas avaliada em R$ 40 mil

DRFVC Cerca de 40 mil reais em bebidas são resgatados pela Polícia Civil - 08.10.2015 5
Cinco pessoas suspeitas de envolvimento no roubo de uma carga de bebidas, avaliada em R$ 40 mil, foram capturadas em flagrante nessa quarta-feira (07), pela Polícia Civil do  Ceará (PCCE). As investigações sobre o caso, realizadas pela Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC), resultaram também na recuperação da carga que havia sido roubada no Bairro Siqueira, em Fortaleza.

O material, cerveja e refrigerante, era transportado em um caminhão de placas NTI-0521, da Bahia. Por volta das 8 horas, o motorista e seu ajudante foram rendidos pelos assaltantes, quando percorriam pelo bairro, sendo liberados no final da manhã.
As apurações sobre o fato levaram os policiais ao bairro Bonsucesso, onde o caminhão foi localizado; e a um galpão situado na Rua Humberto Lomeu, no bairro Granja Portugal. Lá, foram abordados Antônio Flávio Oliveira da Silva (27), que responde por adulteração de sinal identificador de veículo; José Bezerra da Silva (45), que responde por roubo, lesão corporal dolosa, ameaça, porte ilegal de arma de fogo e receptação; e dois adolescentes.
No momento, em que os agentes de segurança chegaram ao galpão, eles flagraram os produtos sendo carregados em outro veículo, da empresa Jaguar Atacado e Distribuidora de Alimentos Ltda. A mercadoria seria comercializada ilegalmente na empresa Jaguar Atacado, localizada na Avenida Osório de Paiva, bairro Vila Pery. O dono do estabelecimento, Francisco Reginaldo Moura Granja (42), que não possuía tem antecedentes criminais, também foi preso em flagrante.
Os três adultos foram encaminhados à especializada DRFVC e autuados por receptação qualificada, associação criminosa e corrupção de menores. Já os adolescentes, foram conduzidos à Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), onde foram realizados os devidos procedimentos policiais. As investigações sobre o caso vão continuar no sentido de identificar e prender os autores do roubo. As quantidades de cerveja e refrigerante foram restituídas ao proprietário, a transportadora que levava as bebidas.
Fonte: Ceará Agora

Procon vai exigir medidas de proteção ao consumidor durante greve dos bancários

greve-bancos-blumenau
O Procon Fortaleza vai anunciar nesta sexta-feira (9/10), um conjunto de medidas administrativas e judiciais que serão tomadas pelo órgão a fim de garantir que sejam respeitados os direitos dos consumidores da Capital durante o período de greve dos bancários. O objetivo é minimizar os impactos da paralisação, garantindo os serviços essenciais prestados pelas agências.

Alguns consumidores relataram ao Procon que estão sendo impedidos de entrar nas agências. Há também relatos da falta de envelopes para realização de depósitos no autoatendimento. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), os bancos precisam garantir o abastecimento dos caixas eletrônicos com dinheiro em espécie, envelopes para depósito, bem como o número mínimo de funcionários de atendimento ao público.
Segundo o Procon Fortaleza, os consumidores não podem ser prejudicados com cobrança de juros e multas, nos boletos e faturas com data de vencimento durante o período de greve.
Fonte: Ceará Agora

Dilma pede unidade na equipe e atuação junto às bancadas no Legislativo

dilma.,
A presidenta Dilma Rousseff pediu hoje (8) unidade aos ministros que tomaram posse no início desta semana para que atuem junto às bancadas de seus partidos no Congresso Nacional na defesa do governo. Após a recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU) pela rejeição das contas de Dilma no ano passado, o foco é a Comissão Mista de Orçamento do Congresso, responsável pela análise, em primeira instância, do parecer da Corte.

De acordo com o chefe da Casa Civil, ministro Jaques Wagner, a reunião ministerial desta quinta-feira demonstrou a postura de unidade entre os ministros e em toda a equipe de Dilma. Os ministros da Advocacia-Geral da União, Luís Inácio Adams, e do Planejamento, Orçamento e Gestão, Nelson Barbosa, expuseram os argumentos usados ontem (7) pelo governo durante o julgamento das contas no TCU. O objetivo foi “homogeneizar a informação” para que todos os ministros trabalhem com os parlamentares de seus partidos.
Wagner classificou de “acomodação do processo da reforma” as consecutivas faltas de quórum no Congresso para a votação dos vetos presidenciais, nesta semana. Sobre a questão, o ministro disse que a orientação do Palácio do Planalto é que os ministros busquem unidade com a base aliada, visto que há uma “pauta pesada” de votações à frente. “A preocupação é estar sempre atento aos movimentos da oposição tem, que podem acontecer a qualquer momento.”
O chefe da Casa Civil concedeu entrevista coletiva logo após a reunião ministerial, que durou cerca de duas horas. Segundo Wagner, após uma fala inicial de Dilma e dos ministros Adams e José Eduardo Cardozo, da Justiça, foi aberto espaço para que os demais colegas de Esplanada se manifestassem. Jaques Wagner disse ainda que “praticamente” todos os partidos da base se manifestaram na reunião, por intermédio dos ministros,  e  agora vão buscar a aprovação dos projetos de interesse do governo.
O ministro da Secretaria de Governo, Ricardo Berzoini, pediu mais rapidez no atendimento do que forpactuado com as bases. “Muitas vezes, sai a decisão e fica no gabinete do ministro”, afirmou.
Fonte: Ceará Agora

Brasil dá vexame e cai pela primeira vez em estreia de eliminatórias

Vargas comemora o primeiro gol da vitória do Chile sobre a seleção brasileira, em Santiago (Foto: Reuters)
O Brasil caiu feio na estreia nas Eliminatórias da Copa de 2018. Perdeu por 2 a 0 para o Chile, em Santiago, numa partida em que fez um primeiro tempo razoável, mas foi engolido no segundo. A derrota pôs fim a 15 anos e 14 jogos de invencibilidade do Brasil em cima do Chile e é a primeira da seleção em estreia nas Eliminatórias. Dunga perdeu também sua invencibilidade pessoal contra os chilenos, após sete vitórias seguidas. Na terça-feira, a seleção tentará a reabilitação contra a Venezuela em Fortaleza, pela segunda rodada.

A seleção brasileira teve o mérito de refrear o entusiasmo do Chile no primeiro tempo, impedindo os donos da casa de exercer grande pressão, como normalmente faz quando atua diante de sua torcida. Os chilenos buscavam o ataque, óbvio. Mas sem grande ímpeto.
A principal opção do Chile era pelo lado direito, na tentativa de explorar as costas de Marcelo, com investidas de Alexis Sanchez e as subidas em alta velocidade de Isla. Nos primeiros dez minutos, foram três tentativas. Mas logo a marcação se acertou e a fonte secou.
O Brasil não se limitava apenas a não deixar o Chile jogar. Com a bola, procurava ir à frente, atacar, inclusive com Marcelo e Daniel Alves do outro lado. Em alguns momentos, ambos chegaram a participar da armação do jogo.
O comportamento dos brasileiros incomodou os chilenos, que talvez não esperassem uma marcação em seu campo quando tinham a bola, nem um adversário muito disposto a pressioná-los. Mas Dunga havia dito na véspera que a seleção não iria ficar apenas se defendendo. Nervosos, os chilenos erravam muitos passes na saída de bola.
O Brasil estava bem e até criou algumas chances. Nada, porém, muito empolgante. E a seleção também cometia erros bobos de passe. E, num deles, quase ao fim do primeiro tempo, o Chile acertou a trave de Jefferson com Mark González, que acabara de entrar no lugar de Díaz. O lance animou o time da casa e o jogo, que estava morno. O primeiro tempo terminou com as duas seleções mais abertas, atacando.
No segundo tempo, o que já se previra nos minutos finais do primeiro, ficou claro: com González, o Chile ficou mais exposto. O Brasil continuou concentrado na marcação e, quando tomava a bola, contava com muito espaço para contra-atacar.
Marcelo conseguiu armar duas jogadas ofensivas seguidas. Oscar também teve boa participação nos lances. Mas o meia pecou por tentar o passe em vez de finalizar. Aliás, o vacilo no momento de concluir foi um defeito da seleção.
O Chile se expunha, mas em compensação também atacava bastante. Colocou outra bola na trave de Jefferson, num chute de Isla, e criou boas chances.
Os donos da casa acabaram chegando ao gol após falta cometida por Luiz Gustavo. Mathias Fernandez se antecipou à zaga e desviou. Jefferson ainda tocou na bola, mas não conseguiu evitar o gol.
Ao se ver em desvantagem, Dunga trocou Hulk por Ricardo Oliveira. A seleção foi para cima do Chile, mas aí encontrou um adversário que já se preocupava em se fechar. Lucas Lima no lugar de Luiz Gustavo foi outra tentativa de se chegar ao empate. Não deu certo. A seleção atacava desordenada e deixava espaços. A consequência é que acabou sofrendo o segundo gol, marcado por Alexis Sanchez, e ainda levou olé no final. As Eliminatórias serão duras.
FICHA TÉCNICA
CHILE 2 X 0 BRASIL
CHILE – Cláudio Bravo; Medel, Francisco Silva (Mark González) e Jara; Isla, Marcelo Díaz (Vilches), Vidal, Beausejour e Valdivia (Matías Fernández); Alexis Sánchez e Vargas. Técnico: Jorge Sampaoli.
BRASIL – Jefferson; Daniel Alves, Miranda, David Luiz (Marquinhos) e Marcelo; Luiz Gustavo (Lucas Lima), Elias, Willian e Oscar; Hulk (Ricardo Oliveira) e Douglas Costa. Técnico: Dunga.
GOLS – Vargas, aos 26, e Alexis Sánchez, aos 44 minutos do primeiro tempo.
CARTÕES AMARELOS – Marcelo Díaz (Chile); Luiz Gustavo (Brasil).
ÁRBITRO – Roody Zambrano (Fifa/Equador).
RENDA E PÚBLICO – Não disponíveis.
LOCAL – Estádio Nacional, em Santiago (Chile).
Fonte: Ceará Agora

Dilma encarou decisão do TCU com respeito, diz Jaques Wagner

ddd
O ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, afirmou nesta quinta-feira, 8, que a presidente Dilma Rousseff encarou com respeito a decisão do Tribunal de Contas da União (TCU), que recomendou a rejeição das contas do governo em 2014. Ela pediu, durante reunião ministerial realizada nesta tarde, que haja unidade no governo. Segundo Wagner, os ministros demonstraram compromisso em atuar em suas bancadas em prol da pauta do governo.
De acordo com Wagner, o governo considera a decisão do TCU uma “batalha que está virada”. Segundo ele, o foco do Palácio do Planalto se volta agora para a decisão que será tomada no Congresso.

Na reunião da presidente com sua nova equipe, o Advogado-Geral da União, Luís Inácio Adams, se dispôs a elaborar para cada ministro um roteiro de perguntas e respostas sobre as contas de Dilma de 2014. O dirigente da Casa Civil disse ainda que o objetivo do governo é homogeneizar os pontos de vista sobre as contas de 2014.
“Os ministros Luis Inácio Adams e Nelson Barbosa relataram o episódio de ontem do TCU e esclareceram os pontos de vista da nossa defesa em relação às contas de 2014, para informar a todos os ministros a importância do trabalho agora na Comissão Mista de Orçamento”, disse.
Sobre a possibilidade de um impeachment, o dirigente da Casa Civil ressaltou que não acredita que o parecer do TCU seja utilizado como prova para um pedido de afastamento da presidente. “Uma ferramenta tão nobre como o impeachment não pode ser uma disputa política”, disse.
Para Wagner, a relação do Palácio do Planalto com o Congresso é totalmente diferente da relação com o TCU e qualquer outro tribunal. Wagner afirmou que a expectativa de relação do Palácio com o Congresso é extremamente positiva.
Sobre o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que reabriu nesta semana o processo que pode cassar a chapa de Dilma e seu vice Michel Temer, Wagner afirmou que o objetivo do tribunal é buscar esclarecimentos, o que não significa derrota para o governo. “Alguns já ficam torcendo para antecipar o mérito. Alguns começam a comemorar o que não foi decidido”, afirmou.
A falta de quórum na sessão para apreciação dos vetos ontem também foi abordada durante o encontro dos ministros. “(Ação de) ontem foi considerada como processo de acomodação”, ressaltou o ministro da Casa Civil. Segundo Wagner, o ministro da Secretaria de Governo, Ricardo Berzoini, fez apelo no sentido da rapidez do que foi pactuado.
Ainda de acordo o ministro, a presidente reafirmou o pedido de atenção de cada ministro para o que acontece na reunião ministerial semanal. “A presidente disse que a agenda principal é da economia e do crescimento e, por isso, é necessário um esforço para aprovar a pauta”, ressaltou. De acordo com Wagner, antes de embarcar para a Colômbia, Dilma pediu que os novos ministros continuem com os programas iniciados em gestões anteriores.
Fonte: Ceará Agora

Coelce corta energia de prédios da prefeitura de Canindé por falta de pagamento

Prefeitura de Canindé
A Companhia Energética do Ceará (Coelce) cortou nesta quarta-feira (07/10), a energia da prefeitura de Canindé por falta de pagamento. Em nota, divulgada nesta quinta-feira (08), a Coelce informou que tomou a decisão de interromper o abastecimento de energia após tentar negociar o débito em várias ocasiões.

O corte de energia deve afetar a sede da prefeitura, secretarias, e prédios públicos no município. O corte permanece por tempo indeterminado, até que a quitação das contas atrasadas seja efetuada.
Confira a nota na íntegra da Coelce:
“A Coelce informa que realizou ontem (7) o corte de energia de duas unidades da Prefeitura de Canindé, devido ao não pagamento de faturas por parte do município. A empresa somente tomou a decisão de interromper o abastecimento de energia após tentar negociar o débito em várias ocasiões”.
Fonte: Ceará Agora

FPM dos municípios cearenses cai 22,7% em outubro

FPM
Levantamento feito pela Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) prevê uma queda de 22,7% na primeira parcela, deste mês de outubro, nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), comparado ao mesmo período do ano passado. Para a Aprece, a queda no repasse é consequência da crise econômica e política que o País enfrenta.

Segundo a Associação, em setembro, a redução dos recursos também foi acentuada, chegando a 12,91% de queda real com a inflação do mês.  O FPM é a receita principal da grande maioria dos municípios cearenses e com a queda as administrações estão tendo que cortar pagamento de servidores e investimentos.
Nesta quinta, a boa notícia é que será depositada uma cota extraordinária “referente a uma arrecadação por estimativas de receita”. Os valores brutos representam R$ 301.145.281,88, referentes à classificação por estimativa das receitas de Imposto de Renda. O repasse ocorre separadamente porque a Receita Federal do Brasil (RFB) tem um programa de parcelamento de dívidas de vários impostos. Quando a pessoa jurídica ou até mesmo a pessoa física efetua o pagamento da guia de pagamento do Programa de Recuperação Fiscal (Refis), a RFB classifica por estimativa a quantia de cada imposto que foi recolhida, separando o que é IR e IPI e efetua os repasses correspondentes ao FPM.
As verbas para o FPM são arrecadadas pelo governo federal através do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Como são fontes suscetíveis a variações e ajustes e políticas de desoneração, os valores podem variar constantemente.
Fonte: Ceará Agora