Buscar

07 outubro 2015

Aracoiaba participa de evento regional do PELC em Baturité

No último sábado dia 26 de Setembro de 2015 na cidade de Baturité foi realizado o grande evento regional do Programa de Esporte e Lazer na Cidade – PELC, onde estiveram presentes os municípios do Maciço de Baturité que existem núcleos do PELC, que são: Acarape, Aracoiaba, Aratuba, Baturité, Capistrano, Itapiúna e Palmácia.
Entre as autoridades presentes estava a Coordenadora Geral do PELC Ceará Mayara Veras os secretários de Cultura, Infraestrutura e o Chefe de Gabinete do município de Baturité.
As atrações ficaram por conta dos municípios participantes, onde tiveram Roda de Capoeira; Teatro; Grupo de Dança; Número Circense; Exposição de Pinturas; Grupos Musicais e Apresentação de Karatê.
O evento também contou com a presença dos atletas da Seleção Brasileira de Karatê Vitor, André e Fernando os quais irão representar o Brasil no Campeonato Mundial de Karatê que acontecerá na Indonésia no mês de Novembro deste ano.
O PELC é um programa de Esporte e Lazer que vem modificando a realidade dos municípios onde existem núcleos implantados, trazendo melhorias na qualidades de vida de seus beneficiados.

Texto: Aline Menezes
Fotos: Raimundo Ferreira/Alex Menezes

Arte: Neto Magalhães

Sensação térmica passa dos 36ºC em Aratuba

No último domingo (4), foram registrados temperaturas máximas de 39ºC, em Crateús. Na cidade de Aratuba a sensação térmica passou dos 36ºC.


Com o início do mês de outubro, os cearenses, principalmente os residentes no interior do Estado, devem enfrentar maiores temperaturas e sensação de desconforto térmico ao longo do trimestre deste ano. No último domingo (4), a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) registrou temperaturas máximas de 39 graus, em Crateús, e 38 graus, em Barbalha, Iguatu, Jaguaribe e Sobral. O fenômeno meteorológico acontece por conta do período de transição do sol do hemisfério norte para o sul, quando a incidência de radiação solar é mais intensa em todas as regiões abaixo da linha do equador.

De acordo com Leandro Valente, meteorologista da Funceme, nessa época do ano há, realmente, um aumento gradativo das temperaturas na superfície. Em Fortaleza, por exemplo, as temperaturas que normalmente se mantém na média de 31 graus, podem subir para até 35. "Temperaturas como essa de 39 graus, em Crateús, acontecem sobretudo em dias de pouca nebulosidade, em virtude de um sistema de alta pressão em toda a região nordeste. Com isso, há bastante incidência de radiação solar", afirma.

Entretanto, o desconforto térmico na Capital não será tão intenso quanto no interior. "A partir de setembro, além da temperatura estar mais elevada, os ventos estarão mais fracos", explica Leandro, destacando que no mês de outubro, a velocidade dos ventos começam a reduzir mesmo no litoral, onde costuma haver mais brisa, pode variar de 50 para 24 km/h, dependendo das condições climáticas.

Outro agravante para o calor é a baixa umidade relativa do ar. Nas áreas de sertão, são registradas taxas de 20 a 30% mínimas, diferente de Fortaleza, onde a umidade mínima costuma ser de 40%.

Desidratação

Conforme recomendado pela Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa), em tempos de calor, como ocorre em diversos municípios cearenses, que já sofrem com quatro anos de estiagem, o consumo de água e a boa alimentação são essenciais. Numa situação de temperatura normal a perda de água através do suor é de 100 miligramas, por dia. Em tempos quentes chega a 1.400 miligramas, o que comprova que altas temperaturas favorecem a perda hídrica por meio do suor. E o corpo não tem capacidade de armazenar água, precisando ser hidratado permanentemente.

“A desidratação provocada pela perda excessiva de água, que pode ser por transpiração exagerada e também por ingestão reduzida causam perda de peso, mucosas secas, pulso fraco e rápido”, afirma Vilma de Oliveira, nutricionista da Secretaria da Saúde do Estado. Ela observa que a desidratação, com a perda de 20% da água do corpo, pode ser grave, até causar óbitos.

Por isso, além de beber mais água, com outras boas práticas simples as pessoas podem enfrentar as altas temperaturas e proteger a saúde. A nutricionista destaca que “em períodos de intenso calor é preciso mais do que nunca dar prioridade ao consumo de frutas, verduras e legumes, ricos em vitaminas, minerais e fibras e ricos também em água, ajudando a hidratar o organismo”.

VIA DN

Dilma vê 'luz no fim do túnel', mas espera 'compromisso' do Congresso com País

FOTO: ROBERTO STUCKERT FILHO (PR)
FOTO: ROBERTO STUCKERT FILHO (PR)
A presidente da República, Dilma Rousseff, disse que, a despeito da crise que assola o País, vê “luz no fim do túnel”, mas desde que o Congresso Nacional também faça a sua parte na apreciação dos vetos presidenciais. “Estou vendo luz no fim do túnel, mas o Congresso Nacional tem de mostrar seu compromisso com o País”, disse Dilma, em entrevista às rádios Metrópole de Salvador e Barreiras, na Bahia, onde cumpre agenda na tarde desta quarta-feira (07/10), em cerimônia de entrega de casas do Minha Casa, Minha Vida.
Ao falar da análise dos vetos presidenciais pelo Congresso, Dilma mandou um recado aos parlamentares, ressaltando que é importante que deputados e senadores coloquem os interesses do País acima dos partidários e pessoais. “É fundamental que os interesses do Brasil sejam preservados”. E voltou a alertar que é impossível, neste momento de crise, o País aumentar desproporcionalmente as suas despesas.
Na terça-feira, 6, por falta de quórum, a sessão conjunta da Câmara e Senado para análise dos vetos foi mais uma vez adiada. Entre os itens polêmicos está o que veta o reajuste salarial de até 78,56% para os servidores do Judiciário e o veto à correção das aposentadorias e pensões acima de um salário mínimo com ganhos reais.
Dilma fez uma analogia com as donas de casa, dizendo que elas sabem que, nos momentos difíceis, é preciso conter as despesas de suas casas. Apesar do recado aos congressistas, ela disse crer que o Congresso Nacional irá demonstrar este compromisso com o Brasil. A sessão para apreciação dos vetos foi remarcada para a manhã desta quarta-feira.
Golpe
A presidente foi indagada, na entrevista, sobre as pressões que vem recebendo, principalmente de setores da oposição e da sociedade, que defendem seu impeachment ou sua renúncia. “A democracia brasileira é forte o suficiente para prevenir que variantes golpistas tenham espaço no cenário político brasileiro”, respondeu.
Na sua avaliação, é impossível achar que se faz um serviço à democracia, “tentando métodos para encurtar a chegada ao governo pois o único método reconhecido para se chegar ao governo é o voto direto nas urnas”. E repetiu que o Brasil tem uma democracia robusta e instituições fortes que prezam a liberdade de opinião e expressão.
Desafio
Na entrevista às rádios da Bahia, Dilma disse novamente que o País precisa voltar a crescer, gerar empregos e melhorar suas oportunidades. “O desafio duplo é reequilibrar o orçamento e manter programas sociais e investimentos”, destacou, informando que hoje estará na Bahia para a entrega de moradias populares.
Apesar de reconhecer que a inflação tem crescido, disse que a tendência é de queda, “fato reconhecido até mesmo pelo mercado”, e que sua gestão tem feito todos os esforços nesse sentido. A presidente falou também da reforma ministerial que anunciou na sexta-feira passada, destacando que sua gestão tem feito a sua parte no esforço de saída da crise.
A presidente Dilma Rousseff participa nesta quarta-feira de cerimônia de inauguração de unidades habitacionais do Minha Casa Minha Vida, no residencial São Francisco, na cidade de Barreiras, na Bahia. Prevista inicialmente para as 10 horas, a agenda foi transferida para 15 horas.
Confirmaram presença no evento os ministros da Casa Civil, Jaques Wagner, das Cidades, Gilberto Kassab, a presidente da Caixa, Miriam Belchior, e o governador da Bahia em exercício, João Leão, já que o titular Rui Costa está na Europa em viagem de negócios, e o prefeito de Barreiras Antonio Henrique Moreira.
fonte: Estadão Conteudo
Fonte: Ceará Agora

Puxada pelo botijão de gás, inflação acelera em setembro

gas
O gás de botijão ficou 12,98% mais caro em setembro, resultado que adicionou 0,14 ponto porcentual à taxa do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que ficou em 0,54% no mês passado. A alta é fruto do reajuste de 15% autorizado pela Petrobras nas refinarias, vigente desde 1º de setembro, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Enquanto em algumas regiões pesquisadas o preço do produto aumentou bem menos do que o reajuste concedido, a exemplo do Rio de Janeiro, que ficou em 9,49%, em outras o preço superou em muito o reajuste. É o caso de Vitória, onde atingiu 20,08%, Goiânia, 19,68%, e Brasília, 19,23%”, mencionou o IBGE.
Com o resultado do gás de botijão, o grupo Habitação acelerou de 0,29% em agosto para 1,30% em setembro, a maior alta do mês entre os grupos do IPCA. Outros itens, porém, contribuíram para o movimento.
Segundo o órgão, a taxa de água e esgoto ficou 1,48% mais cara no mês passado, tendo em vista aumentos ocorridos em Curitiba, São Paulo, Vitória e Rio de Janeiro. A energia elétrica, por sua vez, avançou 0,28%, em função de reajustes em Brasília e Goiânia. Nas demais regiões, os resultados oscilaram, apontou o IBGE, por causa de impostos e da redução de 18% no valor da bandeira vermelha a partir de 1º de setembro.
Além disso, também subiram o aluguel residencial (0,59%) e o condomínio (0,45%), segundo o instituto.
fonte: Estadão Conteudo
Fonte: Ceará Agora

Assembleia de professores debate fim da greve na UFC

FOTO: REPRODUÇÃO TV VERDES MARES
FOTO: REPRODUÇÃO TV VERDES MARES
Em assembleia realizada na manhã desta quarta-feira (07/10), é debatida a continuidade da greve por parte dos professores da Universidade Federal do Ceará (UFC). A reunião ocorre no Auditório Engenheiro Cândido Pamplona, do Centro de Tecnologia do Campus do Pici, às 8h, em primeira convocação, e às 9h, segunda convocação.
A solicitação para o debate surgiu do Comando Nacional de Greve dos Docentes Federais, a fim de que se consulte “uma saída unificada de greve”. O fim da greve, caso aprovado, ocorrerá entre a terça-feira, 13, e a sexta-feira, 16. Os professores da UFC estão em greve desde 18 de agosto.
Algumas universidades encerraram suas greves nos últimos dias, tais como a Universidade Federal Fluminense (UFF), encerrada na segunda-feira, 5; a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na terça-feira, 6, e a Universidade Federal de Goiás (UFG), também na segunda.
Em 24 de setembro, o Governo Federal apresentou proposta de reajuste salarial de 10,8%, sendo 5,5% em 2016 e 5% em 2017. O Comando Nacional de Greve considera a proposta “uma drástica redução do poder aquisitivo dos docentes”, visto que “sequer cobre a inflação projetada pelos próprios indicadores oficiais, como também não considera as perdas passadas”.
Fonte: Ceará Agora

Congresso da Juventude Socialista do PDT de Baturité

IMG_9464
Nesse último dia 5 de outubro de 2015, segunda feira aconteceu no Círculo Operário em Baturité, situado próximo à praça da Matriz, com início ás 20h o primeiro congresso da Juventude Socialista do PDT de Baturité, tendo à frente os Jovens Amanda Carneiro e Jonas Agostinho e a direção do partido do PDT de Baturité. Fizeram-se presentes no evento jovens de Baturité e jovens pedetistas das cidades de Quixadá e Fortaleza, além de representantes estaduais da juventude pedetista.

IMG_3984
O evento instigou o debate entre os jovens fazendo um apanhado de toda luta democrática que a juventude participou chegando nas lutas e na pluralidade juvenil que temos nos dias de hoje, buscando uma reflexão sobre a criticidade do jovem nos tempos atuais. A roda de conversa pendurou passando por diversos assuntos e logo depois a jovem Amanda Carneiro deu por encerrado o debate e convidou a todos para que juntos construíssem uma frente de debate sobre a juventude de Baturité e que se filiassem na juventude pedetista, que não implica na filiação partidária e reforçou que a juventude pedetista é uma ala do partido que é totalmente autônoma.

Todos saíram muito satisfeitos com o evento e reforçaram a participação efetiva na juventude pedetista na certeza de que é preciso unificar e construir.
Texto: John Wesley Monteiro
Fotos: Alex Menezes/ Aristony Moura

Fonte: TV Maciço

Cine FMB mais uma novidade da Faculdade do Maciço de Baturité

CINE FMB
A Faculdade do Maciço de Baturité, realizou no dia 25 de setembro o CINE FMB, no auditório da Faculdade, com a exibição do Filme “Quanto Vale ou é por Quilo”, com a participação dos alunos Universitário e em seguida um ciclo de debates em torno das discussões , do Filme.
IMG_8846

O Evento contou com a participação de mais de 100 Universitários, que participaram de forma participativa nas discussões pertinentes as temáticas abordadas no filme.

Texto: João Paulo Freitas
Fotos: Alex Menezes/João Paulo Freitas,

Fonte: TV Maciço

FMB - Passeio Ciclístico em Baturité (Saúde Maciço)

A Faculdade do Maciço de Baturité, realizou no dia 03 de agosto o PASSEIO CICLÍSTICO, que teve como ponto de partida a cede da Faculdade em direção à Praça da Matriz, onde contamos com um público de cerca de 50 participantes e sorteio de uma bicicleta.
 
IMG_9343
A Faculdade tem como objetivo o estimulo a prática de esportes tendo em vista que esta é mais uma ação do projeto “Saúde Maciço”
 
Texto: João Paulo Freitas
Fotos: Alex Menezes

Fonte: TV Maciço

Eliane Novais se filiará ao PMDB e pode disputar vaga de vereadora

Candidata derrotada ao governo do Ceará, a ex-deputada Eliane Novais deverá ser candidata à vereadora peloPMDB em 2016. Ela e o irmão Sérgio Novais, que há poucas semanasdeixaram o PSB, deverão se filiar ao partido de Eunício Oliveira (PMDB) nesta sexta-feira, 9.

Na manhã desta terça, o deputado Danniel Oliveira (PMDB) confirmou na Assembleia ato de filiação dos dois. Segundo ele, a solenidade ocorre na sexta-feira, na sede do PMDB de Fortaleza, na Aldeota.



“Trata-se de um momento histórico, em que pessoas honradas da vida pública, grandes cidadãos e pessoas com grandes serviços prestados ao estado do Ceará passam a fazer parte da história do PMDB”, afirmou Oliveira.

Eliane e Sérgio Novais deixaram o PSB no final de setembro, alegando divergências com a cúpula nacional da legenda. Eles saíram da sigla poucos dias após Danilo Forte (PSB) migrar para o partido, controlando a Executiva estadual do PSB.

Antigos representantes do núcleo histórico do PSB do Ceará, tanto Eliane quanto Sérgio Novais já foram vereadores de Fortaleza. Em 2007, Sérgio foi nomeado presidente da Companhia Docas do Ceará. 

Ariosto Holanda assume cargo de Deputado Federal

Com a posse de André Figueiredo (PDT) como ministro das Comunicações, foi efetivado como deputado federal Ariosto Holanda (Pros). Com a mudança, o Pros empata com o PT como maior bancada da Câmara dos Deputados pelo Ceará, com quatro parlamentares. Ainda é prevista a posse de Paulo Henrique Lustosa (PP), para as próximas semanas. Ariosto é o segundo suplente da eleição passada a assumir vaga na Casa, após a saída de Antônio Balhmann (Pros), que assumiu a Assessoria de Assuntos Internacionais do governo do Ceará. No lugar de Balhmann, assumiu Vicente Arruda (Pros).
Outra mudança prevista na bancada, com saída de Adail Carneiro (PP) é a posse de Paulo Henrique Lustosa - quarto suplente da coligação governista. Em acordo entre lideranças do PHS e PP no Estado, Adail deve se licenciar para assumir uma secretaria da gestão Roberto Cláudio (PDT) em Fortaleza. O terceiro suplente, Inácio Arruda (PCdoB), não assumirá e permanece na Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitece).
O acordo entre Adail, Lustosa e RC já estava fechado antes do anúncio de André Figueiredo nas Comunicações. Ou seja, mesmo que André tivesse recusado convite da presidente Dilma Rousseff, seria o deputado do PP que assumiria vaga do PHS. Antes de assumir a vaga ontem, Ariosto era secretário do Conselho de Altos Estudos da Assembleia.
Resta ainda a definição sobre qual pasta será ocupada por Adail. Nos bastidores, se comenta que RC teria oferecido a Secretaria Executiva Regional I (SER I) ao deputado, que tenta articular pasta de maior peso estratégico. Atualmente, o PP possui duas indicações na máquina pública cearense, com o secretário de Educação de Fortaleza, Jaime Cavalcante, e o presidente do Conselho Estadual de Educação, Padre Zé Linhares.
Saiba mais
Antônio Balhmann (Pros) se licenciou para assumir a Assessoria de Assuntos Internacionais do Estado. Tomou posse o 1º suplente da coligação governista, Vicente Arruda (Pros).
André Figueiredo (PDT) assumiu as Comunicações. Em seu lugar, entrou o 2º suplente da coligação, Ariosto Holanda (Pros).
Adail Carneiro (PHS) deve se licenciar para assumir pasta na gestão RC. Em seu lugar, assume o 4º suplente, Paulo Henrique Lustosa (PP).
Inácio Arruda (PCdoB), apesar de ser o 3º suplente, não deve assumir. Permane no comando da Secitece.

Fonte: O POVO

TSE reabre ação eleitoral contra Dilma e Temer

A maioria dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu reabrir ação de investigação eleitoral em que o PSDB pleiteia a cassação dos mandatos da presidenta Dilma Rousseff e do vice-presidente Michel Temer. Os ministros não entraram no mérito da questão para analisar se houve irregularidades na campanha. A corte analisou apenas o prosseguimento da ação. Com a abertura do processo, a Justiça Eleitoral procederá à investigação das questões levantadas pelo partido e, após a análise das alegações da acusação e da defesa, o caso será julgado no mérito pelo plenário da corte.
O placar da votação ficou em 5 votos a 2 pela reabertura da ação. Em fevereiro, a ministra Maria Thereza de Assis Moura arquivou o processo, por entender que não havia provas suficientes para o prosseguimento da ação. No entanto, o TSE voltou a julgar o caso, devido a um recurso protocolado pela Coligação Muda Brasil, do candidato derrotado à Presidência da República Aécio Neves, do PSDB. A legenda alegou que há irregularidades fiscais na campanha relacionadas a doações de empresas investigadas na Operação Lava Jato.
O julgamento foi interrompido no dia 25 de agosto, após pedido de vista da ministra Luciana Lossio, e foi retomado ontem com o voto da ministra e do presidente da corte, Dias Toffoli, que acompanhou a maioria. Em seu voto, a ministra rejeitou a reabertura da ação, por entender que o partido não apresentou provas concretas sobre as suspeitas levantadas contra a campanha presidencial. Além disso, Luciana defendeu a estabilidade do resultado das eleições. “É preciso garantir a viabilidade do exercício do cargo, evitando que administração do país seja perturbada por uma infinidade de demandas que não guardam relação com o exercício do mandato”, disse.
Antes da retomada do julgamento, os ministros Gilmar Mendes, João Otávio de Noronha, Luiz Fux e Henrique Neves haviam votado a favor do prosseguimento da ação. No processo, o PT sustenta que todas as doações que o partido recebeu foram feitas estritamente dentro dos parâmetros legais e posteriormente declaradas à Justiça Eleitoral. As contas eleitorais da presidenta foram aprovadas pelo plenário do TSE em dezembro do ano passado por unanimidade. (Da Agência Brasil)
Fonte: O POVO

Morre o ex-prefeito de Juazeiro do Norte, Mauro Sampaio

mauro sampaio
O ex-deputado federal e ex-prefeito de Juazeiro do Norte, José Mauro Castelo Branco Sampaio, morreu nesta terça-feira aos 88 anos, em São Paulo. Mauro ficou conhecido por grandes obras na maior cidade do Cariri, entre elas a estátua do Padre Cícero, o estádio Romeirão, que leva seu nome; e a a Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte.

Mauro Sampaio havia feito uma cirurgia em 19 de setembro para tratar de um câncer. O médico permaneceu internado durante 17 dias em São Paulo, mas não resistiu ao tratamento.
O corpo do político deve chegar às 8 horas desta quarta-feira à Juazeiro e deve ser velado na Igreja de São Francisco e em seguida sepultado no cemitério da cidade O prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo (PMDB), decretou luto de três dias na cidade. As sessões da Câmara Municipal de Juazeiro foram suspensas hoje.
Filho de uma tradicional família de políticos, tendo sido seu pai, Leão Sampaio, que foi deputado federal pelo Ceará e de Odorina Castelo Branco Sampaio. Foi prefeito de Juazeiro por dois mandatos, em 1967 e 1996. Foi eleito deputado federal por cinco vezes consecutivas, de 1975 a 1995. Participante da Constituinte de 1988, ele propôs 48 emendas, das quais 16 foram aprovadas.
O ex-deputado foi filiado aos partidos Arena (1967-1979), PDS (1980-1985), PMDB (1986-1990), PSDB (1990-1994) com retorno ao PMDB em 1994. Ele também foi secretário do Planejamento e Coordenação do Estado do Ceará e secretário da Fazenda em 1970.
Fonte: Ceará Agora

Camilo e Roberto Cláudio prestigiam posse de André Figueiredo

12112013_1684259871806599_4171392047805445296_n
O governador Camilo Santana, ao lado do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio esteve na tarde desta terça-feira, 06, em Brasília acompanhando a solenidade de transmissão de cargo do novo ministro das Comunicações, o cearense André Figueiredo (PDT). Em sua página no Facebook, Camilo disse estar honrado em participar do importante momento para o Estado que conta a partir de agora com um novo ministro. “É motivo de muito orgulho para nós ter um cearense no ministério. Tenho certeza de que a pasta está em excelentes mãos”.

O prefeito Roberto Claudio também considerou importante a presença de um cearense num ministério. “Isso abre portas no Governo Federal. O deputado, agora ministro e correligionário do PDT, é um homem sério, que sempre defendeu a causa trabalhista, e vai nos ajudar – prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará, na defesa de recursos para a nossa capital e para o nosso Estado”, destacou o prefeito Roberto Claudio.
A presidente Dilma anunciou, na última semana, o corte de 8 das 39 pastas por meio de fusão e eliminação de ministérios, medidas de enxugamento da máquina administrativa e redução em 10% do próprio salário, do vice e dos ministros (de R$ 30.934,70 para R$ 27.841,23).
Fonte: Ceará Agora

PF desativa operadora pirata de TV que atuava em 16 estados

Foto: Custódio Coimbra / O Globo
Foto: Custódio Coimbra / O Globo
A Polícia Federal deflagrou hoje (6) uma operação para desarticular um grupo suspeito de atuar como operadora pirata de TV por assinatura com mais de 10 mil clientes em 16 estados. Nove pessoas foram presas preventivamente no Rio Grande do Sul, Paraná e em Goiás.
Os policiais cumpriram 33 mandados de busca e apreensão. A organização começou a ser investigada após a polícia receber denúncias de contrabando de equipamentos utilizados na distribuição e recepção de sinal de televisão a cabo e por satélite.
“Durante a investigação, a gente descobriu que havia uma operadora de TV por assinatura, a nível nacional, distribuindo sinal de forma fraudulenta”, disse o delegado responsável pela operação, Alexandre Isbarrola.
Segundo ele, os equipamentos vinham do exterior e eram distribuídos no Brasil por pessoas que vendiam os planos da TV. O delegado explicou que o grupo investigado tinha acesso aos sinais das emissoras, após desbloquearem o sistema de segurança de operadoras legais.
“Eles enviavam esse sinal desbloqueado para um servidor central que ficava em São Paulo. A partir desse servidor, distribuíam para todos os clientes”, disse Isbarrola. Cada plano custava, em média, R$ 30 por mês.
Os investigados podem responder pelos crimes de contrabando, descaminho, estelionato, violação de direitos autorais e formação de quadrilha.
Fonte: Ceará Agora

Juiz determina remoção presos provisórios

presos
O juiz corregedor dos Presídios da Comarca de Fortaleza, Luiz Bessa Neto, determinou que os presos provisórios da Penitenciária de Pacatuba e do Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II), em Itaitinga, sejam removidos imediatamente para as Casas de Privação Provisória de Liberdade (CPPLs). Também estabeleceu prazo de trinta dias para a remoção dos internos do regime semiaberto, presos nas CPPLs, para o IPPOO II.

Segundo o magistrado, as medidas levam em consideração “a necessidade imperiosa de estabelecer-se critérios rigorosos de observância ao primado da individualização da pena, mesmo com a insuficiência de vagas nos regimes fechados e semiaberto”. As determinações constam na Portaria Nº 10/2015, publicada no Diário da Justiça desta terça-feira (06/10).
O juiz também estabeleceu prazo de trinta dias para a adaptação da CPPL I para acolhimento dos presos em regime fechado internados nas CPPLs de custódia. Com isso, será aberto espaço para o acolhimento de presos das delegacias de Polícia da Capital e Região Metropolitana de Fortaleza, em face da decisão da 7ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), até a inauguração da CPPL V, prevista para o final de dezembro.
Recomendou, ainda, a observância à individualização da pena. Isso significa que presos do regime fechado e semiaberto não podem ser internados em estabelecimentos de custódia e os provisórios com os dos regimes referidos, salvo em casos de segurança prisional e mediante autorização dos juízos de execuções penais criminais.
DECISÃO DA 7ª CÂMARA CÍVEL DO TJCE
No dia 29 de setembro, a 7ª Câmara Cível do TJCE determinou que o Estado remova, no prazo de cinco meses, todos os presos que estão em situação irregular nas delegacias de Polícia de Fortaleza e Região Metropolitana.

O colegiado estabeleceu que devem permanecer somente os detentos que se encontram em situação de flagrância e enquanto necessário à conclusão do inquérito policial.
A decisão foi publicada no Diário da Justiça do último dia dois e está em consonância com a Portaria nº 007/2012, da Corregedoria de Presídios da Comarca de Fortaleza.
TJCE
Fonte: Ceará Agora

Educação Nota Dez No Ceará: as Escolas de Educação Profissional

escolaNo mundo em que vivemos hoje regido pela revolução da Internet e com o mercado de trabalho cada vez mais exigente, os desafios e oportunidades que se apresentam aos jovens em uma velocidade crescente fazem da realidade atual totalmente diferente daquela de duas décadas atrás. Esse cenário impulsionou os gestores de educação nos últimos anos a debaterem e entenderem que a rede de ensino precisa se adequar às mudanças para não perder de vista sua finalidade. Na rede pública, as questões são ainda maiores: preparar os alunos para se tornarem cidadãos capazes de enfrentar o “mundo adulto” de igual para igual com qualquer outro colega da rede particular.
Foi assim que nasceu a ideia de implantar uma rede de Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEPP) no Ceará. Em 2008, a Secretaria da Educação do Governo do Estado instalou as primeiras 25 unidades. Nos anos seguintes esse número foi crescendo, até que chegou às atuais 110 instituições que cuidam de mais de 40 mil alunos matriculados em 52 cursos de 86 municípios. Durante todo o processo, a Seduc estava sob o comando daquela que viria a se eleger a primeira vice-governadora do Ceará. Izolda Cela trilhou toda a carreira na área da Educação, obteve resultados com destaque nacional em suas gestões em Sobral e no próprio governo, por isso o projeto para implantação do ensino profissional no Ceará não poderia ficar sob os cuidados de outra pessoa. “Transformar a rede pública estadual investindo intensamente na educação integral e profissionalizante foi, com certeza, o maior desafio da nossa gestão. E foi uma decisão tão acertada, que o governador Camilo Santana decidiu desde a campanha que, sendo eleito, iria estender progressivamente o ensino integral e profissional para toda a nossa rede. Esse é um compromisso que eu estou acompanhando pessoalmente como vice-governadora e como ex-secretária que acredita que a Educação é essencial para a transformar a realidade e a qualidade de vida do nosso povo”, avalia Izolda.
escola3Segundo Lar
As 110 unidades dessa rede atualmente funcionam das 7 às 17 horas, oferecendo três refeições aos estudantes (dois lanches e um almoço), fardamento, material didático, espaços pedagógicos que contribuem para o melhor aprendizado e um currículo que contempla a formação geral e profissional, além de outros componentes curriculares potencializadores da formação integral, humana e ética dos educandos. São ofertados cursos técnicos integrados ao ensino médio, com duração de três anos. A maior procura é pelos cursos de Informática, Redes de Computadores e Enfermagem. Dessa forma, os alunos aprendem uma profissão ao mesmo tempo em que fazem os três últimos anos da educação básica. O currículo conta com as disciplinas da base comum (previstas no currículo do ensino médio); as disciplinas relacionadas com cada um dos cursos técnicos desenvolvidos nas escolas; conteúdos diversificados voltados para o Desenvolvimento Pessoal e Social com foco no projeto de vida de cada aluno; além de Mundo do Trabalho (abordando todo o Contexto das Relações do Trabalho), Empreendedorismo, Metodologia da Aprendizagem Cooperativa no Horário de Estudo, Projetos, entre outros.
Para a diretora Elizabete Chagas, da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Joaquim Nogueira, o modelo do ensino médio no Ceará já se destaca pelos bons resultados apresentados nos últimos anos. “O Estado tem passado por um momento bastante feliz com esse novo modelo de Escolas Profissionais, que deu identidade para o Ensino Médio e renovou o ânimo dos trabalhadores. Sabemos que ainda é um desafio, mas que tem muito a contribuir com a juventude cearense. Ele é muito importante, valoroso para quem trabalha e para quem recebe. Virou um segundo lar para os alunos. Por isso, não tenha dúvidas, vamos continuar colhendo bons frutos”, salientou.
Oportunizar
Quando o aluno chega ao terceiro ano do ensino profissional, o Governo do Estado propicia o acesso ao estágio curricular obrigatório e remunerado. Mais de 3 mil empresas são parceiras nos programas de promoção de estágio atendendo a mais de 12 mil estudantes. Os últimos levantamentos mostram que 60,8% dos que terminam os estudos nas EEEPs estão inseridos no mercado de trabalho ou em uma universidade. Recentemente, o Governo do Estado lançou uma ferramenta de internet para agilizar, facilitar e estreitar a relação dos empresários, do Poder Público e da mão de obra qualificada. O “Oportunizar” é um banco de dados dos técnicos formados por essas escolas, criado pela Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) em paceria com a Secretaria da Educação do Estado (Seduc) e com apoio da Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS). Por meio da ferramenta (já disponível no endereço eletrônico www.adece.ce.gov.br/oportunizar) as empresas podem elaborar um cadastro e demandar profissionais por curso, área de conhecimento e município.
“Nossa ideia é ampliar o Oportunizar e trabalhar com o Sistema S (Sesc, Sesi, Senai e Senac), com a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL) e outras entidades que têm feito um trabalho extraordinário no Ceará”, explicou Ferruccio Feitosa, presidente da Adece. O Secretário da Educação, Maurício Holanda, considera a criação da ferramenta um presente da Adece, não só para a Seduc, mas pela visão de oportunidades para os jovens capacitados. “Já fizemos muitas parcerias. Algumas individuais com determinadas empresas, outras por segmento, e essa é mais uma parceria estratégica. O Oportunizar é uma iniciativa com a agência do Estado que dialoga diretamente com todos os segmentos do empresariado cearense. Já nasce como uma ferramenta de informática que potencializa imensamente o encontro entre o empresário que quer contratar um profissional qualificado e centenas, dezenas, milhares de jovens interessados em um emprego”, afirmou.
Fonte: Ceará Agora

PRF divulga resultado da operação Romaria segura em Canindé

Moto-Romaria_Luis_Correia
Foi encerrada na ultima segunda-feira dia 05 de outubro, a Operação Romaria Segura em Canindé. Durante a Operação, que teve o objetivo de garantir segurança com cidadania aos romeiros que utilizaram as rodovias federais para participar dos festejos de São Francisco, foram flagrados 15 veículos transportando passageiros em compartimento de carga.

Neste ano, verificou-se um número menor de paus- de -arara circulando em rodovias federais em virtude da intensa fiscalização realizada desde o ano passado, e também, da ampla divulgação midiática.
Durante toda a Operação, 1.267 veículos e 1.209 pessoas foram fiscalizados, 197 autos de infração foram emitidos, sendo 13 por embriaguez ao volante. Também foram realizadas 02 campanhas educativas onde um público de 157 pessoas foi sensibilizado.
Em relação aos acidentes, não houve nenhum envolvendo romeiros. De 23/09 até 05/10, período da Operação, foram registrados 07 acidentes, sendo dois com vítimas fatais na região de Canindé. O primeiro no dia 28/09, envolvendo um Policial Militar, e outro, no último domingo.
Wellington Lima
Fonte: Ceará Agora

Ivete Sangalo elogia Wesley Safadão após gravar clipe com ele: 'Talentoso'

Wesley Safadão e Ivete Sangalo gravam clipe juntos (Foto: Rafa Mattei/Divulgação)
Os fãs de Ivete Sangalo e Wesley Safadão já podem comemorar! Os cantores gravaram nesta segunda-feira, 5, o clipe da música "Parece que o vento", em que eles dividem os vocais. O trabalho aconteceu em Salvador, na Bahia, e o clima nos bastidores foi de descontração.
Wesley Safadão e Ivete Sangalo gravam clipe juntos (Foto: Reprodução/Instagram)
Wesley Safadão e Ivete Sangalo nos bastidores
da gravação (Foto: Reprodução/Instagram)
No Instagram, a cantora compartilhou uma foto ao lado de Wesley Safadão. "Pense numa lindeza? É Safadão! Hoje gravamos o clipe da música 'Parece que o vento' especialmente para o DVD dele. Foi tudo massa", festejou ela."Safadão me convidou para gravar essa música e eu amei o convite. A gente gravou e o resultado foi tão bacana que decidimos fazer um clipe também. Ele veio a Salvador e ficou massa! É um parceiro querido, muito talentoso", contou Ivete, com exclusividade, ao EGO.
Na mesma rede social, o cantor retribuiu a gentileza. "Obrigado, Senhor! Mais um dia especial na minha vida profissional. Hoje tive a honra de gravar uma música com Ivete Sangalo, uma pessoa maravilhosa! A música ficou muito linda, tenho certeza que o Brasil inteiro vai se apaixonar! Vem aí 'Parece que o vento', que também vai fazer parte do nosso DVD ao vivo em Brasília", adiantou ele, que se transformou em príncipe no aniversário de 1 ano da filha.
Em recente entrevista ao EGO, Ivete Sangalo contou como faz para conciliar a carreira de cantora e a participação ativa na criação do filho, Marcelo, de 5 anos. "Você tem que fazer escolhas, não pode abraçar o mundo. E tem que fazer escolhas que sejam menos danosas", disse ela, atualmente também na TV no comando do programa "Superbonita", do GNT.
Wesley Safadão e Ivete Sangalo gravam clipe juntos (Foto: Reprodução/Instagram)
Fonte: EGO