Buscar

05 outubro 2015

Aracoiaba elege novos Conselheiros Tutelares

As eleições para escolha dos novos conselheiros tutelares movimentaram as escolas de Aracoiaba no último domingo (4). Os eleitores aracoiabenses elegeram cinco conselheiros tutelares e cinco suplentes, para um mandato de quatro anos. A votação se encerrou às 17h.
De acordo com informações de servidores a serviço do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), o comparecimento dos eleitores superou as expectativas, mas poderia ter sido maior.
O processo eleitoral recebeu apoio da Promotoria de Justiça de Aracoiaba, Cartório Eleitoral e da Prefeitura Municipal. “Foi um dia bastante produtivo, juntamente com o CMDCA montamos uma excelente estrutura de apoio para que todo o processo transcorresse bem, pois essa era uma das preocupações do Prefeito Antônio Cláudio, oferecer logística e o apoio necessário para que o povo democraticamente fizessem suas escolhas”, comentou Bruno Kelsen.
Os cinco membros do Conselho Tutelar serão os responsáveis por zelar pelos direitos das crianças e adolescentes do município de Aracoiaba, fiscalizando as entidades e interferindo onde há denúncia de violência ou maus-tratos a jovens. Segundo uma pesquisa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência (SDH), cerca de 70% das denúncias relatadas pelo Disque 100 vão para esses órgãos.
Toinha da Passagem Funda, Ana Moreira, Santinha do Chico Miguel, foram reeleitos para mais um mandato, Edmilson Candido e Dedé passam a fazer parte do colegiado como a grande surpresa das eleições deste ano.

Conheça os 05 primeiros colocados
1º Toinha da Passagem Funda – 879 votos
2º Ana Moreira – 864 votos
3º Santinha do Chico Miguel – 793 votos
4º Edmilson Cândido – 547 votos
5º Dedé da Lagoa de São João – 543

Conheça agora 05 suplentes:
6° Patrícia – 394 votos
7° Vanderlucia Castro – 373 votos
8° Valdevam Marcelino – 334 votos
9° José Rosileudo – 310 votos
10° Odelidia – 236 votos
A partir de 10 de janeiro os eleitos tomam posse no Conselho Tutelar da cidade. 

Santuário Mãe das Dores receberá paróquias da Região para abertura da Semana Eucarística

As paróquias da Região Episcopal Serra se encontrarão no dia 07 de novembro no Santuário Mãe das Dores em Aracoiaba para a celebração da missa de abertura da Semana Eucarística. O evento terá início às 17 horas e coincide com a tradicional celebração dos primeiros sábados. A paróquia de Aracoiaba se alegra em receber os irmãos das paróquias vizinhas e convida todos os romeiros da Mãe das Dores a fazer um acolhimento especial para os nossos visitantes. A celebração será presidida pelo vigário episcopal Pe. Abner e concelebrada pelos padres da Região.

Aratuba elege novos conselheiros tutelares

As eleições para escolha dos novos conselheiros tutelares movimentaramas escolas de Aratuba neste domingo (4). Os eleitores da capital elegeram cinco conselheiros tutelares e cinco suplentes, para um mandato de quatro anos. A votação se encerrou às 17h.

A Escola Maria Júlia, no centro de Aratuba concentrou o maior numero de sessões e a maior quantidade de eleitores.

De acordo com informações de servidores a serviço do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), o comparecimento dos eleitores superou as expectativas, mas poderia ter sido maior.

O processo eleitoral recebeu apoio da Promotoria de Justiça de Aratuba, Cartório Eleitoral e da Prefeitura Municipal. “Foi um dia bastante produtivo, juntamente com o CMDCA montamos uma excelente estrutura de apoio para que todo o processo transcorresse bem, pois essa era uma das preocupações do Prefeito Ivan Neto, oferecer logística e o apoio necessário para que o povo democraticamente fizessem suas escolhas”, comentou Lireuda Lima.

Os cinco membros do Conselho Tutelar serão os responsáveis por zelar pelos direitos das crianças e adolescentes do município de Aratuba, fiscalizando as entidades e interferindo onde há denúncia de violência ou maus-tratos a jovens. Segundo uma pesquisa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência (SDH), cerca de 70% das denúncias relatadas pelo Disque 100 vão para esses órgãos.


Chiquinho Borges, Catarina do Cachimbinho e Beto Quelemente foram reeleitos para mais um mandato, Milena Maciel volta ao conselho e Mizael do Distrito de Pai João passa a fazer parte do colegiado como a grande surpresa das eleições deste ano.


1° Chiquinho Borges: 449

2° Catarina do Cachimbinho: 372

3° Beto Quelemente: 271

4° Milena: 238

5° Mizael Sousa: 229

Conheça agora os cinco suplentes:

6° Diego Alencar: 177

7° Maria de Jesus: 172

8° Irmã Edna: 135

9° Regilene Prudêncio: 95

10° Nilma Castro: 90

Na eleição ainda foram registrados 86 votos nulos e 17 votos em brancos. 

GALERIA DE IMAGENS

Mãe aparece e depõe sobre PM que 'negociou' sexo com filhas de 6 e 14 anos

mãe filhas amante estupro pmMãe aparece, depõe sobre PM que 'negociou' sexo com filhas de 6 e 14 anos e pode perder a guarda. Pai das meninas, que mora em Minas Gerais, confirmou que pretende levar as garotas para morar com ele.

A amante do policial militar investigado por sugerir sexo com meninas de 6 e 14 anos prestou depoimento à Polícia Civil na noite dessa quinta-feira (1º), na cidade de Sousa, Sertão do estado. Ela estava escondida em um sítio no município do Barro, no Ceará, desde que a conversa dela com o amante vazou na internet.
Nas mensagens, o PM pede que a amante dope as meninas para que ele pudesse fazer sexo com elas. Ele chega a dizer que a permissão da amante para o ato seria uma “prova de amor”.
De acordo com a delegada Yvna Cordeiro, da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher, a mãe das garotas, que estava acompanhada por advogado, disse que jamais permitiria que o policial tocasse em suas filhas.
No momento, as duas meninas estão sob custódia de uma tia paterna. O pai delas, que mora no estado de Minas Gerais, confirmou que irá para a Paraíba e pretende pedir a guarda das garotas.
“A questionei por qual motivo ela não rejeitou qualquer tipo de envolvimento do amante com as meninas assim que ele iniciou a conversa. Ela disse que resolveu dar corda para saber até onde ele iria chegar e se decepcionar o bastante para conseguir terminar o relacionamento com ele, uma vez que é muito apaixonada pelo militar. Mas garantiu que nunca cogitou a hipótese de ceder aos pedidos do amante”, disse a delegada ao Correio.
Ainda conforme a delegada, as duas filhas da mulher já foram ouvidas. Segundo a garota mais velha, que flagrou a conversa da mãe com o amante e divulgou o diálogo, ela e a irmã não chegaram a ser abusadas pelo policial militar.
“A criança menor foi ouvida em oitiva especial, por uma psicóloga e eu estou aguardando o relatório da conversa. Já a maior foi ouvida por mim e disse que não chegou a ser abusada. Ela disse que poucas vezes encontrou o amante da mãe e nunca havia percebido que ele tinha interesse nela”.
Apesar do depoimento da adolescente, a Polícia Civil solicitou que as meninas passassem por exame sexológico. De acordo com a delegada Yvna Cordeiro, o resultado deve ser divulgado na segunda-feira (5).

Confira quem foram os conselheiros tutelares de Mulungu eleitos em 2015


Fonte: TV Maciço

Confira quem foram os conselheiros tutelares de Baturité eleitos em 2015


Fonte: TV Maciço

Vocalistas do Aviões do Forró abandonam palco durante show para não serem presos; veja vídeo

maxresdefault
Solange e Xandinho, vocalistas do Aviões do Forró.
Quem foi ao show “Aviões Pra Todo Mundo!”, ocorrido neste sábado no Espaço Reserva, não esperava pelo desfecho que poria ladeira abaixo toda uma noite de diversão. O Motivo foi que o último grupo a se apresentar no evento, a banda cearense de forró, Aviões do Forró, teve que interromper as suas atividades para que não fossem presos pela polícia.
De acordo com o produtor do festival, Jef Lauande, existe a Lei Municipal nº 200/2009, no artigo 177, inciso VI, que não permite nenhum tipo de aparelhagem de som depois das 3h, e que por isso a apresentação da banda precisou ser interrompida a pedido da polícia.
“A Lei é clara ao dizer que não se pode ir além das 3h da manhã. De qualquer forma, eles tiveram cerca de uma hora e meia de show. Todas as outras atrações se apresentaram normalmente, nenhum dos artistas convidados deixou de subir no palco”, disse o produtor.
A Lei Municipal nº 200/2009 assegura que bares, restaurantes, boites, buffets, casas de eventos e de recepções, bem como shows musicais em locais privados ou com isolamento acústico, precisam encerrar suas artividades diariamente às 3h. A Lei ainda contempla lojas de conveniências (às 24h), shows musicias a céu aberto (às 2h) e festejos juninos e de carnaval (às 3h).
Lauande também informou que o evento estava marcado para começar às 19h, mas que tinha ciência do atraso do público, coisa que acontece em qualquer festival, mas que influencia diretamente nos horários das atrações.
“Aqui em São Luís nós temos esse problema com horário. Nós marcamos para iniciar às 19h, mas o grande público só foi aparecer por volta das 23h. Apesar disso, a nossa programação teve início às 19h30, mesmo com uma quantidade reduzida de pessoas”, observou.
Ele ainda comentou que “as demais atrações subiram ao palco e se apresentaram normalmente. Apenas que para cumprir a Lei, quando o relógio marcou 3h da manhã a polícia precisou mandar interromper o show, senão nós da produção e a banda seríamos presos por não cumprir uma determinação legal”. A banda Aviões do Forró, principal grupo musical da noite, subiu ao palco por volta das 1h30min da madrugada.
Em um registro de vídeo feito por uma das pessoas que estiveram no evento, mostra os vocalistas Solange Almeida e Alexandre Avião (também conhecido como Xandinho) se justificando para uma plateia lotada que a apresentação da banda precisaria ser suspensa em cumprimento da Lei.
“Eu gostaria de pedir desculpas”, disse Solange. “A culpa não foi nossa, mas se a gente continuar a gente vai ser preso. A gente não pode ser preso. Eu tenho quatro meninos para criar, ele mais quatro (referindo-se ao segundo vocalista, Xandinho) e uma infinidade de pessoas aqui. São Luís, desculpa de verdade, a culpa não foi nossa. Chegaram aqui, mandaram a gente parar ou a gente seria preso”, lamentou.
Xandinho também aproveitou a situação pedindo desculpas e agradecendo o carinho dos fãs. “Desculpa, a gente tem que respeitar a Lei. Palma pra São Luís. Obrigado, gente. Deus abençoe vocês. Valeu!”, destacou.
Em seguida as luzes do palco são apagadas por completo, deixando o público inconformado sob muita reclamação.
Confira abaixo o vídeo feito por um cinegrafista amador:

Conheça os eleitos para o Conselho Tutelar em Quixadá e região

conselho_tutelar
Neste domingo, 04, aconteceu a votação para a eleição unificada dos conselheiros tutelares. O voto facultativo dos eleitores escolheu cerca de 30 mil novos conselheiros no Brasil. Eles terão mandato de quatro anos, podendo concorrer uma vez à reeleição.

Esses profissionais terão uma missão ampla: zelar pelos direitos de crianças e adolescentes. Eles precisam atuar tanto em situações de direitos ameaçados ou violados, como na fiscalização de entidades que trabalham com a infância.

Eleições no Sertão Central do Ceará

No Sertão Central do Ceará, o pleito foi marcado por denúncias de crimes eleitorais e demora nas apurações. Outro fato inusitado foi a proibição de que a imprensa local acompanhasse a apuração, como ocorreu em Quixadá.
Conforme informações do Núcleo de Cidadania e Adolescência (NUCA), de Quixeramobim, houve aumento no número de eleitores naquele município. O contrário se deu em Quixadá, quando apenas 10% dos eleitores foram votar, segundo o Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente (Comdica).
Em Quixadá, o resultado final foi o seguinte:
  1. Maurilene – 2.203 votos; (Eleita)
  2. Chelda – 1.767 votos; (Eleita)
  3. Gilmar Júnior – 1.708 votos; (Eleito)
  4. Mirelle – 1.622 votos; (Eleita)
  5. Crisiane – 1.622 votos; (Eleita)
  6. Beatriz – 1.620 votos;
  7. João Paulo – 1.547 votos;
  8. Fagner – 1.520 votos;
  9. Samuel Paiva – 1.261 votos;
  10. Camila – 892 votos.
Resultado em Quixeramobim:
  1. Zezinho Nogueira -1167
  2. Bebeto – 1022
  3. Jaqueline – 845
  4. Goreth Nobre – 772
  5. Diana Cosmo – 544
Resultado em Ibaretama:
  1. Janaina – 510
  2. Rafhaella -487
  3. Rogerio do Antônio Agenor  – 471
  4. Rita Castro -357
  5. Aurineide – 307
Resultado em Choró:
  1. Dulce – 1.120
  2. Gizélia -1088
  3. Milena-1032
  4. Alanmaick -820
  5. Jonatas – 815
Resultado em Canindé:
  1. Manel – 1016
  2. Mariano -695
  3. Jaelson -667
  4. Leandro Justa -634
  5. Angélica- 476
Resultado para Senador Pompeu:
  1. Lano – 653;
  2. Gilmaria – 630;
  3. Francisco Rogério – 543;
  4. Denis – 537;
  5. Erivanda – 424.
Resultado em Solonópole:
  1. Kadson Pinheiro – 442
  2. Patrícia Coelho – 407
  3. Solange Araújo – 368
  4. Camila Silva – 361
Resultado em Pedra Branca:
  1. Josa Germano – 741
  2. Pedro Guilherme  – 703
  3. Alírio – 639
  4. Diana Ambrósio- 620
  5. Fernando -589.

Camilo anuncia inicio das operações do Raio, Batalhão de Divisas e Ciopaer na Zona Norte

ciopaer
O Governador Camilo Santana anunciou nesta sexta-feira (2) que os Batalhões de Divisas e o Raio e a Ciopaer começam a funcionar neste mês de outubro, na Zona Norte. Ele destacou o trabalho desenvolvido pelo Estado do Ceará em parceria com outras instituições para garantir a redução dos índices de violência.

O Governador Camilo Santana destacou também que nos primeiros oito meses do ano, a redução do número de homicídios ficou em 11%, sendo 13% em Fortaleza. No próximo dia 9, está prevista a reunião de monitoramento dos índices de violência com a cúpula da segurança pública para a divulgação dos resultados do mês de setembro.
Fonte: Ceará Agora

Saidinha bancária: homem é baleado na cabeça na frente da Igreja de Fátima

moto bandidos assalto
Um homem foi baleado na tarde desta sexta-feira, 02, enquanto esperava o ônibus em uma parada em frente a Igreja de Fátima, na Avenida Treze de Maio, em Fortaleza. Segundo  a Polícia, a vítima tinha acabado de sair da agência da Caixa Econômica e ao ser abordada por dois homens que se aproximaram em uma moto Honda CG Titã de cor vermelha, se assustou e foi baleada na cabeça.

Ainda não se sabe se os homens levaram dinheiro. O homem foi socorrido por policiais do Ronda do Quarteirão e encaminhado, consciente, para o Instituto Doutor José Frota (IJF), no Centro. A Polícia realiza diligencias em busca dos responsáveis pela ação.
Fonte: Ceará Agora

Petrobras deve investir menos de US$ 20 bi este ano

FOTO: (Ueslei Marcelino/Reuters)
FOTO: (Ueslei Marcelino/Reuters)
A Petrobras decidiu arquivar o projeto de anunciar uma revisão do seu plano de negócios para este ano, apurou o Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado. Todo o esforço de planejamento do comando da estatal agora mira a elaboração de um novo orçamento para 2016, com a revisão das premissas de câmbio e preço do barril de petróleo.
Mesmo sem um novo plano formal para este ano, a diretoria quer cortar investimentos. A intenção é manter os desembolsos abaixo de US$ 20 bilhões, cifra inferior aos US$ 29 bilhões projetados em junho.
Para o ano que vem, o investimento será ajustado a um dólar médio de R$ 3,80 e uma cotação média do barril de petróleo de US$ 55. Valores bem diferentes dos apresentados em junho, quando a estatal anunciou o plano de negócios 2015-2019. Na época, a companhia esperava trabalhar em 2016 um câmbio de R$ 3,26 e um barril de petróleo de US$ 70.
Os números foram apresentados pela diretoria na última reunião do conselho de administração, a primeira comandada por Nelson Carvalho, que substituiu Murilo Ferreira, presidente da Vale. Ferreira pediu licença, até novembro, da presidência do conselho.
A revisão do orçamento para 2016 reflete o cenário de incertezas da economia e da indústria do petróleo. A disparada do dólar compromete o caixa da Petrobrás, que tem cerca de 80% de sua dívida atrelada à moeda americana. No terceiro trimestre, o endividamento aumentou em R$ 100 bilhões – a dívida total da companhia beira R$ 500 bilhões. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
fonte: Estadão Conteudo
Fonte: Ceará Agora

Dilma tenta reagrupar governo e Lula age nos bastidores da reforma, diz NYT

dilma-lula
Em uma luta para conseguir reagrupar um governo fragmentado e prosseguir com o ajuste fiscal, a presidente Dilma Rousseff deu novos passos em direção à austeridade ao reduzir o número de ministérios e cortar seu próprio salário e o de ministros, afirma o The New York Times em uma reportagem publicada na edição deste sábado, 3. O jornal norte-americano destaca ainda que o “poderoso” ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva agiu nos bastidores da reforma ministerial.

As medidas anunciadas na sexta-feira, 2, ocorrem em meio a um esforço de Dilma para conseguir apoio para propostas mais duras para o ajuste fiscal. Ao mesmo tempo, a presidente tem que lidar com pedidos para sua saída do governo, destaca o jornal dos Estados Unidos. A reforma ministerial aumenta o poder do PMDB e Dilma pode conseguir recuperar alguma influência, de acordo com a reportagem. Em sua atuação nos bastidores, Lula conseguiu emplacar Jaques Wagner na Casa Civil.
O jornal dos EUA destaca que a presidente Dilma está “sob ataque” por pedidos de impeachment influenciados pelas denúncias de corrupção envolvendo seu partido, o PT, no escândalo da Petrobras. “A posição de Dilma em Brasília pode também ser reforçada”, destaca o Times, destacando que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), foi colocado “na defensiva” após autoridades da Suíça confirmarem a existência de contas.
O jornal ressalta que a reforma ministerial anunciada por Dilma tem um caráter mais “simbólico”, pois os problemas fiscais do país são muito maiores. O jornal cita ainda que outros presidentes na América Latina tomaram medidas similares e menciona o dirigente da Bolívia, Evo Morales, que cortou seu salário pela metade. A reportagem ressalta que Dilma cortou seu salário e dos ministros em 10% e a reduziu oito ministérios.
Fonte: Ceará Agora

Candidatos veteranos superam nº de novatos no Enem; total de inscritos caiu

alunos-do-enem
Neste ano, o número de inscritos que vão tentar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pela primeira vez – 2,5 milhões – representa menos da metade do total de candidatos que já fizeram a prova em edições anteriores: 5,2 milhões. Desde 2010, é a primeira vez que a quantidade de veteranos supera a de novatos. Em relação ao ano passado, a redução de candidatos estreantes foi de 47%.

Os dados foram divulgados ontem pelo Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais (Inep), órgão do Ministério da Educação responsável pela prova. O Enem 2015 também apresentou um inédito recuo do total de candidatos – 7,7 milhões, ante 8,7 milhões no ano passado, queda de 11%.
Na comparação com o Enem 2014, o recuo dos estreantes no exame foi mais acentuado entre os candidatos ainda no começo ou na metade do ensino médio (cerca de 20%). Esse grupo, na maioria, é formado pelos treineiros: alunos que ainda não podem tentar uma vaga na faculdade, mas querem ter uma experiência real de prova.
A divisão por idade também mostra que a redução foi maior entre os bem jovens. O grupo de candidatos com 16 anos ou menos, que normalmente ainda não chegou ao 3.º ano do ensino médio, está quase 40% menor do que na edição anterior.
O presidente do Inep, Chico Soares, também atribuiu a queda, em parte, a mudanças nas regras para a dispensa do pagamento de taxas de inscrição. Candidatos que declaram carência socioeconômica e não comparecem aos dois dias de exame perdem o direito de pedir novamente a dispensa no pagamento das taxas no ano seguinte. “Talvez quem não esteja muito seguro tenha optado por fazer o Enem somente no ano que vem”, analisou Soares. “O importante é ressaltar que ninguém ficou de fora por falta de condições financeiras para o pagamento das taxas.”
A regra, estudada pelo instituto há alguns anos, tem o objetivo de inibir a abstenção no exame. No ano passado, a taxa de faltosos foi de 28%, considerada alta. Isso leva a gastos desnecessários com a impressão e o transporte das provas, além da contratação de fiscais. Na edição de 2010, por exemplo, 86% dos candidatos ausentes eram de escola pública.
Já a quantidade de estudantes que enfrentaram a prova uma ou mais vezes teve um salto de 53% – de 3,4 milhões para 5,2 milhões do Enem passado para o deste ano. O Inep, porém, não apresentou explicação para o fenômeno. Essa fatia de candidatos crescia desde 2013, mas o aumento brusco surpreendeu especialistas. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Fonte: Ceará Agora

PDT marca convenção e pode ter mudanças no diretório estadual

andre figueiredo
Após a entrada do Grupo dos irmãos Ferreira Gomes (faltando ainda Cid Gomes assinar sua ficha de filiação), o Partido Democrático Trabalhista (PDT) publicou neste sábado edital convocando filiados para a Convenção Estadual do partido, que acontecerá no dia 17 de outubro próximo. Com a ida do presidente atual, o deputado federal André Figueiredo, para o Ministério das Comunicações, cogita-se sua substituição por Cid Gomes.
No evento de filiação do prefeito Roberto Cláudio e outros prefeitos do Interior, Figueiredo desconversou sobre o futuro. Já no ato de filiação de Ciro Gomes em Brasília, os irmãos Ferreira Gomes deixaram claro que não chegavam para mudar nada, mas queriam somar e que, por eles, Figueiredo permaneceria no cargo por vir conduzindo bem a sigla. Na convenção, além a renovação do Diretório Estadual, os filiados vão eleger a comissão de ética e o conselho fiscal.

Fonte: Ceará Agora