Buscar

28 setembro 2015

Cid Gomes leva 57 prefeitos do Ceará para o PDT

O prefeito Roberto Cláudio e mais umas cinco dezenas de prefeitos ligados ao PROS se despedem hoje do partido e ingressam no PDT. Em um segundo momento, se filiarão ao novo partido os liderados de Cid Gomes, sem mandato, nos vários municípios cearenses. Os deputados federais, estaduais e vereadores, juntos com o próprio Cid ficarão para um terceiro momento. Ciro Gomes foi o primeiro a se filiar ao PDT, recentemente, em Brasília.
A decisão sobre a programação de ingresso no PDT foi acertada no último sábado, após uma demorada reunião de Cid com o deputado André Figueiredo, presidente estadual do PDT, para resolver as últimas pendências no Interior, entre liderados do ex-governador e alguns pedetistas que comandam a sigla nos seus respectivos municípios. 
O evento da filiação vai acontecer, no início da noite, em Fortaleza, com a presença do presidente nacional da sigla, Carlos Lupi, outras lideranças do PDT, além de Cid e Ciro Gomes. Numa segunda etapa, ainda a ser definida, a filiação será dos líderes políticos ainda hoje filiados ao PROS em vários municípios cearenses. Por último será a filiação dos deputados, federais e estaduais e vereadores. 
Estes, desde o primeiro momento ficaram preocupados com seus mandatos, tendo em vista a dificuldade criada pela direção nacional do PROS de liberá-los para evitar o processo de perda do mandato por infidelidade partidária. No caso dos prefeitos, assim como de governadores, presidente e senadores, cujos mandatos são de cargos majoritários, a migração entre partidos é possível.

Prefeitos 

No último sábado, em Fortaleza, alguns dirigentes nacionais do PROS conversaram com aliados do ex-governador Cid Gomes, mas tudo ficou como antes. O partido já está entregue ao deputado federal Odorico Monteiro (PT), considerado um aliado de Cid Gomes, de quem foi secretário na Prefeitura de Sobral. O deputado federal Domingos Neto, líder da bancada do partido, chegou a ser contactado pela direção nacional do PROS para ficar no partido e dividir o seu comando no Ceará com Odorico Monteiro. Domingos espera a criação do PL para ser o seu presidente no Ceará. 
A expectativa do grupo cidista é levar para o PDT um total aproximado de 70 prefeitos. Além dos que se filiarão hoje, alguns outros estão organizando os seus grupos, nos respectivos municípios, para acertarem a nova direção partidária na localidade. 
Os deputados e os vereadores vão aguardar a sanção da Lei da Reforma Política, com a garantia do prazo de um mês para mudar de partido, sem problema com a Lei da Fidelidade Partidária, para se filiarem ao PDT.
Como a Reforma Política reduziu o tempo de filiação partidária para os candidatos que era de um ano e agora será apenas de seis meses, os vereadores poderão se filiar em abril do próximo ano, sem problema para concorrerem ao próximo pleito. Já os deputados, exceção dos que querem ser candidatos a prefeito, podem esperar bem mais para mudarem de partido, pois só disputarão a renovação dos eus mandatos na eleição em 2018.

Fonte: DN 

Após gritaria e xingamentos, sessão na Câmara Municipal de Madalena é encerrada

Madalena - Politica
Sessão tumultuada na Câmara de Madalena. (Foto – Tv Web Sertão)
A sessão da Câmara Municipal de Madalena, no sertão central cearense, realizada no fim da tarde desta quinta-feira, 24, foi marcada pela falta de educação de alguns assistentes e teve que ser encerrada antes do previsto.
O fato é que, ao comparecer naquela casa para prestar esclarecimentos aos vereadores, sobre a pasta que administra, o secretário de Educação João Filho Costa, atraiu um número considerado de pessoas, e o plenário mais uma vez ficou lotado.
No momento em que o secretário era questionado pelos vereadores de oposição, algumas pessoas que detém cargos comissionados dentro da administração, começaram a gritar e denegrir com palavras os parlamentares.
Por reiteradas vezes o Presidente da Câmara Paulo Cezar Rocha solicitou que as pessoas fizessem silêncio, porém não teve êxito.
Um intervalo ainda aconteceu por cerca de cinco minutos até que os ânimos fossem controlados, mesmo assim a gritaria não cessava.
Sem chances de ouvir quaisquer esclarecimentos nem questionamento dos vereadores, a sessão foi encerrada, sem que os vereadores pudessem ouvir o que tinha a dizer o secretário de Educação.

Com a situação ainda descontrolada, a Polícia Militar teve que ser acionada para o local. (da Tv Web Sertão).

Jornal Nacional e Jornal Hoje, da Rede Globo, destacam crise hídrica em municípios do Sertão Central

Captura de Tela (117)
Barragem de Quixeramobim. (Foto: Reprodução/Rede Globo/Jornal Hoje.)
Jornal Hoje, da Rede Globo, apresentou neste sábado, 26, reportagem mostrando a realidade de crise nos recursos hídricos no Sertão Central do Ceará.
O jornalístico global foi até Quixeramobim para explicar o processo de seca que levou ao esgotamento da barragem daquele município.
Captura de Tela (115)
Quixeramobim. (Foto: Reprodução/Rede Globo/Jornal Hoje.)
Também mostrou que o abastecimento da cidade, assim como na Zona Rural, está acontecendo através de caminhões pipa, em uma operação coordenada pelo exército.
Já o Jornal Nacional, noticioso televisivo de maior audiência no país, mostrou a situação em Canindé eIbaretama e explicou a luta dos moradores para conseguir a água necessária para realizar atividades básicas do dia a dia.
De acordo com o último levantamento da Secretaria Estadual de Recursos Hídricos do Estado do Ceará, dos quase 21.500 poços perfurados, 7.200 não têm utilidade. A Superintendência de Obras Hidráulicas do estado diz que vai colocar 251 poços para funcionar até o fim de 2015 e outros mil em 2016.
Acompanhe as reportagens nos seguintes links: Jornal Hoje / Jornal Nacional.

Jornalista Fabíola Reipert diz que fama subiu à cabeça de Wesley Safadão

Wesley Safadão
Wesley Safadão
O sucesso subiu à cabeça de Wesley Safadão.
O pessoal que trabalha nas emissoras de TV, principalmente na Globo, está comentando que ele anda meio estrelinha e não aceita mais convites para ir a programas.
Atrações como Fantástico, Esquenta, Altas Horas e Domingão do Faustão vivem atrás do cantor e ele só esnoba. Faz pouco. Diz que está ocupado fazendo shows, mas posta fotos e vídeos na praia, piscina, fazendo churrasco na laje etc… Isso pega super mal para ele.
Um episódio muito desagradável aconteceu com Faustão.
Wesley tinha aceitado fazer uma gravação para o Domingão ao lado de Marcos e Belutti, mas desmarcou. Tiveram de cancelar tudo e a dupla ficou sem gravar por causa dele.
Safadão também foi convidado para ir ao Prêmio Multishow, mas não aceitou. E vive dizendo não para entrevistas.

Está certo que o cantor tem agenda lotada de shows e o maior cachê do Brasil (em torno de R$ 600 mil). Só no Sul o povo não vai com a cara dele. Mas ficar esnobando quem o ajudou a ficar famoso não é uma atitude bacana, né? (Fabíola Reipert, no Uol.)

Ao se filiar ao PMDB, Marta Suplicy diz que Temer vai reunificar o país

marta suplicy
A senadora da República, Marta Suplicy, filiou-se hoje (26) ao PMDB em cerimônia no Teatro da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Tuca). O evento contou com liderança nacionais do partido como o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (RJ), o presidente do Senado, Renan Calheiros (AL), e do presidente da República em exercício, Michel Temer.

“O PMDB soube devolver a nós o que há de mais valioso na vida, a liberdade, o direito de ir e vir, de mudar de ideia. Isso já foi mencionado, e foi uma das coisas que eu mais gostei do PMDB. Eu senti que eu caibo por causa disso, é um partido amplo”, disse a senadora em seu discurso.
Marta falou também falou sobre a sua saída do PT, em abril. Segundo ela, a relação com o partido era conflituosa e sem perspectiva de melhora. “Vocês sabem que tem algumas decisões na vida que são muito difíceis, não são fáceis de serem tomadas. Mas eu sempre tive como norma que diante de relações conflituosas sem a menor perspectiva de melhora, e que ferem os nossos princípios, o melhor caminho a se tomar, por mais doído que seja, é o do rompimento”, disse.
A senadora disse que decidiu ingressar no PMDB após uma conversa com Michel Temer, a quem Marta chamou de líder conciliador. No seu discurso ela criticou a corrupção e disse que Temer poderá reunificar o país.
“A gente quer um Brasil livre da corrupção, livre das mentiras, livre daqueles que usam a política como meio de obter vantagens pessoais. Afinal, estou no PMDB do Doutor Ulysses, que democratizou o país. E no PMDB do doutor Michel, que vai reunificar o país”.
Marta disse ainda que manterá o foco da sua atuação nas pautas sobre as mulheres e os desassistidos. E pediu apoio ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha, para a aprovação do projeto de lei de cotas para mulheres no Legislativo. “Passou no Senado mas, sem a cooperação do presidente da Câmara, nós não conseguiremos”.
A senadora Marta Suplicy deixou o PT em abril deste ano, onde estava desde 1981. Nesse período, foi deputada federal prefeita de São Paulo, ministra do Turismo, durante o segundo mandato do governo Lula,  e ministra da Cultura na gestão da presidenta Dilma Rousseff.
Fonte: Ceará Agora

Cunha defende candidatos próprios do PMDB e fim da relação com o PT

cunha
O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), defendeu hoje (26) que o partido concorra, nas próximas eleições, com candidatos próprios e deixe a parceria com o PT. “Time que não joga não tem torcida”, disse ao discursar na cerimônia de filiação da senadora Marta Suplicy, em São Paulo.

“O PMDB tem de ter candidatos em todos os municípios, tem de disputar todas as prefeituras, tem de ter candidato para todos os governos estaduais, fazer o maior número possível de governadores. O PMDB tem de ter candidato à Pesidência da República, não podemos mais ir a reboque de quem quer que seja”, afirmou.
Ao falar sobre a filiação de Marta Suplicy ao PMDB, Cunha disse que a senadora é bem-vinda e que a legenda deveria seguir o exemplo dela, e deixar o PT. “Marta, que sua presença possa aumentar e consolidar o PMDB em São Paulo e no Brasil. E não tenha dúvida, que o PMDB siga o teu exemplo, vamos largar o PT”, afirmou. “Chega de usar o PMDB apenas como parte de um processo para dar cobertura congressual para aquilo que a gente não participou”, acrescentou.
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), presente também ao ato de filiação, reconheceu que o partido tem divergências internas, mas considerou que essa seja uma característica positiva da sigla. De acordo com ele, o ingresso da senadora Marta Suplicy no partido mostra grandeza da legenda.
“O PMDB é um partido que não tem dono. É o maior partido congressual, tem cada vez uma grande responsabilidade com o nosso país. A vinda da Marta, pela sua extraordinária capacidade de formulação, o reforço que ela será, nos deixa todos muitos felizes. No PMDB podemos divergir, isso é estatutário, e o produto dessa divergência é a unidade”, disse Renan.
O presidente da República em exercício, Michel Temer, afirmou que o PMDB se une quando está em jogo o interesse público. Segundo ele, a entrada de Marta Suplicy no partido renova a grandeza da legenda. “Há uma convergência quando se trata do Brasil, do interesse público. Eu comecei lá atrás, exatamente em função das suas características. Abrimos as portas para aqueles que querem colaborar. Temos as portas abertas, mas Marta faz a renovação da grandeza do PMDB”, disse.
Entre outros líderes do PMDB, como Eduardo Cunha, Michel Temer, e Renan Calheiros, estavam o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e o presidente municipal do partido em São Paulo, Gilberto Chalita, secretário de Educação do município. Também marcaram presença os ministros de Minas e Energia, Eduardo Braga, e de Ciência e Tecnologia, Aldo Rebelo.
Fonte: Ceará Agora

PSD precisa ter candidatos próprios em todos os municípios, avisa Kassab

IMG_20150926_105750947
O Partido Social Democrático – PSD, presidido no Ceará pela prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar, promove neste sábado (26/09), com a presença do Ministro Gilberto Kassab – presidente nacional do PSD, dois grandes eventos de filiações partidárias, reunindo vários líderes políticos cearenses.


O primeiro encontro ocorreu na Câmara Municipal. Na ocasião, Gilberto Kassab, adiantou que a pretensão da legenda é concorrer à vagas nas prefeituras em 2016, e isso inclui a de Fortaleza. “Que nos desculpem os senadores Eunício Oliveira, Tasso Jereissati e José Pimentel, peço o mesmo ao governador Camilo Santana e ao prefeito Roberto Cláudio, pessoas por quem tenho enorme respeito, mas eles precisam entender que um partido que não tiver candidatos próprios nas eleições majoritárias, não cumpre seu papel e será apenas um apêndice”, avisou.
A presidente da sigla no Estado, Patrícia Aguiar, disse que Kassab visita o Ceará para fortalecer o partido para as eleições municipais. “O partido é novo, mas nosso objetivo já em 2016 é estarmos presentes em todos os 184 municípios do Estado”.
Às 17h, em Tauá, o Ministro Kassab segue em caravana para novas filiações, dentre elas, de prefeitos e vereadores de vários municípios do Ceará.
Fonte: Ceará Agora

Empregador doméstico começa a recolher o FGTS a partir de outubro

empregada domestica
Os empregadores domésticos terão que recolher, a partir de outubro, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e outras obrigações de seus empregados. Para facilitar o recolhimento, a Receita Federal oferecerá um sistema que permite o pagamento das contribuições sociais em único boleto.

O próprio sistema fará todos os cálculos das contribuições previdenciárias, do Imposto de Renda Retido na Fonte, se o empregado ganha acima de R$ 1.903, e do FGTS, informou a Receita Federal. Basta apenas que o empregador preencha os valores nos campos indicados na guia eletrônica que estará disponível na homepage da Receita Federal .
De acordo com o Fisco, a guia não limitará o número de pessoas incluídas pelo empregador doméstico na guia, sendo que a obrigatoriedade é a partir da competência outubro, que tem vencimento no dia 7 de novembro.
O recolhimento do FGTS, uma novidade para os empregados domésticos, está na Lei Complementar nº 150 , que regulamentou a Emenda Constitucional 72 – resultado da aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) das Domésticas. Pela lei, o governo foi obrigado a criar o Simples Doméstico, que assegurará o recolhimento mensal, mediante documento único de arrecadação, dos seguintes valores de 8% a 11% de contribuição previdenciária, dependendo do salário do empregado, 8% de contribuição patronal previdenciária para a seguridade social, a cargo do empregador doméstico, 0,8% de contribuição social para financiamento do seguro contra acidentes do trabalho, 8% de recolhimento para o FGTS, 3,2% para o fundo de demissão por justa causa e o imposto sobre a renda retido na fonte os trabalhadores que ganham acima de R$ 1.903,99
As mudanças na legislação estabeleceram a igualdade de direitos e os trabalhadores domésticos que passaram a contar com o seguro-desemprego, com o adicional noturno e a indenização em caso de demissão sem justa causa, entre outros. A jornada do emprego doméstico passou também, por lei, a ser de 8 horas diárias e 44 horas semanais, com direito a receber pelas horas extras trabalhadas. Outra novidade, a multa pela demissão sem justa causa. O empregador deverá depositar, mensalmente 3,2% do valor do salário numa espécie de poupança, que deverá ser usada para o pagamento da multa dos 40% de FGTS. Caso a demissão seja por justa causa, o dinheiro retornará para o empregador.
O governo tem um projeto para unificar cada vez mais o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados conhecido como eSocial , numa ação conjunta com a Caixa Econômica Federal, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Ministério da Previdência (MPS), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Secretaria da Receita Federal, além do Ministério do Planejamento. No portal, o módulo para o empregador doméstico está indisponível temporariamente para que sejam feitas as adequações à nova lei que concedeu os mesmos direitos para os trabalhadores domésticos.
Fonte: Ceará Agora

Lupi e Manoel Dias veem a Fortaleza para filiação de Roberto Cláudio nesta segunda

prefeito_roberto_claudio_retrato_novo_2
A filiação do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, assim como outros prefeitos e lideranças municipais ao Partido Democrático Trabalhista (PDT) será nesta segunda-feira, 28, às 19 horas, no Hotel Praia Centro Endereço, em Fortaleza. A informação foi dada por nota enviada pela assessoria da legenda.

O ato contará com as presenças de Carlos Lupi (Presidente Nacional do PDT), Manoel Dias (Ministro do Trabalho e Emprego), André Figueiredo (Presidente do PDT do Ceará e Deputado Federal), além de Cid e Ciro Gomes, deputados federais e estaduais, prefeitos, vereadores, lideranças e militantes dos partidos.
De acordo com a nota, “o ato, concretiza mais uma passo na união de forças de dimensão nacional que se juntam por um Ceará cada vez mais forte e em defesa do Brasil, tendo como base os históricos pilares ideológicos e programáticos: Fortalecimento de uma alternativa de Esquerda para o Brasil; A defesa da verdadeira social-democracia: um Estado forte e com convivência harmônica com a iniciativa privada; Gestão pública orientada por resultados e pela meritocracia; Luta em defesa dos trabalhadores brasileiros; Educação pública como pilar estratégico de transformação social”. A entrada de prefeitos e lideranças municipais amplia a projeção estadual e nacional do grupo político.
Fonte: Ceará Agora

Acidente com ambulância de Tauá deixa dois mortos em Caucaia

Foto: Divulgação PRF
Foto: Divulgação PRF
Duas pessoas morreram e outra ficou ferida após uma ambulância que seguia de Tauá para Fortaleza colidir contra um caminhão de lixo na madrugada deste domingo, 27, no quilômetro 403 da BR-020, na entrada do aterro sanitário de Caucaia.
Nilda de Souza Melo, uma das socorristas que estava no veículo e o paciente Denivaldo Mota da Silva, morreram no local. Uma mulher identificada como Erisvania Alves de Sousa, de 37 anos, foi socorrida em estado grave e encaminhada para o Instituto Doutor José Frota (IJF), em Fortaleza.
Fonte: Ceará Agora

Quadrilha explode postos bancários da cidade de Choró

tres-tirosMoradores da cidade de Choró acordaram na madrugada deste domingo, 27, com o barulho de tiros e duas explosões. Um grupo de cerca de 10 homens invadiu e explodiu duas unidades de autoatendimento do Bradesco e do Banco do Brasil, esta última inaugurada há pouco mais de um mês.
Os homens chegaram à cidade atirando. Um caminhoneiro que estava próximo ao local do crime foi atingido na altura do abdômen e foi levado ao Hospital de Quixeramobim onde segue internado. O quadro de saúde dele é estável e não corre risco de morrer. A ação ocorreu no momento em que os policiais atendiam a uma ocorrência na zona rural da cidade.
Antes da chegada da Polícia, os criminosos fugiram pela CE-465, em direção à cidade de Canindé. Até a manhã deste domingo, ninguém havia sido preso.
Fonte: Ceará Agora