Buscar

08 setembro 2015

LUTO - Morre o Pai das CEBs de Aratuba

Padre José Maria chegou em Aratuba no dia 19 de fevereiro de 1967 e permaneceu como permanecer Vigário até agosto de 1974. Ele foi um dos fundadores das CEBs em Aratuba.

Na madrugada desta terça-feira (08/09), faleceu o Padre José Maria Cavalcante Costa. Ele nasceu em 03/06/1936, em Santana do Acaraú. Ele foi um dos pioneiros na construção das CEBs em Aratuba.

Quando se fala em Comunidades Eclesiais de Base em Aratuba o nome do saudoso Padre José Maria Cavalcante Costa vem logo a mente. É simplesmente impossível falar em Cebs em Aratuba sem citá-lo.

Numa entrevista feita pela professora Nely de Lima e Melo no ano de 1981, padre José Maria afirma: “Cheguei em Aratuba a 19 de fevereiro de 67. Eu trazia dentro de mim a certeza de que o caminho para começar um trabalho não era a partir da liturgia, não era alimentar a sacramentalização; não era fixar na sede e esperar que o pessoal viesse falar com o padre, mas ir ao povo: sair, visitar e conhecer o pessoal.” Com essa perspectiva e visão de estar perto do povo e conhecer sua realidade, padre José Maria saiu a visitar nos sítios.

Pe. José Maria Cavalcante Costa
Nascimento: 06/06/1936
Ordenação Diaconal: 01/12/1963
Ordenação Sacerdotal: 15/08/1964
Falecimento: 08/09/2015

Leia mais...

Aracoiaba - Desfile de 7 de setembro celebra 193 anos da Independência do Brasil

O Prefeito de Aracoiaba, Antônio Cláudio Pinheiro, participou nesta manhã do desfile cívico de 7 de Setembro, que reuniu cerca de 02 mil pessoas em Aracoiaba. Na comemoração dos 193 anos da Proclamação da Independência, estiveram presentes autoridades civis e representantes militares. O desfile contou também com a participação de bandas e fanfarras das cidades de Maranguape, Acarape, Barreira, Redenção, Capistrano dentre outras.
O prefeito Antônio Cláudio acompanhou o desfile no palco, juntamente com a primeira-dama Adriana, a vice-prefeita Maria Valmira (D.Bill), vereadores, secretários e demais autoridades e representantes da administração pública. O gestor avaliou como positivo o desfile, ressaltando o grande esforço por parte da administração municipal para garantir o sucesso do evento.
O secretário de Educação, Emílio Freitas, creditou o êxito do desfile ao trabalho de toda a equipe da Secretaria de Educação, bem como aos gestores escolares e instituições convidadas. Para ele, este desfile reflete todo o empenho por parte da Prefeitura no processo educacional do alunado municipal nestes três anos de gestão.
O presidente da Câmara, Wellington Nonato, além dos demais presentes destacaram a organização e o sentimento de amor a pátria dos participantes. “Observamos a vontade de cada escola de participar das comemorações da independência do Brasil. Precisamos incentivar nossas crianças e jovens a nunca esquecer o sentimento patriota de nosso povo. Grandes nações cresceram e vem se destacam até hoje, pela sua forma patriota de união e defesa de suas riquezas. Precisamos alimentar isso em nosso povo para termos uma nação prospera e forte”, destacou.

Confira a galeria de fotos completa em nossa Fan Page Oficial - Clique Aqui

Fotos: Flávio Silva e Jorge Luiz

Assessoria de ComunicaçãoPrefeitura de Aracoiaba

Mensagem do Prefeito de Aracoiaba Antônio Cláudio, em homenagem a Pátria


Autora: (Profª.  Lourdes Duarte)

Neste dia, em todos os recantos da nossa querida terra, Brasil, comemora-se a independência, desta Pátria querida.
Rufam os tambores e as crianças nas escolas entoam o Hino Nacional Brasileiro, num clima de festa e orgulho por ser brasileiro.
O sentimento de patriotismo aflora no peito de todos com orgulho, repetem o gesto de D. Pedro Primeiro, quando num gesto bravo gritou: Independência ou Morte!
De lá para cá, o Brasil prospera, sendo hoje uma grande Nação. O País de todos os brasileiros.
O dia da independência de um país é como a data da maioridade na vida de um jovem. Só depois da sua independência é que o país pode crescer, progredir e caminhar com seus filhos, crescer e se avultar.
Sendo uma data importante para o País e para toda nação, merece destaque e comemoração, para que entendamos que a Pátria não é ninguém, somos todos nós! Este sentimento de patriotismo deve continuar forte no peito, porque a pátria precisa de filhos que a amem, que a defendam, que cobre dos seus representantes, que escolham bem os representantes, que denunciem as injustiças, que saiam as ruas de mãos dadas , quando necessário, com ordem, sem violência, porque quem ama cuida e jamais destrói.
Fazendo valer o lema da nossa Bandeira: Ordem e Progresso! Sem ordem, respeito e honestidade o progresso tarda a chegar.
Feliz sete de setembro, dia da Independência do Brasil!

Paço da Prefeitura de Aracoiaba, aos 07 de setembro de 2015

Antônio Cláudio Pinheiro
Prefeito Municipal