Buscar

26 agosto 2015

Doleiro Youssef diz que Aécio recebeu dinheiro de corrupção de Furnas

Assessoria de senador disse que delator apenas ouviu que ele recebeu propina.O doleiro Alberto Youssef afirmou nesta terça-feira durante depoimento à CPI da Petrobras que o senador Aécio Neves (PSDB-MG) recebeu dinheiro de corrupção envolvendo Furnas, subsidiária da Eletrobras.
"Eu confirmo (que Aécio recebeu dinheiro de corrupção) por conta do que eu escutava do deputado José Janene, que era meu compadre e eu era operador dele", disse o doleiro.
A assessoria de imprensa de Aécio afirmou que Youssef apenas disse que ouviu dizer que o senador recebeu propina, não que ele recebeu dinheiro de corrupção. Lembrou ainda que a Procuradoria-Geral da República considerou que não havia indícios suficientes contra o tucano e por isso não pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de investigação contra ele.
Em nota, o PSDB disse que as declarações dadas por Youssef à CPI não são "informações prestadas, mas sim de ilações inverídicas feitas por terceiros já falecidos, a respeito do então líder do PSDB na Câmara dos Deputados, podendo, inclusive, estar atendendo a algum tipo de interesse político de quem o fez à época".
O partido diz ainda que Youssef repetiu à CPI o que disse em depoimento à Polícia Federal, que "nunca teve qualquer contato com o senador Aécio Neves e de que não teve conhecimento pessoal de qualquer ato, tendo apenas ouvido dizer um comentário feito por um terceiro já falecido".
(Reportagem de Leonardo Goy)
Fonte: MSN

CANINDÉ - Programação reunirá 100 missas

Canindé. Faltando praticamente um mês para o início da maior festividade franciscana do Ceará, e também considerada a maior da América Latina em homenagem a São Francisco, milhões de devotos começam a concentrar suas atenções em Canindé. Curiosamente, neste ano, as comemorações, com abertura prevista para o dia 24 de setembro, serão marcadas pela celebração de quase 100 missas para os devotos. 
Conforme o coordenador da Pastoral Litúrgica de Canindé, Cirano Alisson de Paula, até o encerramento, no dia 4 de outubro, os fiéis poderão participar de 96 missas nas igrejas e na Basílica Maior.
O número de celebrações eucarísticas praticamente coincide com datas importantes a serem festejadas este ano. 
De acordo com a programação da Paróquia - Santuário de São Francisco das Chagas de Canindé, responsável pela realização dos festejos, a Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil irá realizar uma série de homenagens para marcar essas datas: Os 100 anos do novo Santuário, o centenário da Arquidiocese de Fortaleza, os 100 anos da Igreja de Cristo Rei, onde ocorrem as promessas na Via Sacra e os 125 anos do Painel de São Francisco. 
Painel 
Sobre o Painel, o coordenador da Pastoral explicou ser o símbolo mais forte da comemoração franciscana em Canindé. Todos os dias, a partir das 17h30, uma multidão parte em procissão, acompanhando o Painel, da Basílica Menor até a Praça dos Romeiros, onde durante aproximadamente uma hora e meia participam da novena especial. Em seguida, o Painel retorna para a Basílica, recebe a bênção final de São Francisco e aguarda chegar o entardecer do próximo dia. A cada dia, cerca de 80 mil romeiros participam. Eles são sempre de locais diferentes, pagando suas penitências em louvor a São Francisco.
Penitências 
Uma das penitências preferidas dos romeiros é carregar pedras na cabeça e colocá-las ao pé das Estações da Via Sacra, na Avenida do Monte. Mas a maioria prefere mesmo é acompanhar as procissões e participar dos rituais litúrgicos. As celebrações realizadas na Basílica Menor, às 9 horas e às 16 horas, são as preferidas. Mas como o número de fiéis é muito grande, pelo menos 10 mil a cada culto, a missa na Basílica é campal. Os atos litúrgicos são realizados nas outras igrejas espalhadas pela cidade a partir das 5 horas.
Estátua 
Além das celebrações religiosas, os romeiros também visitam a estátua de São Francisco. Neste ano, o monumento de 30 metros comemora 10 anos. No revestimento da imagem foram utilizadas 2 milhões e 250 mil pastilhas nas mesmas cores das estatuetas compradas pelos romeiros na cidade. A estátua foi inaugurada no dia 04 de outubro de 2005. 
Quanto à Basílica, de acordo com a Paróquia, a reforma completa do antigo templo, transformado no atual, foi feita por dois arquitetos, o italiano Antônio Mazzini e o brasileiro Thomaz Barbosa, entre 1910 e 1915. No dia 5 de maio de 1915 ela foi benta. 
Dez anos depois, em 1925, a Santa Sé apostólica elevou o antigo Santuário de São Francisco das Chagas à dignidade de Basílica Menor. A solenidade aconteceu nas celebrações do 7º Centenário da morte de São Francisco das Chagas.

Fonte: DN

Merenda escolar vencida em Barbalha

Barbalha. Vereadores desta Cidade, na Região do Cariri, denunciam a precariedade de algumas escolas da rede municipal de ensino: prédios com rachadura, equipamentos de informática inutilizados e até merenda escolar com prazo de validade vencido. De acordo com o vereador Bosco Vidal (PR) os alimentos estavam sendo servidos normalmente às crianças das escolas da zona rural.
Uma comissão composta por cinco vereadores iniciou, nesta segunda-feira (24), uma vistoria em escolas da zona rural. Em três unidades de ensino visitadas, os parlamentares encontraram produtos como macarrão e temperos vencidos há três meses. "Os alimentos estavam acondicionados juntamente com outros produtos, todos eles fornecidos aos estudantes", explica o vereador André Feitosa.
A denúncia, conforme ele, partiu dos próprios funcionários das escolas. A comissão está preparando um relatório para ser entregue ao Ministério Público Estadual e à Vigilância Sanitária. O documento especificará a quantidade de cada lote vencido, o tipo de alimento e a escola onde foram encontradas tais irregularidades. Até o fechamento desta edição, a secretária de Educação de Barbalha, Cristiane Sampaio, e o prefeito José Leite Gonçalves Cruz não foram localizados para falar sobre o assunto.
Fonte: DN

Em estreia de quadro picante, Xuxa revela ter feito sexo em público várias vezes

A apresentadora Xuxa, recém-contratada da Record, fez revelações surpreendentes sobre sua vida sexual durante a apresentação de seu segundo programa "Xuxa Meneguel", que foi ao ar na noite da última segunda-feira, 25.

Acompanhada de Sabrina Sato, a loira estreou o "Conto de Fadas", um quadro picante voltado exclusivamente para tratar sobre sexo. Na ocasião, ela admitiu ter feito sexo em lugares públicos e por várias vezes.

"Quando você gosta de alguém, você dá um jeito de fazer essas coisas, não precisar chocar ninguém. Já fiz sim, mas não preciso entrar em detalhes. E não foram poucas vezes, foram muitas", conta ela, após o questionamento de um telespectador.

A apresentadora Sabrina se mostrou surpresa com a declaração da Rainha dos Baixinhos "Você é famosa, Xuxa. Não acredito que você fez isso. Você é muito danada", afirmou aos risos.


Xuxa foi além e, após Sabrina contar que perdeu a virgindade aos 20 anos, a loira disse que sua primeira vez ocorreu depois do esperado.

"Por que só com 20? A minha primeira vez aconteceu dois meses antes de eu completar 18 anos. Eu queria ter feito antes, mas ninguém quis fazer. Eu ia em cima e os caras diziam não", disse a apresentadora, levando o público a gargalhar.

Ibope

Apesar de contar sua intimidade para o público, Xuxa finalizou o programa dizendo não estar preocupada em alcançar números expressivos no Ibope.

"Amo quando as pessoas me subestimam e depois são prazerosamente surpreendidas. Se eu não alcançar os números que muita gente quer que eu alcance, não tem problema, pois eu já alcancei o amor de vocês. É isso que importa", 

Segundo dados do Ibope, o programa perdeu pontos, após a estreia. A primeira edição do "Xuxa Meneguel" obteve 10,1 pontos de média em São Paulo, enquanto que o programa desta segunda rendeu cerca de 7,2 pontos em média.


WhatsApp libera emojis de dedo do meio em seis tons de pele

O aplicativo de mensagens WhatsApp liberou nesta terça-feira, 25, a atualização para celulares com o sistema Android.

Dentre as novidades, estão os novos emojis da mão fechada com o dedo médio em riste (o dedo do meio) em seis diferentes tons de pele, e de casais homossexuais. 

Além disso, a atualização traz novas funcionalidades, como o silenciador de contatos e a opção de redução dos gastos do pacote de dados (3G) nas ligações com o app.


O aplicativo também permite que o usuário marque uma mensagem como não lida, silencie contatos individuais ou adicione um som específico para cada contato.

Em fase de testes desde julho, as atualizações precisavam de um download externo para serem ativadas.


Kim Kardashian ultrapassa número de seguidores de Beyoncé no Instagram

Kim Kardashian é a famosa com mais seguidores no Instagram. A socialite, esposa de Kaney West ultrapassou o posto de Beyoncé  de número um na rede social com 44,1 milhões de seguidores enquanto a cantora americana tem 44 milhões.

De acordo com a lista de personalidades mais populares no Instagram estão também as outras irmãs Kardashian, como : Khloé , Kendall e Kylie. Khloé inclusive foi responsável por desbancar a marca do jogador brasileiro Neymar e esta na 10ª colocação com 30 milhões de seguidores.

Veja a lista dos famosos mais seguidos:

1. Kim Kardashian — 44,1 milhões
2. Beyoncé — 44 milhões
3. Taylor Swift — 43,7 milhões
4. Selena Gomez — 41,9 milhões
5. Ariana Grande — 41,8 milhões
6. Justin Bieber — 37,1 milhões
7. Kendall Jenner — 35,5 milhões
8. Kylie Jenner — 33,8 milhões
9. Nicki Minaj — 32 milhões
10. Khloé Kardashian — 30 milhões

Heitor Férrer analisa filiar-se a PPS ou PSB para disputar prefeitura

O deputado estadual Heitor Férrer teve ontem sua primeira reunião com o presidente estadual do PDT, André Figueiredo, depois do anúncio de que o grupo político dos irmãos Cid e Ciro Gomes (hoje no Pros) deve filiar-se em breve à legenda. E deixou claro que, no momento, tem mais razões para deixar o partido – ao qual é filiado há quase 30 anos – do que para permanecer. “Acho que o trauma de ficar é maior, porque envolve a frustração do meu eleitorado”, afirma

Heitor, pela primeira vez, falou sobre os partidos em relação aos quais tem afinidade para poder filiar-se. Ele – que, conforme foi publicado pelo O POVO de ontem – tem convite de seis partidos, declarou que os dois pelo quais tem predileção são o PSB e o PPS. De acordo com o ainda trabalhista, são as duas legendas que seus eleitores veem como mais adequadas para o que ele advoga hoje no PDT.

Contudo, entre os dois partidos, o único que foi efetivamente procurado pelo deputado foi o PSB, assim que surgiram os primeiros rumores sobre a filiação dos Ferreira Gomes ao PDT. “É sempre bom a gente ter um porto seguro”, diz. Entretanto, apesar de ter sido bem-recebido pelo presidente estadual, Roberto Pessoa, ele diz não lhe foi garantida a candidatura à Prefeitura de Fortaleza. “Naquele momento, ele disse que ele tinha um compromisso com o Wagner”, afirmou, referindo-se ao deputado estadual e pré-candidato pelo PR – ex-partido de Pessoa – Capitão Wagner.

O dirigente socialista, por sua vez, afirma que não foi bem assim. De acordo com Pessoa, quando foi convidado para o PSB, houve o convite para que disputasse a Prefeitura de Fortaleza, que ele negou. Afirmou que, além de desejar empenhar-se na reeleição de Firmo Camurça (PR) em Maracanaú, tinha um compromisso pessoal com seu antigo partido. “Eu saí em paz com todo mundo lá. Não sou nem Ferreira Gomes para sair brigando”, alfineta. Entretanto, destaca que, no caso de o partido convidar Heitor e ele aceitar disputar a Prefeitura como um socialista, seria bem-vindo. Porém, Pessoa não deixa claro se ele teria seu apoio para enfrentar Wagner.

Ex-presidiário é assassinado a facadas no bairro Campo Novo

Acusado de ser o autor foi preso
Acusado de ser o autor do homicídio foi preso
Um assassinato foi registrado no final da tarde desta terça-feira, 25, no município de Quixadá, sertão central do Ceará.
De acordo com as primeiras informações a vítima foi um indivíduo conhecido como Evilásio Severo, 24 anos, ele é ex-presidiário.
O crime aconteceu por volta das 17 horas, na Rua dos Crentes, no bairro Campo Novo, em frente ao antigo bar denominado “Sonho Azul”.
Segundo a polícia militar a vítima levou uma facada no peito esquerdo e não resistiu.
Ainda segundo informações de populares, no local algumas pessoas costumam se reunir para beber e houve uma discussão entre a vítima e o acusado, o motivo não foi informado, e resultou na morte de Evilásio.

Os policiais realizaram um cerco na área e conseguiram prender o acusado que foi identificado como sendo Luis Geová Freire, 27 anos.

Liminar da Abrace pode elevar conta de luz ainda este ano, diz diretor da Aneel

conta-de-luz
O cumprimento de uma liminar obtida pela Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace) pode aumentar em ainda mais 8% as tarifas pagas pelos consumidores residenciais de algumas distribuidoras, de acordo com o diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), André Pepitone. Segundo ele, algumas empresas de distribuição podem pedir uma revisão extraordinária nas tarifas ainda este ano.

A Aneel abriu audiência pública nesta terça-feira, 25, sobre a metodologia para cumprir a liminar que isenta os associados da Abrace – como Alcoa, Ambev, Braskem e Gerdau – de pagarem R$ 1,8 bilhão por ano à Conta de Desenvolvimento Energético (CDE). Ate o fim de 2015, esse impacto será de R$ 800 milhões. Com as grandes indústria eletrointensivas deixando de pagar essa parte, os valores terão que ser rateados entre os demais consumidores de energia. A mudança terá impacto maior para os usuários de baixa tensão, como as residências.
De acordo com a proposta da Aneel, o impacto só seria repassado para as contas de luz nos próximos reajustes tarifários de cada distribuidora, mas o efeito para algumas empresas – que atendem as regiões onde estão localizadas as associadas da Abrace – será maior. No caso da CPFL Bandeirante, por exemplo, a estimativa é de uma redução de 4,7% nas receitas da empresa, a mais afetada pela liminar.
“Isso pode vir a desequilibrar financeiramente a empresa, o que justificaria uma nova revisão extraordinária para a companhia ainda este ano”, explicou Pepitone. “Olhando pelo lado dos consumidores, é possível que as tarifas residenciais de algumas distribuidoras aumentem em até 8%”, completou.
Paralelamente à audiência pública para atender à decisão judicial, a Aneel continua tentando derrubar a liminar da Abrace na Justiça. Além de recorrer ao pleno da Justiça Federal do Distrito Federal, onde o instrumento foi obtido pela associação, a agência deve recorrer também ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).
A metodologia para cumprir a decisão liminar obtida pela Abrace que ficará sob consulta pública por 20 dias.
O diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino, considerou que o impacto da liminar para algumas distribuidoras será “arrasador”, já que elas perderão parte considerável das receitas até o próximo processo tarifário. “É um direito legítimo do segmento recorrer à Justiça, mas, no limite, se todos os setores recorrerem viraria uma bagunça. O que se deve discutir talvez seja o nível dos subsídios hoje pagos pela CDE. Individualmente eles fazem sentido, mas no conjunto estão ficando insuportáveis”, comentou.
Fonte: Ceará Agora

Adimplência com o Garantia Safra assegura benefício a agricultores do Ceará

garantia_safra
Uma das condições para a formalização de convênios e congêneres dos municípios com os órgãos e entidades do Governo do Estado tem ajudado agricultores de todo o Ceará a receber o benefício do Garantia Safra. A adimplência com as contribuições do Fundo Garantia Safra é uma exigência da legislação estadual para o recebimento de transferências voluntárias, e que a Controladoria e Ouvidoria Geral (CGE), gestora do Cadastro Geral de Parceiros do Estado, verifica como requisito para a atribuição da regularidade cadastral do parceiro.

“Esse é um dos fatores que fazem com que o Estado atribua aos municípios a regularidade cadastral para que eles estejam aptos a celebrar convênios. Se eles não estiverem em dia com o Fundo, não será atribuída situação regular e, por causa disso, não será possível este município firmar novos convênios”, ressalta o secretário adjunto da CGE, Marconi Lemos.
Segundo o coordenador de Crédito Rural e Políticas Afins da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), José Arimateia Gonçalves, esta exigência para a celebração de convênios é mais um fator que auxilia para que o benefício seja garantido para o agricultor. “É uma medida eficiente para arrecadação dos municípios para o Fundo”, afirma.
No Ceará, os aportes municipais para o Garantia Safra de 2014/2015 somam 96,24% do total previsto. O percentual é o maior entre os demais estados que participaram do programa.

Somente os parceiros regulares e adimplentes podem formalizar convênios e congêneres com os órgãos e entidades do Governo do Estado. A condição de regularidade cadastral do parceiro é atribuída pela CGE, mediante verificação da documentação exigida no anexo único do Decreto nº 31.406/2014, disponível no site da CGE para consulta em Nova Legislação de Convênios e Congêneres.
Garantia Safra
O Garantia Safra é um fundo em que participam o agricultor com R$ 14,90 (pagamento único), o Município com R$ 44,63, o Governo do Estado com R$ 89,25 e a União com R$ 297,50. O recurso é pago para quem teve laudo de perda igual ou superior a 50% da safra 2014-2015, comprovado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
Em todo o País, são 1.055.196 agricultores beneficiados com o Programa. Somente o Ceará representa cerca de 30% desse total com 320 mil cadastrados. O alcance do benefício no Estado do Ceará é comprovado pelos números, já que a soma dos cadastrados de Minas Gerais e parte do estado da Bahia é inferior ao contingente cearense.
Ranking de beneficiários:
Ceará – 320.304 beneficiários
Bahia – 194.227 beneficiários
Pernambuco – 139.884 beneficiários
Piauí – 136.317 beneficiários
Paraíba – 105.452 beneficiários
Fonte: Ceará Agora