Buscar

25 agosto 2015

Crise Politica vive atual Administração de Aratuba

SONY DSC
Manifestação dos Professores de Aratuba (Foto: SINDIARA)
município de Aratuba, situado no Maciço de Baturité, atualmente vive uma séria CRISE POLITICA/ADMINISTRATIVA. Professores da rede municipal de ensino, há dias estão em greve devido a um acordo não cumprido pela atual administração municipal.
Está é a primeira vez na sua história educacional envolvendo os educadores de carreira, as ruas da cidade foram tomadas por faixas, cartazes, bandeiras e carro de som. As pessoas aglomeradas nas calçadas aplaudiram os manifestantes que pediam a todo instante a retomada do diálogo entre a prefeitura e a categoria.
DSC08121
Greve dos Professores em Aratuba
Durante as manifestações os professores realizaram vários atos simbólicos, em frente à Secretaria de Educação, Reunião com a Promotoria de Aratuba (Fórum), Visita as localidade de Pai João e Pindoba (Apoio dos Pais), Prefeitura de Aratuba, Câmara Municipal, Audiência com a Vice-governadora Izolda Cela em Aracoiaba, onde mais uma vez a categoria pedia a retomada do diálogo e o respeito aos professores.
O comando de greve agradeceu o apoio que vem recebendo da Câmara de Vereadores que tem abraçado a causa da educação. “Aos legítimos representantes do povo de Aratuba, na pessoa do Presidente Neto do Pai João e dos demais parlamentares, nossos agradecimentos pelo carinho e apoio recebido”, comentou Joerly.
SONY DSC
O Presidente do PSB de Aratuba, o Advogado Markes Raphael, manifestou apoio à classe de professores, o mesmo em nota a assim declara: O Partido Socialista Brasileiro (PSB) e os militantes do Diretório Municipal de Aratuba vêm a público prestar apoio e solidariedade à GREVE dos Professores da Rede Municipal, que iniciaram a paralisação neste mês de agosto. A greve é uma forma de o governo resgatar a fidelização no serviço público. Um funcionário valorizado, segundo ele, tem toda a disposição de permanecer no serviço até a aposentadoria. Markes Raphael disse ainda que a Lei de Responsabilidade Fiscal – que limita os gastos do governo com pagamento de salários – não pode ser usada como instrumento de terceirização de serviços. O Presidente ainda, se coloca a disposição dos Professores, na luta por dias melhores. 

Enviado Por:

Saiba Mais:
Markes Rafhael Alves Barbosa (advogado)
OAB/CE 23.473
B&B Advogados
Fone: (85) 996922794
Rua Getúlio Vargas, Aracoiaba (Próximo ao Elenilson Cosntruções)

BARREIRA - Vereador é assassinado em bar durante discussão sobre política

O vereador José Targino dos Santos, conhecido como Faceta, de 52 anos, foi assassinado com um tiro no peito esquerdo na noite da última segunda-feira (24), durante uma discussão em um bar na cidade de Barreira, localizada a cerca de 80 km da Capital. O político era filiado ao Partido Democrático Trabalhista (PDT).
De acordo com informações da Polícia Militar, o crime aconteceu por volta das 22h54, na região de Pascoalzinho. A vítima estava bebendo em um bar, quando os presentes começaram uma discussão sobre política no estabelecimento. Neste momento, um homem, identificado apenas como Valdecir, acompanhado do filho, ainda não identificado, sacou uma arma e efetuou disparos contra o vereador, fugindo posteriormente a pé. 
Faceta morreu no local, e o corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Fortaleza. Junto ao corpo do vereador, a Perícia encontrou uma arma de calibre 12. Já no carro da vítima, foi encontrado um revólver artesanal, com cartucho intacto
Os policiais militares do destacamento de Barreira compareceram ao local logo após o crime e entraram em diligências, mas o suspeito não foi localizado ainda. 
Segundo o Tenente Coronel Assis Azevedo, responsável pela Área Integrada de Segurança 13 (AIS 13), na manhã desta terça-feira (25), viaturas da Força Tática de Apoio de Baturité, juntamente com policiais do destacamento local, buscam o suspeito no interior do município de Barreira.
Fonte: DN

Homem confessa ter matado mulher e bebê em casa no Ceará, diz polícia

O homem suspeito de matar a mulher e a filha de oito meses em Paracuru, no litoral oeste do Ceará, confessou o crime na tarde desta segunda-feira (24). Segundo a Polícia Civil, o suspeito de 37 anos, não deu muitos detalhes, mas revelou que costumava brigar com frequência com a mulher e que atirou nela e no bebê no quarto de uma casa de veraneio na cidade de Paracuru. 
Homem é suspeito de assassinar mulher e filha de oito meses em casa de veraneio (Foto: Reprodução/ Facebook)
Homem é suspeito de assassinar mulher e filha
de oito meses em casa de veraneio
(Foto: Reprodução/ Facebook)
 A confissão foi feita à delegada Socorro Portela, da Divisão de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), na própria residência onde ocorreu o duplo homicídio, para onde ele foi conduzido nesta tarde para um procedimento de perícia da Polícia Civil. "Ele chorou e disse que estava arrependido. Falou que teve uma discussão banal com a mulher antes de dormir e que atirou nela depois que se deitou. Ele disse que não lembra o motivo da briga", afirmou a delegada.
Na casa, foram encontrados na manhã de domingo (23), os corpos de Adriana Moura de Pessoa Carvalho Moraes, de 39 anos, e do bebê de oito meses Jade Pessoa de Carvalho, mortas com tiros na cabeça e nas costas, respectivamente. Os corpos das vítimas foram veladas em uma funerária no Bairro Dionísio Torres, em Fortaleza e sepultados no cemitério Parque da Paz na manhã desta segunda-feira.
A Polícia Civil encontrou na madrugada desta segunda-feira (24), dentro da residência do gaúcho Marcelo Barberena Moraes, no Bairro Cocó, em Fortaleza (Foto: Polícia Civil)
A Polícia Civil encontrou na madrugada desta
segunda-feira (24), dentro da residência do
gaúcho Marcelo Barberena Moraes, no Bairro Cocó,
em Fortaleza (Foto: Polícia Civil)
Armas apreendidas
Na madrugada desta segunda-feira (24), a Polícia Civil encontrou dentro da residência do gaúcho Marcelo Barberena Moraes, no Bairro Cocó, em Fortaleza, uma coleção de armas de fogo.  Durante uma vistoria  no apartamento a Policia Civil encontrou revólveres calibre 22 e 32, espingardas de pressão, cinco garruchas ( arma de fogo de cano curto, semelhante a uma pistola ou revólver), dardos e munições. Segundo a delegada da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Socorro Portela, o suspeito não tinha permissão para usar as armas.

O crime

De acordo com a PM, o assassinato ocorreu por volta 2h da manhã. A mulher e a filha dormiam em um quarto da casa que fica no Bairro Campo de Aviação, quando foram assassinadas. A mãe foi atingida na cabeça, e a bebê, nas costas. Duas famílas, a das vítimas e a do irmão do suspeito, passavam o fim de semana na casa onde ocorreram os crimes.

Casa passou por vistoria nessa manhã; marido e cunhados das vítimas foram detidos (Foto: Airton Neto/ Arquivo Pessoal)Casa passou por vistoria nessa manhã; marido e cunhados das vítimas foram detidos (Foto: Airton Neto/ Arquivo Pessoal)
Ligação  falava em assalto
A PM informou também que os tiros foram ouvidos de madrugada pelos vizinhos, mas a primeira ligação relatando a ocorrência foi feita por volta de 6h da manhã pelo cunhado da vítima. Na ligação, ele disse que a casa teria sido arrombada e que os parentes foram assassinados por assaltantes.

Durante vistoria, policiais descartaram a possibilidade de arrombamento na residência. Uma arma foi encontrada dentro de uma cadeirinha de bebê que estava na casa. O marido da vítima estava dormindo no quarto ao lado e disse que não ouviu barulho de tiros.
O marido da vítima e o irmão dele, que fez a ligação, foram detidos e levados para a Delegacia Municipal de Paracuru. Em seguida, eles foram encaminhados para a Coordenadoria de Medicina Legal, em Fortaleza, onde foram submetidos a exame para detectar vestígios de pólvora no corpo. De lá, eles foram levados para a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). O local do crime segue isolado.
Fonte: G1

Após discussão em bar, vereador é assassinado a tiros no interior do CE

Localização de BarreiraO vereador José Targino dos Santos de 52 anos, conhecido como “Faceta”, da cidade de Barreira, no Macico de Baturité, foi assassinado na noite desta segunda-feira (24). De acordo com o Comando de Policiamento do Interior (CPI), o vereador do Partido Democrático Trabalhista (PDT) estava em um bar, quando se envolveu em uma discussão com um homem.
Segundo a polícia, testemunhas afirmam que a discussão era sobre política e o vereador  foi atingido com um tiro no peito. Ele não resistiu ao ferimento e morreu ainda no local. 
A Polícia Militar já identificou o suspeito e faz buscas no local para prender o autor do crime. José Targino dos Santos era casado e além de vereador trabalhava como agricultor.Segundo a polícia, testemunhas afirmam que a discussão era sobre política e o vereador  foi atingido com um tiro no peito. Ele não resistiu ao ferimento e morreu ainda no local.
Fonte: G1

INTERDITADA: “Uma verdadeira imundície”, diz presidente da Adagri sobre feira de animais em Quixadá

11873655_1003893582983845_8949758339826207801_nA Agencia de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) interditou, nesta segunda-feira, 24, a feira de animais do município de Quixadá.
De acordo com o Dr. Francisco Augusto de Souza Junior, diretor presidente da agência, a Guia de Transporte Animal – documento que autoriza e regulariza o transporte dos bichos nas vias estaduais -, não será mais expedida se o destino for Quixadá. A medida afetará negociadores em 70 municípios que destinam animais à principal cidade do Sertão Central.
De acordo com a direção da Adagri, a feira de animais em Quixadá não tem mais condições sanitárias e de segurança para continuar funcionando. “A feira está uma verdadeira imundície”, disse Augusto de Sousa aos editores do Monólitos Post. Segundo ele, há mais de um ano que o parque onde os animais são expostos não recebe limpeza geral. “Aquilo está um verdadeiro lixão”, afirmou.
O gestor da Adagri também disse que a prefeitura municipal se comprometeu recentemente a realizar ações que garantissem a regularidade do espaço, mas “não cumpriu nada do que havia assegurado”.
Augusto ainda revela que episódios preocupantes aconteceram recentemente na feira. Um deles – quando um boi escapou de um dos currais e feriu um homem conhecido como Chico do Detran -, foi noticiado aqui no Monólitos Post.
IMG-20150812-WA00091
Curral com cerca arreada. Touro feriu gravemente um homem após fugir da contenção.
Outras ocorrências também deixaram a direção da Adagri preocupada. Na semana passada, por exemplo, um touro pulou a cerca de um dos currais e causou prejuízo material ao destruir parcialmente a porta de um veículo. Animais também teriam morrido estrepados nas cercas de contenção.
A Adagri também aponta para o trânsito irregular de veículos no local e para a reforma lenta dos currais como pontos negativos e que pesaram no momento de decidir pela interdição.
Indagado se esta não teria sido uma decisão política para prejudicar a imagem da gestão municipal, o diretor da Adagri foi claro: “Não, a decisão foi puramente técnica. Não há condições de segurança e de higiene para que a feira permaneça em funcionamento. É importante dizer que esta interdição é temporária. Tão cedo a prefeitura regularize a situação, a feira voltará a funcionar.”
A Adagri está subordinada à Secretaria de Pesca e Aquicultura do Governo do Ceará, hoje gerida pelo Deputado EstadualOsmar Baquit, que rompeu relações com o prefeito de Quixadá, João Hudson Bezerra.
Conversamos por telefone com o prefeito João Hudson. Ele assegurou que a reforma da feira será intensificada e que a gestão está estudando outro local no município que possa acolher os feirantes, de modo a evitar que as atividades de compra e venda de animais sejam interrompidas.
Caso este local provisório seja estabelecido, só terá autorização para funcionar após avaliação da Adagri, que poderá voltar a autorizar a emissão das Guias de Transporte de Animais com destino a este município.
_____
Por Gooldemberg Saraiva / Contato: (88) 99972-5179 / E-mail: bergsaraiva@gmail.com

Professor é agredido por aluno dentro de sala de aula em Boa Viagem

O professor foi atendido e levou pontos no rosto
Um professor foi agredido por um aluno dentro da sala de aula no município de Boa Viagem, sertão central do Ceará.
O fato aconteceu na escola de ensino fundamental Padre Antônio Correia de Sá, quando o professor Reinaldo foi surpreendido por um aluno, menor de idade, que o golpeou com um chute e o mesmo veio a cair sobre a porta da sala.
O ato violento do aluno foi presenciado por todos os outros colegas de sala.
Segundo informações repassadas por outros alunos, o agressor, aparentemente frustrado, teria se chateado devido ao fato de que o professor, durante reunião, teria repassado algumas informações aos pais do aluno agressor.
Policiais foram acionados e estiveram no local acompanhando a situação.
O aluno agressor, que já era reincidente, fica agora a disposição do núcleo gestor para medidas educacionais.
O professor Reinaldo foi encaminhado para a casa de saúde Adília Maria e foi atendido pelo médico e em seguida recebeu alta.
Reinaldo ainda seguiu até a delegacia de polícia, contudo no local não havia escrivão, portanto não foi possível prestar queixa. (da TV Boa Viagem).

Canindé: O poder do Santo no sertão nordestino

Estátua de São FranciscoA Festa de São Francisco das Chagas traz no seu conteúdo uma história de misticismo e fé. De todas as estradas eles partem em busca de algo que justifique a existência e a própria esperança nordestina. Maltrapilhos, sofridos pela luta diária e árdua com a terra, cansados da longa jornada levam no coração, uma só riqueza: a fé. São os romeiros na eterna travessia dos Sertões, onde a sobrevivência às vezes está além de qualquer força.
Anualmente eles se preparam para enfrentar o caminho que leva a uma cidade onde tudo é religiosidade: Canindé. Não importa o sofrimento, nem qualquer lágrima atual. Apenas o coração sincero ao santo protetor, São Francisco. Eles chegam ao santuário com a certeza de que algo de justo pode ser conquistado sob o céu nordestino. Às vezes, com o único poder que um povo à margem da vida encontra pela frente: a devoção divina.
È uma forma de devoção popular que não pertence à essência da fé cristã. È um chão santo onde os devotos falam a divindade com os pés. É nesses espaços de uma cidade simples de um povo acolhedor, que o peregrino entra em comunhão íntima com Deus, com o próximo, com a realidade e com a natureza.
Exposição (1)
Canindé é uma cidade do interior cearense que exemplifica como poucas em todo País, a persistência da devoção em São Francisco das Chagas, como um exemplo para o povo. Localizada a 126 quilômetros de Fortaleza, o Município de Canindé recebe anualmente, milhares de romeiros vindos do Brasil. Eles se caracterizam com trajes simples, e que lembram os mesmos usados por São Francisco, além de viajarem muitos quilômetros para prestar sua homenagem a um dos santos mais populares no Nordeste.

O santo do milênio morreu aos 44 anos, Nasceu em 1182 na Itália e morreu no dia 03 de outubro de 1226. A igreja católica mantém a data dos festejos, que começam no dia 24 de setembro com o levantamento da bandeira e se encerra no dia 04 de outubro com a procissão da imagem do padroeiro às 16 horas pelas principais ruas da cidade.
O tema da romaria é; “São Francisco, alegria de viver o Evangelho”. Este ano, o Município de Canindé comemora 257 anos de fé e devoção ao “Santo do Sertão”, o homem que imitou Cristo e se tornou o espírita mais evoluído do planeta. As primeiras romarias datam do ano de 1758.
A Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil irá realizar uma série de homenagens para marcar datas importantes no Santuário. Na abertura dos festejos que serão presididos pelo Pároco e Reitor frei Marconi Lins, as atenções estarão voltadas para os 100 anos do novo Santuário, os 100 anos da Arquidiocese, os 125 anos do Painel de São Francisco que todas as noites deixam a Basílica com destino a Praça dos Romeiros, 100 anos da Igreja de Cristo Rei, local onde ocorrem as promessas na Via Sacra e os 10 anos da construção da Estátua de São Francisco.
A reforma completa do antigo santuário, transformado no atual templo foi feita pelos arquitetos, o italiano Antônio Mazzini e o brasileiro Thomaz Barbosa, entre 1910 e 1915. No dia 05 de maio de 1915 ela foi benta. É a Matriz do povo de Canindé e o Centro da Romaria de milhares de devotos do milagroso São Francisco.
Em 1925, a Santa Sé apostólica eleva o Santuário de São Francisco das Chagas à dignidade de Basílica Menor. Esta solenidade aconteceu por ocasião do 7º Centenário da Morte de São Francisco.
A publicação foi assinada por Dom Manuel da Silva Gomes as letras apostólicas de Pio IX.
O Painel de São Francisco completa 125 anos. Foi criado no dia 10 de julho de 1890 pelo Padre Manoel Cordeiro da Cruz. Um orgulho para os romeiros e uma relíquia para a Igreja Católica. Pesa meia tonelada.
A Igreja do Monte foi construída entre 1910 e 1915 e benta no dia 29 de junho de 1917, dedicada ao Sagrado Coração de Jesus. Em 1937 o Apostolado da Oração de Canindé pediu mudanças do orago para o Cristo Rei, uma vez que o papa tinha instituído essa festa. A imagem de Cristo Rei veio de Porto Alegre.
Já a Estátua do santo que mede 30 metros e 25 centímetros tem 2 milhões e 250 mil pastilhas de revestimento e uma fé incalculável. Foi inaugurada no dia 04 de outubro de 2005, com a presença do Arcebispo de Fortaleza Dom José Antônio Tosi.
A Arquidiocese de Fortaleza também comemora o seu centenário. De acordo com o coordenador de Liturgia do Santuário, Cirano Alisson, que completa 10 anos de romaria, na madrugada do dia 24 de setembro, no hasteamento da bandeira, será feita menção aos 100 anos do Novo Santuário, com a participação dos frades franciscanos.
Dentro dos festejos alusivos ao santo do milênio, no dia 26 de setembro, a noite da novena será dedicada a Juventude da Arquidiocese. Nessa data, homenagens ao dia Nacional da Juventude que será comemorado em Canindé.
No dia 28 de setembro, a novena será dedicada ao Centenário da Arquidiocese de Fortaleza. Frei Marconi Lins, diz que não se pode mais imaginar o Ceará sem Canindé e sua história.
Um fato curioso é que neste período serão celebradas 100 missas. “Não foi proposital pelas comemorações centenárias, mas é interessante”, reconhece Cirano.
Exposição (2)
Canindé é ASSIS BRASILEIRA, diz frei Marconi em referência à Terra Natal do santo. “Canindé não pode existir sem o santuário e nem o santuário existe sem o povo que dar o seu significado verdadeiro: lugar de encontro com Deus, de valorização da vida como dom sagrado, de fortalecimento da fé, e consequentemente, de compromisso com os valores do Evangelho tal qual viveu São Francisco no século XIII”, explica frei Marconi que faz aniversário no dia 04 de outubro, data de encerramento da romaria.

Para muitos estudiosos à aproximação do romeiro com São Francisco é algo que muita das vezes o nordestino pobre não conhece a história. Alguns fiéis acabam imaginando até mesmo situações utópicas com o pobrezinho de Assis, como o mito que o santo foi escondido pelos frades e vive até hoje no Convento de Santo Antônio, ou que o santo era um mendigo que fazia bondades em Canindé.
Nem imaginam que São Francisco em vida nunca veio ao Ceará. “É a liberdade criativa e a fé na proximidade do santo, Não é um ente distante, mas próximo, sujeito até mesmo a mitos e lendas”, observa o historiador e frei Joãozinho Sannig, da Ordem dos Frades Menores.
Frei Joãozinho lembra que a história das peregrinações remonta a época em que os judeus piedosos iam a Jerusalém, como aquela que Jesus participou aos 12 anos. “Os cristãos realizam suas peregrinações a Roma para visitar os túmulos dos apóstolos Pedro e Paulo, o que deu origem à palavra romaria”, frisa o frade.
“Em todas as religiões existem santuários, lugares e templos sagrados, para onde se dirigem os devotos em busca de participar do sagrado, de suas bênçãos, de suas graças, de seus milagres”, coloca frei Joãozinho.
A crença na religiosidade é um testemunho da marca do nosso povo, da nossa gente, que ficará definitivamente como um guia que orientará a caminhada de homens e mulheres de fibra e coragem, de corações generosos e de esperança no futuro. Sob as bênçãos do São Francisco de Canindé, o santo do sertão, a cidade caminha célere para o progresso e o desenvolvimento. Essa trajetória jamais poderá ser interrompida por interesses próprios.
 Fotos e Texto: Antônio Carlos Alves

Homem morre após torre de rádio FM despencar em Pacajus


Um homem morreu na manhã desta segunda-feira (24) após a queda de uma torre de rádio FM no município de Pacajus, na Região Metropolitana de Fortaleza.

Segundo testemunhas, dois operários montavam uma nova estrutura de 90 metros e estavam retirando os módulos de uma torre antiga que despencou.

Com o impacto, um dos homens morreu e o outro foi socorrido em estado grave por uma ambulância do Samu.

A estrutura pertence a rádio Montimor FM e funcionava há quase 40 anos. Ainda não há informações sobre o estado de saúde do segundo trabalhador.
Fonte: CN7

Contaminação por urânio na Bahia preocupa moradores de Santa Quitéria

inb
Moradores de Santa Quitéria, na Região Norte do Ceará, querem mais explicações das autoridades de saúde do Governo Federal sobre as informações de contaminação radioativa na cidade da Caetité, no Estado da Bahia, onde a INB (Indústrias Nucleares do Brasil), mantém minas e exploração de urânio. Em Santa Quitéria, a INB lidera o empreendimento da exploração de urânio. Uma ampla reportagem do Jornal O Estado de São Paulo, edição desse domingo, 23, revelou vários casos de câncer contraído por moradores da região onde a INB faz a exploração de urânio.

Os estudos ainda não fazem uma relação entre a doença e possível contaminação radioativa, mas uma força tarefa com representantes do Governo Federal, Ministério Público Federal e órgãos de saúde deflagrou uma operação de fiscalização e estudos sobre o câncer e a mina de urânio. O objetivo é auxiliar o órgão estadual de vigilância em um levantamento das situações de risco à saúde da população, identificando poços que possam ter água contaminada com alto teor de urânio.
A Comissão Paroquial de Meio Ambiente (CPMA), a Comissão Pastoral da Terra (CPT) e a Associação Movimento Paulo Jackson, Ética, Justiça, Cidadania vão pedir ao Ministério Público Federal (MPF) na Bahia a instauração de uma ação contra a Indústrias Nucleares do Brasil (INB).  “Após a admissão pública da contaminação da água por urânio na região de influência da mineração, esperamos que, finalmente, as autoridades competentes, especialmente Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e MPF, tomem as providências cabíveis, requeridas há tanto tempo pelas populações afetadas pela mineração de urânio na Bahia”, disse Zoraide Vilasboas, presidente da Associação Movimento Paulo Jackson.
Nesta segunda-feira, 24, a Indústrias Nucleares do Brasil (INB), divulgou nota informando ter atendido ao pedido de análise de água do poço, mas que não é de sua responsabilidade determinar padrão de potabilidade da água, abertura ou fechamento de poços. A INB afirma ainda que o poço em questão não está sujeito à influência de suas atividades e “não está contemplado no Programa de Monitoração Ambiental da INB”.
Abaixo íntegra da nota de esclarecimento divulgada nesta segunda:
Sobre a matéria “Urânio contamina água na Bahia” publicada no jornal “O Estado de S. Paulo”, no dia 22/08/2015, as Indústrias Nucleares do Brasil esclarecem que: 
  1. Dentro do seu programa “Conversa com a Vizinhança”, que visa manter um bom relacionamento e proximidade com a população local, a INB atendeu ao pedido de análise de água do poço localizado na propriedade do Sr Osvaldo Antônio de Jesus, na comunidade de Varginha no município de Lagoa Real/BA, feito pelo morador e pelo secretário de Infraestrutura de Lagoa Real, Rosalvo Alves de Oliveira. Não é de responsabilidade da INB determinar padrão de potabilidade da água, abertura ou fechamento de poços. O poço foi aberto pela Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB).
  2. A comunidade de Varginha, situada a 16 km em linha reta da unidade da INB em Caetité, está localizada numa sub-bacia hidrográfica (Sub-Bacia do Rio São Pedro) diferente daquela onde se situa a unidade da empresa (a Sub-Bacia do Riacho das Vacas). Por este motivo, o poço do Sr. Osvaldo não está sujeito à influência de suas atividades e não está contemplado no Programa de Monitoração Ambiental da INB, aprovado e fiscalizado pelo IBAMA e pela CNEN. No link “Perguntas e Respostas” encontrado na sua página da internet, a INB lista todas as comunidades que fazem parte do programa de monitoramento da empresa, entre elas uma comunidade que também se chama Varginha, mas que pertence ao município de Caetité, diferente da localidade onde reside o Sr. Osvaldo. 
  3. A primeira coleta de água, feita no final do período de seca, ocorreu em outubro de 2014 e a INB aguardou o término do período chuvoso para realizar a segunda coleta de águas para análise, que ocorreu em março de 2015, como uma maneira de verificar a influência da sazonalidade nos resultados. Mesmo antes de fazer a segunda coleta de água para confirmar o resultado, a INB informou pessoalmente ao Sr. Osvaldo e, por telefone, ao secretário de Infraestrutura de Lagoa Real, Rosalvo Alves de Oliveira, o resultado preliminar. Após a obtenção do resultado da segunda coleta, este foi imediatamente informado, sendo o boletim de análise entregue formalmente em maio de 2015. Na ocasião, por não fazer parte do Programa de Monitoração Ambiental, os resultados da análise não foram comunicados ao IBAMA. 
  4. A quantidade de urânio encontrada no poço situado na propriedade do Sr. Osvaldo deve-se a características naturais da região formada pelos municípios de Caetité, Lagoa Real e Livramento de Nossa Senhora, que é considerada uma província uranífera devido à abundância do minério que se concentra naturalmente em alguns locais. É por esta razão que as águas dessa região podem apresentar concentrações de urânio mais elevadas. Deve-se esclarecer que essas medidas não possuem relação com quaisquer atividades da unidade da INB em Caetité.  
  5. A monitoração ambiental da INB em Caetité começou a ser feita antes do início das atividades de mineração. O Programa de Monitoração Ambiental Pré-Operacional, estabelecido junto à CNEN e ao IBAMA, foi executado de 1989 a 1999 e é através dele que existem registros da radiação encontrada naturalmente na região. Quando a instalação começou a operar, em 2000, as análises continuaram sendo feitas. Os resultados obtidos neste período demonstram que as oscilações encontradas na concentração de urânio se mantêm dentro dos valores obtidos na fase pré-operacional.
A INB reafirma o seu compromisso com o meio ambiente e com a população que vive no seu entorno.
Fonte: Ceará Agora

MEC admite critério de proporcionalidade de vagas para Fies

Aditamento-Fies-2014
O Ministério da Educação informou que adotou outro critério, além dos de qualidade dos cursos, para distribuir as vagas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Em processo judicial movido pela Anima Educação com base nas vagas obtidas pela companhia no curso de Engenharia Civil, o MEC admitiu ter levado em conta um critério ainda não conhecido, de proporcionalidade das vagas de cada instituição de ensino no total do Fies com base em dados do ano anterior. A informação consta de decisão judicial na qual a Anima obteve a suspensão dos prazos de contratação e inscrição no Fies para o curso de Engenharia Civil.

A decisão do desembargador federal Néviton Guedes, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, determina que os prazos sejam suspensos “até que o MEC confira ao referido curso as vagas a ele destinadas em estrito cumprimento às normas regulamentares”.
No início do mês, a Anima já havia obtido uma liminar suspendendo as inscrições do Fies, que foi derrubada pouco tempo depois. A companhia reclamou que um curso de Engenharia Civil com nota 4 obteve 20 das 90 vagas pedidas enquanto outro curso da Anhanguera com nota inferior havia obtido 46 vagas.
Em resposta no processo, o MEC informou que a principal diferença entre a Anima e a Anhanguera foi a proporcionalidade. “O critério preponderante para a diferença é o coeficiente porcentual de proporcionalidade, considerando o histórico de importância de participação no Fies a partir da demanda dos estudantes, dado existente em 2014″, diz o MEC em trecho do processo citado na decisão.
O desembargador considera em sua decisão que foi usado critério não previsto nas normas regulamentares. Com isso, afirma que não há dúvida de que a Anima sofreria prejuízo caso a medida judicial não fosse tomada.
Fonte: Ceará Agora

Fim da novela: Aposentados vão receber adiantamento do 13º salário de uma só vez

Depois de muitas idas e vindas, o Palácio do Planalto bateu o martelo e informou na noite desta segunda-feira (24/08) que o adiantamento de 50% do 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS será pago integralmente na folha de setembro, que é creditada nas contas a partir do dia 24 de setembro.
A medida representa um recuo em relação ao que propunha o Ministério da Fazenda. A área econômica queria diluir o pagamento dos aposentados por causa das dificuldades do governo para arrecadar. A ideia do ministro Joaquim Levy era pagar o adiantamento em duas vezes: 25% na folha de setembro e 25% na folha de outubro.
O adiamento do pagamento para os aposentados foi muito criticado e deixou o governo ainda mais fragilizado num momento de crise política. Diante disso, a presidente Dilma Rousseff decidiu pagar a parcela de 50% de uma só vez.
Segundo nota divulgada pelo Palácio do Planalto, “o adiantamento de 50% do 13º salário dos benefícios de aposentados e pensionistas da Previdência Social (gratificação natalina) será pago integralmente na folha de setembro (creditada a partir do dia 24/09). Os outros 50% da gratificação natalina serão pagos na folha de novembro, conforme a rotina tradicional”.

Vereador é assassinado em Barreira

O vereador José Targino dos Santos, 52 anos, natural de Alto Santo (CE), mais conhecido por Faceta, foi assassinado na noite desta segunda-feira (24/08), por volta das 22h, na comunidade Pascoalzinho, zona rural do município de Barreira.
De acordo com a Polícia o vereador estava em um bar, quando começou uma discussão com uma pessoa que estava em sua companhia, durante a discussão o suspeito sacou a arma e efetuou um disparo a queima roupa na altura do peito do vereador. O suspeito continua foragido e a Polícia continua as buscas no intuito de prendê-lo.
Com informações do radialista Neto Rodrigues
Fonte: Ceará Agora

Heitor desabafa: sair do PDT é traumático. Ficar no PDT é traumático

FOTO: REPRODUÇÃO FACEBOOKO deputado estadual Heitor Férrer disse, nesta terça-feira (25/08), em entrevista ao Jornal Alerta Geral (FM 104.3 – Grande Fortaleza + 20 emissoras de Rádio no Interior), em tom de desabafo, que sair do PDT é traumático, que ficar no PDT é traumático e significa, também, o seu derretimento político.
Heitor recebeu convites do PPS, PSDB, Solidariedade e PMDB, mas antes desses convites procurou o ex-prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, para se filiar ao PSB. Roberto, que dirige o PSB no Ceará, disse que tinha compromisso com outra candidatura à Prefeitura de Fortaleza. Sem o PDT e o PSB, Heitor tem como primeira alternativa o PPS.
Heitor quer disputar à Prefeitura de Fortaleza em 2016 e não se ilude com a promessa do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, de que, se permanecesse no PDT, poderia ser o candidato do partido em 2020. Heitor concorreu à Prefeitura em 2012 e recebeu 162.000 votos, ficando em terceiro lugar. Você pode acompanhar a entrevista completa do deputado Heitor Férrer acessando o link abaixo:
Fonte: Ceará Agora

Câmara de Baturité aprova projetos do Vereador Hérberlh Mota

Em sessão nessa segunda feira, 24 de agosto, o plenário da Câmara de Baturité aprovou por unanimidade 4 projetos de autoria do Vereador Hérberlh Mota.
As matérias são sobre o aumento da licença paternidade para 30 dias, isenção de Alvarás de funcionamento para Igrejas e Templos Religiosos, prioridade no atendimento de idosos, gestantes e outros em instituições públicas e privadas, além da criação da Escola Legislativa de Baturité.

Com a iniciativa, Hérberlh visa fortalecer o mandato através de elaboração de projetos que beneficiam diretamente os cidadãos baturiteenses. "Quero agradecer aos colegas Vereadores que entenderam nossa mensagem para que através dessas proposições, possamos melhorar diretamente a vida dos cidadãos de Baturité, quer seja pela prioridade no atendimento a idosos e gestantes nas repartições, independente de guichê específico para esse fim, a ampliação da licença paternidade para 30 dias, a isenção da exigência do Alvará de Funcionamento para os Templos Religiosos e também a criação da Escola Legislativa de Baturité - ELEB, que irá proporcionar cursos e capacitações para servidores, funcionários, população em geral e estudantes. Estaremos iniciando as atividades da ELEB com o curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio”, destacou o Vereador Hérberlh Mota.,
Fonte: Assessoria do Vereador

28ª SEMAR - Inauguração da galeria Pilares da Educação e Visita da Vice-Governadora a Aracoiaba



Fonte: TV Maciço