Buscar

23 agosto 2015

Manifesto dos Servidores de Baturité

Manifesto dos Servidores de Baturité

Aconteceu pela manhã desta sexta (21), uma caminhada de servidores municipais contra o Decreto do Prefeito Bosco Saraiva de Nº 040/2015, DE 28 DE JULHO. Este decreto anula o decreto nº 30 de 26 de maio de 2015, feito pela prefeita em exercício Cristiane Braga no período em que ela exercia o cargo. Com o decreto do prefeito 80 servidores inclusive os que foram beneficiados com o aumento de meio para um salario mínimo por mês.
O que causou maior estranheza é que o decreto da então prefeita em exercício foi um projeto de lei aprovado pela Câmara de Vereadores, segundo um dos funcionários públicos, Guerin Braga, “É totalmente ilegal essa ação, isso não poderia acontecer porque um decreto não derruba ou extingue ou mesmo revoga um projeto de lei, somente outro projeto que teria necessariamente que ser levado a Câmara de vereadores para ser apreciado e votado, poderia anular um projeto”. Concluiu.



O sindicato dos servidores SINDSEF, com sua presidenta Lucilene Sales e a FETANCE representada pela Dirigente Dona Carmem, estiveram presente na defesa dos funcionários, em sua fala Lucilene Sales se diz satisfeita com o movimento, e que estavam defendendo não só salários, mas também melhores condições de trabalho para todos os funcionários, diz que recebeu depoimentos de servidores que nem banheiro na secretaria de saúde tinha. Relatou que os funcionários são assediados moralmente e muitos remanejados de um lugar para outro sem justificativa alguma, evidenciando claramente casos de perseguição politica. 

Também estava presente a presidenta da Câmara de Vereadores Ir (a). Edileusa Paiva e a vice-prefeita Cristiane Braga.


O advogado do sindicato Dr. Eimar em sua fala diz, que nunca viu tanta perseguição a servidores nos seis meses que esta trabalhando em Baturité, ele ressalta que o processo já estar na justiça e pediu a união dos servidores para o sucesso da ação. Os manifestantes perguntaram se eles iriam receber o salario do mês sem a redução, em resposta o advogado do sindicato falou que entrou com um mandato de segurança que impede a redução dos salários dos servidores. Ele ressalta ainda que o efeito seria imediato, os servidores avisaram que os contracheques já estavam com o desconto, ficou então marcada uma visita a Juíza do trabalho na quarta ou quinta feira para esclarecimentos sobre o assunto.

A funcionaria Professora Helena Ramos ressalta; “ A luta é feita de corajosos, precisamos lutar contra as injustiças hoje, para garantir o futuro e fazer história”, Afirmo que temos que deixar de sermos corporativistas e sermos a favor da luta”.

O que chamou a atenção desta reportagem é que os funcionários atingidos pela medida do prefeito em sua maioria não compareceram ao manifesto, fica a pergunta; Será por intimidações da gestão atual, por estarem sendo assediados moralmente ou por pura covardia?


Não se conquista vitórias sem a participação e sem coragem de todos.

Fotos: João Paulo Freitas/Aristony Moura

Texto: Claudio Ramos



Fonte: TV Maciço

Aula Inaugural do Projeto Educa Mais Baturité

O deputado Estadual Elmano de Freitas esteve em Baturité nesta manha 22,  no colégio Liceu para participar do aulão inaugural do Projeto Alcance da Assembleia Legislativa do Ceará em parceria com a UNIPACE (Universidade do Parlamento Cearense).

O Projeto traz via Web/Internet professores renomados do ensino médio e pré-universitários para ministrarem aulas visando o ENEM. Os alunos recebem todo o material didático, e será realizado até o mês de novembro.

Este projeto foi conseguido através do coordenador do projeto Educa Mais, Marcos Reis que solicitou o projeto para Baturité através do deputado.
As aulas aconteceram em duas salas que foram disponibilizadas pelo diretor do Liceu onde receberá o maior numero de alunos e no auditório do CDL de Baturité gentilmente cedido por sua diretoria para o projeto.



Em sua fala o diretor do Liceu Erinaldo Araújo parabeniza os jovens que estavam ali, sacrificando a manhã de sábado para buscar conhecimento. Marcos Reis também exalta a dedicação de todos que estavam ali em busca de se preparar melhor para a vida e diz “O estudo é o melhor caminho para realizarmos nossos objetivos, o estudo é a arma de um futuro promissor”, destacou Marcos Reis.  Elmano de Freitas lembrou a dificuldade que se tinha no passado para estudar, “As condições de estudo hoje são muito mais fáceis do que em anos passados quando eu era estudante, por isso é que vocês devem se dedicar com  afinco para conseguirem realizar seus sonhos, sonhos de serem profissionais realizados”. Ressaltou o deputado.

O Diretor do Liceu Erinaldo Araújo aproveitou para apresentar os projetos conseguidos e os projetos futuros desta importante ferramenta de ensino da região.  

Texto: Claudio Ramos

Fonte: TV Maciço

Inauguração do Ginásio Poliesportivo no e Visita a obra de reforma do Posto de Saúde





28° SEMAR - 3° Dia - Inauguração do Ginásio Poliesportivo no e Visita a obra de reforma do Posto de Saúde do Genipapeiro

Fonte: TV Maciço

Casal é executado em Morada Nova

Perícia Forense
A Polícia encontrou, por volta, das 4 horas da manhã deste sábado (22) os corpos de um homem e de uma mulher, na localidade de Açude Velho, em Morada Nova. Os dois foram executados a tiros. O homem, Emerson Leão de Brito e Silva, de 26 anos, foi morto com um tiro na cabeça e a jovem Thais Oliveira Maia, de 21 anos, com dois disparos também na cabeça. Eles foram encontrados nas margens da CE-138, município de Morada Nova.

Próximo aos corpos, a Polícia encontrou uma motocicleta, provavelmente usada pelo casal. Capsulas de balas também foram encontradas no local. A Polícia já tem um suspeito do duplo homicídio que está sendo procurado em toda a região.
Fonte: Ceará Agora

Papa se une a fiéis nos bancos da Basílica de São Pedro

papa-francisco
O papa Francisco, que vem incentivando prelados a se aproximar mais da comunidade católica, demonstrou que pratica o que prega ao surpreender os fiéis e se sentar entre eles em um dos bancos da Basílica de São Pedro, para assistir à missa realizada na manhã de ontem.
Segundo o reverendo do Vaticano Ciro Benedettini, a decisão do papa não foi planejada. A missa foi celebrada em um altar perto da entrada da basílica e dedicada ao Papa Pio X. Francisco chegou no local sem escolta ou aviso prévio. Ainda de acordo com Benedettini, na hora de receber a comunhão, o pontífice entrou na fila junto com outros fiéis.
Fonte: Ceará Agora

PMDB prepara caminho para romper com o Governo Dilma

temer_renan_eduardo cunha
Em meio à crise política que envolve o Governo de Dilma Rousseff e as recentes denúncias da Operação Lava Jato, o PMDB prepara o caminho para romper com a petista. A senha, no entanto, será dada pelo vice-presidente Michel Temer, que anda às voltas com seu nome envolvido no escândalo do Petrolão e com o esvaziamento do cargo de articulador político do governo, promovido pela própria presidente.

Temer teria causado irritação e desconfiança ao Planalto, ao afirmar, em entrevista, que o País precisaria de um político para unificar a base aliada, dando a entender que esse nome seria o dele. Outra movimentação que causou embaraços, foi a de aliados de Temer, que na esperança que o impeachment ocorresse, queriam palmilhar o caminho para o vice assumir no lugar de Dilma.
Neste sábado, jornais noticiaram a quase certa saída de Temer da articulação política e o movimento de peemedebistas acuados com as acusações contra suas principais lideranças – Temer, Renan Calheiros e Eduardo Cunha, As notícias dão conta que eles aguardam um simples aceno de Temer para dar início ao apoio ao processo de impeachment da presidente.
Fonte: Ceará Agora