Buscar

17 agosto 2015

Teto de loja desaba no Centro e soterra duas crianças

samuambulanciaA falta de manutenção de uma loja no Centro de Fortaleza quase acaba em tragédia na tarde desta segunda-feira (17), quando parte do teto de estabelecimento, que fica na Rua Major Facundo, 666, desabou.
Segundo o Corpo de Bombeiros, que esteve no local para o atendimento de urgência, a proprietária da loja, uma imigrante coreana, duas outras pessoas e duas crianças foram atingidas pelos escombros.
A comerciante e os dois adultos, de nomes não divulgados, foram socorridos por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Já as duas crianças ficaram soterradas
Elas foram retiradas dos escombros. em estado grave e levadas para Instituto Dr. José Frota, às 16h55. O local deverá passar por uma perícia para identificar as causas do desabamento, que ocorreu na parte de trás do estabelecimento, segundo a Polícia, onde estavam funcionários e clientes.
Fonte: Ceará Agora

Assembleia homenageia estudantes em sessão solene

estudantesA Assembleia Legislativa realizou na tarde desta segunda-feira (17), sessão solene pelo Dia do Estudante – comemorado em 11 de agosto. O evento ocorreu no Plenário 13 de Maio e foi requerido pelos deputados Augusta Brito (PCdoB) e Carlos Felipe (PCdoB).
A data marca a fundação dos dois primeiros cursos de nível superior no Brasil. Ela também é um símbolo na luta do movimento estudantil, pois, em 11 de agosto de 1937, foi fundada a União Nacional dos Estudantes (UNE).
Augusta Brito enfatizou que os estudantes contribuem para a melhoria do País. “Precisamos reconhecer o papel importante e a contribuição que a juventude vem dando na construção de um estado e País melhor”, disse.
Já o deputado Carlos Felipe lembrou que o Ceará é exemplo na melhoria dos índices educacionais. “É o momento de prestigiar os bons alunos e, assim, estimular os demais. O Ceará dá exemplo ao Brasil, e toda homenagem ao estudante neste dia é bem-vinda”, defendeu.
“A UNE sempre foi protagonista das principais conquistas que a juventude brasileira conseguiu. As Diretas Já e o impeachment do presidente Collor foram algumas das nossas grandes lutas. É muito importante lembrar de como outros estudantes morreram para que nós conseguíssemos a democracia e os avanços que possuímos hoje”, destacou a vice-presidente da UNE, Germana Amaral.
Para o vice-presidente da UNE, Mário Ramon, “é importante a união entre os estudantes e o Poder Público, e fico feliz por ver esta Casa reconhecendo os estudantes”. Ele informou que a entidade luta pela reforma do ensino médio, contra redução da maioridade penal e pela defesa na aplicação de recursos da exploração do pré-sal na educação.
Diversos estudantes e líderes de movimentos estudantis foram agraciados com placas alusiva à data. Estiveram presentes na solenidade o secretário do Trabalho e Assistência Social do Estado (STDS), Josbertibni Clementino; o secretário executivo do Esporte do Estado, Márcio Brito, e a secretária executiva da Educação do Ceará, Dalila Saldanha.
Agência AL
Fonte: Ceará Agora

Conflito pode frustrar ida de Cid e Ciro para o PDT

cid heitor figueiredoO PDT está se transformando em opção mais distante para os irmãos Ferreira Gomes. Poucas horas antes da reunião dos dirigentes regionais e integrantes do grupo de Cid e Ciro Gomes, hoje abrigados sob o guarda chuva do Pros, as negociações com as lideranças do PDT no Ceará não tiveram avanços com a recusa do deputado federal André Figueiredo em permanecer com o controle da sigla.
Cid e Ciro Gomes tinham avançado durante o mês de julho nas conversações com as lideranças regionais e nacionais do PDT. O presidente da Executiva Nacional, Carlos Lupi, ficou entusiasmado com a ida dos irmãos Cid e Ciro Gomes e conseguiu aceitação por parte do presidente regional André Figueiredo. Pressionado por militantes do PDT, como o deputado estadual Heitor Férrer, André decidiu rejeitar a proposta de abrir mão do comando regional como condição para entrada de Cid, Ciro, do prefeito Roberto Cláudio e de dezenas de vereadores e prefeitos que estão filiados ao PROS.
Cid e Ciro ainda conversam com as lideranças do PDT durante o dia de hoje, mas há entrave para o desembarque na sigla brizolista. Outro fato que surgiu foi a retomada, por parte do ex-governador Cid Gomes, de conversas com a cúpula nacional do PROS. Cid teria participado, na semana passada, em Brasília, de reuniões e entendimentos com dirigentes do PROS. Com isso, as portas do PROS se manteriam abertas para os irmãos Ferreira Gomes e, nesse cenário. Uma das condições para a permanência do grupo no PROS seria, também, o controle do partido no Ceará. Cid e Ciro nunca descartaram a hipótese de permanência no PROS, mas, diante de dificuldades surgidas após as eleições de 2014, surgiu a possibilidade de transferência para outra agremiação. Entre as opções, o PP, o PTB e o PDT. O PDT surgiu, pela linha ideológica, como a principal opção e, nesse sentido, as negociações foram abertas. A maior resistência nesse caminho foi o deputado estadual Heitor Férrer, que se sente no direito de concorrer, pelo PDT, como candidato a Prefeito de Fortaleza em 2016. Heitor não escondeu para aliados e eleitores o temor da entrada de Cid e Ciro Gomes no PDT. Segundo ele, a adesão dos irmãos Ferreira Gomes significaria automaticamente a mudança de rumos políticos em sua vida e, também, para outras dezenas de militantes. Os avanços nas articulações para o ingresso de Cid e Ciro davam sinais de avanços ao ponto do presidente nacional Carlos Lupi ter agendado viagem, nesta segunda-feira (17/08), para uma conversa final com os irmãos Ferreira Gomes e com o prefeito Roberto Cláudio. A viagem, segundo informações colhidas por este site, foi cancelada diante das objeções para o deputado federal André Figueiredo entregar o controle do PDT no Ceará. As conversas de Cid e Ciro sobre um novo destino partidário marcam, porém, à tarde e início da noite e, antes e durante a reunião da noite desta segunda-feira, envolvendo os dirigentes regionais do PROS, tudo pode acontecer.
Fonte: Ceará Agora

Prefeito Antônio Cláudio inaugura Unidade Básica de Saúde de Vazantes

Fomentando a saúde pública, a Prefeitura Municipal de Aracoiaba inaugurou a Unidade da Saúde da Família do Distrito de Vazantes, Antônio Joaquim de Oliveira Neto. Com a nova estrutura, a população terá acesso a atendimentos nas áreas de clínica médica e odontologia, e também poderá contar com uma equipe da Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde.
O evento com as presenças dos vereadores, Secretários municipais, equipe da secretaria de saúde e de um elevado número de moradores da comunidade e região.
O secretário de Saúde, Jonas Campelo, destacou o trabalho que vem sendo feito na cidade para ampliar o atendimento à população. “Estamos ampliando as unidades e recuperando aqueles que existem. Tudo com planejamento e responsabilidade” afirmou.
O Prefeito ao encerrar a solenidade ressaltou a importância do investimento na saúde preventiva “Prevenir é o melhor caminho para se ter uma vida saudável, por isso fico muito feliz em poder entregar hoje esta unidade de saúde com estrutura para atender bem a toda comunidade do de Vazantes”. Falou mais uma vez, a Prefeitura municipal de Aracoiaba atende as reivindicações dos moradores de mais uma região do município, entregando uma unidade de saúde totalmente equipada e pronta para proporcionar uma saúde de qualidade para todos.

Prefeito Antônio Cláudio inaugura Unidade Básica de Saúde de Jaguarão

O prefeito de Aracoiaba, Antônio Cláudio, inaugurou na última sexta-feira (14), uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS), Raimunda Islay De Oliveira Melo no Distrito de Jaguarão. Participaram do evento o prefeito, secretários, assessores, vereadores e população em geral.
A nova UBS vai atender a região facilitando o acesso à saúde, garantindo a melhoria do atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde e ampliando os serviços oferecidos à população com mais qualidade e eficiência.
Durante a inauguração, o Prefeito Antônio Cláudio foi muito cumprimentado pelos moradores localidade e aproveitou o momento para destacar o trabalho desenvolvido pelo poder público na execução de projetos na cidade. “Hoje sou feliz de poder dizer que sou um prefeito que tira os projetos do papel e trabalha para que eles sejam executados. Nós olhamos para frente, trabalhamos para fazer diferença na vida das pessoas, seja com a construção de escolas ou como hoje, com a inauguração desta UBS. Isso é o que nos motiva: trabalhar para melhorar a vida da população.” 
“A inauguração da Unidade Básica de Saúde de Jaguarão é mais uma grande vitória. Essa unidade conta com uma equipe muito bem preparada. Continuamos com o sentimento de querer fazer mais ainda pela saúde no município e temos a consciência que estamos no caminho certo”, finalizou o Prefeito.
“É muito bom receber atendimento médico em um ambiente novo, o que mais chamou a minha atenção foi à estrutura nova. Nós merecemos e parabéns ao governo por ter essa sensibilidade”, ressalta a moradora.
O secretário de Saúde, Jonas Campelo, afirmou que o momento é de melhorias, visando sempre à qualidade no atendimento à população. “Somos um governo que tem interesse em atender a comunidade da melhor maneira possível. Esta é uma grande conquista para o Município”, afirmou o Secretário.

Esta é a segunda UBS nova entregue pela administração. A outra foi inaugurada e entregue na localidade de Bulandeira.

Acidente com duas vítimas fatais

AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DE ARATUBA, A CIDADE ESTÁ EM CHOQUE.


Por volta das 15:30hs do último domingo (16), populares informaram ao policiamento do destacamento de Mulungu que na CE-065, na altura do Sítio Salva terra havia acontecido um acidente de trânsito entre duas motocicletas na qual saíram quatro pessoas lesionadas.

As ambulâncias de Guaramiranga e Mulungu compareceram ao local e de pronto socorreram as vítimas para os hospitais de Baturité e Aracoiaba, porém, duas das vítimas vieram posteriormente a óbito e as outras tiveram fraturas expostas nos joelhos esquerdo, bem como, escoriações pelos corpos. A vítima fatal Francisco de Assis foi atendida no hospital de Aracoiaba pelo médico Dr. Daniel, no qual atestou seu óbito. A segunda vítima fatal Francisco de Paula Ferreira deu entrada na UPA de Baturité já sem vida.

O policiamento do destacamento de Mulungu, tendo à frente CB Eudes e a composição do Fiscal de Guaramiranga estiveram no local dando suporte a ocorrência, bem como a CP 2017 PRE comandada pelo CB Bezerra e soldado Rubens. A composição da PRE realizou os procedimentos cabíveis e solicitou ao fiscal de policiamento SGT Nogueira a condução dos veículos (motocicletas) até o posto da PRE de Baturité, onde foi entregue ao SGT Filho CMT do posto.

Com informações de Neto Rodrigues
Foto: Isac

Multidão lota praça de eventos em festa de aniversário da cidade de Aracoiaba

Milhares de pessoas de toda a região prestigiaram a festa de emancipação política do município de Aracoiaba na noite do último domingo (16).
A festa comemorou aniversário de 125 anos de emancipação política do município de Aracoiaba e reuniu uma multidão na praça de e
ventos, atraindo forrozeiros de toda região, aprovando as atrações escolhidas para as festividades de emancipação política do município, que hoje tem como administrador o prefeito, Antônio Cláudio Pinheiro. 
A festa contou com as apresentações das bandas Solteirões do Forró e Black Banda. Durante todo o dia, houve a realização de eventos culturais.
Em entrevista, o prefeito Antônio Cláudio deixou uma mensagem de agradecimento e otimismo. “A minha mensagem é de gratidão a todas as pessoas que me deram a oportunidade de administrar os rumos da minha terra e poder trabalhar para desenvolvê-la. Nada mais gratificante do que ser gestor, realizar um trabalho e ter o reconhecimento da população. E assim nós vamos seguir cada dia, com mais empenho, buscando sempre o melhor para o povo”, finalizou.
Além do prefeito Antônio Cláudio, também estiveram presentes a Vice-prefeita Maria Valmira (D. Bill), Vereadores, Secretários e Empresários. O evento foi realizado pela Prefeitura do Município. A festa serve também para aquecer a economia da cidade em vários segmentos varejistas.