Buscar

14 agosto 2015

Governadora em exercício recebe presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)

RIzoldaalmoçoEm um de seus primeiros compromissos como governadora em exercício, nesta sexta-feira (14), Izolda Cela recebeu no início da tarde, no Palácio da Abolição, o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Idilvan Alencar. e a secretária executiva da Educação no Estado, Dalila Saldanha. Ele apresentou para a governadora o planejamento do Programa de Ações Articuladas (PAR), que esse ano abre inscrições para assistência financeira às prefeituras no próximo mês de setembro. "Os recursos capitaneados pelo Ministério da Educação que oferecem suporte financeiro para a expansão da nossa rede são sempre muito bem-vindos. Por ser daqui do Ceará, o presidente do FNDE conhece bem a realidade das nossas unidades educacionais e pode nos ajudar a melhorar ainda mais", avaliou Izolda Cela.

"Nós viemos ministrar uma palestra aqui em Fortaleza, prestar uma consultoria técnica mesmo, tirar dúvidas dos gestores municipais, para que eles possam fazer o melhor proveito possível do programa, e aproveitamos para fazer uma visita à nossa governadora", esclareceu Idilvan Alencar.  O gestor foi secretário executivo da Educação no Ceará à época em que Izolda Cela era a titular da pasta. Hoje, no Ministério da Educação, ele comanda importantes ações do Fundo, que representa uma ferramenta essencial aos municípios e estados para investimentos em estrutura, equipamentos, material didático, valorização e capacitação dos profissionais da rede de ensino.


Ceará é destaque nacional na Educação

A visita acontece uma semana depois que o Ceará virou destaque nacional com escolas públicas estaduais liderando rankings do ENEM 2014. De acordo com os resultados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anysio Teixeira (INEP), na classificação geral, a EEEP Adriano Nobre, localizada no município de Itapajé, foi a instituição pública mais bem colocada no Estado. Além dela, outras duas unidades de ensino se destacaram, ficando entre as  20  melhores do país nos quesitos matrícula superior a 90 alunos, indicador de permanência maior que 80% e indicador socioeconômico baixo. São as Escolas Padre João Bosco de Lima, de Mauriti, e Deputado Cesário Barreto Lima, de Sobral, que ocuparam a 1ª e 2ª posições, respectivamente. No caso do "indicador socioeconômico muito baixo", o Ceará ficou novamente entre as melhores.



Mais informações

Para saber mais sobre o Programa de Ações Articuladas (PAR), acesse www.fnde.gov.br.


Fonte: http://www.ceara.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/13694-governadora-em-exercicio-recebe-presidente-do-fundo-nacional-de-desenvolvimento-da-educacao-fnde

Izolda Cela é a primeira mulher na história a assumir o Governo do Ceará

Rgov4
Às 9h30 desta sexta-feira (14), a vice-governadora Izolda Cela se tornou a primeira mulher a assumir o comando do Governo do Estado. Ela ficará como governadora em exercício até o próximo dia 20. O governador Camilo Santana retornará às atividades no dia 21.  “Este é um momento histórico”, resumiu Camilo Santana, ao assinar o livro de transmissão de cargo.  



Izolda Cela chegou ao Palácio da Abolição por volta das 9 horas e se reuniu com o governador Camilo Santana. A transmissão de cargo, realizada no gabinete, durou cerca de 15 minutos e contou com a presença dos secretários Alexandre Landim (Casa Civil) e Élcio Batista (Chefia do Gabinete) e de 
Rgov3
Fernando Oliveira, chefe do gabinete da governadora em exercício.


“Para mim é uma honra estar esses dias respondendo pelo exercício do Governo e ser a primeira mulher a ter esta função. Espero cumprir o papel que me cabe da melhor maneira possível e, com o retorno do governador na próxima semana, poder prestar contas do trabalho exercido”, citou Izolda Cela.

Técnica de enfermagem quebra ambulatório de hospital em Pacoti

A redação da expresso Som Zoom Sat Aratuba recebeu uma nota de repúdio a um fato ocorrido na tarde desta quinta feira (13/08) no município de Pacoti relatada pela internauta e ouvinte Ivonete Barbosa dizendo lamentar o ocorrido, após tomar conhecimento de uma, técnica de enfermagem residente em Guaramiranga quebrou todo o Ambulatório do Hospital Pe. Quiliano em Pacoti – CE.
Segundo as técnicas de enfermagem de plantão no local, que testemunharam o momento de fúria onde a mesma agrediu fisicamente uma colega enfermeira, porque seu familiar faleceu a caminho de Pacoti, oriundo de Guaramiranga. “Essa senhora não tem equilíbrio psicológico para trabalhar na área da saúde, e deve responder judicialmente pelo vandalismo causado e ser imediatamente afastada da profissão.”
Fica aqui a indignação da população que tanto precisa desse equipamento de saúde é um hospital filantrópico, pois colaboramos para a reforma e melhoria do mesmo.
Essa informação foi confirmada pelo destacamento local aonde tiveram que contê-la- sendo necessário realização de um TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência) por desacato, dano ao patrimônio público e injúria.
Com informações do radialista Neto Rodrigues.
hospital














hospital 2















hospital 3




















Fonte: Ceará Agora

Professores realizam manifestação em Aratuba

Na manhã desta sexta feira (18/08) sindicato e professores municipais de Aratuba saíram às ruas da cidade em caminhada com cartazes, bandeiras, faixas e carro som, pedindo que a prefeitura negocie com a categoria o reajuste salarial.
O sindicato dos servidores públicos municipais de Aratuba (sindiara) e professores efetivos entram em seu 8º dia de paralização, a exigência da categoria e sindicato é que pelo menos seja repassado 10 % do piso, ontem representantes aproveitaram que a vice-governadora Izolda Cela esteve no município de Aracoiaba, foram em comitiva ter um diálogo com a mesma e expor a situação.
Segundo o presidente do sindicato Joerli Vitor nos falou, aquele momento que se nem dos meios forem favoráveis, terão como próxima iniciativa ir até a Assembleia Legislativa levando essa cobrança aos deputados e cobrar o direito da categoria.
Esse impasse gestão e os reivindicantes fica cada vez mais polêmico, pois sindicato e professores efetivos paralisaram as atividades e o prefeito foi a imprensa e pediu aos pais que mandassem seus filhos para sala de aula, decisões que dividem opiniões, tipo argumentações de que as aulas dadas por professores contratados não tem validade nem uma.
aratuba3













aratuba













aratuba2

























aratuba4

























 Com informações do radialista Neto Rodrigues
Fonte: Ceará Agora

Professores grevista da rede municipal de Aratuba se reúnem com a governadora em exercício Izolda Cela

DSC09507 - Cópia
Na tarde desta quinta-feira (13/08) os professores da rede municipal de ensino de Aratuba em greve, tiveram a oportunidade de participar de uma audiência com a governadora em exercício professora Izolda Cela. Izolda participava das comemorações em um município vizinho quando na oportunidade os professores de Aratuba solicitaram ter uma conversa com a mesma no intuito de pedir a intervenção da gestora na procura do diálogo com a municipalidade.
Numa conversa satisfatória, a governadora recebeu o presidente do Sindiara Joerly Vítor, o professor Gildo Gomes, professora Débora Germano e o vereador Jean Martins que em nome da câmara municipal acompanhou os professores. Na oportunidade os grevistas agradeceram a governadora por recebê-los quebrando o protocolo, e explanaram um breve histórico do momento de luta vivenciado pelos professores de Aratuba na busca pela garantia dos seus direitos.DSC09506 - Cópia
A governadora Izolda disse que a luta por direitos é justa, e que poderia se comprometer com os professores de Aratuba na busca pelo diálogo, “fazer uma ligação para a prefeitura posso sim fazer, mesmo o estado não tendo meios de intervir no município, inclusive vou oferecer técnicos da Secretaria da Educação do Estado para ajudar nas negociações, por serem pessoas treinadas que conhecem bastante a legislação e como ordenar os valores do FUNDEB para reajuste”, declarou a governadora.
Para o presidente do Sindiara Joerly Vítor foi bastante positiva a audiência com a professora Izolda e podemos ver em sua simplicidade o compromisso com as pessoas e com a educação. “A professora governadora Izolda é um exemplo de gestora com compromisso, pois mesmo exógena a nossa cauda, nos recebeu solicitamente e se comprometeu inclusive de fazer uma ligação para a prefeitura no intuito de favorecer o diálogo entre sindicato e gestão, e ofereceu técnicos da SEDUC para ajudar nas negociações, isso é digno de quem respeita direitos e a educação”, disse Joerly.
Os professores seguem convictos em suas reivindicações e na luta por seus direitos. A categoria não concorda com o projeto de lei que o prefeito municipal enviou à câmara, onde 80 professores não terão reajuste salarial, ou seja, 0%, e outros 26 terão entre 1% a 4%, outros 6, reajuste de 6% a 8%, e 1 professor com 14%
Fonte: SINDIARA

Prefeitura de Aracoiaba realiza Campeonato de Futsal

Na noite da última desta segunda-feira, 16, a Prefeitura de Aracoiaba, através da Secretaria de Esportes, iniciou o Campeonato de Futsal. O evento aconteceu no Ginásio Poliesportivo Eugênio de Castro e Silva e é mais uma ação da administração “Uma Cidade Todos”. O torneio está inserido na 28ª SEMAR (Semana do Município de Aracoiaba) – 125 anos de Emancipação Política de Aracoiaba.
Nesse primeiro dia, houve o que se chama de “torneio início”, que foi uma disputa entre as equipes através de sorteio. Na oportunidade o Prefeito Antônio Cláudio realizou a entrega de uniformes para cada equipe participante. Vale ressaltar que o material foi adquirido, pela Prefeitura de Aracoiaba (Secretaria de Esportes) em parceria com empresários e comerciantes locais.
Participaram do evento o Prefeito de Aracoiaba, Antônio Cláudio, secretários, vereadores, Miss Teen Aracoiaba, Grazyelle Félix, autoridades, empresários, comerciantes, funcionários públicos, desportistas e sociedade em geral.
“Só é campeão quem não perde o foco, o alvo, o seu objetivo, não importam as caneladas, as pedras no caminho, tem que ter o foco e trilhar o caminho do seu esporte e de vida. Lembrando que esporte não é só competir e ganhar, mas uma forma de criar metas, e um aprendizado de absorver e passar conhecimento. E vencer no campo ou na quadra, e vencer também na transformação pessoal e social da vida tirando os benefícios da pratica em equipe e dos ensinamentos dos técnicos, professores”, ressaltou o prefeito Antônio Cláudio.
O campeonato chega com o intuito de atender aos anseios das comunidades desportistas, oportunizando a prática esportiva e de inclusão social para todos os munícipes. É uma iniciativa da atual administração e que visa dar mais dignidade para os amantes dos esportes, assim como é o gestor municipal.

Comemoração ao Dia do Evangélico reúne multidão em Aracoiaba

Na noite da última quinta-feira (13), a Prefeitura de Aracoiaba, através da Secretaria de Cultura, realizou uma grandiosa celebração de fé para evidenciar o “Dia do Evangélico”. O evento que contou com muito louvor e adoração foi promovido pela Prefeitura Municipal com a colaboração de Pastores e Igrejas evangélicas do município. O evento reuniu um grande número de pessoas, entre evangélicos e simpatizantes.
Antes de iniciar o show musical, os pastores presentes se pronunciaram destacando o evento como sendo grandioso, por reunir igrejas de diferentes denominações, tendo como principal objetivo envolver os aracoiabenses, independente da opção religiosa, em um momento de adoração e fortalecimento da fé em Deus.
Aracoiaba comemorou o dia do evangélico, dentro da programação de aniversário do município, na 28ª SEMAR (Semana do Município de Aracoiaba). A animação ficou por conta de várias atrações, Felipão (ex-forró moral), Cícero Oliveira e Yasmin dentre outros.
Vários pastores evangélicos do município e região estiveram presentes, além de autoridades municipais, como o prefeito municipal, vereadores, secretários e caravanas das comunidades rurais e de outros municípios.
“O evento que marca o Dia do Evangélico é para louvarmos e adorarmos a Deus. Aqui me senti acolhido, a presença de Deus foi marcante, foi um momento de pregação, louvores e reverência a Deus, nosso criador. Parabéns à Prefeitura pela ação, isto significa que tem um gestor sábio e que coloca a direção deste município na presença de Deus, o qual peço bênçãos para toda a família aracoiabense”, disse o pastor.
“Este é um dia especial para todos os fiéis evangélicos de Aracoiaba. A prefeitura sempre visou fazer o melhor de uma forma que agrada todos os aspectos culturais. Este momento faz com que pensamos melhor sobre a nossa vida, pois as pessoas que estão aqui são realmente aqueles que acreditam em Cristo. Essa é uma festa religiosa organizada com muito carinho e respeito. E, já está sendo um sucesso”, assegurou o Chefe de Gabinete João Paulo Ricardo.
Para o prefeito Antônio Cláudio, oportunizar a comunidade evangélica a celebrar em praça pública a sua crença, é de grande valia, sendo uma excelente oportunidade de interação e comunhão entre religiosos de todos os segmentos do município, pois, mesmo sendo um evento para comemorar o dia do evangélico, simpatizantes e fiéis de outras religiões, também prestigiaram as apresentações e o show, que trouxe uma mensagem de esperança e Fé.

Prefeito Antônio Cláudio inaugura nova Unidade Básica de Saúde de Bulandeira

A Prefeitura Municipal de Aracoiaba, através da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou na última quinta-feira (13), a Unidade Básica de Saúde (UBS) José Sólon Monteiro na localidade de Bulandeira.
O equipamento é um imóvel mais amplo e moderno, oferecendo mais conforto aos pacientes e funcionários, além de acessibilidade às pessoas com deficiência. A inauguração foi prestigiada por moradores e autoridades.
A equipe integrada por médicos, odontólogo, enfermeiros, técnicos, agentes comunitários e de endemias vivenciou momentos de alegria ao receber as autoridades, que acompanharam o prefeito Antônio Cláudio, durante a inauguração.
O Prefeito Antônio Cláudio, explicou aos presentes que o objetivo da UBS (Unidade Básica de Saúde) é oferecer à população um bom atendimento. "É uma satisfação entregar mais uma unidade de saúde. Além disso, a unidade faz uma homenagem justa para José Sólon Monteiro, um cidadão que contribuiu com o crescimento de nossa cidade", expressou prefeito.
Além disso, o prefeito destacou o desafio de fazer com que atenção básica efetivamente funcione. "Apesar das dificuldades, estamos gradativamente melhorando as unidades de saúde", afirmou.
Para o Secretário de Saúde, Jonas Campelo, a humanização do atendimento é outro ponto estabelecido aos profissionais de saúde. "Precisamos fazer com que os pacientes se sintam bem em nossas unidades. É assim que a Saúde começa a funcionar melhor", ressaltou.
Além da Unidade de Saúde José Sólon Monteiro, a Secretaria Municipal de Saúde vai entregar nos próximos dias duas novas Unidade de Saúde em Jaguarão e Vazantes.

Prefeito Antônio Cláudio e Vice-governadora Izolda Cela inauguraram Galeria Pilares da Educação em Aracoiaba

Foto: Francimar
A Prefeitura de Aracoiaba, através da Secretaria de Educação, inaugurou na manhã da última quinta-feira (13), a GALERIA PILARES DA EDUCAÇÃO DE ARACOIABA. O principal objetivo desta galeria é homenagear educadores que deixaram legados no âmbito educacional.
Dia festivo viveu a cidade de Aracoiaba. A medida em que as homenagens eram prestadas, familiares e o público presente se emocionavam. O que tornou o evento um marco oficial no calendário educacional aracoiabense. A galeria objetiva reconhecer os educadores que já fizeram muito pela educação do município e do estado, as telas foram pintadas a óleo e suas respectivas biografias ficarão expostas no auditório da principal da Secretaria de Educação,
A Prefeitura de Aracoiaba e a Secretaria de Educação prestou homenagem as seguintes personalidades, Dr. Salomão Alves de Moura Brasil (In Memorian), Dr. Elson Paiva (In Memorian), Maria Iracir Costa (In Memorian), Raimunda Bento (In Memorian), Padre. Rubens, Ana Nascimento, Maria dos Santos e a Vice-governadora e Professora Izolda Cela.
Um evento de grande magnitude que contou com a presença da ilustríssima Vice-governadora, Izolda Cela, prefeito de Aracoiaba, Antônio Cláudio, vereadores, secretários municipais, assessores, educadores, educandos, funcionários públicos e sociedade em geral.
Foto: Francimar
A Vice-governadora Izolda Cela, em discurso agradeceu a homenagem feita pelo Prefeito Antônio Cláudio, Secretário Emílio e todos que fazem a gestão municipal: “Parabenizo a organização do evento, a todos que tem me acolhido de forma carinhosa. Cheguei aqui pela Escola Profissionalizante Salomão Alves de Moura e já foi recebida com grande festa”, declarou.
“É uma honra poder estar compartilhando deste momento de reconhecimento e de homenagem. Eu quero Parabenizar o município, pelos seus 125 anos de Emancipação Política e destacar prefeito dois pontos, O primeiro é os resultados do SPAECE, educação no “VERDE ESCURO” e o segundo é sobre essa homenagem prestada aos educadores”, assim finalizou a Vice-governadora.
Dentre tantos discursos realizados, destaca-se o do homenageado Padre Pedro Rubens. “É preciso coragem para mudar, nem sempre as mudanças agradará a todos, mas é preciso determinação e confiança para alcançar os resultados. Aracoiaba com a nucleação está conquistando resultados importantes, isso graças ao empenho e a coragem do Prefeito Antônio Cláudio, do Secretário Emílio Freitas e de todos os que fazem a educação municipal. Um grande passo foi dado e agora Aracoiaba começa a colher os frutos semeados”, concluiu.
Foto: Francimar
Durante o evento outras homenagens foram feitas. Alunos e educadores homenagearam o Prefeito Antônio Cláudio e o Secretário Emílio Freitas, pelo excelente trabalho que hora vem sendo realizado em Aracoiaba. Ambos receberam placas honra, bem como um quadro com suas respectivas fotos.
O Secretário Emílio Freitas, muito emocionado, agradeceu a presença da Vice-Governadora Izolda Cela em Aracoiaba, e fez destaques importantes às ações realizadas pela prefeitura em parceria com a secretaria de Educação.
O Prefeito Antônio Cláudio em seu discurso saudou a Vice-Governadora e agradeceu pela visita e pela participação da mesma na inauguração da Galeria. Em seu discurso o prefeito fez referencia a todos os homenageados na Galeria Pilares da Educação. “Com essa homenagem saio daqui muito mais feliz. Saio maior desta solenidade, e agradeço a Deus por me dar oportunidade como gestor dessa honrosa homenagem a estas ilustres pessoas” assim finalizou. Após as homenagens o Prefeito e a Vice-Governadora, descerraram a placa de inauguração ao som da Orquestra Municipal.