Buscar

21 julho 2015

Mais de 20 mil pessoas dos distritos de Sobral são beneficiadas com obras em estradas

Com o objetivo de melhorar a integração da sede de Sobral com distritos e suas localidades, a Secretaria Municipal de Obras está realizando serviços de reforma, manutenção e conservação em 33 trechos de estradas vicinais. As intervenções, que garantem maior segurança e agilidade para os condutores e pedestres, estão beneficiando cerca de 20 mil pessoas.
Só no Distrito de Aracatiaçu, foram recuperados 30 quilômetros de estrada, além da manutenção de cerca de 100 metros de bueiros. “As obras visam, sobretudo, melhorar o acesso do homem do campo à zona urbana, pois entendemos que o tráfego muitas vezes é conturbado por não haver boa estrutura nas estradas que ligam os Distritos à sede e às suas próprias localidades”, explica o secretário de Obras da Prefeitura de Sobral, Ilo Santiago.
Com investimento da ordem de aproximadamente R$ 4 milhões, garantidos através de uma parceria entre o Município e o Governo do Estado, mais de 115 quilômetros de estradas já foram recuperadas nas localidades de Logradouro, Riacho Gabriel (Aracatiaçu); Jurema, Alto Alegre, Águas Mortas, Poço da Pedra, Jurema e Grossos (Taperuaba); Gonçalves Alves, Angostura, Lixão, Massapê, Beira Rio, Cruz das Moças, Fazenda Piancó, Mineração e Triângulo das Pedrinhas (São José do Torto); Ouro Branco e Recreio (Rafael Arruda) e Boqueirão (localidade pertencente a sede).
Fonte: Ceará Agora

CNT/MDA: avaliação negativa do governo Dilma sobe de 64,8% para 70,9%

dilma decepcionaaLevantamento produzido pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) em conjunto com a MDA Pesquisa mostrou que a avaliação negativa do governo Dilma Rousseff está em 70,9%, ante 64,8% da pesquisa anterior.
O governo da petista é avaliado positivamente por 7,7% dos entrevistados, ante 10,8% da pesquisa anterior, realizada em março deste ano. O governo da presidente Dilma Rousseff alcançou a maior avaliação negativa medida pela pesquisa da CNT, iniciada em 1998.
De acordo com o levantamento, 18,5% disseram que o governo Dilma é “ruim” e 52,4% afirmaram que ele é “péssimo”. Já 20,5% consideraram que o governo é regular, 6,2% disseram que o governo é bom e 1,5% classificaram o governo como ótimo. A porcentagem dos entrevistados que não souberam ou não responderam é de 0,9%.
Com relação ao desempenho pessoal de Dilma Rousseff, houve crescimento na rejeição à atuação da presidente. A desaprovação atingiu 79,9% e a aprovação está em 15,3%. A avaliação negativa também é a mais alta desde 2001.
Em março, o desempenho pessoal da petista era aprovado por 18,9% dos consultados e desaprovado por 77,7%.
Foram entrevistadas 2.002 pessoas em 137 municípios de 25 unidades federativas entre os dias 12 e 16 de julho de 2015. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais com 95% de nível de confiança.
Fonte: Ceará Agora

CNT/MDA: 62,8% são favoráveis ao impeachment de Dilma

dilma-rousseff
Levantamento divulgado nesta terça-feira, 21, pela CNT/MDA mostrou que 62,8% dos entrevistados são à favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff. Já 32,1% disseram ser contra o afastamento da presidente e 5,1% não souberam responder.
Questionados sobre os motivos que justificariam o impedimento de Dilma, 26,8% consideraram que as chamadas “pedaladas fiscais” justificaria a medida. De acordo com o levantamento, 25% apontaram a corrupção na Petrobras como principal motivo, 14,2% disseram que os indícios de irregularidades na prestação de contas da campanha presidencial de 2014 seriam suficiente para afastá-la do cargo. Para 44,6%, a combinação de todos os motivos anteriores poderiam justificar o impeachment.
Para 37,1% , a corrupção é o principal problema do País, e 53,4% consideraram que é um dos problemas do Brasil. Só 7,8% acreditam que a corrupção é um problema, mas não está entre os principais.
No que se refere às crises da atualidade, 60,4% dos entrevistados disseram que a crise econômica é mais grave. Já 36 2% apontaram a crise política como mais grave.
Reforma Política
O levantamento também ouviu a opinião dos entrevistados sobre reforma política. Segundo a pesquisa, 67,5% se mostrou à favor do fim da reeleição para cargos eletivos públicos, 28% se disse contra e 4,5% não respondeu. Sobre doações empresariais, 16,6% se mostrou à favor e 78,1% contrário. Não souberam responder 5,3%.
Fonte: Ceará Agora

PMDB pode deixar governo caso tenha candidato próprio em 2018, diz Temer

Michel-TemerO vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB-SP), disse nesta terça-feira, 21, em uma palestra em Nova York, que pode ocorrer “um dia” de o PMDB deixar o governo e virar oposição, especialmente se tiver candidato próprio nas eleições presidenciais de 2018.
“É uma questão que será examinada daqui pra frente. Evidentemente que pode ocorrer um dia qualquer em que o PMDB resolva deixar o governo, especialmente em 2018, quando entender ter uma candidatura presidencial”, disse em sua apresentação para advogados e investidores, que durou cerca de 40 minutos.
Temer voltou a enfatizar que o rompimento do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, com o governo de Dilma Rousseff foi de caráter pessoal. “Essa distensão, divergência entre o presidente da Câmara e o Poder Executivo é, como ele registrou, salientou e voltou a salientar, de natureza pessoal”, afirmou o vice-presidente.
A governabilidade, ressaltou Temer, é um fenômeno mais político do que jurídico, “porque depende mais da articulação política”. Se o governo não tiver forças políticas que o ampare, deixa de existir, disse ele, ressaltando que tem conseguido desempenhar seu papel de articulador com “tranquilidade”.
Fonte: Ceará Agora

PAC - Máquinas vistas em fábrica "colhiam doações", diz Prefeitura

Veículos do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC2) flagrados pelo O POVO em fábrica de calçados de Maranguape estariam recolhendo “doações de entulho” do local. Segundo a Prefeitura do município, que emitiu nota sobre o caso ontem, a gestão teria apenas direcionado as máquinas para retirar o material doado pela fábrica.

“A Prefeitura esclarece que ter recebido as doações foi uma forma de economizar na compra do mesmo material, que serve para manter as estradas vicinais”, diz nota da gestão. Na última semana, reportagem flagrou um caminhão-caçamba do PAC2 estacionado dentro do empreendimento privado.

Em gravação feita no mesmo dia pelo vice-prefeito do município, Luciano Girão, são vistas diversas máquinas da Prefeitura deixando a fábrica. Um caminhão-caçamba, no entanto, permaneceu e foi visto parado e sem motorista pela reportagem. Segundo vereadores do município, máquinas já trabalhavam no local desde o dia anterior.

A Prefeitura de Maranguape, no entanto, nega qualquer violação da legislação vigente. Ela reforça que foi feita apenas coleta de sobras de material de construção, com o objetivo de realizar a manutenção de estradas vicinais do município.

O procurador da República Patrício Noé da Fonseca destaca que o uso indevido das máquinas em territórios privados pode incorrer em ação de improbidade administrativa e crime de responsabilidade. Entre as sanções previstas, estão até mesmo a apreensão das máquinas, que deveriam ser públicas.

Denúncia
Em visita a municípios do Interior, O POVO de ontem constatou cenário de subutilização e até uso indevido dos equipamentos. Entre as máquinas encontradas, estão casos onde fronteira entre o público e o privado é nebulosa.

Em Granja, na Região Norte, reportagem flagrou, em maio deste ano, duas das máquinas realizando trabalhos de limpeza em um loteamento privado, próximo a um hotel. Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Granja negou uso do tipo e afirmou que equipamentos são destinados “exclusivamente” para construção de estradas e limpeza de rios.

Nos últimos meses, operações da Polícia Civil e Ministério Público Federal (MPF) já apreenderam máquinas que estariam tendo uso privado em Aracoiaba, Tarrafas e Tianguá. Denúncias semelhantes têm sido recorrentes no Interior. Existem ainda denúncias de que muitos municípios tem utilizado caminhões do PAC para coletar entulho.
Fonte: O POVO

Enfermeira é estuprada em Beberibe

Uma enfermeira foi estuprada na madrugada desse domingo, 19, na localidade de Parajuru, em Beberibe, 83,3 km de Fortaleza. O suspeito, um morador da região, fugiu logo após o crime em direção à capital cearense, conforme informações preliminares da Polícia Civil da região. 


Segundo a delegada Rosa de Fátima, titular da Delegacia Municipal de Beberibe, estão sendo realizadas buscas para localizar e prender o suspeito, com o apoio da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).  



Incêndio atinge loja de móveis em Baturité e causa prejuízos

Uma loja de móveis localizada no Centro da Cidade, emBaturité, a 96 km de Fortaleza, pegou fogo no início da madrugada desta terça-feira, 21, e ficou parcialmente destruída. Após oincêndio ser controlado, o local teve de ser isolado, devido ao risco de desabamento detectado pelo Corpo de Bombeiros.

Segundo informações da assessoria do órgão, as chamas começaram por volta de meia-noite em um dos cômodos da loja. O Corpo de Bombeiros foi acionado e não teve muito trabalho para debelar o fogo. Ainda de acordo com os Bombeiros, apenas danos materiais foram constatados.

Após o incêndio ser controlado, o local foi isolado devido ao risco dedesabamento em um dos compartimentos que foi mais atingido pelas chamas. A loja só deverá funcionar novamente quando apresentar um laudo de engenharia que ateste que o local não corre mais nenhum risco de desabar.

Ainda não se sabe quais foram as causas do incêndio

Simulador de trânsito para a retirada da CNH volta a ser obrigatório

Conselho Nacional de Trânsito (Contran) anunciou nesta segunda-feira, 20, que o simulador de direção voltou a ser obrigatório para aqueles que pretendem tirar acarteira nacional de habilitação (CNH). A nova medida determina que os candidatos realizem no mínimo cinco horas de aulas práticas nas máquinas que imitam o automóvel em um trânsito virtual.
A 'nova regra', que já tinha sido adotada uma vez no início do ano passado, prevê que os candidatos que pretendem mudar de categoria também utilizem os simuladores. Contudo, a nova determinação, a principio, só será estabelecida aos carros de passeio (categoria B).
Além disso, a tendência é que, posteriormente, as máquinas sejam utilizadas por candidatos que pretendem retirar a CNH para conduzir veículos comerciais, caminhões, ônibus e motos.
De acordo com o Ministério das Cidades, a solicitação de volta do simulador foi "um pedido dos Detrans de todo o país". Contudo, o órgão não afirmou quando a 'nova' medida será obrigatória, mas diz que a regra passa a vigorar a partir desta segunda-feira.
Para o diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e presidente do Contran, Alberto Angerami, a intenção do uso das máquinas de simulação de trânsito se faz como uma nova medida de segurança e são essenciais para a retirada da permissão para dirigir.
"Já tivemos bons resultados nos Estados que aplicaram a medida, principalmente no Rio Grande do Sul, onde foi registrada redução do número de acidentes após a obrigatoriedade do simulador", afirmou.

Grupos que pedem queda de Dilma são "golpistas" e "frouxos", diz Ciro

Ex-ministro dos governos Itamar Franco (Fazenda) e Lula (Integração Nacional), Ciro Gomes (Pros) afirmou ser “intolerável” atual mobilização de grupos que pedem impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). Em entrevista ao jornalista Paulo Henrique Amorim, o ex-ministro classificou setores que pedem a queda da petista como“golpistas” e “frouxos”.

“O golpe não acontecerá. Não vai ter e ponto final. Alguns de nós brasileiros estamos dispostos a levar às últimas conseqüências. Basta isso para não ter golpe porque eles [os que pregam o golpe] são frouxos, não aguentam a pressão das ruas”, disse, em entrevista ao blog Conversa Afiada, de Paulo Henrique Amorim.

Ciro reforça, no entanto, que Dilma tem se lançado a uma “agenda prática” que vem “desconstituindo a legitimidade” de seu mandato. “Eu disse pra ela que, se ela conseguisse governar com esse ministério, eu queria trocar de anjo da guarda com ela. Ela tem sorte porque esse Eduardo Cunha se desmoralizou muito rapidamente”, disse.

“Ambiente golpista”

Ciro Gomes criticou ainda questionamentos do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre as “pedaladas fiscais” promovidas por Dilma para enquadrar contas do governo no que prevê a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). “No governo de Fernando Henrique Cardoso foi pior e nunca aconteceu qualquer notificação por parte do TCU”, diz.

Ele critica ainda “endinheirados do setor financeiro” e cobra que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não “dê vazão” a depoimento de delatores da Lava Jato contra a campanha da presidente. “Isso é intolerável”.


Professor de Guaraciaba reconstitui rosto de Maria Madalena

Jos_Lu_s_e_MariaO Fantástico do último domingo (19) apresentou uma matéria sobre o feito de brasileiros, entre eles, o professor cearense de Guaraciaba, José Luís Lira, que ao lado do designer Cícero Moraes, de Mato Grosso, e o especialista em odontologia legal, Dr. Paulo Miamoto, de Santos, litoral de São Paulo, reconstituiu o rosto da personagem bíblica Maria Madalena. O crânio preservado, na França, foi a base do trabalho.
De acordo com a Bíblia, Maria Madalena foi a primeira a ver Cristo ressuscitado. Após a morte de Jesus, ela teria deixado Jerusalém com a família e ficado até o fim da vida em uma gruta, na região de Marselha. Mas seus restos mortais só foram encontrados por volta do ano 1200.
Tudo começou quando o professor cearense José Luís assistiu a uma reportagem do Fantástico sobre a reconstituição do rosto de Santo Antônio, feita por um brasileiro.  “Eu vi que era possível. Eu disse: por que não tentar ver o rosto daquela que viu Jesus ressuscitado pela primeira vez?”, conta José Luís Lira, especialista em Santos Católicos.
José, então, procurou o designer Cícero, de Mato Grosso, que topou o projeto de recriar o rosto da santa. Próximo passo: convencer o padre da basílica de Santa Maria Madalena.
“A princípio o padre Racine disse que não tinha interesse. Aos fiéis de Maria Madalena não era tão essencial conhecerem a face da santa. Insistimos e dissemos para ele: ‘Nós só publicaremos se vossa reverendíssima autorizar, se o senhor não autorizar, foi um trabalho que a gente fez e ficou com o senhor’. Aí ele falou: ‘vou falar com o bispo’, e o bispo autorizou”, recorda José Luís Lira.
Além do designer, entrou na história um especialista em odontologia legal, o Paulo, de Santos, litoral de São Paulo. Para fazer a reconstituição, ele precisava de fotos do crânio em vários ângulos. O padre francês, desconfiado, mandou apenas sete fotos.
Depois de muito trabalho. Estava criado o esboço do que seria o rosto da santa. Na próxima quarta-feira, o rosto de Maria Madalena feito pelos brasileiros será apresentado aos franceses. Dia 22 de julho é o dia da Santa. “Ela chegou aos discípulos: ‘Vi o senhor’. E nós agora dizemos, ‘Vimos aquela que viu o senhor'”, diz José Luís.
Em seu perfil no facebook, o professor José Luís falou sobre a repercussão da reportagem do Fantástico:
“Amigos, são muitas mensagens. Aparecem 99+ conversas, significando 182 conversas iniciadas. Também pedidos de amizades, comentários, fotos. Estou muito emocionado. Divido essa alegria com os amigos Cícero Moraes e Paulo Eduardo Miamoto Dias, com o Reverendo irmão Fernando Gregorio (futuro sacerdote) e com todos os que contribuíram para que Maria Madalena fosse vista por todos nós. Destaco a essencial participação do Cícero Moraes. Sem ele nada seria possível. Parabenizo também a família, sua mãe D. Vanilsa Pagliari, sua noiva… Enfim…. Obrigado a todos, aos meus pais e irmãos, sobrinhos e a um amigo muito especial lá do céu: DEUS, sem Ele nada somos. Agora vou dormir, amanhã cedo terei que ministrar aulas na nossa Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Sempre e por tudo, dando graças a Deus!”.
O colaborador deste site, Diassis Lira, que é irmão de José Luís Lira, relatou o assunto na edição desta terça-feira, 21, do Jornal Alerta Geral:
Fonte: Ceará Agora

Celso Crisóstomo perde mais uma batalha judicial e continua afastado da prefeitura de Canindé

celso crisostomoO prefeito afastado de Canindé, Celso Crisóstomo (PT), havia pedido ao Tribunal de Justiça do Estado do Ceará que suspendesse a decisão do juiz titular da 2ª vara da Comarca de Canindé, Paulo Sérgio dos Reis, que o afastou da prefeitura pelo período de 180 dias.
O desembargador Inácio de Alencar Cortez Neto, do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará já havia negado na última sexta-feira (17) mandado de segurança com pedido de liminar solicitada por Celso Crisóstomo, que desejava retornar ao cargo. Desta vez, ao analisar o pedido, a desembargadora decidiu ouvir primeiro o juiz de Canindé para só depois, decidir sobre o caso.
“Quanto ao efeito suspensivo pretendido pelo Agravante por meio da interposição do presente recurso, reservo a sua apreciação para após a oitiva da parte agravada. Neste sentido, intime-se com urgência, o Agravado para querendo contraminutar o presente Agravo de Instrumento no prazo de 10 (dez) dias, facultando-lhe a juntada de documentação que entender necessária, nos termos do artigo 527, V, do Código de Processo Civil e a informação acerca do cumprimento pelo Agravante, do dispositivo no artigo 526 do CPC”, escreveu a desembargadora Maria Vilauba Fausto Lopes.
O prefeito foi afastado também pela Câmara Municipal acusado de utilizar nos anos de 2013 e 2014, sem autorização legal, os valores depositados na conta vinculada da CIP para o pagamento do consumo de energia elétrica de prédios públicos, para repasse a um consórcio de saúde e para quitar parcelamento de dívidas do município, causando prejuízo ao erário e ao sistema de iluminação pública de Canindé.
Colaborou Wellington Lima
Fonte: Ceará Agora

Jovem que sobreviveu a acidente que matou cinco recebe alta médica no CE

Pick up ficou totalmente destruída.  (Foto: Polícia Civil/Divulgação)Pick up ficou totalmente destruída.
(Foto: Polícia Civil/Divulgação)
O sexto ocupante do carro que capotou e matando cinco pessoas na noite de sábado (18) recebeu alta nesta segunda-feira (20) no hospital Instituto Dr. José Frota (IJF). Segundo informações do hospital, o jovem de apenas 16 anos fez exames e ficou em observação por 24 horas, sendo liberado em seguida.
Todos do grupo que viajava com o adolescente, cinco pessoas entre 19 e 28 anos, morreram no acidente na localidade de Santa Teresa, na cidade de Tauá, a 343 km de Fortaleza. Segundo informações da Polícia Militar (PM), todos eles estavam no mesmo carro, uma pick up de cabine dupla.
De acordo com a PM, o grupo se deslocava para o Festejo das Flores, no distrito de Trici (a 25 km de Tauá), quando o condutor do veículo perdeu o controle em uma curva. O veículo bateu em uma árvore e capotou diversas vezes. Os cinco morreram na hora, entre eles, o condutor.
Segundo informações da Polícia Civil, os seis estavam dentro do veículo no momento do acidente, não havia ninguém na carroceria. A polícia espera informações da perícia para saber quais deles usavam, ou não, o cinto de segurança.
Veja os nomes das vítimas:
Erivanda Loiola, 25 anos
Márcia Gleiciane Bezerra, 28 anos
Luana Loiola, 19 anos
Mayara Kelly Oliveira, 23 anos

Fonte: G1

AMAB realizará reunião em Aracoiaba sobre Projetos da SDA

A AMAB (Associação dos Municípios do Maciço de Baturité) realizará na próxima quinta-­feira (23), ás 8h30min, no Auditório da Secretaria de Educação Secretaria de Educação de Aracoiaba, reunião para tratar dos seguintes assuntos: Programa Água Para Todos, Projeto São José e Poços, projetos esses desenvolvidos pela SDA/CE – Secretaria do Desenvolvimento Agrário.

O evento contará com a presença do Secretário Estadual Dedé Teixeira, que fará uma explanação sobre os temas supracitados.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Aracoiaba

Homem é preso suspeito de estupros em Caucaia

estuproDaniel Araujo de Souza (36) é suspeito de ter estuprado, no mínimo, três meninas, entre nove e dez anos de idade, no município de Caucaia, Área Integrada de Segurança 7 (AIS 7).  Os casos ocorreram entre maio e junho deste ano, e estavam sendo investigados pela Polícia Civil, por meio da Delegacia de Combate a Exploração da Criança e do Adolescente (Dececa). As vítimas fizeram reconhecimento do preso na manhã de hoje (20).
“Ele usava a mesma estratégia com todas as vítimas, seguia as crianças até a escola delas, abordava e depois levava para um matagal, onde cometia o crime”, revelou a delegada Ivana Timbó, titular da Dececa.
Daniel estava com um mandado de prisão preventiva em aberto e se apresentou à Delegacia, juntamente com um advogado, na última sexta-feira (17). O suspeito estava foragido, e segundo informações da delegada, estava escondido no município de Maranguape.  A Polícia investiga ainda se Daniel é responsável por outros casos semelhantes em Caucaia.
O suspeito já responde por porte ilegal de armas e falta de pagamento de pensão alimentícia.
Fonte: Ceará Agora

Prefeita que nomeou marido para cargo político é condenada por nepotismo

Publicado por Superior Tribunal de Justiça e mais 4 usuários 1 dia atrás
1
A Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve decisão que condenou a prefeita do município de Pilar do Sul (SP) pela prática de nepotismo. Ela nomeou seu marido para ocupar o cargo de secretário de Gabinete, Segurança Pública e Trânsito.
Em 2013, o Ministério Público de São Paulo moveu ação civil pública contra a prefeita por improbidade administrativa. Afirmou que a escolha da prefeita teria sido única e exclusivamente em virtude da relação pessoal com o nomeado. Disse que a prática foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e fere os princípios da legalidade, moralidade, impessoalidade e eficiência.
Uma liminar afastou o marido da prefeita do cargo. A sentença reconheceu a ilegalidade da nomeação e impôs ao casal as sanções de suspensão de direitos políticos por três anos, pagamento de multa civil e proibição de contratar com o poder público ou receber incentivos fiscais e creditícios pelo prazo de três anos. O Tribunal de Justiça de São Paulo manteve a condenação por improbidade administrativa.
Agentes políticos
No STJ, o ministro Humberto Martins, relator, mencionou que a jurisprudência considera ser “cabível a propositura de ação civil pública que tenha como fundamento a prática de ato de improbidade administrativa, tendo em vista a natureza difusa do interesse tutelado”.
Os ministros discutiram sobre a aplicabilidade da Súmula Vinculante 13 do Supremo Tribunal Federal (STF) – que trata do nepotismo – aos agentes políticos.
Segundo o relator, o STF firmou o entendimento de que as nomeações para cargos políticos não abrangem, em regra, as hipóteses descritas na súmula mencionada e que a configuração do nepotismo deve ser analisada caso a caso para se verificar eventual troca de favores ou fraude a lei (Rcl 7.590/STF).
Humberto Martins esclareceu que os atos de improbidade administrativa descritos noartigo 11 da Lei 8.429/92 dependem da presença do dolo genérico, mas dispensam a demonstração da ocorrência de dano para a administração pública ou de enriquecimento ilícito do agente.
O relator reconheceu que a conduta dos agentes se enquadra no artigo mencionado, “pois atenta contra os princípios da administração pública, em especial a impessoalidade”.
O julgamento ocorreu em 23 de junho e o acórdão foi publicado no dia 30.
Fonte: JUS BRASIL

..........
Saiba Mais:
Markes Rafhael Alves Barbosa (advogado)
OAB/CE 23.473

B&B Advogados
Fone: (85) 996922794
Rua Getúlio Vargas, Aracoiaba (Próximo ao Elenilson Cosntruções)

Norueguês que matou 77 pessoas é aceito em universidade

Condenado a 21 anos de prisão pelo pior massacre da Noruega desde a 2ª Guerra Mundial, o norueguês Anders Behring Breivik foi aceito na Universidade de Oslo.
Noruegus que matou 77 pessoas aceito em universidade
Behring vai estudar Ciência Política na instituição. Desde 2013 Behring cursa alguns módulos, mas agora irá estudar em tempo integral. O currículo do curso prevê disciplinas ligadas aos estudos da Democracia e dos Direitos Humanos.
Ele não vai ter nenhum contato com a equipe da instituição ou com os estudantes, pois vai fazer o curso a partir de sua cela. De acordo com uma nota divulgada pela Universidade de Oslo, ele não terá direito de participar de seminários com outros alunos e as regras da prisão impedem que ele tenha acesso ao ambiente de aprendizagem online.
Na nota, o reitor da universidade, Ole Petter Ottersen, admitiu que a instituição se deparou com "dilemas morais" em relação a admissão de sua candidatura, mas afirmou que o país reforça que todos os presidiários têm "direito ao ensino superior, desde que cumpram os requisitos de admissão".
"Nós temos alunos que estavam na cena onde ele cometeu assassinatos brutais. Nós temos estudantes que perderam amigos e familiares em 22 de julho. (...) Mantemos as nossas regras para o nosso próprio bem, não para o dele"
Behring foi condenado à prisão após detonar uma bomba em Oslo e abrir fogo contra 69 pessoas em Utoya. No total, 77 pessoas morreram no incidente, em julho de 2011. Na época, ele afirmou ter feito os ataques para "salvar a Noruega do multiculturalismo".
Fonte: JUS BRASIL
..........
Saiba Mais:
Markes Rafhael Alves Barbosa (advogado)
OAB/CE 23.473

B&B Advogados
Fone: (85) 996922794
Rua Getúlio Vargas, Aracoiaba (Próximo ao Elenilson Cosntruções)





Primeira turma de oficiais beneficiados por Lei de Promoções é empossada

SAM_2397O governador Camilo Santana vai presidir a cerimônia de promoção de 65 subtenentes da Polícia Militar e Corpo de  Bombeiros Militar ao cargo de 1º Tenente, em cerimônia marcada para esta quarta-feira (22), às 9 horas, no Palácio da Abolição.
Esta é a primeira turma de oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros beneficiados pela Lei de Promoções  sancionada por Camilo Santana em maio deste ano. Serão promovidos 48 policiais e 17 bombeiros que ingressam assim no primeiro posto do oficialato militar.
Além da presença do governador Camilo Santana, a solenidade contará com as participação de autoridades da segurança pública do Estado, como o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Delci Teixeira; o Comandante Geral da PM, coronel Geovani Pinheiro; o Comandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Carlos Gurgel; e o Delegado Geral da Polícia Civil, Andrade Júnior.
Fonte: Ceará Agora