Buscar

06 julho 2015

ARACOIABA - Livro e CD antecipam a festa da Mãe das Dores

A paróquia de Aracoiaba e o Santuário Mãe das Dores tem a alegria de apresentar o material que será utilizado nas liturgias da Festa da Mãe das Dores. O livro traz a novena e a letra dos cânticos que neste ano de 2015 querem reforçar o espírito romeiro que há em cada um dos devotos. A novena tem como base o Ofício de Nossa Senhora das Dores e a história do Santuário desde as aparições em 1886 até os dias atuais. O CD traz os cânticos da missa e da Romaria das Dores. O lançamento oficial deste material acontecerá neste sábado, 04 de julho, na missa do Santuário. Adquira logo seu kit (livro e CD) e comece a sua preparação para a Festa e Romaria da Mãe das Dores entre os dias 06 e 15 de setembro de 2015.

Catecumenato Crismal: Rito da eleição dos crismandos no Santuário mãe das Dores

No sábado, 04 julho, os crismandos da Paróquia de Aracoiaba foram ao Santuário Mãe das Dores para o encerramento da primeira etapa da caminhada rumo ao sacramento da crisma. A primeira etapa da formação teve início em junho e levou ao jovens um conteúdo formativo básico, um anúncio fundamental da fé cristã. A segunda etapa será a catequese propriamente dita, o conteúdo transmitido será a doutrina da Igreja. Atualmente na Paróquia de Aracoiaba o itinerário de formação para o sacramento da crisma segue o esquema do catecumenato segundo propõe o Ritual da Iniciação Cristã de Adultos.

Temer diz que impeachment é algo 'impensável' e que Dilma está tranquila

Dilma e TemerO vice-presidente Michel Temer (PMDB-SP) afirmou nesta segunda, 6, que um eventual processo de impeachment que afaste a presidente Dilma Rousseff é uma hipótese “impensável” para “o momento atual” e que a petista está “tranquila” diante do cenário político.
“Vejo essa pregação com muita preocupação. Não podemos ter a essa altura uma tese desta natureza sendo patrocinada por vários setores”, disse Temer, em coletiva de imprensa ao lado dos ministros Aldo Rebelo (Ciência e Tecnologia) e Gilberto Kassab (Cidades), além do líder do governo no Senado, Delcídio Amaral (PT-MS). Temer pediu ainda “tranquilidade”, negou que o Brasil passe por uma crise política e destacou que o impedimento de Dilma poderia levara uma “crise institucional indesejável para o País”.
Temer ironizou ainda a fala do presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, que, ao ser reconduzido ao comando do partido neste final de semana, disse que o fim do governo de Dilma Rousseff pode acontecer “mais breve do que alguns imaginam” e sugeriu que o PSDB pode voltar ao Planalto. Questionado sobre o tema, Temer disse esperar que um novo governo tucano só ocorra nas eleições programadas para 2018.
Temer evitou polemizar com os tucanos e disse que o PSDB está “fazendo o seu papel”. Mas pediu que qualquer espécie de crise institucional seja deixada de lado, entre outras razões porque repercute negativamente em outros países sul-americanos.
Ele disse ainda desconhecer qualquer conversa mantida entre integrantes do PMDB e do PSDB para um possível apoio dos tucanos caso Temer assuma a Presidência na eventualidade de um impeachment de Dilma. Qualquer sondagem de peemedebistas nesse sentido não foi institucional, mas algo isolado, minimizou Temer: “não há razão para esse tipo de conversa. Queremos manter a chapa tal qual eleita para todo o mandato.”
A coletiva de imprensa ocorreu após a reunião de coordenação política semanal comandada por Dilma. Na tentativa de esfriar a tese do impeachment, Temer afirmou ainda que os presidentes da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), não estão alimentando a ideia. “Não creio que eles estejam dispostos a isso”, declarou Temer, para quem, apesar de “litigâncias” pontuais, há “harmonia” entre os poderes Executivo e Legislativo.

Corpo de mulher é encontrado com marcas de violência sexual em Pacajus

rabecao pericia forense cearaUma mulher de 34 anos, identificada como Apifânia da Silva Borges, foi encontrada morta com sinais de violência sexual e estrangulamento na manhã desta segunda-feira (6) em Pacajus. O corpo da vítima estava em um terreno do Bairro Coaçu e foi visto por moradores, que acionaram policiais ao local.
Populares informaram à Polícia que a vítima se relacionava com um homem que já era acusado de matar outra mulher. Apifânia respondia na Justiça por crimes de lesão corporal e furto. Buscas estão sendo realizadas na região, mas até o início da tarde ninguém havia sido preso.
Fonte: Ceará Agora

Dilma faz reunião de emergência com aliados para discutir impeachment

RJ - DILMA/RJ  - CIDADES - A presidente Dilma Rousseff durante anúncio de 2 mil unidades habitacionais para os   atingidos pelas chuvas na Região Serrana, no Palácio Guanabara, em Laranjeiras, na zona sul   da cidade, nesta quinta-feira.     27/01/2011 - Foto: WILTON JUNIOR/AGÊNCIA ESTADO/AE
RJ – DILMA/RJ – CIDADES – A presidente Dilma Rousseff durante anúncio de 2 mil unidades habitacionais para os atingidos pelas chuvas na Região Serrana, no Palácio Guanabara, em Laranjeiras, na zona sul da cidade, nesta quinta-feira. 27/01/2011 – Foto: WILTON JUNIOR/AGÊNCIA ESTADO/AE
O movimento que defende o impeachment da presidente Dilma Rousseff preocupa o Planalto, a ponto de provocar uma reunião de emergência nesta segunda-feira (6) com os presidentes das siglas da base aliada.
O objetivo do encontro é acalmar os partidos aliados e pedir que os parlamentares façam a defesa do governo no Congresso. O encontro, que acontece logo mais, às 18h no Palácio do Alvorada, foi definido na manhã desta segunda-feira. Dilma decidiu conversar com a base antes de viajar para a cúpula dos Brics –Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul–, na Rússia. Ela viaja nesta terça­feira (7) e, em seguida, vai à Itália, onde terá compromissos diplomáticos. Ela deverá retornar ao País, somente no próximo fim de semana.
Os partidos reclamam de um problema reincidente, que é a falta de diálogo de Dilma com os políticos. Bem que ela tenta, mas acaba pecando por falta de traquejo político. Ela reuniu o conselho político em maio quando solicitou empenho na aprovação do ajuste fiscal.
O governo continua o discurso que falar em impeachment é “despudor democrático e revanchismo”. O ministro José Eduardo Cardozo afirmou que o movimento é “o desejo de golpe sob o manto da aparente legalidade é algo reprovável do ponto de vista jurídico e
ético”.
O afastamento de Dilma, no entanto, é tratado nos bastidores como algo possível de acontecer, tanto que já se discute quais rumos serão tomados caso o impeachment ocorra. Além da delação premiada ddo dono da UTC Ricardo Pessoa, que poderá comprometer o núcleo do PT, as pedaladas fiscais de Dilma poderá colaborar com o pedido de afastamento dela.
No último domingo, na convenção nacional do PSDB, os tucanos avaliaram que a presidente não chegará até 2018 no poder. Mesmo temendo ser acusado de golpista, o partido resolveu radicalizar no discurso, diferentemente do que fez na época do mensalão, onde Lula era o alvo principal.
Fonte: Ceará Agora

Dilma sanciona estatuto da pessoa com deficiência

dilma deficientesA presidente Dilma Rousseff afirmou na tarde desta segunda-feira 6, durante cerimônia de sanção do estatuto da pessoa com deficiência, que a partir de agora é dever do Estado brasileiro, “independentemente do governo” que está à frente do comando do País, oferecer condições necessárias para que as pessoas com deficiência vivam com dignidade e cidadania. “Nesses tempos que a tolerância e o respeito à diversidade sofrem restrições, a convivência com o diferente é algo que devemos cultivar”, afirmou.
Dilma destacou algumas políticas do governo federal para pessoas com deficiência, como a mudança no tempo de contribuição para que pessoas deficientes possam se aposentar mais cedo, e disse que a nova lei “dá grande contribuição para que pessoas com deficiência possam viver sem limites”.
“Temos ainda muito que avançar”, reconheceu, destacando que a lei brasileira de inclusão reconhece e respeita a diversidade. “Só assim conquistaremos a igualdade que queremos para todos”, afirmou.
“Ela (a lei) traz inovações extremamente importantes. O Brasil, ao aprovar essa legislação, se insere entre os países que têm legislação extremamente avançada”, disse o ministro-chefe da Secretaria de Direitos Humanos, Pepe Vargas.
Fonte: Ceará Agora

Radialista Neto Rodrigues é destaque do Aracoiaba News

A Revista Eletrônica ARACOIABA NEWS tem a grata satisfação de estampar em sua 23ª edição dominical o Radialista Neto Rodrigues.
Neto Rodrigues é carismático, autêntico e um entusiasta na busca pela veracidade dos fatos, ouvi-lo no rádio é ter a sensação de estamos tomando café e batendo um pago gostoso com um velho amigo na cozinha de nossa casa. Seu estilo é bem parecido ao de Hebe Camargo, a eterna rainha da TV brasileira, ele é líder absoluto de audiência no horário. O radialista da rede Somzoom Sat de Aratuba, comanda um dos maiores programas jornalísticos da emissora: Acorda Serra Sertão.
O radialista começou atuando na rádio comunitária FM Paz de Mulungu, fundada em 1999, em 2001 foi convidado para a rádio AM Pitguary em Maracanaú onde apresentou um programa de forró, vindo então a conhecer várias personalidades do rádio,  recebeu ainda convite para ser repórter (setorista) do Fortaleza Esporte Club na mesma emissora, em 2002 foi promovido a narrador esportivo filiado a Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará.
Neto ainda atuou na Rádio Metropolitana de Caucaia narrando jogos do Campeonato Cearense e Brasileiro 1º e 2º divisão, deu sua parcela de contribuição como repórter do Programa É de Lascar na FM Maior de Baturité.
Seguindo a vontade popular concorreu uma vaga na Câmara de Vereadores na cidade de Mulungu, no Maciço de Baturité em 2012, obtendo 207 votos não sendo eleito por um diferença de 6 votos, ficando na suplência do cargo.

Em 2013 a convite da Direção da Som Zoom Sat Aratuba ingresso no seleto grupo de profissionais da emissora como radialista apresentador e reportagens externas, onde atua até hoje. Na verdade o Maciço de Baturité ganhou um presente, em poder escutar todas as manhãs este profissional comprometido com o trabalho de informar a população, sempre pautado no respeito e na qualidade.
Aguardem o próximo Destaque!!

Conselhos do Fundeb estão irregulares em 40% dos municípios do Ceará

0000012_fundebServidores municipais devem ficar atentos à situação dos Conselhos de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Cacs/Fundeb). Dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) apontam que 40% dos municípios do Ceará encontram-se em situação irregular. O Governo do Estado também está nesta situação e, no Brasil, as irregularidades chegam a 30% das cidades.
Das 184 cidades cearenses, 74 possuem pendências no cadastro do conselho. Dentre os problemas verificados, temos: em 11 os cadastros não foram concluídos pelo ente federado, em 16 é situação é de total irregularidade, nove estão irregulares, pois estão modificando dados, 37 estão com mandato vencido e um está irregular porque está aguardando documentação ou está em análise.
O Cacs/Fundeb tem como objetivo acompanhar e fiscalizar a aplicação dos recursos do Fundeb, que custeia não só o total funcionamento das redes de educação, como também pelo menos 60% deste fundo deve ser aplicado em salário dos professores municipais. O Conselho também monitora a execução do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate).
Isso implica em emitir parecer conclusivo sobre as contas apresentadas, aprovando ou reprovando a execução do programa. No caso de irregularidades, a legislação prevê a suspensão dos repasses.
Como regularizar
Para os conselhos em situação irregular, a atualização deve ser feita por meio do Portal do FNDE. Em seguida, buscar a aba alterar/incluir cadastro. Nesse menu os gestores públicos irão identificar a situação de irregularidade e o próprio sistema dará orientações sobre o processo de regularização do Cacs/Fundeb. É necessário que os servidores municipais pressionem as prefeituras a regularizarem os conselhos.
Já os Municípios com mandatos vencidos deverão fazer o cadastro dos novos conselheiros no sistema e enviar toda documentação digitalizada no endereço de email: fundeb@fundeb.gov.br. Caso ocorra alguma dificuldade, orientações podem ser obtidas pelo telefone 0800-616161.
As informações são da Federação dos Trabalhadores(as) no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará – FETAMCE.
Abaixo, lista de municípios irregulares do Ceará:
CACS – CONSELHO DE ACOMPANHAMENTO E CONTROLE SOCIAL DO FUNDEB ::
ENTES FEDERADOS COM SITUAÇÃO IRREGULAR NO CADASTRO DO SISTEMA CACS-FUNDEB 
Posição de 06/07/2015
EsferaUFMunicípioSituação
ESTADUALCE MANDATO VENCIDO
MUNICIPALCEBATURITECADASTRO NÃO CONCLUÍDO PELO ENTE FEDERADO
MUNICIPALCECARIDADECADASTRO NÃO CONCLUÍDO PELO ENTE FEDERADO
MUNICIPALCEFORTALEZACADASTRO NÃO CONCLUÍDO PELO ENTE FEDERADO
MUNICIPALCEGUARAMIRANGACADASTRO NÃO CONCLUÍDO PELO ENTE FEDERADO
MUNICIPALCEIBIAPINACADASTRO NÃO CONCLUÍDO PELO ENTE FEDERADO
MUNICIPALCELIMOEIRO DO NORTECADASTRO NÃO CONCLUÍDO PELO ENTE FEDERADO
MUNICIPALCEMARANGUAPECADASTRO NÃO CONCLUÍDO PELO ENTE FEDERADO
MUNICIPALCEOCARACADASTRO NÃO CONCLUÍDO PELO ENTE FEDERADO
MUNICIPALCEPACAJUSCADASTRO NÃO CONCLUÍDO PELO ENTE FEDERADO
MUNICIPALCEPACATUBACADASTRO NÃO CONCLUÍDO PELO ENTE FEDERADO
MUNICIPALCETURURUCADASTRO NÃO CONCLUÍDO PELO ENTE FEDERADO
MUNICIPALCEACARAUIRREGULAR
MUNICIPALCEBAIXIOIRREGULAR
MUNICIPALCEBARBALHAIRREGULAR
MUNICIPALCECASCAVELIRREGULAR
MUNICIPALCECRUZIRREGULAR
MUNICIPALCEFRECHEIRINHAIRREGULAR
MUNICIPALCEGUAIUBAIRREGULAR
MUNICIPALCEIPUIRREGULAR
MUNICIPALCEITAPIPOCAIRREGULAR
MUNICIPALCEMASSAPEIRREGULAR
MUNICIPALCEMOMBACAIRREGULAR
MUNICIPALCEPALMACIAIRREGULAR
MUNICIPALCEPARAMOTIIRREGULAR
MUNICIPALCESENADOR SAIRREGULAR
MUNICIPALCETARRAFASIRREGULAR
MUNICIPALCEUMARIIRREGULAR
MUNICIPALCEPORANGAIRREGULAR – AGUARDANDO DOCUMENTAÇÃO OU ANÁLISE
MUNICIPALCEACARAPEIRREGULAR – EM MODIFICAÇÃO PELO ENTE FEDERADO
MUNICIPALCEAIUABAIRREGULAR – EM MODIFICAÇÃO PELO ENTE FEDERADO
MUNICIPALCEALCANTARASIRREGULAR – EM MODIFICAÇÃO PELO ENTE FEDERADO
MUNICIPALCECAPISTRANOIRREGULAR – EM MODIFICAÇÃO PELO ENTE FEDERADO
MUNICIPALCECATUNDAIRREGULAR – EM MODIFICAÇÃO PELO ENTE FEDERADO
MUNICIPALCEGRACAIRREGULAR – EM MODIFICAÇÃO PELO ENTE FEDERADO
MUNICIPALCEJUCASIRREGULAR – EM MODIFICAÇÃO PELO ENTE FEDERADO
MUNICIPALCELAVRAS DA MANGABEIRAIRREGULAR – EM MODIFICAÇÃO PELO ENTE FEDERADO
MUNICIPALCEMADALENAIRREGULAR – EM MODIFICAÇÃO PELO ENTE FEDERADO
MUNICIPALCEACOPIARAMANDATO VENCIDO
MUNICIPALCEARACATIMANDATO VENCIDO
MUNICIPALCEARARENDAMANDATO VENCIDO
MUNICIPALCEARARIPEMANDATO VENCIDO
MUNICIPALCEARATUBAMANDATO VENCIDO
MUNICIPALCEBANABUIUMANDATO VENCIDO
MUNICIPALCECAMPOS SALESMANDATO VENCIDO
MUNICIPALCECANINDEMANDATO VENCIDO
MUNICIPALCECARIRIACUMANDATO VENCIDO
MUNICIPALCECOREAUMANDATO VENCIDO
MUNICIPALCEEREREMANDATO VENCIDO
MUNICIPALCEEUSEBIOMANDATO VENCIDO
MUNICIPALCEFORQUILHAMANDATO VENCIDO
MUNICIPALCEFORTIMMANDATO VENCIDO
MUNICIPALCEGRANJAMANDATO VENCIDO
MUNICIPALCEGRANJEIROMANDATO VENCIDO
MUNICIPALCEHORIZONTEMANDATO VENCIDO
MUNICIPALCEIGUATUMANDATO VENCIDO
MUNICIPALCEIPAUMIRIMMANDATO VENCIDO
MUNICIPALCEITAICABAMANDATO VENCIDO
MUNICIPALCEJATIMANDATO VENCIDO
MUNICIPALCEMARACANAUMANDATO VENCIDO
MUNICIPALCEMILAGRESMANDATO VENCIDO
MUNICIPALCEOROSMANDATO VENCIDO
MUNICIPALCEPARAMBUMANDATO VENCIDO
MUNICIPALCEPEDRA BRANCAMANDATO VENCIDO
MUNICIPALCEPIQUET CARNEIROMANDATO VENCIDO
MUNICIPALCEPIRES FERREIRAMANDATO VENCIDO
MUNICIPALCEQUITERIANOPOLISMANDATO VENCIDO
MUNICIPALCEQUIXERAMOBIMMANDATO VENCIDO
MUNICIPALCEQUIXEREMANDATO VENCIDO
MUNICIPALCEREDENCAOMANDATO VENCIDO
MUNICIPALCERERIUTABAMANDATO VENCIDO
MUNICIPALCESALITREMANDATO VENCIDO
MUNICIPALCESAO GONCALO DO AMARANTEMANDATO VENCIDO
MUNICIPALCETAUAMANDATO VENCIDO
MUNICIPALCETEJUCUOCAMANDATO VENCIDO
Fonte: Ceará Agora

Final de semana teve 52 acidentes com três vítimas fatais

prfAs Polícias Rodoviárias Federal (PRF) e Estadual (PRE) registraram 52 acidentes nesse final de semana. Três pessoas morreram e 44 ficaram feridas. Mais uma vez as motocicletas foram as responsáveis pelas colisões fatais.
Helenita Maria da Silva, 48, morreu após seu veículo bater contra um carro, na CE­232, km 132, no município de Viçosa do Ceará. Outra mulher, com identificação não revelada também morreu em outro acidente entre carro e moto, desta vez na CE­253, KM 30, em Cascavel. O terceiro acidente fatal aconteceu na BR­222, km 274, onde um motociclista colidiu com um animal na pista, perdeu o controle do veículo e não resistiu.
Se considerada a imprudência dos motoristas o número de acidentes e óbitos poderia ter sido bem maior, pois somente entre o último sábado e domingo, foram registradas 626 infrações e 974 testes de etilômetro, que resultaram em 26 autuações para alcoolemia e três prisões por embriaguez.
Fonte: Ceará Agora

Governo define o calendário para pagamento de recursos do FAT

saque-pis-cartao-cidadaoResolução publicada no Diário Oficial da União (6) pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalho (Codefat) apresenta o novo calendário para pagamento de recursos do Fundo de Amparo ao Trabalho (FAT) destinados a seguro-desemprego e abono salarial para o exercício 2015 e 2016.
O FAT tem uma previsão orçamentária de R$ 17,1 bilhões a serem desembolsados para pagamento do abono salarial de 23,4 milhões de trabalhadores em 2016. Outros R$ 34.8 bilhões serão usados para pagamento do seguro-desemprego de 7,9 milhões de trabalhadores. Dessa forma, estima-se que serão pagos cerca de R$ 52 bilhões com esses benefícios. O Conselho já havia aprovado um orçamento de R$ 76,4 bilhões para o FAT, informou por meio de nota o Ministério do Trabalho.
O calendário de pagamento do abono salarial tem início no dia 22 de julho, seguindo até março de 2016. De acordo com a tabela publicada, quem tiver nascido entre os meses de julho e dezembro receberá o benefício ainda nesse ano, enquanto os nascidos entre janeiro e junho receberão no primeiro trimestre do ano que vem.
O benefício é pago a quem recebeu em média até dois salários mínimo mensais no ano anterior com carteira assinada. É necessário que o trabalhador esteja cadastrado no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).
Fonte: Ceará Agora

Ministério da Educação divulga resultado da 2ª chamada do Prouni

prouniO Ministério da Educação (MEC) divulga nesta segunda-feira, 6, o resultado da segunda chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) referente ao segundo semestre deste ano. As informações sobre os aprovados vão estar disponíveis na página do programa na internet.
Também a partir desta segunda, o candidato selecionado deverá comprovar as informações junto à instituição de ensino para a qual foi pré-selecionado, com documentos que confirmem informações prestadas na ficha de inscrição.
O prazo vai até a próxima sexta-feira, 10. Caso perca a data, o candidato é automaticamente retirado do processo.
Entre os documentos a serem apresentados estão a carteira de identidade, o comprovante de residência, o comprovante de rendimento e o de conclusão do ensino médio. A lista completa pode ser conferida na página do ProUni.
Os candidatos que não forem selecionados poderão se inscrever na lista de espera entre os dias 17 e 20 de julho.
Fonte: Ceará Agora

Alunos da PUC juntam dinheiro para docentes demitidos

Em apenas um site de arrecadação online, dez pessoas abriram contas para homenagear os professores em campanhas de apoio.Alunos da Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Puccamp) arrecadaram mais de R$ 45 mil para homenagear três professores demitidos da instituição na semana passada. Os docentes foram convocados para depor na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Trotes, da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), após denúncias de ter perseguido estudantes e de estar presentes em festas e eventos em que aconteceram casos de violência contra calouros.
Em apenas um site de arrecadação online, dez pessoas abriram contas para homenagear os professores em campanhas de apoio. Juntas, as contas tinham arrecadado até as 18 horas de domingo, 5, R$ 45.264. Os alunos disseram que vão fazer uma campanha pela cidade. Na manhã de quinta, um outdoor com a foto de dois dos professores demitidos foi colocado na Avenida Orozimbo Maia, uma das mais movimentadas de Campinas.
Desde a demissão dos professores, a Puccamp vem enfrentando uma série de protestos de alunos e residentes. Além disso, dois docentes pediram demissão em solidariedade aos colegas. Eles defendem que os professores foram mandados embora injustamente e que não foram apresentadas provas que atestem as denúncias.
A universidade informou que, por se tratar de "assuntos internos da instituição" e "em respeito a todos os envolvidos" não vai se pronunciar sobre os motivos que levaram ao desligamento dos docentes.
Dossiê
A reportagem teve acesso a um dossiê que alunos encaminharam à universidade para denunciar casos de abusos físicos e psicológicos praticados por alunos veteranos e professores. No documento, os estudantes relatam que as relações na universidade são "arcaicas e agressivas" e que os calouros são reprimidos nas festas com "empurrões, tapas e escarradas no rosto, são urinados e ofendidos verbalmente".
O documento encaminhado para a direção da Puccamp ainda tinha áudios e imagens de mensagens trocadas em redes sociais de uma das professoras demitidas. Nas mensagens, ela incita a violência contra os alunos denunciantes.
Questionada, a Puccamp não confirmou ter recebido o dossiê. A universidade informou que, antes das denúncias feitas à CPI, já havia aberto duas sindicâncias internas para apurar a participação de alunos e docentes em um "esquema de intimidação e de ameaças que visa a obrigar os alunos ingressantes a manter a estrutura de poder e hierarquia da chamada 'Família Med Puccamp', que, entre outros, favorece a ocorrência de trotes humilhantes e violentos".
A instituição informou ainda que, por ter considerado que alguns dos fatos denunciados se caracterizavam como atos ilícitos passíveis de responsabilização no âmbito criminal, encaminhou os fatos ao Ministério Público Estadual (MPE), em setembro do ano passado.
A promotoria afirmou que o caso está sob sigilo. A Puccamp não informou se já concluiu a sindicância. Com informações do Estadão Conteúdo.
Fonte: MSN

Cinco adolescentes estupram menina de 12 anos e gravam o crime

A vítima de 12 anos foi estuprada quando voltava da escola na Baixada Fluminense.A menina de 12 anos, vítima de abuso sexual, ficou traumatizada. A jovem tem dificuldades para conversar com estranhos, e tampouco demonstra alegria.
O Extra publicou que a garota foi estuprada, no mês passado, por cinco adolescentes no bairro Paiol, em Nilópolis.
De acordo com familiares da vítima, a menina voltava a pé da escola onde estuda, perto de casa, com uma amiga. Ela teria sido atraída por essa colega para um local conhecido como Fazendinha, onde estavam cinco garotos. Após o crime, a amiga teria ido embora levando os pertences da vítima, que teve as roupas rasgadas e foi estuprada.
"Minha filha viu os meninos e tentou correr, mas um deles puxou os cabelos dela e tirou sua roupa. Ela estava uniformizada", conta a mãe da menina.A mãe ainda revela que a filha foi encontrada por vizinhos, assustada e sangrando. "Alguns me contaram que ela gritava muito de tanto medo", completa.
Após o caso, a vítima foi transferida para o turno da manhãna escola. E, embora a escola tenha prestado cuidados, o recomeço tem sido difícil."Minha filha fez todos os exames médicos e está tomando os remédios necessários em casos como esse", diz a mãe, preocupada com a reação da menina na volta para o segundo semestre. "A diretora deu sete dias para ela ficar afastada. Convívio com os coleguinhas, agora, só depois das férias de julho".
A publicação refere que o caso está sendo investigado sob sigilo na 57ª DP (Nilópolis). Segundo as informações, a Polícia Civil já identificou todos os envolvidos no estupro e deve encaminhar o inquérito para o Ministério Público em até dez dias.
Um suposto vídeo, gravado durante o crime, está sendo analisado pela polícia. O Extra informa que os parentes da vítima não chegaram a ver as imagens, mas ficaram sabendo do conteúdo do material. A irmã da vítima diz que o vídeo circulou pelos celulares de alguns alunos da escola, aumentando o constrangimento. "Muitas pessoas lá no colégio ficaram revoltadas com isso", conta.
A mãe da vítima cobra alguma solução sobre o caso. "A polícia está fazendo a a parte dela. Sei que os envolvidos já estão identificados, mas quero justiça. Muita justiça. Minha filha agora vai andar na rua com medo. Ela não sabe quem é do bem e quem é do mal. Não pode mais confiar em ninguém", argumenta a mãe.
Ainda de acordo com a família da vítima, o trauma sofrido pela menina fica ainda mais evidente enquanto dorme, já que ela sempre acorda assustada à noite.
Fonte: MSN

Meta do ‘novo PMDB’ é conquistar Presidência

Enquanto busca ampliar desgaste de Dilma, partido trabalha para construir imagem de ‘realizador’ e ‘anti-PT’, de olho em candidatura própria em 2018.Com ou sem Dilma Rousseff, o PMDB decidiu que vai trabalhar para manter-se no poder a partir de 2018, mas trocando o Palácio do Jabuti, sede da Vice-Presidência, pelo do Planalto. A despeito da crise que engole a atual gestão da presidente e dos rumores de encurtamento do mandato dela, os líderes peemedebista traçaram um projeto para ter um candidato forte na disputa pela Presidência daqui a três anos e meio.
Se Dilma permanecer até o fim de seu mandato, o caminho do PMDB rumo ao Planalto passará pelas gestões de Renan Calheiros (AL) e de Eduardo Cunha (RJ) nos comandos das duas Casas do Congresso e pela administração do prefeito Eduardo Paes no Rio de Janeiro, sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Antes de falar em nomes, a cúpula peemedebista acha que precisa utilizar essas três frentes para imprimir uma imagem de partido “pragmático”, capaz de criar um terceira via entre a polarização tucano-petista das últimas décadas.
A intensa agenda imposta por Cunha e Renan no Legislativo, aliada ao sonhado sucesso dos Jogos, daria ao partido a oportunidade de construir um discurso “realizador” em 2018. Se isso der certo, o mais provável é que Paes e Cunha disputem a indicação para ser o candidato.
ctv-yps-paes: Eduardo Paes (RJ) é uma das prováveis opções do PMDB para concorrer à Presidência da República em 2018© Fornecido por Estadão Eduardo Paes (RJ) é uma das prováveis opções do PMDB para concorrer à Presidência da República em 2018
Até lá, Cunha e Renan devem trabalhar para manter Dilma fragilizada, pois uma presidente fraca significa um Executivo fraco, o que abre espaço para um Legislativo forte, avaliam. A estratégia dos dois é desgastar Dilma mediante sucessivas derrotas no Congresso.
A pauta de Cunha e de Renan busca o apelo popular, setorial e “federativo”. Enquanto isso, Cunha cresce e se consolida como o “anti-PT”. Segundo apurou o Estado, ele encomendou uma pesquisa de intenção de voto para presidente na qual aparece com 5%. Esse porcentual aumenta quando o nome do PSDB é Geraldo Alckmin (SP), e não Aécio Neves (MG).
No caso de Cunha, porém, antes de qualquer pretensão eleitoral, ele tem de ser inocentado na investigação dos desvios e da corrupção na Petrobrás, em que é acusado de ter recebido dinheiro do esquema. Quanto a Renan, também implicado nesse caso, o próprio partido avalia que ele tem uma imagem desgastada.
Serra e empresários
Outra alternativa discutida dentro do PMDB inclui uma aproximação com o senador José Serra (PSDB-SP). Veterano em disputais presidenciais (ficou em segundo em 2002 e em 2010), ele garantiria ao PMDB uma candidatura competitiva e agregaria ao partido, ao qual já foi, inclusive, filiado, o discurso da “experiência” para lidar com momentos de turbulência política e econômica – o PMDB ainda precisa conquistar a confiança do empresariado nacional.
Serra mantém bom relacionamento com o PMDB no Congresso, mas a missão de convencê-lo a deixar o PSDB ainda é o maior entrave para esse “plano b”. Serra tem respondido às sondagens com afirmação de “ainda é cedo para falar sobre 2018”.
Temer
O próximo passo do projeto peemedebista de voltar ao Planalto após o fim da gestão Sarney (1985-1990) é a saída do vice-presidente Michel Temer da função de articulador político de Dilma. O grupo do vice não estaria disposto a esperar as eleições de 2018.
O combinado é que Temer deixe a função após o recesso parlamentar para que o PMDB posso discutir com mais desenvoltura uma eventual saída de Dilma da Presidência. A avaliação entre os líderes peemedebistas é de que “a crise atual é a própria presidente” e de que Temer funciona como uma proteção a Dilma. Por esse raciocínio, sem Temer, Dilma ficaria desprotegida e abriria um canal de comunicação para que ela mesma possa ouvir sugestões sobre a possibilidade da renúncia. Renan e Cunha são contra a estratégia.
Fonte: MSN

Fernando Henrique diz que nunca 'se roubou tanto neste país'

Lula é conhecido por usar a expressão "nunca antes na história deste país".
Neste domingo (5), o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse na convenção nacional do PSDB, que, na opinião dele, nunca "se roubou tanto neste país", criticando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e as gestões dos PT no Palácio do Planalto.
Lula é conhecido por usar a expressão "nunca antes na história deste país".
"Eu ouvi durante 13 anos alguém que dizia 'nunca como antes'. É verdade, nunca como antes se roubou tanto neste país", disse FHC, em tom irônico.
Segundo o site G1, no evento que teve a participação de Fernando Henrique, os integrantes do PSDB reconduziram o senador Aécio Neves (MG) para mais um mandato de dois anos à frente do partido.
FHC fez um análise sobre os principais movimentos políticos no Brasil e disse que nunca viveu um período político tão conturbado como a governo Dilma Rousseff.
"Cada momento tem suas peculiaridades, mas eu raramente vi momento como este, em que se acumulam crises de vários tipos. Crise econômica, desemprego, ao mesmo tempo, Congresso fragmentado. Um governo que, para se manter, cria ministérios, num sistema que se chama de presidencialismo de coalisão e hoje é de cooptação, compra. Estamos vendo a desmoralização do atual sistema político", disse o ex-presidente.
"Estamos assistindo ao início de um mal-estar social que tem tudo para se agravar. Estamos assistindo à paralisação do Executivo", complementou FHC.
Ao falar sobre um possível impeachment da presidente da República, Fernando Henrique disse que para ele, o partido precisa propor uma solução para a crise atual, porém, dentro da lei.
Fonte: MSN

Alvaro Garnero desabafa sobre vídeo de seu filho beijando Ronaldo: “Muita maldade”

FAMOSIDADES© Instagram FAMOSIDADES Alvaro Garnero resolveu se manifestar a respeito da repercussão do vídeo que está circulando na internet em que seu filho, Alvarinho, aparece beijando e mordendo Ronaldo Nazário.
Por meio do Instagram, o empresário criticou os comentários maldosos que estão circulando sobre os dois.
“Gente, quanto absurdo! Muita maldade! Realmente inacreditável! Tio e sobrinho! Amizade de mais de 20 anos!”, desabafou.
E continuou: “Odeio a palavra inveja! Mas querer colocar e meu filho e meu irmão há 20 anos numa polêmica é muita maldade! Vamos analisar essa imprensa onde tudo vale e resta nos provar o contrário! Brasil está mudando para melhor e assim vamos acreditar! O que fizeram com meu filho não vou perdoar jamais! Obrigado pelo carinho”.
Logo que as cenas tomaram conta da internet, Alvarinho resolveu se manifestar sobre o assunto.
“‘Aos beijos e abraços’ parece até tema de novela [risos]. Quem diria? A verdade é que Ronaldo é um tio para mim, praticamente me viu nascer e me pegou no colo. O Fenômeno é um dos melhores amigos do meu pai e do meu tio, Mário Bernardo, e parte da família. Enfim, para quem não sabe, é bom saber”, explicou.
Confira o vídeo AQUI! 
Fonte: MSN

Vestibular da Uece conclui a 2ª fase nesta segunda-feira


A última etapa do segundo vestibular do ano da Universidade Estadual do Ceará (UECE) acontece nesta segunda-feira (06).

Durante o período de 9h às 13h, os estudantes realizam as provas estabelecidas de acordo com o curso de opção do candidato.

Estão aptos para a segunda etapa 4.045 candidatos que concorrem a 1.754 vagas.

As provas da segunda fase serão realizadas em Fortaleza, no Campus do Itaperi, e nas unidades da UECE nos municípios de Quixadá, Limoeiro do Norte, Crateús, Iguatu e Itapipoca.
Fonte: CN7

Maioria dos municípios cumpre meta de imunização contra a gripe

vacinaçãoA maioria dos municípios cearenses – 93 ao todo – cumpriu a meta de imunização contra a gripe em todos os grupos populacionais alvos da campanha de vacinação contra a influenza. Outros 61 municípios estão com cobertura vacinal acima de 80%, mas ainda têm cobertura abaixo da meta em algum grupo populacional. Trinta municípios com cobertura abaixo da meta ainda não permitiram a imunização de pelo menos 80% da população 1.762.872 crianças de 6 meses a menos de 5 anos, trabalhadores de saúde, gestantes, mulheres com até 45 dias pós-parto, população indígena e idosos a partir dos 60 anos. Na manhã de sexta-feira, 3 de julho, a cobertura da vacinação contra a gripe no Ceará estava em 77,29%, com meta cumprida para os trabalhadores de saúde (82,43%), puérperas (95,55%) e indígenas (100,40%). Nos demais grupos populacionais, as coberturas estão em 73,18% das crianças entre 6 meses e 5 anos incompletos, 76,47% das gestantes e 78,84% dos idosos.
Para que o Ceará cumpra a meta de vacinação, a Secretaria da Saúde do Estado está mobilizando os 91 municípios com pendências de imunização para que intensifiquem a vacinação dos grupos prioritários, com busca ativa de pessoas não vacinadas e outras formas de mobilização da população, a critério das secretarias municipais de saúde. Ainda faltam ser vacinadas no Ceará 153.025 crianças de 6 meses a menos de 5 anos, 22.047 gestantes e 195.645 idosos acima de 60 anos. Veja nos quadros a seguir a situação de cada município.
Municípios abaixo da meta de cobertura
MunicípiosPopulação-alvoCobertura (%)
Caucaia
63.361
44,04
Itaitinga
6.460
55,74
Fortaleza
481.341
60,64
Pacajus
11.759
62,72
Trairi
10.196
64,95
Barbalha
3.447
66,69
Itapipoca
24.814
70,29
Cariús
4.272
70,39
Aiuaba
3.447
70,67
Jucás
5.515
70,88
Umari
1.866
72,24
Miraíma
2.801
72,30
São João do Jaguaribe
1.885
72,73
Granja
10.322
73,81
Umirim
3.964
73,99
Aracoiaba
5.679
74,47
Pindoretama
4.116
75,41
Uruburetama
4.081
75,62
Amontada
8.337
75,99
Tururu
3.067
76,52
Jardim
6.068
76,60
Piquet Carneiro
3.597
76,79
Aracati
14.375
76,95
Icó
13.891
77,00
Altaneira
1.761
77,06
Caridade
4.130
78,06
Missão Velha
7.731
78,33
Acopiara
11.998
78,56
Campos Sales
6.156
79,14
Tarrafas
1.923
79,25

Municípios que faltam atingir metas em alguns grupos
MunicípiosGrupo populacional pendenteCobertura no
grupo (%)
Cobertura
total (%)
Antonina do Nortecrianças
75,63
82,48
gestantes
63,10
Ararendácrianças
74,92
131,96
Assarécrianças
74,39
82,00
Trabalhadores de saúde
70,72
gestantes
59,01
AuroraTrabalhadores de saúde
75,60
81,27
idosos
74,71
Baturitécrianças
73,07
84,84
Trabalhadores de saúde
54,46
puérperas
55,93
Beberibeidosos
78,79
82,54
Camocimgestantes
68,62
81,59
puérperas
42,61
idosos
73,28
Caririaçupuérperas
79,17
80,25
idosos
76,20
Cedrogestantes
79,51
81,76
puérperas
67,65
idosos
78,21
Croatáidosos
77,02
80,37
General Sampaiopuérperas
66,67
88,71
Granjeirogestantes
61,40
89,33
Guaramirangapuérperas
66,67
102,58
IbiapinaTrabalhadores de saúde
77,54
83,32
Icapuícrianças
77,40
81,42
Iguatucrianças
76,32
80,11
IpaumirimTrabalhadores de saúde
76,42
86,54
ItaiçabaTrabalhadores de saúde
66,98
84,64
gestantes
78,57
Itapiúnagestantes
79,77
92,39
Jaguaretamacrianças
79,17
85,35
puérperas
52,17
Jaguaribarapuérperas
77,78
80,93
idosos
77,21
JaguaribeTrabalhadores de saúde
63,13
82,28
gestantes
72,43
puérperas
73,21
JaguaruanaTrabalhadores de saúde
72,97
84,70
Limoeiro do Nortegestantes
77,08
83,97
Maracanaúgestantes
72,68
80,55
puérperas
75,94
idosos
77,55
Marcogestantes
72,35
85,80
Martinópoleidosos
75,94
85,66
Monsenhor Tabosagestantes
73,03
86,44
Morada Novacrianças
78,96
80,50
Morrinhosgestantes
69,46
89,40
Nova Olindagestantes
72,31
96,78
Orósgestantes
70,51
82,58
PacotiTrabalhadores da saúde
63,01
94,23
ParacuruTrabalhadores da saúde
75,98
81,44
gestantes
66,60
puérperas
77,22
Parambucrianças
71,37
81,87
gestantes
70,49
ParamotiTrabalhadores de saúde
64,63
85,27
gestantes
73,83
Pedra Brancagestantes
78,02
93,05
Penafortegestantes
76,12
94,14
Porangaidosos
74,83
81,09
Porteirasgestantes
72,64
100,14
Quiterianópoliscrianças
77,33
83,15
Quixadácrianças
69,00
93,85
gestantes
75,36
QuixelôTrabalhadores de saúde
54,60
83,74
gestantes
72,66
idosos
76,77
QuixeramobimTrabalhadores de saúde
48,66
90,84
ReriutabaTrabalhadores de saúde
56,31
89,72
gestantes
77,65
Saboeirogestantes
74,19
85,27
Santana do Caririidosos
78,88
83,70
São Luís do Curuidosos
76,15
80,46
Senador Pompeuidosos
78,22
82,98
Senador Sácrianças
79,16
82,95
Sobralcrianças
79,04
82,43
gestantes
70,27
Solonópolecrianças
76,72
81,86
Trabalhadores de saúde
64,29
Tauácrianças
74,15
81,90
gestantes
66,24
puérperas
54,44
Ubajaracrianças
79,77
85,61
Viçosa do CearáTrabalhadores de saúde
64,81
82,26
puérperas
64,04
idosos
79,91


Fonte: Ceará Agora