Buscar

01 julho 2015

Ocara avança nos indicadores do Spaece-Alfa 2014 e mantém Educação no Nível Desejável

O município de Ocara, representado pela Prefeita Municipal, Vânia Clementino e Secretário da Educação, Regivaldo Freires, participou do evento de divulgação dos resultados do Spaece 2014, realizado nessa segunda-feira (29), no auditório do Tribunal de Contas dos Municípios, em Fortaleza, com as presenças da Vice-governadora Izolda Cela e o Secretário de Educação Maurício Holanda.
Os resultados são motivadores, indicando que o Ceará continua avançando nos índices de desempenho de alfabetização SPAECE-ALFA, como também nos indicadores dos 5º anos nas disciplinas de Português e Matemática.
Neste cenário, a Educação de Ocara também comemora os resultados satisfatórios. A série histórica mostra que a proficiência que avalia o desempenho da alfabetização passou de 95,5 (2007) para 198,1 (2014). Esse resultado considerado DESEJÁVEL coloca a Educação de Ocara em destaque na região do maciço de Baturité e no estado do Ceará. 
“Ficamos muito felizes com esses resultados. A proficiência obtida no Spaece-alfa 2014 representa em relação a 2007 um acréscimo de 207,43%. Parabenizamos a Secretaria da Educação de Ocara, na pessoa do secretário Regivaldo Freires e a todos os educadores municipais que se empenham dia a dia para que as crianças sejam alfabetizadas na idade certa”, parabeniza a prefeita Vânia.
Na oportunidade foi realizada a transmissão de cargo de Presidente da Undime Ceará. O então Presidente da Undime Ceara, Aléssio Costa (Secretario de Educação de Tabuleiro do Norte), devido sua eleição para o cargo de Presidente da Undime Nacional, renunciou o cargo anterior e o transmitiu para o Vice-presidente Regivaldo Freire, Secretário de Educação de Ocara. 
Fonte: AVOL

Educação de Aracoiaba comemora avanços no SPAECE

O Prefeito Antônio Cláudio e o Secretário da Educação Emílio Freitas, reuniram-se na manhã desta quarta-feira (01), com os Diretores e Coordenadores escolares da rede de ensino do Município para apresentação o resultado oficial do SPAECE 2014, com a Proficiência e o Indicador de Desempenho Escolar (IDE). O Prefeito agradeceu e parabenizou todos os profissionais da Educação na recente conquista.
“Neste momento quero deixar claro que a nossa responsabilidade aumenta, pois o nosso compromisso é de avançar cada vez mais e elevar os índices visando já o resultado de 2015 que se constrói a cada dia nas salas de aula, nas Formações da Equipe PAIC, no acompanhamento dos Coordenadores e Formadores e ainda na liderança dos nossos diretores”, disse o Prefeito.
O vereador José Wilson, também participou do encontro e afirmou que o momento era prazeroso, satisfatório e compensador. José Wilson, disse também que a felicidade diante dos resultados é imensa e citou que a educação de Aracoiaba desponta como uma das melhores do Estado do Ceará, bem como do Maciço de Baturité. 
Em seu discurso o Secretário Emílio Freitas assim indagou. “Os nossos índices em 2014 superaram a nossa própria marca em 2013, o que comprova verdadeiramente o bom desempenho e a ascensão da nossa educação. Mais uma vez parabéns e agradecimentos a todas as equipes empenhadas por uma educação de melhor qualidade e responsáveis por esses resultados, principalmente, professores, alunos e pais, parabéns a nossa gestão, ao governo municipal e especialmente, a educação aracoiabense” disse o secretário.
A Gerente do PAIC professora Maria Rozivane destacou que o resultado é fruto de um trabalho desenvolvido no dia a dia com responsabilidade, compromisso e dedicação de toda equipe da educação. “Agradeço especialmente aos Formadores do PAIC pela parceria e trabalho  desenvolvido nas escolas do nosso município, aos Gestores e Professores pelo compromisso”  comentou a Gerente.

ENTENDA A MATÉRIA

O município de Aracoiaba conseguiu resultado dos mais significativos dentro do SPAECE – Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará, divulgado na última segunda-feira (29) pelo governo do estado.
Para obter esse reconhecimento no nível desejável, verde escuro, ações foram concentradas no fortalecimento do PAIC - Programa de Alfabetização na Idade Certa. O Secretário Emílio Freitas, explica que a secretaria fez uma grande mobilização, sendo prontamente atendida por gestores, professores e alunos para a conquista deste resultado.
O Secretário de Educação do município, disse que a vontade política do Prefeito Municipal tem sido primordial para a visível melhora da educação na cidade. “O prefeito Antônio Cláudio não tem medido esforços e apoiado todas as nossas iniciativas”, ressaltou o secretário.

 
  
Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Aracoiaba

Imagem de Cristiano Araújo no WhatsApp configura crime de vilipêndio de cadáver?

Cristiano Arajo no WhatsApp configura crime de vilipndio de cadverHoje em dias as novidades correm rápido. Rápido e informalmente. Após a tragédia que ceifou a vida do cantor sertanejo Cristiano Araújo (29) e sua namorada Allana (19), um vídeo e fotos do corpo do cantor chegaram a milhões de aparelhos celulares pelo aplicativo de comunicação WhatsApp.
Muitos se perguntaram se a divulgação dos vídeos e fotos seria crime. A imprensa divulgou o fato, informando que as pessoas que tiraram as fotos poderiam ser acusadas de vilipêndio de cadáver.
Fica a questão: a divulgação de foto e vídeo de cadáver configura vilipêndio?
Vilipêndio de cadáver é um crime contra o respeito aos mortos, tipificado no artigo212 do Código Penal.
Art. 212. Vilipendiar cadáver ou suas cinzas.
Pena - detenção, de 1 (um) a 3 (três) anos, e multa.
É um crime comum, podendo ser praticado por qualquer pessoa, inclusive os parentes do morto. Embora o morto seja o "objeto" do vilipêndio, o sujeito passivo do crime é a coletividade, especialmente os familiares e demais pessoas ligadas à vítima.
A questão é saber se a conduta de compartilhar a imagem de cadáver pelo WhatsApp está enquadrada no tipo penal. Mas, antes, o que seria vilipendiar cadáver?
O professor Rogério Sanches da Cunha atribuiu ao termo vilipendiar alguns sentidos: desprezar, desdenhar, aviltar, menosprezar, rebaixar. O crime pode ter execução de forma livre:
(...) Podendo ser praticado pelo escarro, pela conspurcação, desnudamento, colocação do cadáver em posições grosseiras ou irreverentes, pela aposição de máscaras ou de símbolos burlescos e até mesmo por meio de palavras; pratica o vilipêndio quem desveste o cadáver, corta-lhe um membro com propósito ultrajante, derrama líquidos imundos sobre ele ou suas cinzas (RT 493/362). (Rogério Sanches da Cunha, Curso de Direito Penal - Parte Especial, p. 447).
No caso do cantor, é muito importante saber o que as pessoas que tiraram a foto e as divulgaram pretendiam. Queriam simplesmente divulgar a imagem do morto para alcançar o anseio de curiosidade das pessoas? Tinham interesse de menosprezar ouaviltar o cadáver?
elemento depreciativo na conduta é essencial para a configuração do crime de vilipêndio de cadáver. Rogério Sanches afirma que as decisões informam ser
"indispensável o elemento moral, consistente no desejo de desprezar o corpo sem vida".
Não nos parece que a intenção de divulgar a imagem tenha ocorrido com a finalidade de escárnio ou depreciação, senão uma conduta um tanto irresponsável e no máximo imoral. Porém, no que se refere ao fato típico, não parece haver conduta criminosa.
A ação no caso de vilipêndio de cadáver é pública incondicionada e, portanto, independe de implemento de qualquer condição. Pode haver investigação pela autoridade competente e mesmo o ajuizamento da denúncia independente do interesse das partes envolvidas.
Fonte: JUS BRASIL
Saiba Mais:
Markes Rafhael Alves Barbosa
OAB/CE 23.473

Bantim & Barbosa Advogados Associados
Fone: (85) 3484-4135 /  (85) 9692-27-94/ 88193253

Em menos de 72h três agências bancárias são atacadas no Ceará

Bradesco e BBMenos de 72h após a invasão ao Banco do Brasil de Independência, quando os criminosos usaram clientes como escudo, a Polícia registrou na madrugada desta quarta-feira, 1º, mais um ataque. Desta vez a agência do Bradesco do município de Potiretama, na Região do Vale do Jaguaribe, foi atacada.
Cerca de seis homens armados invadiram o banco e instalaram explosivos nos caixas eletrônicos. As dinamites não detonaram e a ação acabou sendo frustrada com a chegada dos policiais que ainda trocaram tiros com o grupo.
Ninguém ficou ferido e a quadrilha conseguiu fugir. Um automóvel, modelo HB­20, roubado e que teria sido usado pelo bando durante o ataque foi localizado incendiado. Os policiais seguem em busca dos criminosos, mas, até o momento, ninguém foi preso.
Fonte: Ceará Agora

Ceará pode viver o 5º ano de estiagem e superar seca de 1979 a 1983

chuva no sertaoA Fundação Cearense de Meteorologia e Recurso Hídricos (Funceme), divulgou na manhã desta quarta-feira, 1°, que as chuvas entre fevereiro e maio de 2015 no Ceará ficaram abaixo da média histórica do período, contribuindo para o agravamento do atual ciclo de estiagem no Estado, iniciado em 2012. O déficit de precipitações ficou em 30,1%, ou seja, choveu 424,7mm enquanto a média para o quadrimestre é de 607,4mm.
Nos meses de janeiro e fevereiro de 2015, a Funceme emitiu prognósticos apontando maior probabilidade de chuvas abaixo da média para os trimestres Fevereiro/Março/Abril e Março/Abril/Maio, e, após observados os dados pluviométricos, foi confirmada a categoria mais provável em ambos os prognósticos. “Cerca de 80% do que chove durante o ano fica concentrado no quadrimestre fevereiro a maio. Esse desvio negativo no índice de chuva em 2015 nos preocupa principalmente quanto ao aporte de água, pois os reservatórios estão mostrando queda nos níveis pelo quarto ano seguido e, agora, passado o primeiro semestre, é muito difícil termos chuvas com intensidade suficiente para recarga nos açudes”, afirma Eduardo Sávio Martins, presidente da Funceme.
Ele também demonstra preocupação com as chuvas de 2016 no Ceará, pois dados preliminares mostram forte tendência de atuação do El Niño (aquecimento anômalo no Oceano Pacífico Equatorial) no início do próximo ano. “Ainda é cedo para uma previsão oficial, até porque temos que analisar as temperaturas do Atlântico também, mas temos que nos preparar para o pior cenário”, afirma.
Ao fim deste ano, segundo o presidente da Funceme, caso não haja boas chuvas em novembro e dezembro (período da pré-estação chuvosa do ano seguinte) o Ceará corre o risco de ter o mais forte ciclo quadrienal de estiagem desde 1910, ano em que a série de dados foi iniciada. “Há chance de 2012 a 2015 ser pior que nos anos de 1951 a 1954, época de uma seca severa no Ceará”. Além disso, se 2016 também for seco, adverte Martins, o Ceará pode viver o período de cinco anos de estiagem, superando os difíceis anos de 1979 a 1983.
A quadra chuvosa de 2015
Nesta quadra chuvosa, segundo os números da Funceme, Maio foi o mês mais crítico, com -56,6% de desvio, seguido de abril (-40,4%) e fevereiro (-23,9%). Em março, a precipitação se aproximou da normal climatológica, porém o desvio percentual permaneceu negativo (-13,1%). Contudo, cabe observar que, segundo a climatologia, março e abril são os meses mais chuvosos, com médias históricas de 206,2 e 184,3 mm, respectivamente, enquanto em maio a média mensal para o estado é de apenas 89,9 mm e em fevereiro ela alcança 127,1mm.
A região Jaguaribana foi a macrorregião mais afetada, com desvio percentual de -42,0%, seguida, proximamente, do Sertão Central e Inhamuns (-37,5%) e região da Ibiapaba (-32,7%). As macrorregiões do Cariri e do Maciço de Baturité apresentaram desvios percentuais semelhantes, de -28,6% e -28,2%, respectivamente. O Litoral Norte e o Litoral de Pecém se aproximaram de sua média histórica, porém, abaixo dela, ficando com desvios percentuais de -14,8% e -11,9%, respectivamente. O menor desvio envolveu a macrorregião do Litoral de Fortaleza (-9,2%), também próximo da média, mas, ainda abaixo dela. A precipitação observada, durante a quadra chuvosa de 2015 em todas as macrorregiões do Estado do Ceará ficaram, portanto, abaixo de suas médias históricas.
O município de Jaguaretama, na macrorregião Jaguaribana, foi o que apresentou o menor total acumulado de precipitação entre fevereiro a maio, com apenas 180,2 mm, o que equivale a -69,4% em relação à normal climatológica do município para o período. Por outro lado, o município que apresentou o maior total acumulado de precipitação nesse mesmo período foi Ibiapina, na Serra da Ibiapaba, com 1.245,2 mm e desvio percentual de -1,1%.
Anos anteriores
Com um desvio percentual de -30,1%, durante os meses de fevereiro a maio, o Ceará, em 2015, mostrou um quadro pior do que o ano de 2014, que apresentou um desvio de -24,2%. Nos últimos 10 anos, os períodos de fevereiro a maio menos favorecidos corresponderam a 2010 (-50,2%), 2012 (-50,2%), 2013 (-40,0%), 2014 (-24,2%) e 2015 (-30,1%). O ano de 2015, com precipitação média observada de 424,6 mm e desvio percentual de -30,1%, não se situou entre os dez anos mais secos registrados no Ceará desde 1951.
Fonte: Ceará Agora

Tauá supera 200 pontos na escala do SPAECE

educacao tauáO Governo do Estado do Ceará divulgou na última segunda-feira, 29, os resultados das avaliações externas do SPAECE 2014. O evento aconteceu no auditório do Tribunal de Contas dos Municípios-TCM e contou com a participação de prefeitos e secretários da educação dos 184 municípios cearenses. De acordo com o levantamento, o município de Tauá atingiu nível desejável em alfabetização com proficiência de 201,4.
Dos 21 municípios que são sede de Crede, Tauá ocupa a terceira posição no ranking do Estado do Ceará. Além disso, permanece com a proficiência acima da média estadual, que é de 174,3, e integra o conjunto de 50 municípios que superaram a proficiência de 200 pontos.
PROGRAMA DE AVALIAÇÃO 
O PAIC – Programa de Alfabetização na Idade Certa foi transformado em política pública prioritária do Governo do Estado no ano de 2007. A partir da implementação, os municípios passaram a contar com o apoio técnico e financeiro para a gestão municipal, avaliação, formação de professores, aquisição de material didático e de apoio pedagógico.
Em 2011, o Governo do Estado, por meio da SEDUC, expandiu as ações até o 5º ano, criando o PAIC +5, com o objetivo de melhorar os resultados em todo o Ensino Fundamental – anos iniciais.
Ainda, com relação ao município de Tauá participaram da avaliação externa no 2º ano 788 alunos, distribuídos em 43 escolas.  Tauá é um dos maiores municípios com quantidade de alunos no Estado e disparadamente o maior município da Crede 15, o que aumenta a complexidade da gestão pedagógica de sua rede de ensino.
Das escolas avaliadas, 38 estão no nível desejável, 03 atingiram nível suficiente e 02 no nível intermediário. Outras 18 escolas atingiram proficiência superior à média do município de Tauá.
Fonte: Ceará Agora

Lyziane do Stuart defende direitos salariais dos agentes de saúde de Mulungu

A vereadora Lyziane do Stuart (PTB) defendeu na última sessão do primeiro semestre, reajuste salarial para que o Executivo pague o piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e endemias (ACE). O assunto já foi o tema de pronunciamento da Petebista e foi retomado na Câmara Municipal de Mulungu.
“Trago esse apelo ao prefeito para que reveja seu posicionamento e não exclua os ACS e ACE do reajuste anual. Não deixemos que a briga pelo reajuste salarial dessa categoria fique sem o nosso apoio parlamentar. Todo o Município precisa dos ACS. São eles os responsáveis pela porta de entrada para as ações de Saúde nos lares”, destacou Lyziane. A parlamentar registrou que está acontecendo uma desvalorização dos ACS. Segundo ela, Mulungu é o único município da Região que ainda não paga o piso nacional. Atualmente os agentes recebem um salário de R$ 790,09, informou.

Porém, Lyziane chamou atenção para o fato de que a Lei Federal 12.694, de 17 de junho deste ano, estabeleceu o piso nacional para os ACS e Agentes Comunitários de Endemias (ACE) em R$ 1.014,00. “É ruim o sentimento de injustiça que esses profissionais experimentam no coração”, relatou Lyziane.

Fonte: 

É válida a demissão por justa causa por curtida no Facebook

Publicado por Mariana Schaun - 8 horas atrás

O ato de curtir no Facebook comentários feitos por outra pessoa considerados ofensivos à empresa em que trabalha e a um dos sócios é motivo para demissão por justa causa. De acordo com o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, a prática caracteriza ato lesivo a honra e boa fama contra o empregador, o que configura a justa causa conforme o artigo 482 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Para exemplificar, houve um caso de um trabalhador que curtiu a publicação de um ex-colega no qual havia dirigido críticas ao local em que ambos trabalhavam, e teria participado de conversas públicas na rede social em que uma das proprietárias foi ofendida. Quando a empresa ficou sabendo decidiu demitir o trabalhador por justa causa.
No entanto, para o Judiciário os comentários do trabalhador demitido por justa causa pareciam mais elogios. “Efetivamente as ofensas foram escritas pelo ex-funcionário, no entanto, todas foram “curtidas” pelo recorrente, com respostas cheias de onomatopeias que indicam gritos e risos. Não houve desencorajamento por parte do recorrente, mas sim apenas frases: 'Você é louco Cara!...”Mano vc é Louco', que pela forma escrita parecem muito mais elogios”, descreveu a juíza. Seguindo o voto da relatora a 9ª Câmara do TRT-15 decidiu manter a sentença que considerou correta a demissão por justa causa.

Fonte: TRT15

-- 
Markes Rafhael Alves Barbosa
OAB/CE 23.473

Bantim & Barbosa Advogados Associados
Fone: (85) 3484-4135 /  (85) 9692-27-94/ 88193253
Rua Romeu Martins, n° 854, Montese - Fortaleza (CE)  

Segundo pesquisa Ibope, governo Dilma tem 9% de aprovação

dilma-crisePesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (01/07) aponta os seguintes percentuais sobre como os eleitores avaliam o governo da presidente Dilma Rousseff (PT):
– Ótimo/bom: 9%
– Regular: 21%
– Ruim/péssimo: 68%
– Não sabe: 1%
O levantamento do Ibope, encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), foi realizado entre os dias 18 e 21 de junho e ouviu 2.002 pessoas em 141 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
O nível de confiança da pesquisa é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.
Segundo a CNI, o levantamento anterior, divulgado em abril deste ano, havia apontado que 12% aprovavam o governo (consideravam “ótimo” ou “bom”). Na última pesquisa, 64% dos entrevistados avaliaram a administração Dilma como “ruim” ou “péssima”. Já 23% consideraram a gestão “regular”.
Confiança
De acordo com a pesquisa divulgada nesta quarta pela CNI, 20% dos entrevistados disseram ter confiança na presidente Dilma; já 78% afirmaram não confiar na petista; e 3% não souberam ou não opinaram.
Maneira de governar
O percentual dos eleitores que aprovam a maneira de governar de Dilma passou dos 19% registrados no levantamento anterior para 15% nesta pesquisa. Conforme o Ibope, 83% desaprovam a maneira de governar dela, e 2% não quiseram ou não souberam responder.
A pesquisa indicou ainda que, para 82% dos entrevistados, o segundo mandato de Dilma está sendo pior que o primeiro, enquanto para 14% está sendo igual. Outros 3% consideram a administração no segundo mandato melhor.
O levantamento indica que 11% da população acredita que o restante do segundo governo será ótimo ou bom. Outros 61% consideram que será ruim ou péssimo, 23% acham que será regular e 5% não quiseram ou não souberam responder.
Com informações do G1
Fonte: Ceará Agora

TRE defere o registro de prefeito eleito de Pacoti

edson leiteA Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, em sessão presidida pela desembargadora Nailde Pinheiro Nogueira, nesta terça-feira (30/6) deferiu o registro de candidatura de Edson Leite Araújo, da Coligação PRB/PTB/PMDB/PTN/PHS/PMN/PSB/PV/PSD, eleito ao cargo de prefeito de Pacoti, com mais de 50% dos votos, nas eleições de 2012.
Com a decisão do TRE, Edson Leite Araújo e Paulo Sérgio Maia Sousa serão diplomados e poderão assumir os cargos de prefeito e vice-prefeito, respectivamente, após publicação do Acórdão no Recurso Eleitoral nº 20.161, cujo relator foi o juiz Ricardo Cunha Porto, da decisão, ainda cabe recurso.
O registro de candidatura havia sido indeferido pela Justiça Eleitoral por conta da rejeição pela Câmara Municipal de Pacoti das contas de governo de Edson Leite, em 2003, quando prefeito do município. A decisão foi posteriormente anulada pela Justiça Comum. Após vários recursos e tramitação no TSE, o processo retornou ao TRE, que pôde julgá-lo novamente.
Desde 2013, o cargo de chefe do Executivo tem sido ocupado por vários vereadores que presidiram a Câmara Municipal de Pacoti.

Ceará registra queda de crimes violentos no estado

policia-500x273Os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) registraram uma queda de aproximadamente 13,3% no primeiro semestre de 2015, no Ceará, em comparativo com o mesmo período do ano passado. Os dados sobre a violência no Ceará foram divulgados nesta quarta-feira (01/07) na sede da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), com a presença do governador do Estado, Camilo Santana.
De acordo com a SSPDS, foram contabilizados 2,019 CVLIs neste ano, enquanto o primeiro semestre do ano passado teve 2.329 casos. Fortaleza, Região Metropolitana e Interior Norte reduziram os crimes, mas o Interior Sul apresentou aumento de 6,2% em relação ao ano passado.
Em junho, foram contabilizados 284 homicídios no Ceará, 87 a menos que em 2014, quando foram registrados 371 homicídios. A redução dos CVLIs em Fortaleza, no [ultimo mês, é de 29,5% em relação ao ano passado, passando de 173 casos para 122. Na Região Metropolitana, foram registrados 82 crimes em junho de 2014 e 52 neste ano.
Esse foi o quinto mês consecutivo em que o Ceará conseguiu diminuir os índices, em relação ao mesmo período do ano passado. Interior Sul do estado ainda é desafio, conforme as estatísticas.
Fonte: Ceará Agora

Serra diz que Petrobrás não tem caixa para manter participação no pré-sal

Serra diz que Petrobrás não tem caixa para manter participação no pré-sal: O senador José Serra, autor do projeto de lei que acaba com a exigência de a Petrobrás ser operadora única e ter porcentual mínimo de participação em leilões do pré-sal
Brasília - O senador José Serra (PSDB-SP) disse que a obrigatoriedade de a Petrobrás ser operadora única no pré-sal é um "ônus" para a empresa neste momento e que a estatal não tem caixa para cumprir com a obrigação de ter no mínimo 30% de participação em todos os leilões. 
"A Petrobrás não tem condição de bancar a obrigatoriedade que lhe atribuiu a lei", disse. Serra é o autor de projeto de lei que acaba com a exigência de a estatal ser operadora única e ter porcentual mínimo de participação da empresa nos leilões do pré-sal. A matéria está sendo discutida em audiência no Senado.
O senador defendeu a votação da proposta com urgência para que o Brasil saia do que chamou de "estagnação" da produção de petróleo. Para o senador, seu projeto permitirá que a empresa "tome fôlego". 
"Minha intenção é defender a Petrobrás, fortalecer a empresa e permitir que se rompa esse estrangulamento na produção", completou. 
Serra ponderou que o projeto não retira a obrigatoriedade da utilização de equipamentos com conteúdo nacional na exploração do pré-sal. E criticou o congelamento de preços imposto pelo governo à Petrobrás nos últimos anos para combater a inflação. 
"Usaram a Petrobrás para servir a uma política econômica que não funcionava. A Petrobrás não está de joelhos, foi posta de joelhos pela loucura e megalomania do governo", apontou.
Ao final do discurso do senador, manifestantes contrários à proposta que acompanham a audiência chamaram o tucano de "entreguista" e "imperialista".
Fonte: MSN

Sisutec: abertas inscrições para vagas no ensino técnico

<p>Por meio do Sisutec, instituições públicas e privadas de ensino superior, profissional e tecnológica oferecem vagas em cursos técnicos para participantes do Enem.</p>

Quem quiser concorrer a um vaga no ensino técnico pode se inscrever a partir de hoje (29) no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), na internet. As inscrições vão até sexta-feira (3). Para se candidatar, é preciso ter feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 e não ter tirado 0 na redação.
Por meio do Sisutec, instituições públicas e privadas de ensino superior e de educação profissional e tecnológica oferecem vagas gratuitas em cursos técnicos para participantes do Enem.
A divulgação dos resultados, em primeira chamada, está prevista para o dia 7 de julho. A segunda chamada deve sair no dia 14 de julho. As aulas dos cursos terão início entre os dias 3 e 31 de agosto de 2015, de acordo com o edital.
Terão prioridade no preenchimento das vagas os alunos de escolas públicas e os que estudaram na rede privada, na condição de bolsista integral.
Ao fazer a inscrição, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções de curso. Durante o período, serão divulgadas as notas de corte de cada curso e o candidato poderá mudar as opções para as quais se inscreveu inicialmente.
No momento da inscrição, o estudante também terá que definir se deseja concorrer às vagas da ampla concorrência, àquelas destinadas aos estudantes da rede pública ou bolsistas da rede privada, ou às vagas reservadas a negros, pardos e indígenas.
As vagas remanescentes não ocupadas após as chamadas regulares do Sisutec poderão ser preenchidas, mediante inscrição online, por estudantes que concluíram o ensino médio nos últimos três anos, ou seja entre 2012 e 2014, independentemente da data de emissão do certificado. No caso das vagas remanescentes, não é necessário que o candidato tenha feito a prova do Enem. O período de inscrição vai de 20 de julho a 2 de agosto. Com informações da Agência Brasil.
Fonte: MSN

Suzane muda de ideia e pede progressão para regime semiaberto

Suzane Von Richthofen, presa há 13 anos, recusou a progressão de regime em agosto de 2014, mas agora parece que mudou de ideia.
No último dia 11, ela foi ouvida pela Vara de Execuções Criminais (VEC) a pedido do Tribunal de Justiça de São Paulo e afirmou que quer cumprir o restante da pena no semiaberto.
De acordo com a publicação do G1, a informação sobre o pedido de progressão de regime é do defensor Rui Freire. O defensor assumiu o caso há dez meses depois que o advogado Denivaldo Barnei foi destituído por Suzane. Freire recorreu da decisão da presa em novembro do ano passado e fez um novo pedido à Justiça.
Suzane teria mudado de decisão após o surgimento de uma nova possibilidade de ser mantida na Penitenciária-1 de Tremembé (SP), onde está presa. Segundo a publicação, isso porque em abril, a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) inaugurou um novo pavilhão para atender internas do regime semiaberto - o que traz a possibilidade de Suzane não ser transferida de unidade caso ganhe direito ao regime prisional mais brando. Atualmente a detenta cumpre pena em regime fechado.
Quando recusou o direito de progredir de regime, Suzane alegou que temia por sua segurança caso tivesse que ser transferida - quando eram beneficiadas, as presas da P1 de Tremembé eram levadas para unidades do regime semiaberto.
"A preocupação dela era com a segurança. Esperamos que a ala de progressão fosse concluída para pedirmos a transferência para o semiaberto", disse o defensor.
Para o promotor do Ministério Público que acompanhou o depoimento na VEC, Luis Marcelo Negrini, Suzane terá sido orientada sobre a incerteza da permanência dela na unidade de Tremembé após a decisão sobre sua progressão. “Mesmo diante da possibilidade de sair da unidade, Suzane agora disse que deseja a progressão”, explicou.
No entanto, ele afirmou que não considera a detenta apta para ir para o regime mais brando e que vai recorrer caso o benefício seja concedido. "Se uma pessoa apresenta características para faltar com a verdade e enganar as pessoas, isso de uma forma muito audaciosa, entendemos que ela deve permanecer no regime fechado ainda", afirmou Negrini.
O promotor do Ministério Público relembrou que no ano passado um laudo médico atestou que Suzane não tinha condições psicológicas de ir para o semiaberto.
Ainda segundo a publicação, casa Suzane tenha progressão de regime autorizada pela Justiça, ela deve ter a primeira saída temporária autorizada em outubro, no Dia das Crianças.
Relacionamento
Sandra Regina Ruiz Gomes 'Sandrão',  detenta companheira de Suzane enquanto estiveram presas juntas em Tremembé, conquistou em março deste ano a progressão do regime fechado para o semiaberto. Ela foi transferida para a penitenciária feminina de São José dos Campos.
Fonte: MSN

Dilma que EUA não estão mais espionando o Brasil e que condições mudaram

Dilma disse em entrevista coletiva na Casa Branca que teve garantias do presidente dos EUA de que a espionagem acabou.
A presidente Dilma Rousseff disse nesta terça-feira acreditar que os Estados Unidos não estão mais espionando o Brasil e outros aliados, e que as condições entre os dois países mudaram desde a divulgação daquelas revelações.
Dilma, que cancelou uma visita a Washington depois da revelação da espionagem em 2013, disse em entrevista coletiva na Casa Branca que teve garantias do presidente dos EUA, Barack Obama, de que a espionagem acabou.
"Acredito no presidente Obama", disse Dilma, acrescentando que o presidente dos EUA disse a ela que, se precisar de informações sobre o Brasil, "vai pegar o telefone e me ligar".
(Reportagem de Susan Heavey)
Fonte: MSN

Brasil pode ser alvo do Estado Islâmico, diz diplomata libanesa

<p>O auto-proclamado Estado Islâmico completa que nesta segunda-feira (29) um ano.</p>
A ineficaz postura internacional para o combate ao Estado Islâmico desde a proclamação do califado fez com o que o grupo extremista passasse de um perigo regional, com atuação apenas dentro da Síria e do Iraque, a uma potencial ameaça global devido ao número de seguidores que o EI conquista em todo o mundo. 
Segundo as informações divulgadas pelo R7, a diplomata libanesa Abir Taha, acredita que “todos os países onde há considerados infiéis podem se tornar alvo de atentados”.
“O EI já está presente em várias partes do mundo, com células adormecidas que podem, a qualquer momento, atacar o coração do mundo ocidental, incluindo o Brasil. Como controlar, por exemplo, a onda de estrangeiros que estão se juntando ao grupo, se eles quiserem voltar para seus países? Ou ainda, como diferenciar terroristas em meio ao grande número de refugiados que deixa a região?”, questiona a diplomata.
A publicação refere que na última sexta-feira (26), dois ataques terroristas fora da região de domínio do EI foram reivindicados pelo grupo: na Tunísia, um homem armado abriu fogo contra turistas em um hotel e matou 39 pessoas; no Kuwait, 27 morreram e 227 ficaram feridas em um ataque contra uma mesquita xiita.
As tropas iraquianas e sírias já provaram ser incapazes de deter o avanço do EI sozinhas, por este motivo a diplomata acredita que o grupo só poderá ser combatido com a ajuda financeira e militar internacional. “O terrorismo é um problema internacional, por isso, a guerra ao terrorismo deve ser travada por uma coalizão verdadeiramente internacional de Estados determinados a lutar. Infelizmente, hoje não existe uma guerra internacional contra o terrorismo”.
Um dos principais empecilhos para que essa guerra seja travada, está o fato de que a definição do que é terrorismo e de quem é terrorista muda de acordo com os interesses de que está fazendo essa definição.
Para a diplomata libanesa “o termo terrorismo tem sido utilizado arbitrariamente como uma acusação política por governos para descrever os atos de seus inimigos, e, portanto, a sua definição não tem o aspecto legal. Em outras palavras, o “terrorista” está sempre nos olhos de quem vê”.
Abir lançou o livro Terrorismo Definido, que será publicado no Brasil pela editora Simonsen. Na obra, a diplomata tenta fazer uma definição de terrorismo que possa ser “universal”.
Fonte: MSN

Se você adotou a foto com arco-íris no Facebook, isso te interessa

Página de Arnold Schwarzenegger no Facebook.© Fornecido por El País Página de Arnold Schwarzenegger no Facebook.
Facebook se declarou "orgulhoso" em apoiar a luta pela igualdade direitos e a causa do movimento de lésbicas, gays, bissexuais e transexuais (LGBT). Para provar isso, lançou na semana passada uma iniciativa relativamente local e outra em escala mundial em meio à legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo pela Suprema Corte dos Estados Unidos, e a comemoração do Orgulho Gay em várias cidades do mundo. 
Na semana passada, pouco após a decisão da Justiça americana, a rede social disponibilizou um filtro com as cores do arco-íris - que representam a bandeira do movimento gay - para ser incorporado às fotos do perfil. De acordo com a empresa, cerca de 26 milhões de usuários em todo o mundo utilizaram o filtro, segundo dados da rede social, que também divulgou os números de interações — clicar em “curtir” ou fazer comentários — provocadas pelas fotos: mais de 565 milhões até o momento da divulgação do relatório, na segunda-feira à noite.

A campanha foi particularmente bem-sucedida nos Estados Unidos. Figuras públicas, como o ator e ex-governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, antes contrário ao casamento igualitário e agora um defensor ferrenho, mudaram suas fotos para adicionar o filtro colorido. Schwarzenegger respondeu com um "hasta la vista" um seguidor que não acreditava em seu apoio à causa gay. Seus colegas Leonardo DiCaprio e Anne Hathaway fizeram o mesmo, assim como a editora Arianna Huffington e a presidenta do Brasil, Dilma Rousseff.

O filtro é o obra de dois estagiários do Facebook, que criaram a ferramenta durante umahackathon (maratona de programadores na Internet) na semana passada. A empresa diz que a ideia se tornou muito popular dentro da empresa, que decidiu lançá-la aos usuários dois dias após o desenvolvimento do filtro.
Veículos de prestígio como a revista The Atlantic publicou um artigo no qual especula que o filtro pode ser parte de uma experiência da rede social para conhecer seus usuários. Consultadas pelo EL PAÍS, fontes da rede social na Espanha asseguraram que o filtro "não é uma experiência ou um teste, mas sim uma ferramenta para permitir que as pessoas demonstrem seu apoio à comunidade LGBT no Facebook". A empresa afirma que "não usará [o filtro] para personalizar anúncios e que seu objetivo não é obter informações sobre as pessoas" que o utilizaram.
Já no âmbito local, nos EUA, a empresa apoiou um de seus usuários em sua campanha a favor dos direitos LGBT na conservadora região agrícola do Vale Central da Califórnia, de acordo com a rede social. O jovem Justin Kamimoto, homossexual, criou um grupo na rede que, de acordo com a empresa, tem ajudado "inúmeros adolescentes e jovens adultos" a encontrar apoio. A história foi contada em um vídeo em inglês divulgado pela rede.
Fonte: MSN

Tia afirma que pai e empresário de Cristiano Araújo brigaram após morte do sertanejo: "Ainda vai ter briga"

Sertanejo chegou ao hospital com vida, mas não resistiu: <p>Divina de Mello revelou que a morte de Cristiano Araújo tem causado brigas e que a situação pode piorar em breve. O pai e o empresário do sertanejo não se entendem e já discutiram feio. A tia do artista, aliás, também tem ficado incomodada com Victor Leonardo, que estava no carro na ocasião do acidente que matou o cantor, no dia 24 de junho.</p><p>A senhora comentou que o sobrinho tinha medo de morrer, por preocupação com os filhos, e que estava exausto com a rotina de shows. "Mas não tinha como deixar de trabalhar, né? O problema é que os empresários só visam o lucro. Enxergam o cantor como uma máquina de fazer dinheiro, não como um ser humano. Eles tinham muita ganância. Esse carro que ele usava para viajar, por exemplo, tinha que passar sempre por revisão, pelo menos de 15 em 15 dias. Mas isso não era feito. Eles só querem sugar", disparou ao "Ego".</p><p>Questionada sobre João Reis, Divina explicou que o pai do artista está tentando reunir forças para resolver assuntos mais burocráticos. "Agora os urubus já estão em cima da carniça. Já aconteceram divergências porque teve gente querendo fazer o papel de pai do Cristiano depois da morte dele. O Victor Leonardo ligou da UTI para proibir a entrada de qualquer pessoa na mansão. Mas o João já tinha ido lá para pegar todas as senhas e mandou um recado para ele: &#39;Fala que não quero que ele coloque os pés aqui. Pode mandar alguém buscar as roupas dele&#39;", contou.</p><p>E continuou sobre o empresário: "Ele não era a pessoa ideal para estar com o Cristiano. Só não tomou o lugar dele nos palcos porque não cantava. Mas manipulava demais ele e o afastou da família. Ele nunca andou no ônibus com o resto da equipe, só viajava de avião. Só fez inimizades desde que começou a trabalhar, ninguém da banda gostava dele. Ele se aproveitou demais do meu sobrinho, ganhou muito dinheiro. Tinha um salário de R$ 40 mil por mês. Não falamos com ele depois do acidente e não sei como vai ficar essa situação. Mas acho que ainda vai ter briga".</p><p><strong>Em tempo</strong>: Cristiano Araújo morreu após o carro em que estava capotar na última quarta-feira (24). No veículo viajava também Allana Coelho Pinto de Moraes, sua namorada, que faleceu no local. Além da dupla, o segurança e o empresário do músico estavam no automóvel, mas ambos sofreram apenas ferimentos leves.</p><p>O famoso deixou dois filhos: João Gabriel, de 6 anos, e Bernardo, de 2 anos.</p><p><strong><a href="http://www.facebook.com/pages/Famosidades/129946850420592">Opine no Facebook do Famosidades!</a></strong></p>
Divina de Mello revelou que a morte de Cristiano Araújo tem causado brigas e que a situação pode piorar em breve. O pai e o empresário do sertanejo não se entendem e já discutiram feio. A tia do artista, aliás, também tem ficado incomodada com Victor Leonardo, que estava no carro na ocasião do acidente que matou o cantor, no dia 24 de junho.
A senhora comentou que o sobrinho tinha medo de morrer, por preocupação com os filhos, e que estava exausto com a rotina de shows. "Mas não tinha como deixar de trabalhar, né? O problema é que os empresários só visam o lucro. Enxergam o cantor como uma máquina de fazer dinheiro, não como um ser humano. Eles tinham muita ganância. Esse carro que ele usava para viajar, por exemplo, tinha que passar sempre por revisão, pelo menos de 15 em 15 dias. Mas isso não era feito. Eles só querem sugar", disparou ao "Ego".
Questionada sobre João Reis, Divina explicou que o pai do artista está tentando reunir forças para resolver assuntos mais burocráticos. "Agora os urubus já estão em cima da carniça. Já aconteceram divergências porque teve gente querendo fazer o papel de pai do Cristiano depois da morte dele. O Victor Leonardo ligou da UTI para proibir a entrada de qualquer pessoa na mansão. Mas o João já tinha ido lá para pegar todas as senhas e mandou um recado para ele: 'Fala que não quero que ele coloque os pés aqui. Pode mandar alguém buscar as roupas dele'", contou.
E continuou sobre o empresário: "Ele não era a pessoa ideal para estar com o Cristiano. Só não tomou o lugar dele nos palcos porque não cantava. Mas manipulava demais ele e o afastou da família. Ele nunca andou no ônibus com o resto da equipe, só viajava de avião. Só fez inimizades desde que começou a trabalhar, ninguém da banda gostava dele. Ele se aproveitou demais do meu sobrinho, ganhou muito dinheiro. Tinha um salário de R$ 40 mil por mês. Não falamos com ele depois do acidente e não sei como vai ficar essa situação. Mas acho que ainda vai ter briga".
Em tempo: Cristiano Araújo morreu após o carro em que estava capotar na última quarta-feira (24). No veículo viajava também Allana Coelho Pinto de Moraes, sua namorada, que faleceu no local. Além da dupla, o segurança e o empresário do músico estavam no automóvel, mas ambos sofreram apenas ferimentos leves.
O famoso deixou dois filhos: João Gabriel, de 6 anos, e Bernardo, de 2 anos.
Fonte: MSN